18.11.23

Fwd: SDE leva serviço de orientação para MEIs e MPEs ao Bahia Beer Festival

SDE leva serviço de orientação para MEIs e MPEs ao Bahia Beer Festival
O evento começou nesta sexta-feira (17) e segue até domingo (19) no município de Alagoinhas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participa do Bahia Beer Festival, evento em celebração à cultura cervejeira em Alagoinhas, cidade que carrega o título de Capital Estadual da Cerveja. Durante a atividade, que começou nesta sexta-feira (17) e segue até domingo (19), a SDE oferece o serviço de orientação para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs), por meio da Diretoria de Comércio e Serviços e Oportunidades de Negócio.

O secretário da SDE, Angelo Almeida, destacou o potencial do segmento na cidade. "As fábricas instaladas em Alagoinhas produzem 1,38 bilhão de litros de cerveja por ano. Indústrias como a Heineken e o Grupo Petrópolis realizaram grande investimento na cidade, aquecem a economia local e promovem geração de empregos. Além disso, tem todo um desenvolvimento da cadeia produtiva local", disse.

O gestor também falou sobre as ações da pasta durante o festival. "No stand da SDE são oferecidos serviços especializados para MEIs e MPEs, através do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), e orientações sobre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), feito por meio de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Essa iniciativa busca que empresas, como os produtores de cerveja artesanal, alcancem não só outros mercados, mas outros níveis de negócios, tendo acesso a novas tecnologias, produtos, serviços, métodos e parceiros", concluiu.

A primeira edição do evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, em parceria com o Governo do Estado, por meio de secretarias como a SDE, e apoio do Governo Federal, por meio dos Ministérios do Turismo e da Cultura. A programação no Parque de Exposições Miguel Fontes inclui a realização de palestras, exposições gastronômicas, concursos e shows musicais.

Serviço de Atendimento ao Empreendedor
O Serviço SAE conta com 30 diferentes tipos de serviços, como constituição de microempresa e empresa de pequeno porte, acesso a microcrédito via Desenbahia, extinção de empresas, emissão de carteira do empresário e de nota fiscal eletrônica de produto ou serviço, entre outros. São 25 unidades, sendo 17 no interior, duas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e mais seis na capital baiana. Os interessados devem realizar agendamento virtualmente por meio do portal www.ba.gov.br.




--
Glauco Monteiro Wanderley


16.11.23

Fwd: Kareen Mendes apresenta show “Viva Gal” neste sábado na Cidade da Cultura



---------- Forwarded message ---------
De: eponde1 <elsimar.elsimar@gmail.com>
Date: qui., 16 de nov. de 2023 às 14:45
Subject: Kareen Mendes apresenta show "Viva Gal" neste sábado na Cidade da Cultura
To:


Kareen Mendes apresenta show "Viva Gal" neste sábado na Cidade da Cultura

A cantora e compositora Kareen Mendes apresenta a reedição de um projeto que entre os anos de 2016 e 2018 envolveu e emocionou o público, homenageando um dos nomes de maior relevância da música popular brasileira: Gal Costa.

O show "Gal em Mim", idealizado por Kareen, já apresentado em alguns dos melhores bares temáticos e espaços culturais da cidade, agora passa a se chamar "Viva Gal" e será apresentado neste mês de novembro, mês em que se completa um ano do falecimento da cantora.

Nesta edição, o show será realizado na Cidade da Cultura neste sábado (18), às 21 horas, e contará com a participação mais que especial de excelentes músicos da cidade. Segundo Kareen Mendes, a ideia de prestar esta homenagem surgiu especialmente por Gal Costa ser uma das principais influências dela.

"Gal Costa foi a minha Estrela Dalva, a voz que guiou e iluminou o caminho que eu queria traçar enquanto cantora. A capacidade de interpretação dela é algo tocante, especial e muito simbólico da força da mulher no mundo da música", destacou.

Outra questão é que muitas pessoas sempre compararam o timbre vocal de Kareen com o de Gal, no começo da carreira. "É verdade. Essa observação já foi feita por diversas pessoas. Umas trabalhavam com música, outras não", pontuou.

O show promete momentos de muita emoção e revisitação de memórias afetivas. Muitas vidas foram tocadas pela voz de Gal Costa e esta será a noite de reviver e celebrar sua grande voz!

