13.3.10

Ziraldo diz que escola ensina muito conteúdo inútil

FOTO: Sílvio Tito (Secom)

O Ensino Fundamental está errado, porque obriga os alunos a aprenderem conteúdos que não têm utilidade. Esta foi a ideia transmitida pelo escritor Ziraldo, que fez palestra para cerca de 1.500 professores em Feira de Santana, no lançamento de um programa de incentivo à leitura na rede municipal.

Como exemplo de conteúdo inútil, o escritor citou o ensino do sujeito e predicado de uma frase. “Eu não sei muitas coisas. Mas sei ler e escrever. A escola só precisa ensinar a ler, escrever e contar”, recomendou. Para demonstrar como a educação atual não produz bom resultado, Ziraldo lembrou as péssimos notas obtidas pelo Brasil em testes internacionais de avaliação de aprendizagem, como o PISA, no qual o país fica sempre entre os últimos colocados.

Segundo o autor, o currículo das escolas não muda porque as pessoas preferem usar o que já encontram pronto, ao invés de criar. “Depois, diante do resultado, dizem como Goering (general nazista), que estavam apenas cumprindo ordens”, analisou.

Ele ressaltou que para muitos alunos da cidade, os livros que receberão por meio do programa lançado ontem serão os primeiros da família, incluindo os pais quando eram crianças. “O livro é a mais fantástica invenção do homem e a única pessoa que você pode levar para o banheiro”, brincou.

Para incentivar em casa o hábito da leitura, o autor recomendou que em primeiro lugar os pais leiam para dar o exemplo e como segunda medida, devem ler histórias para os filhos na hora em que vão dormir.

Após fazer sua descontraída apresentação em cerca de meia hora, com direito a alguns palavrões e onde gabou-se de aparentar menos que seus 78 anos, Ziraldo deu início a uma sessão de autógrafos. Porém logo teve que interromper e se retirar passando mal devido ao intenso calor no auditório sem refrigeração onde ocorreu o evento que começou às 14:30.

CAIXA DE LIVROS

O programa adotado pela prefeitura foi comprado junto à editora que publica os livros do palestrante. Todos os alunos da 1ª, 3ª e 5ª séries do Ensino Fundamental receberão um kit com 12 obras de Ziraldo. Os professores participam neste final de semana de oficinas para treinamento de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula a partir das obras literárias.

É o segundo investimento do município em programas de incentivo à leitura. Feira de Santana assinou no ano passado convênio com A Tarde Educação, por meio do qual exemplares do jornal chegam diariamente a todas as escolas da rede.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Jogadores do Feirense apontam atraso de salário. Gamela nega

O Feirense tem pelo menos uma coisa em comum com o adversário de hoje: salários atrasados. Embora a diferença de folha de pagamento seja estratosférica, a falta de dinheiro tem o potencial de afetar do mesmo modo o ânimo de quem entra em campo.

O presidente Dílson Gamela nega o atraso, mas os jogadores se queixam para a imprensa de que o clube pagou somente a metade do salário de janeiro. E que em reunião com a diretoria, foi dito que a quitação do restante depende do pagamento do patrocínio concedido pela Embasa aos times do interior, que virá em duas parcelas de R$ 60 mil.

Gamela não diz o total gasto com os jogadores, pois considera esta informação estratégica. Mas garante que é uma prioridade sua e que pede até empréstimo em banco, para que o salário não atrase.

O Feirense se classificou em quarto lugar, na última partida da primeira fase, depois de passar várias rodadas na lanterna do grupo. Em Feira de Santana a aposta no meio esportivo era que o time tinha vaga garantida no quadrangular da morte que decide os dois rebaixados para o próximo ano.

Apesar do sufoco, o presidente não baixou a bola. Diz que a meta agora é ser campeão. “Nós tivemos muito azar na primeira fase, perdendo pênalti, perdendo pontos depois de estar ganhando o jogo. Mas o time é bom e o que eu digo para meus jogadores é que podemos ser campeões", afirma.

Apesar do problema com o salário, o elenco mantém a motivação depois da classificação sofrida. A meta agora é ficar entre os quatro semifinalistas, na esperança de assegurar uma vaga para a série D do campeonato brasileiro, embora ainda não haja uma certeza sobre o número de clubes que a Bahia poderá ter no torneio.

Em campo, o Feirense treinou pela última vez na sexta-feira ensaiando jogadas e fazendo mistério. O técnico não deixou que o final do treinamento fosse registrado pela equipe local de TV.

Para o jogo contra o Bahia o time vem completo. Capone foi expulso na última partida da fase de classificação, mas retorna o titular Germínio. Embora o técnico Paulo Sales não tenha fornecido a escalação o time titular do treino deve ser o mesmo que vai entrar em campo.

 

EQUIPE

Tigre, Edmar, Valdo, Silvio e Sandro

Germínio, Fábio Santos, Anselmo e Tite

Jamaica e Crill

Técnico: Paulo Sales

 

Posted via email from Glauco Wanderley

12.3.10

Universidades criam game educativo ecológico

Uma tela do jogo

 

Um jogo voltado a estudantes do Ensino Médio, que possibilita a compreensão de processos ecológicos e evolutivos. É o resultado de pesquisa de professores de quatro universidades que criaram Calangos, ambientado nas Dunas do Médio São Francisco, no Estado da Bahia.

O professor de Computação da Uefs, Ângelo Loula, explica que não se trata de um jogo de exposição direta de conteúdos a serem aprendidos pelo estudante-jogador, mas de aprendizagem decorrente da experiência na tentativa de resolver situações-problema.

Calangos é um jogo de simulação e ação com visualização 3D em primeira ou terceira pessoa. O jogador controla um lagarto de uma entre três das espécies endêmicas da região: Tropidurus psammonastes, Cnemidophorus sp. nov., e Eurolophosaurus divaricatus. 

