30.1.10

Nós, escravocratas


Há exatos cem anos, saía da vida para a história um dos maiores brasileiros de todos os tempos: o pernambucano Joaquim Nabuco. Político que ousou pensar, intelectual que não se omitiu em agir, pensador e ativista com causa, principal artífice da abolição do regime escravocrata no Brasil.

Apesar da vitória conquistada, Joaquim Nabuco reconhecia: “Acabar com a escravidão não basta. É preciso acabar com a obra da escravidão”, como lembrou na semana passada Marcos Vinicios Vilaça, em solenidade na Academia Brasileira de Letras.

Mas a obra da escravidão continua viva, sob a forma da exclusão social: pobres, especialmente negros, sem terra, sem emprego, sem casa, sem água, sem esgoto, muitos ainda sem comida; sobretudo sem acesso à educação de qualidade.

Ainda que não aceitemos vender, aprisionar e condenar seres humanos ao trabalho forçado pela escravidão – mesmo quando o trabalho escravo permanece em diversas partes do território brasileiro –, por falta de qualificação, condenamos milhões ao desemprego ou trabalho humilhante.

Em 1888, libertamos 800 mil escravos, jogando-os na miséria. Em 2010, negamos alfabetização a 14 milhões de adultos, negamos Ensino Médio a 2/3 dos jovens. De 1888 até nossos dias, dezenas de milhões morreram adultos sem saber ler.

Cem anos depois da morte de Joaquim Nabuco, a obra da escravidão se mantém e continuamos escravocratas.

Somos escravocratas ao deixarmos que a escola seja tão diferenciada, conforme a renda da família de uma criança, quanto eram diferenciadas as vidas na Casa Grande ou na Senzala.

Somos escravocratas porque, até hoje, não fizemos a distribuição do conhecimento: instrumento decisivo para a liberdade nos dias atuais.

Somos escravocratas porque todos nós, que estudamos, escrevemos, lemos e obtemos empregos graças aos diplomas, beneficiamo-nos da exclusão dos que não estudaram. Como antes, os brasileiros livres se beneficiavam do trabalho dos escravos.

Somos escravocratas ao jogarmos, sobre os analfabetos, a culpa por não saberem ler, em vez de assumirmos nossa própria culpa pelas decisões tomadas ao longo de décadas. Privilegiamos investimentos econômicos no lugar de escolas e professores.

Somos escravocratas, porque construímos universidades para nossos filhos, mas negamos a mesma chance aos jovens que foram deserdados do Ensino Médio completo com qualidade.

Somos escravocratas de um novo tipo: a negação da educação é parte da obra deixada pelos séculos de escravidão.

A exclusão da educação substituiu o sequestro na África, o transporte até o Brasil, a prisão e o trabalho forçado. Somos escravocratas que não pagamos para ter escravos: nossa escravidão ficou mais barata e o dinheiro para comprar os escravos pode ser usado em benefício dos novos escravocratas. Como na escravidão, o trabalho braçal fica reservado para os novos escravos: os sem educação.

Negamo-nos a eliminar a obra da escravidão.

Somos escravocratas porque ainda achamos naturais as novas formas de escravidão; e nossos intelectuais e economistas comemoram minúscula distribuição de renda, como antes os senhores se vangloriavam da melhoria na alimentação de seus escravos, nos anos de alta no preço do açúcar.

Continuamos escravocratas, comemorando gestos parciais. Antes, com a proibição do tráfico, a lei do ventre livre, a alforria dos sexagenários. Agora, com o bolsa família, o voto do analfabeto ou a aposentadoria rural. Medidas generosas, para inglês ver e sem a ousadia da abolição plena.

Somos escravocratas porque, como no século XIX, não percebemos a estupidez de não abolirmos a escravidão. Ficamos na mesquinhez dos nossos interesses imediatos negando fazer a revolução educacional que poderia completar a quase-abolição de 1888.

