10.11.23

Fwd: FestCine Feira de Santana anuncia seleção de documentários para Mostra Competitiva



---------- Forwarded message ---------
De: Jornalismo Notre Comunicação <jornalismo@notrecomunicacao.com.br>
Date: sex., 10 de nov. de 2023 às 15:03
Subject: FestCine Feira de Santana anuncia seleção de documentários para Mostra Competitiva
To:


FestCine Feira de Santana anuncia seleção de documentários para Mostra Competitiva

Os filmes serão exibidos durante o Balaio de Feira – edição especial da Mostra da Diversidade Cultural, promovida pelo Favela é Isso Aí, no MAC - Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, de 16 a 19 de novembro

Com mais de 250 documentários inscritos de todo o país, o Festival Nacional de Cinema – FestCine – edição Feira de Santana, divulgou a lista dos selecionados para a Mostra Competitiva. Sob curadoria de César Maurício Alberto, 27 produções foram escolhidas para concorrer aos prêmios destinados aos primeiros colocados. A listagem completa está disponível no site www.festcine.com.br.

César Maurício, com vasta experiência na área do documentário, expressou surpresa pela qualidade e quantidade considerável de filmes que exploram novas formas de linguagem. "Alguns documentários adotam abordagens pessoais, enquanto outros são construídos a partir de pesquisa de acervos e arquivos". Ele observou também documentários protagonizados pelos próprios sujeitos, evidenciando claramente o lugar de fala dos envolvidos. Sobre os filmes feirenses, destacou o olhar sensível para os personagens da cidade, algo que considera fundamental para a construção da memória e identidade local.

Para o realizador e idealizador do FestCine, Bruno Benetti, ver o FestCine ganhar vida em Feira de Santana é um privilégio. "Eu e minha equipe estamos honrados de conhecer as produções cinematográficas locais e empolgados com a possibilidade de realização do Festival em outro estado, uma vez que as edições anteriores aconteceram na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais", comemora. 

Os 27 filmes documentários selecionados serão exibidos em sessões de cinema abertas ao público, como parte da programação do Balaio de Feira – edição especial da Mostra da Diversidade Cultural, promovida pelo Favela é Isso Aí, de 16 a 19 de novembro, no MAC. As iniciativas fazem parte do programa Forma e Transforma, da Fundação ArcelorMittal. 

Durante a exibição dos filmes, um júri composto por personalidades do cenário cultural de Feira de Santana e da Bahia, Cely Rodrigues, Madalena Braga, Emanoel Freitas e João França, vai selecionar os documentários que serão premiados.  Estão previstas cinco sessões de cinema, cada uma com uma média de cinco filmes, culminando em uma cerimônia de premiação e exibição especial dos filmes premiados.

A edição FestCine 2023 selecionou exclusivamente documentários em três categorias: "Balaio de Feira", destinada a produções de diretores residentes em Feira de Santana ou que retratem a identidade feirense, suas manifestações, história e diversidade cultural; "Cinema Negro" para Melhor Documentário com Temática Negra, que aborda questões relacionadas à cultura negra ou é produzido/dirigido por profissionais negros e "Diversidade Cultural" para Melhor Documentário Nacional produzido em qualquer parte do território nacional, com temática livre.

O FestCine Feira de Santana concederá prêmios em dinheiro, totalizando R$ 10.500,00, distribuídos nas três categorias mencionadas. Além disso, serão atribuídos troféus exclusivos do Festival, confeccionados pela Cristais Cá d'Oro, nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia. Outras premiações poderão ser anunciadas durante o evento, a critério da organização. 

Balaio de Feira

O Balaio de Feira conta com uma extensa programação gratuita, que inclui oficinas na área de cinema, encontros com educadores com temas ligados ao patrimônio cultural, Feira dos Afroempreendedores Moviafro, além de show com a cantora Maryzelia e grupos e bandas locais. 

A Mostra da Diversidade Cultural e o FestCine são patrocinados pela Belgo Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Contam com a produção do Instituto Benetti e do Favela é Isso Aí, gestão da Lavanda Cultural, apoio da Fundação ArcelorMittal, da Prefeitura de Feira de Santana e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal. 

Conheça os curadores e jurados da Edição em Feira de Santana

Curador

César Maurício Alberto é graduado em Cinema de Animação (Escola de Belas Artes, UFMG, 1992). Cursou Master em Cinema Documentário (Escuela de Cine de Barcelona, 2012). É Doutor em Arte Contemporânea (Universidade de Coimbra, Portugal, 2021). Sócio-diretor da Habitus Consultoria e Pesquisa Ltda. Diretor e coordenador artístico da ONG Favela é Isso Aí. Compositor, letrista e cantor. Autor de mais de 50 curtas, entre documentários e animação. Curador do festival Imagens da Cultura Popular e da Mostra da Diversidade Cultural do Favela é Isso Aí, além do Festival Bang Awards, Torres Vedras, Portugal.

Jurados 

Cely Rodrigues é atriz, graduada em Filosofia pela UEFS, gestora cultural, iluminadora, mulher negra com trabalhos no teatro, seja atuando ou dirigindo e entusiasta da cultura feirense.

Madalena Braga é jornalista, repórter da Tv Subaé (Afliada Rede Globo) há 30 anos, figura altamente respeitada e querida pela sociedade feirense.

Emanoel Freitas é jornalista, ativista cultural, fotógrafo, advogado, diretor do site Viva Feira exclusivamente dedicado à divulgação da cultura local e preservação da história da cidade. É também presidente da academia feirense de letras.

João França é jornalista, professor de radiojornalismo e jornalismo comunitário na Faculdade Anísio Teixeira (FAT), mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possui experiência em roteirização e apresentação de podcast. Foi produtor da TV Subaé e atualmente é produtor e apresentador do programa Altos Papos da rádio Princesa FM. 

Serviço:

Lista dos documentários selecionados e programação das sessões – www.festcine.com.br

Balaio de Feira, Mostra da Diversidade Cultural e FestCine

Dias: 16, 17, 18 e 19 de novembro

No MAC - Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Rua Prof. Geminiano Costa, 255 – Centro)

Fotos dos Jurados: https://drive.google.com/drive/folders/1Y-TmIY_gZ66CTn8y9tTzwyYVBGQbjoPV?usp=sharing

--



--
Glauco Monteiro Wanderley


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share