12.9.09

O que importa é a informação, não quem trouxe

Graças às facilidades das novas tecnologias, Dilton Coutinho agora pode transformar em notinhas interessantes comentários que fazia no programa e que se perdiam na volatilidade do rádio. Na via oposta, o jornalista Jânio Rego vem com seu próprio programa de rádio (ao lado de Elsimar Pondé). Ambos na web. Ambos sem diploma de jornalista. 

Será que pode passar pela cabeça de alguém que Jânio não pode ser radialista ou que Dilton não pode escrever porque não é jornalista? Espero que não. Falo aqui de dois profissionais cujo trabalho já é conhecido da comunidade. Mas serve para todos quantos ainda virão.

Jornalistas sempre foram forjados pela prática, numa profissão um tanto quanto ingrata para os que querem ser sérios, mas que acaba virando uma paixão e uma mania. Hoje mais do que nunca, a prática dessa mania de informar está aberta a todos. Não porque algum sindicato ou associação quis. Mas porque tornou-se uma imposição da vida. É assim e não adianta questionar. Não há como impedir que uma pessoa escreva, fotografe, filme e publique na internet. Caberá a ela com seu trabalho conquistar seu público. Querer normatizar isso implica inevitavelmente em restringir a liberdade de expressão. Mas a liberdade de expressão é infinitamente mais importante do que reserva de mercado para jornalistas.

Jornal espanhol relata violência de Salvador

O jornal espanhol El País fez coro com o pessoal do DEM e apontou uma explosão da violência coincidindo com a ascensão do PT ao poder. Independente da leitura partidária que se faça da situação o certo é que a situação de violência em Salvador já faz estragos significativos na imagem da cidade, que tem no turismo uma fonte tão importante de renda. A matéria menciona não apenas os acontecimentos desta semana que se encerra. Lista outros crimes, incluindo, é lógico, o altíssimo índice de homicídios. 

Leia abaixo o texto publicado hoje no jornal El País, o mais conceituado da Espanha:

Bahía está en guerra. Lo reconoce el gobernador del Estado, Jacques Wagner, del Partido de los Trabajadores, que no ha descartado pedir que el Gobierno federal envíe tropas de la Fuerza Nacional de Seguridad para intentar llevar la paz Salvador de Bahía, acorralada por la violencia. Dirigidos, al parecer, desde la cárcel por el detenido Cláudio Campahna, que ya ha sido trasladado a otro penal fuera de Bahía, los grupos de narcotraficantes "han acorralado a la ciudad", según ha afirmado el senador Antonio Carlos Junior del oposicionista DEM.

El balance de los últimos días, además del pánico de una ciudad desorientada, es de 10 muertos a manos de la policía, más de 30 heridos y 16 autobuses públicos incendiados. Los "bandidos", como llaman a los traficantes de droga, secuestran el autobús en pleno día, hacen bajar al conductor y a los pasajeros, lo riegan con gasolina y le prenden fuego. Todo tan rápido que a veces los pasajeros son heridos.

A esto se suma la violencia sexual: más de cien casos de violación al mes. Los narcos deciden hasta el toque de queda, cuando lo desean, obligando a las tiendas a cerrar sus puertas y a los ciudadanos a encerrarse con miedo en sus casas.

Salvador de Bahía es una de las ciudades más visitadas por el turismo nacional e internacional. El 90% de la población es negra o mulata. Es una de las ciudades del país con mayor número de asesinatos. Solo en lo que va de año se han registrado más de 1.000 asesinatos frutos de la violencia callejera. Además, desde 2008 han sido asesinados 34 policías militares. La violencia ha crecido un 52% en un año. Los narcotraficantes no solo asaltan las casas: más de 90 pisos y 60 familias en un solo barrio de la ciudad en los últimos meses, también las delegaciones de policía. La delegación número 34, en el Barrio Vila Abrantes, ha sido robada 154 veces en tres meses.

La llegada del Partido de los Trabajadores (PT) al poder en 2003 ha coincidido con la mayor ola de violencia de los últimos años. El gobernador Wagner, del PT, amigo personal del presidente Luiz Inácio Lula da Silva, intenta tranquilizar a la población asegurándoles que las fuerzas del orden van a ganar esta guerra.

Leitor explica para quê mais vereadores

Carta publicada hoje na seção Espaço do Leitor, no jornal A Tarde

Lamentavalmente, foi aprovada em primeira discussão a criação de mais 7.709 novos vereadores em todo o Brasil. Será que precisamos de mais parlamentares quando já temos 51.748 edis municipais? 370 de nossos corporativistas deputados federais votaram a favor desse aumento imoral, enquanto apenas 32 valentes defensores da moralidade tiveram a coragem necessária para tentar impedir tamanha ação contrária aos anseios da população. 