Não ousamos romper as amarras que envergonham e impedem nosso salto para uma sociedade civilizada, como, por 350 anos, a escravidão nos envergonhava e amarrava nosso avanço.

Cem anos depois da morte de Joaquim Nabuco, a obra criada pela escravidão continua, porque continuamos escravocratas. E ao continuarmos escravocratas, não libertamos os escravos condenados à falta de educação.

 

Cristovam Buarqueex-reitor da UnB, é senador pelo PDT-DF

Posted via email from Glauco Wanderley

29.1.10

Vídeo mostra chegada de Lula a hospital

</object>

Um vídeo postado na internet mostra flagrante do momento em que o presidente Lula é transportado em uma cadeira de rodas em um corredor do hospital Português de Recife, na madrugada de quinta-feira, quando foi internado depois de passar mal.

O presidente vai realizar neste sábado (30) exames no InCor (Instituto do Coração), em São Paulo. Ele está tomando diuréticos e antibiótico para combater uma gripe mal curada. O petista descansa desde ontem em seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP).

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Reação contra união do PT com carlistas

 

 

Vamos nos organizar e dizer não à chapa PT-Carlistas”

“Fora Otto Alenca e fora César Borges. No PT não tem lugar prá vocês”

“O Movimento Transparência e Verdade Bahia conclama os autênticos petistas a trabalhar pela chapa Waldir/Lídice ao Senado”.

As frases acima, incluindo os erros, foram postadas no dia de ontem no microblog Twitter, quando entrou no ar o supracitado Movimento. Anônimos, levantam-se contra a aproximação do governo Wagner com os políticos originários do carlismo.

Não se sabe até onde pode ir a reação interna contra a política de alianças do governador. É certo que não irá longe se estes insatisfeitos permanecerem se escondendo no anonimato. No entanto, para começar, parecem ter disposição. Foram logo postando sete mensagens e seguindo o maior número possível de pessoas (para quem não conhece o Twitter, SEGUIR é inscrever-se para receber em sua página as mensagens escritas pelas pessoas a quem você segue). Até o momento em que escrevo, o Movimento segue 706 perfis, mas não foi descoberto ainda. É seguido por apenas 33.

Em pelo menos duas mensagens, o discurso é feroz, cheio de coragem, o que não combina com a covardia do anonimato (ou combina, porque ser “corajoso” sem mostrar a cara é fácil). Em uma delas, o governador é o alvo direto: “Wagner traiu Moema, agora quer trair a Bahia e tudo isso prá se casar com o PP de Leão, Muniz e Otto”. Na outra, em maiúsculas – modo que na linguagem simbólica da internet equivale a gritar – identifica-se a razão de ser do Movimento: PETISTAS AUTÊNTICOS, NOSSO MOVIMENTO É CONTRA A VENDA DO NOSSO PARTIDO AOS CARLISTAS.

Mas é um Movimento mesmo ou coisa de um petista solitário insatisfeito? Só o tempo pode dizer. Acompanhe os próximos capítulos em http://twitter.com/mtverdadeba

Posted via email from Glauco Wanderley

A Rainha e as Princesas do Carnaval 2010 de Salvador

Lorena Nagle (no centro) foi eleita na noite de ontem. A seu lado, as princesas Taina Portela e Larissa Maria (fotos de Rita Barreto e Patrick Silva, da secretaria de Turismo do estado). A Setur não identificou quem é Taina e quem é Larissa; não me perguntem.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

28.1.10

Presídio feirense é o mais lotado da Bahia

O presídio de Feira de Santana é o mais lotado de todas as 21 unidades prisionais do estado da Bahia. A informação está na página da Superintendência de Assuntos Penais (da Secretaria de Justiça) na internet, que diariamente atualiza os dados da população carcerária do estado.

Em Feira de Santana, são 340 vagas e há 643 presos, um excesso de 303 (89% além da capacidade). A superlotação em Feira corresponde a quase 20% de toda a superlotação do sistema estadual. Situação parecida encontra-se apenas em Teixeira de Freitas, com 270 presos a mais, correspondentes a 85% da capacidade excedida. Jequié, que tem quase o mesmo número de excedentes de Teixeira, tem 100 vagas a mais.