O público pode conhecer e fazer download de Calangos através da internet:  http://calangos.sourceforge.net. 

O lançamento oficial de Calangos está previsto para 22 de março, às 18 horas, no Café Científico Salvador (Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade, Salvador, BA).

A pesquisa é fruto de parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Católica de Santos (Unisantos) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o apoio do projeto Simdunas.

No mesmo dia será lançado documentário sobre o desenvolvimento do jogo, dirigido por Daniel Dourado e produzido por Cristiano Britto, para a Olho de Peixe Filmes. Maiores informações sobre o Café Científico em http://cafecientificossa.blogspot.com

Posted via email from Glauco Wanderley

UEFS vai isentar 2.500 da taxa do vestibular

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publicou edital para isenção da taxa de inscrição no processo seletivo 2010.2. São oferecidas 2.500 vagas, mesmo número do último vestibular, mas o número poderá ser maior conforme a demanda de servidores efetivos da Uefs e das demais universidades estaduais públicas da Bahia (Uesb, da Uesc, da Uneb) e dependentes diretos, grupos que têm a isenção garantida.
 
O período de inscrição será de 22 a 30 de março de 2010, exclusivamente pela internet, no portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.
 
Para ter direito à taxa de isenção, o candidato deve ter cursado as três séries do ensino médio ou equivalente, exclusivamente em estabelecimento da rede pública de ensino, no Estado da Bahia. Além disso, não deve ter diploma nem estar matriculado em qualquer instituição de ensino superior.
 
No edital estão divulgados os procedimentos para inscrição, critérios e prazos. O documento deve ser acessado através da internet. Outras informações na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração Central da Uefs, ou pelos telefones (75) 3224-8224 e 3224-8030.

Posted via email from Glauco Wanderley

Revelada a saúde analógica de Feira de Santana

Na foto da Secom, o prefeito, o novo secretário Rafael Cordeiro, e os pedidos de exame

Quem vai pra fila sabe que a saúde pública é ruim. Mas quem só ouve a propaganda não. O governo Tarcízio Pimenta passou o ano passado todo falando das maravilhas de uma certa Saúde Digital, que implica na informatização de processos nas unidades de saúde municipais.

Nada tenho contra tecnologia; ao contrário, sou dela entusiasta. Acho que Feira pode dar um salto para garantir um futuro melhor para sua gente apostando em tecnologia, internet e informação, como vem fazendo o prefeito.

Mas só a tecnologia nos processos não resolve os problemas da saúde. Se falta médico – e o governo diz que agora não falta – ou se falta ao médico educação e respeito ao próximo, o computador, os programas e as câmeras de vigilância nada poderão fazer.

A prefeitura resolveu afinal jogar luz sobre a situação real da saúde, exibindo ontem (12) os milhares de exames sem marcação. Não vou dizer que alguém teve preguiça ou incompetência. Que um grupo político emperra as ações. Ou que outro agora resolveu jogar as guias no ventilador, para ter um pretexto para trocar um bocado de cabeças na direção da secretaria.

Eu não. Não dou a mínima para as disputas de poder. Não me interessa que pessoa ou grupo está no comando. A disputa por poder é inerente à vida, no setor público ou privado e vai ocorrer sempre. Mas o serviço tem que funcionar. E não funciona.

Segundo a própria prefeitura, são mais de quatro mil pedidos de exames sem marcar. Alguns com quatro anos de idade. Obviamente nem a doença nem o doente esperam todo este tempo. Quem não morreu, se curou ou piorou. Em todos os casos há de ter xingado, com razão, a mãe de alguém.

Agora o prefeito mandou a Central de Regulação fazer tudo em 72 horas. Será possível? Ou foi uma frase de efeito, um jogo de cena? Se foi, não adianta. As pessoas vão continuar ligando pro rádio e dizendo que não conseguem atendimento. Então é melhor consertar de verdade. Fazendo cabeça rolar ou mantendo a cabeça no lugar.


Posted via email from Glauco Wanderley

Briga por ponto de venda de droga gerou chacina


A polícia já tem fortes indícios mas ainda não pode revelar os autores da chacina no conjunto Feira X na noite de terça, em Feira de Santana. O delegado Mateus Souza colhe depoimentos para concluir a investigação e pedir as prisões à justiça, o que segundo ele deve acontecer em breve.

Segundo o delegado, o crime foi mesmo motivado pela disputa de pontos de venda de drogas. Um grupo invasor quer retirar os que já estão estabelecidos. Os dois criminosos que mataram quatro pessoas usaram coletes à prova de bala e pistola, características geralmente associadas a policiais e que induzem a pensar em grupo de extermínio. Porém, Mateus Souza adverte que este perfil já não caracteriza este tipo de ocorrência, pois criminosos comuns têm obtido acesso a estes equipamentos.

O menino Márcio, de 10 anos, que foi baleado na chacina continua internado no hospital Clériston Andrade. Ele está consciente e em situação estável, de acordo com informações fornecidas pelo hospital.

A avó do garoto, Iranildes Oliveira Lima, foi velada na manhã de ontem na Igreja Evangélica Jesus Cristo Pão da Vida, no mesmo bairro onde morava, em meio à consternação dos parentes e amigos. Ela foi morta dentro de casa, juntamente com o sobrinho Edvaldo Santos, 27 anos e o genro Adelson Costa Santos, 28 anos, pelos bandidos que perseguiam Moises Santana Gomes, o Bizuca. Ele tentou se esconder dentro da casa da família.