A criação de mais de sete mil cargos de vereador terá como efeito cascata o aumento generalizado da corrupção em todos os níveis da sociedade, visto que, através de nossa imprensa vigilante vemos o que ocorre nas casas legislativas de todo o Brasil, onde a ética e a moralidade são minorias. Serão mais financiadores de campanhas que saberão cobrar muito bem os reais investidos em suas commodities (candidatos). Darão mais trabalho aos prefeitos, que terão que negociar com mais “defensores do povo”.

Falta mais uma votação no plenário da Câmara e por fim a sanção presidencial. Ainda temos tempo para uma mobilização para barrarmos esse achincalhe. Fiquemos atentos aos nomes desses parlamentares que votarem a favor dessa PEC e, não votemos neles em 2010.

Fábio Tavares – Marechal Hermes, Rio de Janeiro

Para que mesmo mais vereadores?

Reproduzo abaixo artigo publicado ontem nos jornais do país, escrito pela jornalista Dora Kramer, acerca da sanha dos suplentes que insistem em ser vereadores

Na base da chantagem

Qualquer pesquisa de opinião atesta: as principais demandas da população brasileira são serviços de saúde de qualidade, educação ao alcance de todos e combate do Estado à segurança para o público.

Diante dessa agenda, seria de se imaginar que a "Casa do Povo", o "Poder mais transparente e acessível da República" - como gosta de se autonomear o Congresso -, optasse por exercer seu papel de representante de acordo com a pauta proposta pelos representados.

Nesse caso, os assuntos em debate no Parlamento guardariam relação com projetos de alcance futuro e visão estratégica. No lugar disso, o que vemos é um empenho quase obsessivo por questões de interesse exclusivo do Parlamento.

Nelas, se destaca a emenda constitucional que recria a maior parte das cadeiras de vereadores anuladas em 2005 pela Justiça Eleitoral - em decisão corroborada pelo Supremo Tribunal Federal -, mediante uma conta de chegar entre a população dos municípios e a quantidade de representantes com direito a uma cadeira nas Câmaras Municipais.

A questão central é: qual a utilidade de se confrontar um dado técnico da Justiça Eleitoral? É anseio da sociedade a recuperação de mais de 7.700 vagas de vereador Brasil afora? Estariam os munícipes a se sentirem subtraídos em seus direitos?

Nem uma coisa nem outra. O assunto só tem relevância para os vereadores. E por que assumem importância capital para os parlamentares com representação federal, ao ponto de conferirem ao assunto prioridade absoluta, um caráter de guerra a ser vencida desde 2005?

A resposta está no relato do deputado Chico Alencar a respeito do que vê no dia a dia do Parlamento: "Os corredores da Câmara estão alvoroçados pela presença de centenas de representantes de uma nova "categoria social", a dos suplentes de vereadores, que ameaça os que têm visão crítica" sobre o projeto de ampliação das vagas.

De acordo com o relato do deputado, a pressão se expressa numa frase dirigida aos deputados federais e senadores: "Cuidado, o ano que vem está aí."

Ameaçam os parlamentares cujos mandatos estarão em jogo em 2010 de negar-lhes os serviços de cabos eleitorais para a renovação dos respectivos mandatos.

Exercem essa pressão de maneira retumbante. Nada contra o sagrado direito dos grupos de pressão. A menos que ele se configure numa chantagem explícita, como é o caso em questão.

Junte-se a isso a dita reforma eleitoral ora em tramitação no Senado, com alterações que visam apenas a atender as conveniências imediatas dos partidos - restrição ao uso da internet, autorização às doações "ocultas" e liberação das "fichas-sujas"- e o que se tem é o que o deputado Chico Alencar chama de operação de miudezas.

Em prejuízo de questões de interesse nacional, pois não se ouvem vozes no Congresso a reverberar os desejos, as demandas, as necessidades da maioria.

11.9.09

Justiça livra Nelsinho de acusação do Ministério Público

Nelson Roberto de Oliveira Silva, mais conhecido como o Rei Nelsinho, dono da empresa de confecções Kamys, foi absolvido pela juíza Lília Botelho Neiva, de diversas acusações que pesavam contra ele, em processo aberto pelo procurador da República, Vladimir Aras.
Juntamente com outros nove réus, Nelsinho foi inocentado das acusações de formação de quadrilha ou bando, falsidade ideológica, uso de documento falso e supressão de documento. A juíza alegou “ausência de adequação típica das condutas”.

Além de Nelsinho, foram inocentados Marilene Matias Bezerra de Oliveira, Aloisio Serra da Fonseca, Antonio Roberto de Oliveira Silva, Dalva Roberta Silva Neves, Francisca Roberta de Oliveira Silva, Joao Roberto de Oliveira Silva, Orlando de Araujo, Raimundo Tadeu Cedraz Barreto e Sebastião Roberto de Oliveira Silva.