Em toda a Bahia, existem apenas 6 unidades com vagas, sendo o de Serrinha o mais vazio. O presídio feirense sempre esteve superlotado ou no limite.  Mas a situação agravou-se quando aumentaram as transferências do Complexo Policial, que por também estar superlotado, foi palco de várias rebeliões e obrigado a reduzir a superlotação, que no entanto continua a existir. (clique na imagem para visualizar a tabela melhor)



Posted via email from Glauco Wanderley

Coelho perde queda de braço e Mega Fest faz Festa do P

 

 

A Festa do P (com Parangolé, Pega e Fica, Psirico e Belo) iria ocorrer em 06 de dezembro (um domingo), mas nas vésperas (sexta-feira), a prefeitura proibiu o evento, porque a casa de shows vem seguidamente descumprindo acordos com o governo e com o Ministério Público. Foram três acordos, em três anos, informou o município.

Agora a festa foi liberada. A desculpa é que foi para não prejudicar quem já comprou ingresso. A mesma desculpa que serve agora, não serviu em dezembro.

Quando a festa foi cancelada, o proprietário da Casa de Shows desafiou a proibição, dando entrevistas dizendo que iria ocorrer. Como não ocorreu, fingiu ignorar o veto municipal e alegou que o motivo foi a falta de policiamento, já que a PM estava envolvida com o esquema de segurança do Enem, no mesmo dia (até 16 horas).

Assim que programou nova data, passou a divulgar no rádio novo comercial onde dizia “CONFIRMADO”, para 31 de janeiro. Mas a prefeitura ainda não havia autorizado, já que os serviços, principalmente de acústica, continuam sem ser feitos.

Neste período, o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho foi consultado e deu entrevista afirmando que o Mega Fest continuava interditado para shows.

E tome anúncio da festa. Finalmente, ontem, saiu a confirmação. A prefeitura deu novo prazo ao infrator reincidente. Agora será até 28 de fevereiro. Mais 28 dias. Entre a festa proibida e a festa liberada, passaram-se 55. Portanto, tempo suficiente para que as exigências da prefeitura fossem atendidas, caso houvesse intenção de fazê-lo. Enquanto isso, os vizinhos que se mudem no dia da festa ou para sempre.

Posted via email from Glauco Wanderley

27.1.10

Presos rebelados conseguem transferência de Serrinha

 
 
Depois de ameaçar colocar fogo em um agente penitenciário, quatro detentos do presídio de segurança máxima de Serrinha (a 200 quilômetros de Salvador), conseguiram a transferência para a capital, onde estarão livres do rígido regime disciplinar adotado na unidade do interior.

O agente Cristiano Soares de Souza foi capturado na noite de segunda-feira, supostamente no momento em que os presos retornam para a cela e ocorre a contagem. Cristiano teve o corpo enrolado em um lençol e os presos ameaçavam atear fogo caso não conseguissem a transferência.

O COE (Comando de Operações Especiais) foi acionado, na esperança de resgatar o refém. Mas os especialistas entenderam que a tentativa colocaria em risco a vida de Cristiano.

Ainda durante a noite, chegou ao presídio o superintendente de assuntos penais da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Isidoro Orge. De Serrinha, participaram das negociações um juiz, uma promotora, um defensor público e a irmã Maria, da Pastoral Carcerária.

Por volta de 9 da manhã, um acordo permitiu a libertação do refém e a transferência dos presos, que foram imediatamente levados para a Unidade Especial Disciplinar, na Mata Escura, em Salvador.

Todos são presos provisórios, à espera de sentença. Alberto Vasconcelos da Cruz Júnior, preso por latrocínio, é oriundo da cidade de Sátiro Dias, assim como Valderson Leandro dos Santos, preso por roubo. Os outros são de Ribeira do Pombal: Fábio Cruz de Souza, preso por roubo e Mauro Sérgio Souza, preso por trafico.