 

 

Posted via email from Glauco Wanderley

11.3.10

Receita desmonta esquema de fraude na importação de eletrônicos na Bahia


(A estimativa é de que o golpe tenha atingido os cofres públicos em aproximadamente R$ 50 milhões)

A Receita Federal do Brasil – RFB - deflagrou hoje (11/3), na cidade de Salvador, a Operação Delta 2, de combate à fraude na importação de produtos eletrônicos de última geração.
No esquema, os fraudadores efetuavam compras de equipamentos eletrônicos, tais como notebooks, ipods, projetores de imagem, etc, diretamente, ou por meio de intermediários, em Miami, EUA e as faturas eram emitidas em nome de empresas e pessoas físicas localizadas no Brasil.
A partir de documentos apreendidos em Miami, verificou-se que a maior parte das mercadorias eram enviadas como objetos de uso pessoal de valores irrisórios, por remessa postal, para endereços em Salvador e sem o conhecimento da Receita Federal.
A estimativa é de que o golpe tenha atingido os cofres públicos em pelo menos 50 milhões. As investigações identificaram três grupos de empresas atuantes no mercado de Salvador que operavam o esquema, com a utilização, inclusive, de sócios de “fachada” e “laranjas".

A Operação, em ação conjunta com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, cumpre 18 Mandados de Busca e Apreensão em 14 endereços, todos no município de Salvador e conta com a participação de mais de 40 servidores da Receita Federal. Os importadores terão que pagar os tributos sonegados com multa, além de terem que responder pelos crimes de descaminho e sonegação fiscal.

Posted via email from Glauco Wanderley

Fluminense quer garantir vaga com jogos em casa

O Fluminense quer usar a vantagem de jogar quatro das seis partidas em casa para conseguir a classificação para as semifinais. O primeiro passo precisa ser dado hoje, no início das quartas de final do campeonato baiano, contra o Camaçari, às 20:30 no Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

Como está no grupo do Feirense, que também manda seus jogos no Jóia, o Touro do Sertão só vai sair quando enfrentar o Bahia em Salvador e o próprio Camaçari. “O elenco está consciente de que cada partida é uma decisão e que precisamos garantir nossa classificação em casa”, avisa o técnico Laelson Lopes.

A antecipação da partida para hoje desagradou comissão técnica e jogadores. A mudança de data foi necessária porque três times feirenses jogam no mesmo estádio na mesma rodada. O Feirense joga sábado contra o Bahia e o Bahia de Feira enfrenta o Vitória domingo.

A mudança de data foi acertada na noite de domingo, quando os jogadores tinham sido dispensados, com o compromisso de se reapresentar terça-feira, pensando que jogariam sexta. Mas a diretoria preferiu jogar quinta, acreditando que as perspectivas de público e renda são melhores. Com isso, o elenco teve um dia a menos de preparação.

Durante os treinos, o goleiro Marcão sentiu um problema na coxa e é dúvida para a partida de hoje. No meio, é certo o desfalque de Advaldo, que também teve uma contusão na coxa durante a partida final da primeira fase, contra o Bahia de Feira. Mas as laterais terão de volta seus titulares Ademir e Nilton, que estavam suspensos pelo terceiro cartão.

 

ESCALAÇÃO PROVÁVEL:

Marcão (ou Alan)

Ademir, Oliveira, Jaunir e Nilton

Nildo, Jó, Petrus e Sóstenes

Hermínio e Deon

 

Posted via email from Glauco Wanderley

10.3.10

Sargento PM preso por falsificar documento para liberar carro


 

O sargento da Polícia Militar, José Antônio Alves, foi autuado em flagrante no final da tarde desta quarta-feira (10) por falsificação de documento público. Após ter o veículo apreendido numa blitz realizada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na terça-feira (9), por transportar passageiros de modo clandestino, o sargento tentou recuperar hoje o veículo apresentando um documento falsificado.

No documento que autoriza a liberação do carro, José Antônio Alves usou um carimbo de autoridade falso e simulou a assinatura do diretor de Transportes da SMTT, Denílson Santiago, responsável pela liberação de veículos apreendidos. Ao constatar que não havia assinado o documento, o diretor de Transportes comunicou ao chefe de gabinete, João Lisboa Neto, que deu voz de prisão ao sargento. 

Após receber a voz de prisão, José Antônio Alves tentou evadir do local, mas foi contido pelos prepostos da SMTT, que de imediato solicitaram uma guarnição da Polícia Militar. Sob o comando do tenente Melquizedec, a guarnição da PM conduziu o infrator até o Complexo Policial, onde foi autuado em flagrante pela delegada plantonista Luciene Andrade. 

Depois de receber o auto de prisão em flagrante, o militar foi conduzido à carceragem do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), onde ficará à disposição da Justiça. O acusado vai responder por falsificação de documento público, conforme artigo 297 do Código Penal, cuja pena prevista é reclusão de dois a seis anos e multa. O veículo continuará apreendido no pátio da SMTT.

De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, denúncias anônimas já haviam sido feitas contra o sargento. “As denúncias davam conta de que o acusado vinha praticando a falsificação de documentos públicos. O fato de hoje veio a confirmar nossas suspeitas”, relata. 

O secretário acrescenta que a fiscalização realizada pela Secretaria é imparcial e continua intensa. “Buscamos agir com seriedade e imparcialidade no sentido de coibir o transporte clandestino”, ressalta.

 

São da Secretaria de Comunicação as informações e foto do carro apreendido

Posted via email from Glauco Wanderley

Jazz de primeira em Lençóis

FOTO: REGINALDO PEREIRA

Uma hora e meia de jazz na praça tornaram mais atraente a noite de sábado em Lençóis o principal destino turístico da Chapada Diamantina. A cidade, que fica a 420 quilômetros de Salvador, recebe em 2010 pela primeira vez uma edição do projeto Espicha Verão, com o qual a Bahiatursa desenvolve atividades para estimular a presença de turistas no período pós-férias e pós-carnaval.