Também foram absolvidos pelo mesmo motivo Dalva Roberta Silva Neves, João Roberto de Oliveira Silva e Sebastião Roberto de Oliveira Silva. Eram acusados de formação de quadrilha ou bando, falsidade ideológica e uso de documento falso.

A decisão da juíza foi publicada na quarta-feira, dia 9.

Moradores do George Américo com medo de ônibus

No bairro George Américo, incluído na região Norte, considerada mais perigosa para o transporte coletivo, o medo dos assaltos provocou há alguns dias a mudança de roteiro. Os ônibus estavam evitando os últimos dois quilômetros do trajeto e os passageiros eram obrigados a completar o percurso a pé.

O roteiro já foi normalizado, mas o medo permanece. Todas as pessoas que conversaram com a reportagem colocaram a condição de não serem identificadas. Um motorista que trabalha há dois anos na linha contou que em dois anos perdeu a conta exata, mas calcula que foram mais de vinte assaltos.

A cobradora, que estava apenas há uma semana na linha, contou que não foi assaltada, mas reproduziu o relato de um colega que ouviu de um marginal o aviso contra a nova prática das empresas de esvaziar a gaveta de dinheiro no Terminal Central da cidade. “Isso só vai acabar quando a gente estourar a cabeça de um de vocês”.

Um passageiro que aguardava no ponto final demonstrava o mesmo receio dos rodoviários. “Eles agora vão se voltar contra os passageiros”.

Outro dizia que do jeito que as coisas vão, os passageiros deixarão de usar ônibus e pegarão somente os chamados “ligeirinhos”, os carros particulares que fazem transporte clandestino. “O ônibus você não sabe quem tá entrando. Ele tem que parar para todo mundo que dá a mão”, raciocina o morador.

Um terceiro garante que prefere fazer certos trajetos a pé do que ficar dentro do ônibus, sem alternativa, em caso de assalto. “Antigamente as empresas tinham segurança”, cobrou.

Motoristas e cobradores param com medo dos assaltos

A população de Feira de Santana ficou sem ônibus durante três horas a partir de uma da tarde de ontem, como conseqüência de uma paralisação dos rodoviários, que protestavam contra os freqüentes assaltos registrados principalmente nos bairros periféricos da região Norte da cidade. Assaltos ocorridos ontem deram origem à manifestação espontânea da categoria. Os ônibus iam parando à medida que chegavam ao Terminal Central, para onde se dirige a maior parte das linhas. A frota da cidade é composta por cerca de 180 coletivos.

Dentro do próprio Terminal, já com a presença do sindicato da categoria, foi improvisada uma reunião com representantes das empresas e o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles. Os rodoviários resolveram voltar ao trabalho depois que o secretário prometeu definir novas medidas de repressão aos assaltos em reunião marcada para hoje no Batalhão da Polícia Militar.

Oficialmente o número de assaltos a ônibus em 2009 está cinco vezes maior que no ano passado. Em 2008 foram 12 até o final de agosto. Este ano foram 63 no mesmo período, pelos registros da polícia civil. Empresas, motoristas e cobradores têm estimativas mais altas. De acordo com o gerente da empresa 18 de setembro, Roque Gomes, a média é de dois por dia. Os trabalhadores confirmam que todos os dias ocorrem assaltos.

O motorista de um ônibus assaltado ontem, Geovani Santos, disse que foi ameaçado pelos bandidos armados, que entraram no veículo passando-se por passageiros. Muito nervoso, ele contou que nem conseguiu dirigir em direção à polícia para dar queixa. “Roubaram o dinheiro do ônibus e saquearam os passageiros. Teve um homem que tinha ido receber a rescisão da mulher e perdeu R$ 600”, revelou. O assalto aconteceu no bairro Novo Horizonte.

Outro motorista que preferiu não se identificar, disse que escapou de ser atacado por seis homens que vinham armados em cavalos, prática já costumeira no bairro Sítio Novo. “Um passageiro avisou que eles tinham atacado outro ônibus. Eu estava no ponto final e arranquei com o carro enquanto eles ainda vinham longe”, contou, acrescentando que todos os dias ocorrem casos semelhantes.

Assustados também andam passageiros como Valdete de Jesus dos Santos. “Eu recebi o pagamento ontem e escondi o dinheiro dentro da calcinha, quando fui pegar o ônibus”, confidencia.