O refém foi levado para avaliação médica, mas de acordo com a pastoral carcerária e um funcionário da portaria ele não foi ferido.

Segundo dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o Conjunto Penal de Serrinha tem capacidade para 476 presos e estava com 410.

 

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Primeira turma de Medicina da Uefs cola grau sábado

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) forma, sábado (30), a primeira turma de Medicina, composta de 22 bacharéis. A solenidade de colação de grau será realizada no Auditório Central, campus universitário, a partir das 20 horas. 

A primeira turma de Medicina da Uefs tem o nome de Silvio Matos. O patrono é o professor Renato Pires Freitas, paraninfo Antônio César Oliveira. Foram homenageados os servidores da Uefs Lênio Lins e Terezinha Reis Pecorelli.

Posted via email from Glauco Wanderley

26.1.10

Carlito reúne vereadores para decidir sobre corte de despesas

 

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana Antônio Carlos Passos Ataíde informa que na próxima quarta-feira, 3 de fevereiro, às 9 horas, no prédio da Câmara, haverá uma reunião com todos os vereadores da Mesa Diretora.

Segundo o presidente, o objetivo do encontro será o de anunciar, em caráter emergencial, as medidas de contenção de despesas que irão atingir todos os setores do Legislativo feirense. Serão discutidos cortes de viagens a congressos e encontros, redução na utilização de viagens com os carros da Câmara, diminuição da cota de telefone, além da exoneração de assessores em todos os gabinetes.

Após a reunião da Mesa, começa às 11 horas reunião com os demais vereadores para discutir as soluções a serem adotadas diante do novo cenário financeiro apresentado para este ano de 2010.

O vereador Antônio Carlos Ataíde justifica que foi surpreendido com a diminuição do repasse do duodécimo da Prefeitura de Feira de Santana enviado à Câmara. Conforme o presidente, houve uma diminuição de R$ 115 mil por mês. Ele esteve reunido com o secretário da Fazenda Wagner Gonçalves, que informou a queda na arrecadação de impostos em virtude da crise econômica mundial no final de 2008 e meados de 2009, além da diminuição do repasse do Governo Federal referente à verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Carlito explicou também à Assessoria de Comunicação da Câmara que no ano passado, no mês de outubro, foi aprovada pelo Congresso Nacional, a emenda 58 da PEC dos vereadores, que estabelece o aumento do número de vereadores e a diminuição do valor do repasse do duodécimo de 5% para 4,5%.

A partir desta nova realidade econômica, o vereador Antônio Carlos Ataíde consultou os técnicos de Contabilidade, a Controladoria e a Diretoria Financeira da Câmara Municipal, foi feito um levantamento sobre as despesas mensais da Casa e a projeção prevista para o ano de 2010 será de uma rígida contenção de despesas em todos os setores do Legislativo.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

O PT ainda transforma @geddel_ em vítima

Vazou para a imprensa o relatório de escutas telefônicas da Operação Expresso. “A Tarde teve acesso, por meio de três fontes diferentes, ao inquérito policial”, diz a reportagem de capa de domingo (24) do jornal A Tarde, que revela os interesses das empresas de ônibus no sistema viário a ser construído em Salvador, para melhorar o que chamam agora de “mobilidade urbana”.

O jornal não classifica os fatos divulgados como denúncia e sim como uma “guerra de bastidores” entre as empresas de ônibus e as grandes construtoras OAS e Odebrecht.

Mas a própria Polícia Civil, autora do documento, levanta a suspeita, ao duvidar que os “honorários advocatícios” do advogado Carlos Barral sejam de fato honorários. Em uma das conversas grampeadas com autorização judicial, o advogado, apontado como principal articulador das empresas de transporte, diz que vai precisar de mais R$ 5 milhões e a polícia conclui que ele iria utilizar “provavelmente subornando funcionários públicos e políticos”. A polícia pode ter lá razões adicionais para concluir isto. Mas das conversas do grampo relatadas na reportagem, não há nada que possa apontar a prática de irregularidades.