No palco, a banda Garagem brilhou com o entrosamento entre seus experientes músicos, executando composições próprias e clássicos da MPB em versão jazzística. O repertório teve a Canção do Sal, antigo sucesso de Milton Nascimento, Pro Zeca, de Vítor Assis Brazil, Chora Negro, de Paulinho da Viola e até uma versão “abaianada” de O meu amor, de Chico Buarque, bem dançante e com toques de arrocha. Liberdades que mais de vinte anos de estrada permitem ao grupo liderado por Rowney Scott e que tem no currículo a abertura do show de Bob McFerrin em Salvador e apresentações no exterior.

Fora do período de férias e longe de feriadões, Lençóis já vive o período de baixa estação. Mesmo assim, a cidade nunca deixa de receber turistas, muitos deles estrangeiros. Os grandes atrativos são os passeios em trilhas, explorando a singular e inesgotável riqueza natural da Chapada. Após o pôr do sol é tempo vago. Falta o que fazer e meia noite quase todas as portas estão fechadas.

Por isto a iniciativa foi muito bem recebida por visitantes e locais. A paulista Sabrina Gomez mora em Barra Grande, na península de Maraú e com a apresentação da Garagem pôde matar um pouco da saudade de um som que é mais comum em sua terra natal. “Trocamos a praia pela Chapada estes dias e esta foi uma compensação a mais”.

O belga Ruppert Dubois também vem de um ambiente em que a sonoridade da noite de sábado é mais familiar. “Estou achando muito bom”, avalizou.

Lúcio Veríssimo, geólogo, é de Salvador, mas mora há 10 anos em Lençóis. Teve uma lan-house na cidade, que agregava a venda de alguns produtos mais sofisticados, como charutos, mas acabou fechando justamente pela falta de um público consumidor mais estável. Além de apreciar a música executada no sábado, acredita que a cidade tem muito a ganhar promovendo eventos do tipo. “Temos eventos aqui, mas não deste nível. A cidade precisa de qualidade, não apenas de um volume de turistas”, opina.

“É muito bom ter jazz. É uma opção a mais para o turista”, aprova o produtor e diretor de cinema Marcelo Góes, que mora entre Salvador e Lençóis, onde mantém a produtora.

A música trouxe esperança para Danila de Lima. Ela trabalha em uma pousada, tem uma irmã que é proprietária de outra e sente o impacto da baixa estação. “Tem pousadas que ficam meses fechadas”, revela. “Shows como esse criam um movimento que pode trazer mais visitantes, inclusive estrangeiros, que são os que possuem mais recursos”, almeja.

A noite teve ainda uma rápida apresentação de um grupo local de garotas apresentando um número de street dance. Os organizadores pretendem no próximo sábado, quando o Espicha Verão retorna ao palco, aliar o jazz do grupo Ímã a uma apresentação mais ligada à cultura local.

Posted via email from Glauco Wanderley

3ª Feira do Livro em setembro

 Representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da comunidade discutiram, na manhã desta quarta-feira (10), a organização da 3ª Feira do Livro. Foram tratados assuntos como a inclusão de novos parceiros e a infra-estrutura a ser montada para os participantes e visitantes, além da data do evento, fixada para o período de 15 a 19 de setembro.

 Presente à reunião, o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian confirmou a disponibilização do espaço situado ao lado da Catedral, na conhecida praça Matriz, local de realização das duas primeiras feiras. O reitor José Carlos Barreto justificou o aumento de mais um dia de atividades, argumentando que o número de visitas agendadas deverá chegar a cinco mil alunos, tomando-se por base o aumento registrado em 2009 em relação a 2008.

 Nesta terceira edição será acrescentada à expressão “Festival Literário e Cultural” ao título “Feira do Livro”, conforme entendimento da organização. O coordenador de Extensão da Uefs, Genival Correia, revelou que, desta forma, serão contemplados as diversas manifestações presentes ao evento, como teatrais, capoeira e performances de cordel.

 Participaram do encontro de hoje (10) José Raimundo de Azevedo (secretário de Educação de Feira de Santana) Eutímio Almeida (coordenador da Direc 2), Ana Paula Gonzaga e Maria Tereza Cerqueira (representantes do Sesc), Márcia Oliveira (Sest/Senat), Lélia Vitor Fernandes (Academia de Letras e Artes de Feira de Santana) e o padre Irênio Almeida (Arquidiocese).

Posted via email from Glauco Wanderley

Os desafios da juventude baiana

 

Por Felipe da Silva Freitas[1]

 

Na Bahia, estado com cerca de 30% de sua população com idade entre 15 e 29 anos, o debate sobre juventude se estabelecerá (em ano eleitoral) com foco no eixo do desenvolvimento, num estado que vive o dilema de  incorporar no seu horizonte de metas e planejamentos o debate sobre o que fazer com os seus 424 mil jovens desempregados, com os 83% de jovens que estão fora da universidade, ou, de modo ainda mais especial, com as dezenas de jovens que, todos os dias,  são encontrados mortos nas médias e grandes cidades vítimas do extermínio da juventude negra seja pelo tráfico de drogas, ou, pela violência policial.

Tanto nas periferias da capital, como o recente massacre do Cabula, ou nas mais distantes cidades do interior, como o famigerado massacre de Vitória da Conquista, ou na chacina do conjunto Feira X, em Feira de Santana, a realidade no campo da segurança pública é de um verdadeiro “rio de sangue juvenil” que jorra pelo chão do estado da Bahia.

Certamente, fala-se aqui de uma realidade alarmante que desafia não só aos governos e às instituições organizadas, mas, a toda a sociedade baiana, apontando para a urgência de avançarmos na integração e articulação das políticas públicas direcionadas a este segmento etário e no estabelecimento de marcos legais para o reconhecimento dos direitos da juventude.