“Em 80% dos assaltos que acontecem nos bairros Pedra Ferrada, Asa Branca e Campo do Gado eles já chegam atirando”, alarma-se o motorista Samarone Barreto. Por conta deste alto índice de criminalidade, os rodoviários tinham feito paralisação semelhante no dia 9 de junho. Na reunião de ontem com o secretário de Transportes, reclamavam que nada tinha melhorado desde então. O secretário Flailton anunciou que uma das propostas é escoltar os ônibus com carros da secretaria e um policial militar, nos trechos comprovadamente mais perigosos. “Mas isso só no médio prazo, porque ainda não temos as viaturas para isto”, avisa.

Outra medida, adotada pelas empresas no final de agosto, é recolher o dinheiro cada vez que passam pelo Terminal Central. O gerente Roque Gomes argumenta que sem dinheiro nos veículos perde-se o atrativo para os ladrões. Os funcionários desaprovam a ideia. Acham que a raiva dos marginais pelo assalto frustrado se voltará contra eles e os passageiros. “Pode acontecer nos primeiros dias”, admite o gerente. “Mas com o tempo, eles vão perceber que não vale a pena”, acredita.

Veja abaixo flagrantes do protesto, feitos por Reginaldo Pereira

10.9.09

Marcação de consulta pela Internet

Municípios da região, pactuados com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, poderão marcar consultas e exames através da Internet, dentro em breve. Estes e outros benefícios disponibilizados através da implantação do Sistema Digital de Saúde foram apresentados a secretários municipais de Saúde e representantes de 22cidades da microrregião, na manhã desta quinta-feira (10), durante reunião no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Todo o funcionamento do Sistema de Saúde Digital, desde o cadastro dos pacientes, a entrada nas unidades de saúde e cada etapa do atendimento, a solicitação do exame, o atendimento pelo médico, serviços ministrados pela equipe de enfermeiros e auxiliares até a alta são monitorados pelo sistema informatizado, inclusive via Internet.

Outras vantagens, como o controle de tempo de espera pelo atendimento, a emissão de receita através do computador, o controle e baixa de estoque de medicamentos e a demanda por determinados serviços em cada unidade médica, de forma instantânea, possibilitando interferências como a relocação de profissionais da saúde para reforçar o atendimento onde for detectada necessidade são algumas das possibilidades
mostradas durante a reunião.

O técnico responsável pela implantação do sistema, Verlânio de Menezes Gallindo, tirou dúvidas dos participantes do encontro. O secretário de Saúde, João Carlos Cavalcante, observa que gradativamente o sistema informatizado será estendido às cidades pactuadas com Feira de Santana na área de saúde pública, possibilitando a marcação de consultas através da internet, na própria cidade de origem. “O paciente só vem a Feira de Santana para fazer o exame no dia marcado”, ressaltou.

Novos cidadãos feirenses

Saiu um novo lote de cidadania feirense, aprovado pelos vereadores.

O mais conhecido é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (autor Ângelo Almeida).

O menos conhecido é Piet Van Riet, diretor e vice-presidente do Conselho de Administração da Belgo Bekaert Nordeste (autora Gerusa Sampaio).

A lista inclui o radialista Nivaldo Lancaster, que tem programa na Rádio Subaé AM (autor José Sebastião, o Bastinho da Queimadinha).

Também receberam o título Necivaldo José de Santana e Alan Alves Brito (Ewerton Carneiro é o autor dos dois).

A Câmara aprovou ainda um projeto de Decreto Legislativo concedendo a Comenda Maria Quitéria ao comerciante Sílvio Pedra Cruz Júnior, de autoria do vereador Ângelo Almeida.

Medo de gripe que nunca houve suspende aulas

Sem gripe suína e sem aulas por causa da gripe suína. Bastou o medo da contaminação para levar os municípios de Serrinha (a 200 quilômetros de Salvador) e os vizinhos Teofilândia, Lamarão e Biritinga a suspender as aulas durante toda esta semana.

Seria o tempo necessário para reduzir os riscos de contaminação pelo vírus da gripe, que a Vigilância Sanitária municipal acredita que pode ter chegado à região por conta da Vaquejada de Serrinha, evento anual que atrai uma multidão para a cidade de população estimada em 83 mil pessoas segundo o IBGE.

Somente em Serrinha, 30 mil alunos das redes estadual, municipal e particular ficaram sem aulas. O curioso é que nem Serrinha, a maior das quatro cidades, nem as outras três, tiveram qualquer caso de gripe registrado até hoje.

O próprio secretário de Educação de Serrinha, Elissandro Magalhães, diz que na reunião onde foi acertada a suspensão das aulas, questionou a necessidade da medida. Mas cedeu, considerando que não é especialista na área de Saúde e que deveria ouvir os conselhos técnicos da Vigilância.