Especialmente na conversa de Barral com geddel_ só forçando a barra para enxergar crime. As empresas de ônibus estão interessadas no projeto, as construtoras podem ser adversárias, o próprio ministro sugere a possibilidade de um acordo e se propõe a conversar com as partes envolvidas para alcançá-lo.

Evidente que não sou ingênuo de supor que negócios envolvendo a cúpula do poder político e econômico do estado não incluam negociatas com vantagens diversas para as partes.

Porém, tampouco sou estúpido para imaginar que um empreendimento público com custo estimado em mais de R$ 600 milhões não mobilizará desde sempre os interessados, independente de haver um edital ou licitação lançada.

A conversa relatada no jornal – incluindo os palavrões – nunca ultrapassa a fronteira do interesse legítimo de capitalistas em um negócio milionário. Concluir algo além disso é exercício de imaginação.

Se em 1.030 páginas isto foi tudo que se encontrou contra Geddel, ele acaba usando o grampo para requerer em cartório atestado de idoneidade moral. Grampo que aliás, não é a degravação (a transcrição literal da conversa) e sim a interpretação, ou a edição que os seis delegados autores fazem da conversa (aliás escrevem tão mal que comprometem a credibilidade. Agente ao invés de a gente é apenas o erro mais inocente).

No entanto, por inócuo que seja o documento, vazou do governo para a imprensa e para alguns com certeza fez um estrago na imagem do candidato do PMDB, pois acaba sempre tendo aquela cara de denúncia braba de corrupção e gerando desgaste.

O empenho em desgastar Geddel tem sido tão grande que permite dizer que ou ele não é um adversário tão inofensivo ou o PT é tão autoritário que não admite qualquer contestação e só por isso precisa punir o “traidor” que ousou abandonar o barco.

Ao mesmo tempo em que de público petistas desdenham da candidatura do PMDB, no dia a dia espalham notícias que não se confirmam, como: desistência de Geddel, paralisia de seu nome nas pesquisas, pito de Lula no ministro, perda de apoio do vice Edmundo Pereira.

Está ficando feio. Mais um pouco e o feitiço vira contra o feiticeiro: o governo Wagner vira ACM (com grampos, overdose publicitária, César Borges e Otto Alencar) e o “trator” Geddel começa a parecer vítima.

Posted via email from Glauco Wanderley

Polícia Federal, enfim?

 

A Polícia Federal pretende, em breve, instituir uma nova política de instalação de delegacias regionais e Feira de Santana está na lista dos municípios que podem ser beneficiados. A boa notícia foi dada ao prefeito Tarcízio Pimenta , na tarde desta terça-feira, pelo diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, em Brasília-DF.

O prefeito e o secretário de Prevenção à Violência e Direitos Humanos, Mizael Freitas Santana, estiveram em audiência com o diretor, pleiteando a instalação da delegacia. Tarcízio Pimenta entregou também um ofício do presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Passos Ataíde, contendo a reivindicação em nome de todos os vereadores.

Luiz Corrêa explicou que a Polícia Federal suspendeu, há algum tempo, a instalação de novas delegacias, até que a corporação passasse por uma reorganização interna. Ele salientou, entretanto, que a ampliação de instalações da PF será retomada.

“É verdade que já existem vários pleitos semelhantes ao nosso na Polícia Federal, mas tenho certeza que a nossa presença como prefeito e o momento oportuno do retorno da política de implantação deixam Feira com chances mais reais de ter finalmente a delegacia”, avaliou o prefeito Tarcízio Pimenta.

Ele levou para o diretor-geral um documentário sobre Feira de Santana e relatou que o município, por ser entroncamento rodoviário, favorece a criminalidade, principalmente o tráfico de drogas.  O prefeito deixou claro que a Polícia Federal pode contar com a parceria da Prefeitura Municipal para a instalação da delegacia. 

