3.2.10

UTIs neonatais serão ampliadas em Feira

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (02) uma resolução que aprova a “ampliação e qualificação dos leitos de Unidades de Cuidados Intermediários neonatal (UCI) e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal” para diversos municípios baianos, tendo suas ações prioritárias voltadas para 33 cidades – dentre elas, Feira de Santana –, onde a mortalidade infantil atingiu índices mais alarmantes entre os anos 2000 e 2007.

Os hospitais feirenses que serão contemplados com novas unidades neonatais serão: Hospital Inácia Pinto dos Santos, com estimativa de 10 UCI e 10 UTI; Hospital Geral Clériston Andrade 04 UCI 04 UTI e Hospital da Criança 15 UCI e 10 UTI, totalizando 53 novas unidades somente para Feira de Santana.

A resolução faz parte do Projeto de Redução das Desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal e do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil (este último, assinado pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão, em março do ano passado, em Salvador), tem como meta principal a redução da mortalidade infantil em no mínimo 5% ao ano.

Devido ao elevado número de óbitos de crianças menores de um ano em Feira de Santana, a Sesab definiu o município como prioritário na ampliação e qualificação dos leitos neonatais.

No período de 2000 a 2007, 42.181 crianças morreram antes de completar um ano de idade em toda a Bahia. Somente em Feira foram 1.215 óbitos, perdendo apenas para a capital, Salvador, com 7.688 falecimentos.

De acordo com a resolução da Sesab, a estimativa de equipamentos segundo o Plano Estadual para as Unidades Hospitalares é de 338 novas UCI e UTI neonatal em todo o estado da Bahia.

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share