Independente da suspensão oficial das aulas, Elissandro acredita que a semana seria em grande parte perdida. Ele argumenta que emissoras locais de rádio ajudaram a disseminar o medo na população, falando do risco da chegada do vírus principalmente por meio dos visitantes que vêm do Sudeste, região onde houve grande incidência de casos. Segundo ele, o parque onde ocorre a Vaquejada tem capacidade para 80 mil pessoas e ficou lotado pelo menos no domingo. “No 7 de setembro, os pais de uma escola que tinha ensaiado para o desfile vieram pedir para não desfilar e a escola acabou ficando de fora”, exemplifica. “Se houvesse aula, muitos pais deixariam de mandar os filhos”, sustenta.

As escolas estaduais, que dependem das prefeituras para fazer o transporte dos alunos, também aderiram à suspensão de aulas. Ficou acertado que as aulas serão repostas com trabalhos escolares e pesquisas. “Serão trabalhos mais densos, mais articulados, com um tempo maior do que o que se faz no dia a dia”, garante o diretor da Direc (Diretoria Regional de Educação), Givaldo de Jesus.

A propósito, ao contrário do que chegou a ser noticiado em parte da imprensa, o Ministério Público não moveu ação para tentar impedir a realização da Vaquejada.

Parque precisa ter eventos o ano todo

“Estes espaços não podem mais ser mantidos para a realização de um evento, uma única vez por ano, ficando o resto do ano fechado. Tem que ter multifuncionalidade, sendo direcionado parte para o agronegócio e a outra para eventos de qualquer natureza, se tornando pólo atrativo durante todo o ano”.

A afirmação foi feita por Décio Ribeiro, presidente do Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo, um dos maiores da América Latina, durante visita à Expofeira.

O governo municipal vem estudando formas de realizar mais eventos no Parque de Exposições, mantendo-o em atividade permanente e os empreendedores paulistas vieram conhecer o espaço, para analisar as possibilidades de utilização. Junto com Décio, veio o diretor do Imigrantes, Alexandre Bacelar, no dia de ontem (09).

Décio Ribeiro observou que a exemplo do Parque de Exposição João Martins da Silva, todos os demais espaços similares espalhados pelo Brasil enfrentam o mesmo problema, com a falta de opções para movimentar o espaço fora dos períodos de exposições agropecuárias.

“A administração deste espaço tem um custo que somente uma programação definida para todo o ano pode trazer resultados satisfatórios”, frisou.

9.9.09

Mais um professor da UEFS na Secti



O novo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Lacerda Ramos, toma posse nesta quinta-feira (10), às 10h. Graduado em Agronomia pela UFBA, Mestre, PhD e Pós-Doutorado em Economia Rural por universidades norte-americanas, Eduardo Ramos, 66 anos, foi professor da UFBA e atualmente é do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O antecessor Ildes Ferreira também é professor da UEFS e substituiu Rafael Lucchesi, outro professor da instituição. A cerimônia de posse hoje será na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e outras autoridades.

Fundador e presidente do PDT em Cruz das Almas (BA) por três vezes, a última de março de 2008 a agosto deste ano de 2009, o novo titular da Secti foi candidato a deputado estadual e a prefeito pelo partido, em 1986 e 1988, respectivamente.

A nomeação de Eduardo Lacerda Ramos foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (9).

Repórter desastrado

O repórter é um desastre ambulante, mas o cinegrafista tem uma frieza e firmeza invejáveis, bem como os apresentadores também são dotados de uma grande presença de espírito para superar o momento embaraçoso ao vivo.

Este ano não tem campanha de câncer de mama

Não haverá campanha contra o câncer de mama este ano. Pelo menos foi a decisão anunciada pelo diretor de Atenção à Saúde da prefeitura, em entrevista ao repórter Ney Silva. O motivo alegado é que todo mês sobram cotas destinadas ao exame. De duas mil possíveis, são feitas em média 800, informa o servidor municipal.

"Resolvemos prorrogá-las por entender que ainda muitas mulheres, por desconhecerem as iniciativas ou porque ainda resistem aos exames, não foram às unidades de saúde ou às conveniadas para fazê-los".

Calma. Eu não estou misturando tudo por distração. Este parágrafo acima é uma declaração da secretária de Saúde do ano passado, Denise Mascarenhas. A prorrogação que ela menciona é porque no ano passado a campanha de mamografias, iniciada em 14 de julho, ia acabar em 31 de agosto. Resolveram levar até 15 de setembro. No ano passado simultaneamente ocorreu a campanha de prevenção do câncer de colo do útero. Esta também ia se encerrar no final de agosto mas o fim foi adiado para 30 de setembro. Vésperas da eleição. Coincidentemente?

Neste ano não tem eleição e não tem campanha de saúde. A campanha então foi eleitoreira? O vereador Ângelo Almeida levantou esta suspeita e diz que vai protestar cobrando a realização dos exames em 2009 também. Segundo ele, há um grupo de mulheres empenhadas nesta cobrança, que irão se manifestar.