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Mais prisões, mais apreensões. E mais mortes

Em 2009, de acordo com as estatísticas oficiais a polícia fez o dobro de prisões e apreendeu muito mais drogas que em 2008. Apreendeu mais armas também.

Mesmo assim, em 2009 morreram 47 pessoas a mais que em 2008 (342 contra 295). Pelo sétimo ano seguido, a cidade bateu recorde em homicídios.

Pode-se dizer que a polícia enxugou gelo.

Em 2010, as coisas caminham até o momento para mais um recorde. O fim de semana com sete mortes elevou para 30 o total de assassinatos praticados em Feira de Santana até domingo. A uma semana do fim do mês, um número 50% maior do que os 20 crimes do mês de janeiro do ano passado.

A violência crescente tem se voltado também contra menores de 18 anos. Foram dois entre os sete mortos do fim de semana, totalizando oito desde o começo do ano.

O delegado regional, Fábio Lordelo, é enfático ao dizer que se não for feito um trabalho social preventivo mais aprofundado, “vai ficar prendendo eternamente e não vai haver solução”. Ele reconhece que a polícia carece de maior efetivo e mais estrutura, mas adverte que não haverá grande redução da criminalidade sem envolvimento das várias instâncias de governo e da própria sociedade. “É um trabalho para médio e longo prazo”, calcula. Entretanto, Lordelo anuncia que este ano será criada a 4ª delegacia e implantado um programa de ronda nos bairros, para tentar amenizar o problema.

No 1º Batalhão de Polícia Militar, o discurso do comandante Sérgio Baqueiro é o mesmo, da necessidade de ação social que afaste os jovens da droga. Ele atribui o alto índice de homicídios ao envolvimento das vítimas com o uso ou o tráfico e também ao fato da cidade ter uma população flutuante muito grande. “Assim como vem muita gente para o comércio há também muitos acessos na cidade, que facilitam a entrada de criminosos”, avalia.

O comandante alega ainda que a própria população da cidade aumenta muito de um ano para outro. Mas o efetivo do Batalhão não cresce. Ele admite que tem praticamente o mesmo número de policiais de 10 anos atrás. “Também não adianta apenas aumentar o efetivo, precisamos de mais tecnologia”, acrescenta. O comandante informa que está prevista neste ano a implantação de cerca de 40 câmeras de vigilância que poderão ir para os bairros. Hoje o policiamento no centro da cidade é apoiado por um sistema de câmeras, mas como funcionam por cabo, não podem ser levadas para fora da área central da cidade.

SECRETARIA MUNICIPAL E PRONASCI

Nesta terça-feira o prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) assina no Ministério da Justiça, em Brasília, a inclusão de Feira de Santana no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania).

Cumprindo promessa de campanha do eleito, o município criou uma secretaria de Prevenção à Violência que tem como meta trabalhar para reduzir os índices de violência.

Uma das ações adotadas até o momento foi a compra de viaturas para serem cedidas ao estado, para utilização nos distritos. Mas falta assinar o convênio com o estado, decidido em reunião de Tarcízio com Wagner em meados do ano passado, mas que até agora não se concretizou. Pelo acordo caberá à PM designar policiais para reforçar o policiamento na zona rural, onde também cresce a cada ano a incidência de crimes.

Posted via email from Glauco Wanderley

25.1.10

Conseguirá o Pronasci estancar a matança?

O dia amanheceu com a notícia no rádio AM: 7 assassinatos no fim de semana. Entre eles, um adolescente de 15 anos morto na porta de casa. Urge adotar providências para que 2010 não cumpra o destino que se configura, de ser o oitavo ano consecutivo do aumento do número de homicídios em Feira de Santana. O repórter Aldo Matos anunciou no Acorda Cidade que já são 30 homicídios até agora, em janeiro de 2010. Ano passado, foram 20 no mês inteiro.