A questão é atuar, do ponto de vista da ação integrada do estado, na perspectiva de superar a perpetuação intergeracional da pobreza, que marca a nossa sociedade, transmitindo, de geração em geração, as condições de vulnerabilidade e imobilidade social dentro do mesmo espectro familiar, impedindo os processos de ascensão social e política da juventude pobre desse estado, negra e feminina em sua maioria. 

No que se refere à construção do marco legal, é preciso reconhecer o jovem como sujeito de direitos e operar a difícil transição entre as antigas políticas de tutela e proteção, para as políticas que promovam emancipação, inserção e participação juvenil reconhecendo “novos direitos” como direito ao lazer, ao tempo livre e a liberdade sexual, questões antes inimagináveis na velha e antiquada gramática que imperava quando se falava em direitos sociais.

Na Bahia, o Projeto de Lei de iniciativa do executivo que institui o Plano Estadual de Juventude, que na Assembléia Legislativa é relatado pelo Dep. Yulo Oiticica (PT/BA), tem a missão de ser enunciador dessa nova realidade e evidenciar metas e diretrizes que estejam além desse ou daquele Governo, mas, que interfira em toda a estrutura do Estado, consolidando um primeiro marco na constituição do arcabouço legal para a defesa e a garantia dos direitos da juventude.

Por fim, é preciso inserir o papel da juventude no campo da discussão sobre o desenvolvimento estadual e encontrar as formas de inserção social e política desses(as) jovens com o objetivo de compatibilizar o respeito à diversidade e às falas juvenis pensando sobre os seus papéis na tarefa do desenvolvimento com inclusão e justiça social.

A Bahia que desejamos é a Bahia do desenvolvimento sustentável e solidário e da participação política dos jovens nos espaços de poder. Já nos ensina a boa tradição de que poder se conquista é na luta! Vamos a ela tecer com nossas mãos a nossa própria liberdade.

 

[1] Felipe da Silva Freitas é Presidente do Conselho de Juventude do estado da Bahia – e-mail: fsfreitas_13@yahoo.com.br

Posted via email from Glauco Wanderley

Twitter de mão única não vale, @jaquewagner

Quem é veterano da internet, ou seja, quem está aqui há mais de um ano, acompanhou a polêmica quando do lançamento do Blog do Planalto, ou o Blog do Lula. A queixa foi porque o blog não permitia comentários.

“Ser ouvido e ouvir” é regra básica da internet. Daí que o Blog do Lula, surdo, tornou-se irrelevante. Nunca se ouve falar de algo que saiu lá primeiro e depois repercutiu fora.

No Twitter esta característica de simulação de conversa cara a cara ficou ainda mais acentuada. Porém saiu há pouco tempo o Twitter do governador Jaques Wagner. Só que não é dele. É dos assessores. É surdo também. Mas fala e muito. Tanto fala que andou suspenso pela fiscalização de propaganda eleitoral, mas voltou. O twitter de Wagner não serve para você falar com ele. Mas serve para ele falar com você.

Epa! Isso aqui é uma via de mão dupla. Não vale só falar e não ouvir. Quem não quer se comprometer, não se mete.

Não dá para falar com ou falar de um Twitter em 3ª pessoa, como o de Wagner. Aqui a gente fala com ACM Neto, José Carlos Aleluia, Geddel, Emiliano José e até José Serra. São pessoas. Não foram terceirizados. Claro que não vão responder a tudo, mas conversam sim com os internautas. Os políticos que não assimilaram bem a ferramenta, que não dialogam com o cidadão por meio dela, pelo menos não a utilizam como propaganda.

E se você quiser falar de Wagner e com Wagner, como faz? Claro que o @imprensawagner não vai adiantar. Então se não se pode falar com ele, fala-se dele. O certo é que não se aceita o uso do Twitter apenas como um espaço de autopromoção. Não se pode ter apenas os benefícios sem correr os riscos da rede.

Para amenizar a situação, que seja possível ao menos citar o governador. Contra ou a favor, mas ter o direito de falar sobre Jaques Wagner com um nome no formato do microblog. Infelizmente o nome exato não está disponível. Registrei então a página @jaquewagner, já que muita gente engole mesmo o S na pronúncia. Foi o mais próximo que consegui chegar do nome original. @ wagner, @wagner13, @wagnerPT e @Jacwagner estão em uso. @governadorwagner não cabe por excesso de letras. Ficaria @governadowagner, que não iria pegar bem, pois ele governa, não é governado.

Continuarão os internautas sem poder falar com ele. Mas através do @jaquewagner poderão falar dele. Pena que ele não vai responder.

Posted via email from Glauco Wanderley

A polícia que filma

 

Revoltante a cena descrita por Malu Fontes em seu mais recente artigo dominical em A Tarde. Um policial ao chegar a uma ocorrência onde agoniza uma pessoa baleada, filma, interroga a vítima e vai embora na viatura, dizendo que o socorro cabe ao SAMU. E a filmagem feita por ele aparece no dia seguinte em um programa policial na TV.

Causa (ou deveria causar) perplexidade a atitude do policial, mas igualmente espanta o silêncio diante de um absurdo que deveria ser intolerável. Apenas um artigo de jornal numa coluna de crítica de TV denuncia tamanha indiferença pela vida humana?

A indecência não repercute? Não há um promotor para denunciar o crime? Não há um delegado ou comandante de batalhão para punir o policial? A atitude não escandaliza os chefes da polícia, o governador, um juiz, um deputado? A imprensa não toma o caso como um escândalo?

Compreende-se que grande parte da população, por muitas razões, tenha a noção de que quem morre baleado é bandido e bandido tem que sofrer e morrer. Mas se as autoridades e a mídia referendam com sua omissão este entendimento (e até o incentivam, nos programas ditos policiais), então estamos perdidos mesmo.

A fumaça do crack deve ter tomado toda a atmosfera. Estamos todos entorpecidos. 