RECURSOS PRÓPRIOS

No ano passado a prefeitura informou que a campanha foi realizada com recursos próprios. Portanto, não depende de um empurrãozinho do governo federal para ocorrer.

A justificativa dada pelo diretor de Atenção à Saúde não tem lógica. Campanhas são feitas exatamente porque as pessoas deixam de fazer os exames quando não são lembradas ou estimuladas. Esta é a finalidade de toda campanha. Caso contrário não haveria campanha de vacinação contra poliomielite, por exemplo.

No ano passado tudo foi facilitado (a campanha aliás existiu por anos, não foi somente em 2008). A requisição médica para o exame foi dispensada. Bastava a mulher comparecer nos locais indicados (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, Hospital Dom Pedro de Alcântara, IHEF, Ceparh e Centro Municipal de Prevenção ao Câncer), levando identidade e comprovante de residência para provar que morava em Feira, já que se tratava de campanha exclusiva para o município.

Colbert pede ajuda federal contra violência em Salvador

A exemplo do deputado federal ACM Neto, que defendeu a convocação da força de segurança nacional para combater o crime em Salvador, o deputado federal Colbert Martins também se manifestou pedindo a mesma medida, que o governador Jaques Wagner já admite adotar.

Veja abaixo o pronunciamento do deputado feirense no plenário da Câmara:

“A cidade de Salvador, nos últimos 2 dias, foi palco de ataques extremamente graves a bases policiais no estilo da prática que já vimos no Rio de Janeiro.

Estou extremamente preocupado, Sr. Presidente, sei que o Governador do Estado também o está, mas estamos mais ainda interessados em que o Ministério da Justiça, em que todas as forças de segurança pública desta Nação possam atuar rapidamente.

São ataques a ônibus e a bases de policiais militares, inclusive um deles está ferido gravemente neste momento. Temos que dar todo apoio às autoridades da segurança pública da Bahia, tanto às Polícias Civil e Militar, quanto à Secretaria de Segurança Pública e ao próprio Governo do Estado, mas temos que entender que a intervenção do Governo Federal é extremamente necessária, até porque se trata de uma mesma prática que já vimos no Rio de Janeiro e pode inclusive seguir para outros Estados.

Na Bahia, neste momento, nossa solidariedade a todos aqueles que estão sofrendo e às importantes ações da Polícias Militar e Civil e do próprio Governo do Estado”.

8.9.09

Homens armados impedem início de obra do Cefet

A obra de construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (IFBA), em Feira de Santana, está sob ameaça de não ser realizada, segundo o vereador Ângelo Almeida (PT).

Ele contou na sessão da Câmara que homens armados se apresentaram como proprietários do terreno doado pela Prefeitura para que a União possa erguer as instalações do órgão e estão impedindo que os trabalhos sejam iniciados.

“A licitação foi feita, a empresa vencedora foi ao terreno para iniciar as obras, mas alguns indivíduos compareceram se dizendo donos da área, com arma em punho, e expulsaram os funcionários”, relatou o vereador. O fato teria ocorrido no último sábado.

De acordo com o vereador, a área foi legalmente desapropriada pela Prefeitura, ainda na gestão do ex-prefeito José Ronaldo, e doada ao Governo Federal. “O Município faria a contrapartida da terraplanagem, o que o prefeito atual não cumpriu”, diz ele. Mesmo assim, acrescenta, a empresa assumiu a terraplanagem, tentou iniciar os serviços, mas não conseguiu.

Ângelo agendou reunião com algumas pessoas que lhe trouxeram o problema, mas apelou ao líder do governo Tarcízio Pimenta na Câmara, Justiniano França, para dar sua contribuição:
“Tenho certeza que o líder do Governo pode obter mais informações e contribuir para que as medidas cabíveis sejam adotadas, junto ao Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Federal. Os feirenses sonham com esta obra tão importante para a formação tecnológica e estamos na iminência de um escândalo nacional, com esse impedimento sob o uso da força”.

O vereador Justiniano França afirmou que o Município tem documentação de posse do terreno, segundo informação obtida por ele junto ao secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito. “Não existe duas escrituras de um mesmo imóvel”, disse, garantindo a legalidade do processo de desapropriação.

Vereador do DEM assume defesa de Jairo

“Sou do partido Democratas e poderia estar pregando aqui que ele fosse cassado. Mas o que observo é que Feira de Santana ganhou mais um deputado federal. Agora, são três, para reivindicar pela Bahia. Ele se junta aos deputados Colbert Martins e Fernando de Fabinho”.