SE LIGAÊ
O QUE:
Show "Viva Gal!" com a cantora Kareen Mendes
QUANDO: Sábado, 18/11, às 20 horas
ONDE: Cidade da Cultura - Rua H, R. João Paulo II, 170 - Conjunto - Mangabeira, Feira de Santana - BA
ENTRADA: R$ 20 



--
Glauco Monteiro Wanderley


Fwd: Primeiro dia do Mesa ao Vivo Bahia movimenta Mercado do Rio Vermelho


 
Primeiro dia do Mesa ao Vivo Bahia movimenta Mercado do Rio Vermelho
Nesta quinta-feira (16), a programação começa às 15h e segue até às 21h

 Com a casa cheia e lotação máxima na maioria das aulas, o Mercado do Rio Vermelho, também conhecido como Ceasinha, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu, nesta quarta-feira (15), o primeiro dia da 8º edição do Mesa ao Vivo Bahia. O evento, que também acontece hoje (16), das 15h às 21h, é realizado pelo Mundo Mesa e conta com o apoio do Governo da Bahia, através da SDE, Secretaria de Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR).

Com o tema 'Comida de Mercado: cultura, história e sabores da verdadeira Bahia', em seu primeiro dia de realização, o evento tornou o Mercado do Rio Vermelho palco para que grandes chefes como Kátia Barbosa, Icaro Rosa, Andréa Ribeiro, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca mostrassem suas habilidades na cozinha, além de gerar conteúdo para a revista Prazeres da Mesa. Ainda durante o evento, o público participante pôde conhecer o "Melhor do Mercado", ação desenvolvida pelos permissionários para expor seus produtos, oferecendo degustação e ofertas especiais.

O secretário da SDE, Angelo Almeida, que participou do evento, destacou a importância de receber o Mesa ao Vivo no Mercado do Rio Vermelho. "A missão que nos foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues, de movimentar e reascender a economia da nossa querida Ceasinha está sendo cumprida e com muito sucesso. Essa é uma grande oportunidade de promover o potencial do mercado, que já é referência no turismo gastronômico da Bahia", disse.

O secretário de Turismo, Maurício Barcellar, ressaltou a atividade da gastronomia como um dos segmentos mais importantes do turismo baiano. "Nós temos uma gastronomia rica e diversificada e nós realizarmos um festival gastronômico aqui no Mercado do Rio Vermelho, é nós incrementarmos e fomentarmos o fluxo turístico de Salvador, além de valorizarmos toda essa riqueza e diversidade da Bahia.

Marcelle Hudson foi conferir a programação. Ela elogiou a edição do Mesa ao Vivo Bahia e ressaltou que o evento valoriza os produtos locais e promove o equipamento baiano. "O mercado Ceasinha é tão bom e tem variedade de alimentos. Precisamos valorizar mais o que temos aqui", disse. Ela destacou ainda a qualidade dos chefs participantes. "Fabrício e Elisiane são pessoas perfeitas para abrir o evento, porque valorizam muito nossa gastronomia", pontuou.

Um dos destaques da programação, o chef Ícaro Rosa, do restaurante Jiló, trouxe uma receita aliada ao tema do evento em homenagem a sua mãe. "Pensei muito em trazer as minhas emoções e as minhas viagens, e esse prato tem muito isso. Tem um caldo de mocotó, que faço em homenagem a minha mãe, porque ela ia para feira comigo", disse. O profissional também destacou a oportunidade de apresentar o seu conhecimento. "É uma alegria poder compartilhar o que aprendi com outras pessoas. É no mercado que você de fato conhece o lugar que você está indo. É daqui que você conhece ingredientes, preparações e costumes. Fazer a edição no Mercado do Rio Vermelho é importante para todo mundo entender que isso aqui é muito forte para população", afirmou.

Hoje tem mais
Seguindo a programação, o segundo dia do Mesa ao Vivo acontecerá das 15h às 21h e receberá grandes nomes da gastronomia brasileira, como Kafe e Dante Bassi, Tereza Paim, Solange Borges, Caco Marinho, José Morchon e muito mais. Os chefes que atuam no Mercado do Rio Vermelho, Marcos Lerner, do Confraria das Ostras, e Norma Aguiar, do Catiguria, também lecionarão uma aula–show, na cozinha 2. Com o tema "Paladar em harmonia, queijista em ação", o dia também inclui a prova de queijos baianos harmonizados com cerveja, na Sala de Degustação.

Para o acesso às aulas, a recomendação é chegar com 1 hora de antecedência para agendar sua entrada, já que estão sujeitas à lotação. No link a seguir, informações sobre inscrições, programação, chefs confirmados e como chegar ao local. https://www.prazeresdamesa.com.br/mesa-ao-vivo-bahia-2023/


Ascom SDE

16/11/2023
71 3115-7816 / 71 99688-3579




--
Glauco Monteiro Wanderley


Espalhe

Bookmark and Share