Posted via email from Glauco Wanderley

O que Fabinho foi fazer no governo?

 

Será o deputado Fernando de Fabinho a primeira irmã Dulce da política, como brincou o jornalista Levi Vasconcelos na edição de ontem de A Tarde? Daqui ouço o coro em resposta: “Não”.

Mas então, Fabinho aderiu em troca do quê? “Há um mistério aí”, me dizia ontem confidencialmente um figurão da política local, que nunca foi aliado de Fabinho. Para ele, se não conseguir nada no governo, passada a eleição de outubro, quando não será candidato, Fabinho é um homem morto politicamente. Terá trocado seu patrimônio político carlista por nada.

Fabinho enfrenta problemas localmente, pois em Santa Bárbara é inimigo do atual prefeito, Jailson Costa, do PT, que não gostou nada de sua adesão.

Como tem peso eleitoral, também não foi bem digerido por petistas que receberam de braços abertos os primeiros desertores de José Ronaldo, que foram Jairo Carneiro e Eliana Boaventura. Nenhum parlamentar petista compareceu ao ato de wagnerização de Fabinho em Salvador.

E no PP já é notória a reação interna, pois fora os envolvidos com a adesão de Fabinho, articulada por João Leão, ninguém aceita que o recém-chegado seja secretário, deixando os demais a chupar o dedo.

Caso não seja secretário terá sido em vão para Fabinho a troca de camisa? Ele foi pro governo só por causa dos olhos azuis de Wagner? Ou tem outro tipo de acerto ou compensação combinada com o governador?

Sabendo-se que:

a)      Fabinho tem muito a perder abandonando o barco do DEM;

b)     Ele não nasceu ontem

tenho certeza que haverá outra compensação, caso não ganhe a secretaria.

Posted via email from Glauco Wanderley

A nau dos feirenses

 

Publicado na coluna Tempo Presente, assinada por Levi Vasconcelos, na edição de 09 de março de A Tarde

 

A reunião ontem com o governador Jaques Wagner que marcou a adesão do deputado federal Fernando de Fabinho ao governo foi muito mais uma festa feirense do que partidária. Lá estavam o deputado federal Jairo Carneiro mais a deputada estadual Eliana Boaventura, ambos de Feira. Sequer o presidente do PP (novo partido do grupo) na Bahia, o deputado federal Mário Negromonte, estava presente (disse que estava viajando e só soube da reunião ontem pela manhã).

Bem olhado, o time é uma nau de náufragos atrás de uma tábua de salvação. Jairo Carneiro não se elegeu em 2006. Assumiu agora, depois que João Leão foi para a Secretaria da Infraestrutura. Eliana também era suplente e assumiu depois que Tarcízio Pimenta elegeu-se prefeito de Feira.

Leão reassumirá o mandato em abril e Jairo espera que Fabinho ganhe algum cargo para continuar deputado. Eliana vislumbra algum naco do que restar da liderança de Fabinho. E este, o único que se elegeu em 2006, desencantou-se depois de ter sido preterido na escolha do candidato do DEM para suceder José Ronaldo em Feira, desistiu de disputar a reeleição e busca uma sobrevida.

Líderes do PP dizem que Fabinho entrará no partido, mas “como soldado”. Se assim o é, Jairo e Fabinho podem dar com burros n’água: um quer ser deputado e ficará como suplente. E o outro porque mudou a troco de nada (a não ser que ele tenha se tornado a primeira Irmã Dulce da política).

Posted via email from Glauco Wanderley

9.3.10

Acesso a web é direito básico, diz estudo

 

Reuters

Segunda-feira, 08 de março de 2010 - 10h59

 

LONDRES - Quatro em cada cinco adultos acreditam que o acesso à internet é um direito fundamental - com tal pensamento sendo particularmente forte na Coreia do Sul e China - e metade deles acredita que não deveria haver regulação, segundo mostrou uma pesquisa global.

 Um estudo com 27 mil adultos em 26 países para a BBC World Service mostrou que 78 por cento dos usuários de Internet acreditam que a web lhes deu mais liberdade, enquanto nove entre dez disseram que a rede é um bom lugar para se aprender.

 Entrevistados nos Estados Unidos se mostravam acima da média na crença de que a Internet é uma fonte de maior liberdade e também são mais confiantes do que a maioria para expressar suas opiniões online.

 Contudo, outros sentiram receios sobre passar o tempo online, com 65 por cento dos entrevistados no Japão afirmando que não se sentiam confortáveis em expressar suas opiniões na rede de forma segura, um sentimento que também era percebido na Coreia do Sul, França, Alemanha e China.

 Dos 27 mil entrevistados, mais da metade concorda que a Internet "não deveria ser regulada nunca por qualquer instância de governos em qualquer lugar".

 "Apesar dos temores sobre privacidade e fraude, as pessoas veem o acesso à Internet como seu direito fundamental", disse Doug Miller, presidente do conselho da GlobeScan, que conduziu a pesquisa. "Eles acreditam que a rede é uma força para o bem, e a maioria não quer uma regulação por parte dos governos".

 Aproximadamente 70 por cento dos entrevistados no Japão, México e Rússia disseram que não podem viver sem Internet.

 Cerca de 50 por cento dos usuários de Internet disseram valorizar mais a capacidade de encontrar informação, enquanto cerca de 30 por cento valorizam a capacidade de interagir e comunicar com outros e 12 por cento veem a rede como forma de entretenimento.

Publicado originalmente em INFO Plantão 

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Prefeitura sabia das rachaduras e infiltrações no coreto que desabou em Coité

A prefeitura de Conceição do Coité, na região sisaleira do estado, sabia que o coreto da Praça 8 de dezembro, que desabou matando uma pessoa e ferindo 53 durante uma tempestade na tarde de domingo estava com a estrutura comprometida. Quem admitiu ter conhecimento da situação foi o próprio secretário de Obras do município, José Venandro.