O argumento foi usado pelo vereador Ribeiro (DEM) para defender Jairo Carneiro, que recentemente deixou o partido, foi para o PP e passou para o lado de Jaques Wagner. Ribeiro disse que acredita que foi por meio de Jairo que salvou-se a obra de extensão da Nóide Cerqueira, que o estado anuncia que vai acontecer, apesar de ter sido cortada do orçamento da União, juntamente com outras emendas de bancada dos estados.

“Pelos braços de Wagner, Feira de Santana tem mais um deputado federal”, emendou o vereador Marialvo Barreto (PT), tentando capitalizar para seu governador o discurso do vereador governista.

Vereadora se diz ameaçada e se abstém de votar

Com medo de ameaças que teria sofrido por telefone,a vereadora Eeremita Mota disse que iria abster-se na votação do projeto que manda identificar os capacetes com os mesmos números e letras da placa da moto.

“Respeito quem não tem medo, mas passei a ter desde que fui ameaçada por telefonema. Vejo a revolta dos motoqueiros com os políticos. Eles têm pavor a políticos, não só de Brasília. Já ouvi comentários e não quero que meu nome esteja na lista”.

Mas o vereador Marialvo Barreto afirmou que conversou com motociclistas que fazem o transporte de passageiros em Feira de Santana e todos aprovaram a medida.

Eeremita alegou ainda que o projeto cria dificuldades para os donos de moto porque gera despesa. Sobre isso, Marialvo opinou que "um motociclista que diz não ter recursos para pintar o capacete não deve ter como comprar um veículo. Se for moto-taxista, não deveria estar prestando um serviço público. Não é um preço exorbitante, pintar o número da placa no capacete”.

A vereadora Gerusa Sampaio, autora do projeto, declarou que respeita a opinião da colega Eremita, mas discorda. “Não podemos votar ou deixar de votar em determinada matéria por conta de ameaças”, disse ela.

Mas Eremita apresentou um terceiro argumento: o projeto pode não ser eficaz, porque é fácil, para o criminoso, fraudar uma placa e registrar um número errado, para dificultar a identificação.

Capacetes terão que ter placa da moto

Condutores e passageiros de motocicletas, em circulação no município, serão obrigados a utilizar capacetes identificados com a placa do veículo. A medida é prevista em projeto de lei aprovado em segunda e última votação pela Câmara de Feira de Santana. A autora da proposta é a vereadora Gerusa Sampaio.

A identificação contendo o número da placa do veículo será na parte traseira do capacete, em material refletivo de vinil, na cor branca, com 15 centímetros de largura por 10 de altura, determina o projeto. A proposta ainda será apreciada pelo Poder Executivo, a quem cabe sancionar, vetar ou igonorar.

Neste último caso, a Câmara é quem promulga. Mas quando um prefeito não sanciona nem veta, sabe que a prefeitura não vai dar importância à fiscalização.

De acordo com o projeto, o Executivo deverá regulamentar a lei em um prazo de 90 dias após publicação, definindo as penalidades em caso de descumprimento.

A autora do projeto diz que a Câmara estará dando uma importante contribuição para reduzir a violência em Feira de Santana. Recentemente, ela foi vítima de assalto quando chegava em casa, cometido por dois homens em uma motocicleta.

Diversos vereadores se pronunciaram a favor do projeto, acreditando que efetivamente ele irá colaborar para o combate ao crime e que deve inclusive ser adotado em outros municípios. 

7.9.09

Explicações sobre a insegurança

Nesta terça-feira (8), às 10h30, o secretário de Segurança Pública, César Nunes, o comandante da Polícia Militar Cel. Nilton Mascarenhas e o delegado chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, concedem coletiva à imprensa, na sede da Polícia Civil na Piedade. Vão tentar explicar o que houve e como a polícia vai solucionar a onda de violência que assusta Salvador.

Estado dá R$ 40 mil e tenta capitalizar Expofeira

O valor cedido pelo governo do estado à Exposição Agropecuária de Feira de Santana foi de R$ 40 mil. O número mencionado pelo radialista Carlos Geilson no seu programa de hoje foi endossado pelo vereador Lulinha e não foi contestado pelo onipresente e onisciente deputado José Neto, que falou em defesa do governo no programa.

Mesmo com o valor irrisório diante do custo do evento, a Expofeira é apresentada na página de Comunicação do governo estadual como exemplo do trabalho dos atuais governantes da Bahia (quem duvida pode ler a matéria aqui).

“Estamos reerguendo as exposições e feiras agropecuárias. Até o final de 2009, serão 50 eventos deste tipo, que buscam mostrar tudo o que é produzido dentro das nossas fazendas, fortalecendo o agronegócio”, disse em discurso citado no texto o secretário de Agricultura, Roberto Muniz.

EXPLORAÇÃO POLÍTICA

Como há muito tempo não se via, a Expofeira foi palco de grande exploração política. A precipitação da campanha de 2010 trouxe a Feira o pessoal do DEM, carente de exposição e a tropa reforçada de Wagner, que conta agora com os ex-carlistas Eliana Boaventura e Jairo Carneiro.

Cada um no seu momento, claro. O palanque foi um saco de gatos, como mostra esta fotografia.

Previamente ocorreu um almoço contemplando a imprensa e o pessoal do DEM. Nele, ACM Neto soltou o verbo, dando entrevista em que chamou Jairo Carneiro de traidor e duvidou de sua capacidade de se eleger, afirmando que ele ainda é conhecido somente em Feira de Santana e que na cidade as grandes lideranças são o prefeito Tarcízio e o ex Ronaldo. Mas quem disse a ACM Neto que Tarcízio está contra Jairo?

Jairo deu entrevista em que respondeu sobre sua relação com José Ronaldo. Garante que é normal, mas recusou-se até a citar o nome do ex-prefeito. “De minha parte é normal, mas não posso falar pelo outro personagem”, resumiu.

Carlos Geilson, que estava no palanque na hora do lançamento, ouviu Wagner encher a bola de Zé Neto e não gostou. Para elogiar Tarcízio, Wagner espinafrou Ronaldo indiretamente, dizendo que a exposição teve um “renascimento”. Geilson chamou Wagner de deselegante, de indelicado e mais tarde abriu espaço em seu programa para o presidente do Sindicato Rural, Carlos Henrique Rodrigues, fazer o mesmo. O pecuarista vem uma defesa do ex-prefeito José Ronaldo, alegando que ele começou a recuperar a Expofeira.

Em defesa do chefe, Zé Neto criticou Carlos Henrique, porque este nem subiu no palanque. Para o deputado, o pecuarista tinha que se livrar do viés político em sua atuação à frente da entidade. “Ali estava o governador da Bahia, não o governador do PT”, ensinou Neto.

Sem perceber, logo em seguida deu razão ao pecuarista. Foi quando criticou Lulinha, ao dizer que este não poderia falar mal do governo, como fez, depois de subir no palanque. Pois é, se o Carlos Henrique queria exercer seu sagrado direito de não gostar do governante, fez bem em ficar embaixo. Se subisse, ia ser criticado por Neto do mesmo jeito.

ESTRATÉGIAS DIVERSAS

Entre os vereadores petistas, estratégias diferentes. Ângelo Almeida não foi no Parque, mas tirou proveito. Marialvo foi, para ser maltratado. Segundo o Blog da Feira, Wagner não citou seu nome, apesar de estarem ambos no palanque e o cumprimentou friamente.

PS: Vejo depois no Twitter Ângelo explicando: "Pedi ao Marialvo para me representar na expofeira. Se soubesse q não seria citado não teria pedido."

Céu da Bahia em exposição

Como parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia promovido mundialmente pela Unesco e União Astronômica Internacional, o Museu Parque do Saber e o Clube de Fotografia Gerson Bullos, ambos de Feira de Santana, promoveram o 1º Concurso de Fotografia com o tema "O Céu da Bahia".

As 50 melhores fotografias julgadas pela equipe formada pelo Fotógrafo Elídio Azevedo; pelo Presidente da Fundação Cultural Egberto Costa e fundador do Observatório Astronômico Antares, Augusto César Orrico; pelo Presidente do Clube de Fotografia Gerson Bullos, José Angelo Pinto; pelo Artista Plástico e Fotógrafo Juraci Dórea e pela Diretora Geral do Centro Universitário de Cultura e Arte, Selma Oliveira, fazem parte da Exposição Fotográfica "O Céu da Bahia", que acontece de 08 de setembro a 08 de outubro de 2009 no Foyer do Museu Parque do Saber em Feira de Santana e poderá ser visitada das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Os vencedores do concurso foram: 1º lugar, Lúcio Távora de Salvador-BA, que ganhou uma Câmera Fotográfica Digital ES-55 Sansung de 10.2 mega pixels, o 2º lugar, Fernando Stankuns de São Paulo-SP, que ganhou uma Câmera Fotográfica Digital ES-15 Sansung de 10.2 mega pixels, e o 3º lugar, Ivan Cruz de Juazeiro-BA que ganhou um Tripé e uma Bolsa para câmera fotográfica.

Palanque eclético na Expofeira

Na abertura da exposição agropecuária de Feira de Santana, misturaram-se todas as raças políticas no palanque. Da esquerda para a direita: Alcione Cedraz, Jairo Carneiro, Graça Pimenta, Jaques Wagner, José Neto, Eliana Boaventura, Carlos Geilson, Colbert Filho e Marialvo Barreto


Foto: ACM (Secom)

Espalhe

Bookmark and Share