O secretário comunicou o fato em dezembro ao vereador Adalberto Gordiano, que é membro do conselho paroquial. O vereador, por sua vez, disse que transmitiu a informação na reunião de avaliação da festa da padroeira, que ocorre em dezembro e por isso a igreja não utilizou mais o espaço, que fica em frente à Matriz, em qualquer evento, nem nas celebrações de Natal e Ano Novo.

O padre Charles Bastos, por sua vez, alega que não recebeu qualquer comunicação oficial ou por escrito. “Apenas ouvi comentários sobre o estado do coreto, mas não teve qualquer laudo técnico falando dos riscos”, diz. De qualquer modo, o religioso considera que a responsabilidade pelo local é da prefeitura, a quem pertence o patrimônio. “O coreto está em praça pública”, argumenta.

Até o prefeito Renato Costa (PP) alegou que não foi notificado sobre as más condições de conservação da estrutura. O secretário Venandro admite que fez comunicações apenas verbais e que não interditou o local por achar que apesar de ter detectado rachaduras e infiltrações não havia o risco de desabamento.

O coreto veio abaixo quando dezenas de pessoas que estavam na praça para participar de um bingo, se aglomeraram para se proteger da tempestade que caiu durante aproximadamente uma hora. No sábado já tinha acontecido uma chuva forte. Segundo o estudante Josenir Silva o coreto estava tão cheio que ao suspender os braços não conseguiu mais abaixar. Percebendo o aumento da quantidade de água que caía pelas rachaduras do teto, ele resolveu sair, com medo do desabamento. “Desci os degraus e dei alguns passos, quando desmoronou”, lembra aliviado.

MINISTERIO PÚBLICO APURA

As responsabilidades pelo desabamento serão apuradas pelo Ministério Público, garante o promotor Raimundo Moinhos. Ele acredita que pode ocorrer o indiciamento dos responsáveis por homicídio doloso ou culposo. A Polícia Civil instaurou inquérito a pedido da promotoria.

Segundo o promotor, pode ser responsabilizado tanto quem promoveu o evento na praça quanto quem o autorizou. Havia milhares de pessoas reunidas para o bingo anunciado como beneficente, em favor de uma associação da zona rural. As cartelas custavam R$ 10,00 com sorteio de carros, moto e poupança em dinheiro.

O promotor afirma que o evento é ilegal e disse que foi realizado sem comunicação prévia às polícias civil e militar e à justiça. A própria promotoria teria que ser ouvida para dar parecer autorizando ou negando a concessão do espaço.

O organizador do evento, Vanderlon Mota, mostrou à reportagem cartas para a prefeitura, a polícia, a justiça e até a igreja, pedindo autorização. No entanto eram documentos que continham apenas o protocolo de “recebido”, sem uma resposta dos órgãos dando autorização.

Esta modalidade de jogo é combatida pelo Ministério Público em Conceição do Coité. No ano passado a polícia civil abriu inquérito para apurar a prática, por solicitação do próprio promotor Moinhos. Ele afirma que desde que assumiu a comarca, há pouco mais de um ano, não ocorreu nenhum.

Entretanto, o próprio Vanderlon Mota (irmão de Regi Mota, outro conhecido promotor de bingos em toda a região sisaleira) conta que realizou um bingo em novembro do ano passado em Conceição do Coité. Ele tem um escritório montado na praça, em frente ao coreto que desabou. É um estabelecimento provisório, aberto somente durante o tempo necessário para a divulgação, venda e realização do bingo. A previsão de Vanderlon é concluir o bingo interrompido dia 7 no próximo domingo, dia 14. “Tem cidades que não autorizam, mas nós só fazemos onde a prefeitura dá autorização”, garante.

O realizador do bingo diz que não foi procurado por ninguém para pedir qualquer  tipo de indenização ou ajuda, mas acha que contribuiu bastante isolando a área com cordas de sisal que pegou em seu escritório e mobilizando socorro por telefone no momento do acidente. Vanderlon já tirou suas próprias conclusões sobre a tragédia. “Ninguém tem culpa. Nem prefeito, nem padre. Aconteceu por causa da chuva, que é da natureza. Deus fez a natureza e ele é que sabe de todas coisas”, filosofou.

INDENIZAÇÃO

Uma associação civil chamada Amigos de Coité, anunciou que vai colocar um advogado à disposição das vítimas, para responsabilizar a prefeitura e solicitar indenização, já que o secretário admitiu ter conhecimento do risco e não adotou providências.

No final da tarde, foi enterrada Laurimar Carneiro, de 71 anos, única pessoa que morreu no acidente. O sobrinho dela, Evanildo Araújo, disse que a família considera a possibilidade de entrar na justiça mas não tinha tomado nenhuma decisão.

Em rápida reunião na praça, o prefeito, o padre e o secretário de Obras decidiram demolir o coreto. Duas horas depois, quando o trator ia começar a demolição o secretário desistiu. Disse que não tinha coragem de derrubar o patrimônio histórico, construído em 1951 (esta data se baseia na memória dos moradores, pois não tinha sido encontrado um documento certificando a idade). Foi decidido então que seriam retiradas apenas as partes que ainda ameaçavam cair, para que o destino da construção fosse decidido depois, ouvindo a opinião de técnicos.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

8.3.10

Mais adolescentes usam e traficam droga. E cada vez mais cedo

Cerca de 90% dos menores que cometem infrações em Feira de Santana têm alguma ligação com as drogas, seja como usuário ou traficante. É o que informa Pablo Roberto da Silva, o diretor da CASE (Centro de Atendimento Sócio Educativo), órgão da secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

É a CASE quem recebe os jovens depois que são apreendidos pela polícia. O número de envolvidos com infrações vem crescendo, mas a estrutura no município ainda dá conta de atendê-los. Segundo Pablo, a CASE tem 64 vagas. Na sexta-feira havia 49 internos.

No ano de 2009, foram apreendidos 120 adolescentes, de acordo com informações da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). Em 2010 os meses de janeiro e fevereiro já somam 30 casos. Um aumento de 50% na média mensal.

A delegada Dorean Soares, que chefia a DAI, confirma que o maior envolvimento da juventude com a criminalidade tem ligação direta com as drogas, principalmente com o crack.

Como este causa dependência rapidamente, os viciados acabam ingressando no crime para ter acesso à droga. O tráfico de pequenas quantidades é uma das principais infrações cometidas pelos adolescentes.

A maioria, segundo Dorean, se concentra na faixa etária de 15 a 17 anos. Mas a delegada tem notado com preocupação o aumento do número de casos de meninos com menos de 13 anos envolvidos no uso e tráfico de entorpecentes.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

O 'crack' é causa ou consequência da violência?

Gerivaldo Neiva, juiz de Conceição do Coité

O governo da Bahia lançou uma campanha visando combater o uso do crack que tem como mote a informação de que 80% dos homicídios no Estado estão relacionados ao crack. Segundo os idealizadores da campanha, “o crack é a principal causa da violência na Bahia.” Leia mais...

Tenho a impressão, depois de quase 20 anos de magistratura e no contato pessoal com jovens usuários do crack, que campanhas nesses moldes são absolutamente inócuas e servem apenas para o poder público justificar seus gastos com propaganda e para a polícia justificar a violência contra jovens negros e pobres da periferia, como tem acontecido repetidamente na Bahia.

A melhor campanha para evitar o alastramento do crack, que já é um problema de saúde pública também no interior do Estado, deve começar como uma grande interrogação pintada em painéis e outdoors e discutida com a sociedade: por quê?

Assim, conhecendo a realidade sem sentido e sem perspectivas dos jovens das periferias, a sociedade vai compreender que o uso do crack não é a causa da violência, mas exatamente o contrário: é a consequência de um modelo de sociedade excludente, preconceituoso, discriminador, consumista e da absoluta falta de políticas públicas voltadas para o oferecimento de oportunidades e perspectivas para os milhões de jovens desse país nascidos nas condições de abandono dos morros, favelas e periferias.

Enquanto o poder público continuar pensando que o crack é “a principal causa da violência”, infelizmente, podemos ter a certeza de que a situação vai se agravar mais ainda. A polícia vai continuar matando jovens pobres e negros, as agências de propaganda vão continuar engordando suas contas correntes e a sociedade, abobalhada, fazendo orçamento para implantar cerca elétrica em suas residências, instalar sistemas de alarmes e, para quem pode, blindar o carro.

Por fim, enquanto o poder público continuar idealizando campanhas publicitárias desse tipo, a sociedade permanecer inerte e o Judiciário apenas julgando e condenando os jovens pobres e negros dependentes do crack, estamos todos “lavando as mãos”, feito Pilatos, e permitindo que a polícia resolva (?) ao seu modo, ou seja, matando.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

7.3.10

Advogado pode ser secretário de Saúde? Pode

 

Caro Valdomiro,

 

Você me perguntou publicamente o que eu achava, por meio do Twitter, então vou lhe responder publicamente, aqui no blog, já que o assunto acabou ganhando uma dimensão maior, pois até o prefeito já enviou uma resposta sobre as reações à escolha do advogado como secretário de Saúde. Ainda não li os argumentos dele, pois estava um pouco desinternetado nas últimas horas e darei prioridade a escrever esta resposta.

Acho que pode sim, um Secretário de Saúde ser advogado e não médico. Um Secretário é um executivo, o que equivale a dizer administrador. Não precisa necessariamente ser um técnico da área. E nem administrador precisa ser formado em Administração, embora seja desejável. Sabes que sou um pouco subversivo nestas coisas, porque também acho que um jornalista não precisa ser formado em Jornalismo, embora seja desejável.

Reclama-se muito também da distribuição política dos cargos, quando prevalecem os conchavos em detrimento da capacidade. Embora eu não saiba quem é o advogado Rafael Cordeiro, parece claro que não é político, o que seria portanto um ponto a favor dele.

Espero que nem aos 80 anos, se chegar lá, eu me oponha à tomada do poder pelos jovens. São os jovens geralmente que injetam nas coisas vigor e renovação, o que é uma necessidade vital. A vida não subsiste sem inovação. No mundo moderno pessoas cada vez mais novas estão à frente de projetos cada vez mais importantes. Minha única preocupação é que assumindo o poder muito jovem, a pessoa tem mais tempo para se perpetuar, o que é um mal para a democracia, como sabemos. O remédio para isso? Botar outros jovens no lugar, mais adiante. Não estou alheio aos riscos da juventude, mas acho que as vantagens os superam.

O Rafael é desconhecido? Isso é até bom, sabe? Menos intimidade, menos compadrio. Sem intimidade, fica chato vir pedir favor. Os favores atrapalham tanto na administração pública! O coletivo acaba sempre sobrepujado pelo individual e este é um mal permanente do nosso país, que assola também o município.

Claro que entendo sua preocupação. Claro também que a Saúde não pode ser laboratório para testar aptidão de lideranças, pois envolve a vida das pessoas. Mas sem dúvida o escolhido deve ter méritos, pois Tarcízio Pimenta tem mais a perder que Rafael Cordeiro caso tudo dê errado. A Saúde é área fundamental para o sucesso do governo e o prefeito tem dedicado atenção especial a ela. Não terá feito a escolha sem calcular os riscos. Espero que ele tenha acertado.

Posted via email from Glauco Wanderley

Espalhe

Bookmark and Share