O prefeito Tarcízio Pimenta viaja para Brasília-DF, na tarde desta segunda-feira (25). Ele assina com o ministro da Justiça, Tarso Genro, a inclusão de Feira de Santana no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), do Governo Federal. O ato de assinatura acontece na terça-feira (26), às 10 horas, na Sala de Retratos, localizada no 4º andar do edifício-sede do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios.

Tarcízio Pimenta viaja para a capital federal acompanhado do secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos Mizael Freitas de Santana, do diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa César Orrico, e do presidente da Associação da Guarda Municipal Marcos Vinícius Alves dos Santos. O retorno do prefeito e comitiva a Feira de Santana está previsto para o início da noite de terça-feira.

Conforme a agenda do prefeito, ainda na tarde desta segunda-feira, o prefeito Tarcízio Pimenta tem audiência com o diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Luís Fernando Correia. Na oportunidade, o prefeito vai solicitar a instalação de uma delegacia da PF em Feira de Santana, uma reivindicação antiga do Municipio.

Para garantir a participação de Feira de Santana Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos encaminhou para o Ministério da Justiça, no ano passado, um diagnóstico com os índices de vulnerabilidade juvenil e uma solicitação formal da inclusão do município no programa.

“O diagnóstico traz informações e instrumento de avaliação para decisão. Tenho certeza que a condição de enfrentamento a violência de Feira de Santana vai melhorar muito”, considerava, na época, o secretário da pasta, Mizael Freitas. Algumas das informações foram relacionadas às características gerais da cidade, aspectos econômicos e sociais, nível de educação, saúde, iluminação e transporte do município. Nível de trabalho, renda, criminalidade e qualidade de vida. Também foram incluídas vulnerabilidades urbana, juvenil e violência no trânsito.

O Pronasci contempla 94 ações que se estendem dentro do processo sócio-educativo, de formação e capacitação das instituições que estão constituídas para o enfrentamento a violência e a capacitação na base local das lideranças comunitárias. O programa prevê a instalação de três grandes projetos. Um deles é o “Território da Paz” nos bairros ou distritos onde o índice de violência é alto. O segundo é denominado “Mulheres da Paz”, envolvendo as mães, que serão dotadas de capacitação e de uma bolsa que pode ajudá-las na base familiar.

Por fim, o “Protejo”, que pretende retirar os jovens do território de vulnerabilidade e cooptação do tráfico de drogas e criminalidade, e trazê-los para um território da paz. O município foi incluso no programa federal no dia 8 de dezembro, após reunião do prefeito Tarcízio Pimenta com o ministro da Justiça, Tarso Genro.

(com informações da Secom)

Posted via email from Glauco Wanderley

Cidade Digital se expande em fevereiro


 
O programa de Internet gratuita Feira Cidade Digital deve ganhar impulso em fevereiro. A prefeitura está adquirindo 158 rádios transmissores e 158 antenas para expandir rapidamente o serviço.

É difícil colocar a rede para funcionar em toda a cidade já no final do mês, mas a pressa atende a vontade do prefeito Tarcízio Pimenta, que considera o projeto prioritário. Tuitando em 27 de dezembro, ao falar de Cidade Digital, o prefeito anunciou :“Em Fevereiro com certeza em toda cidade inclusive na zona rural”. Na ocasião Tarcízio avisou que a licitação já acontecera e que esperavam apenas os equipamentos.

“A pretensão da Prefeitura é disponibilizar a Internet gratuita, através de programa de inclusão digital voltado principalmente para as classes C e D, ainda este ano”, diz a notícia, mais cautelosa, encaminhada ontem pela prefeitura. 2010 também é a meta para instalar em toda a rede de saúde pública o programa Saúde Digital.

“O primeiro bairro nesta nova etapa será o Tomba, devido ao porte e estrutura de uma cidade. Também estaremos iniciando a montagem de uma torre de 8 metros no morro do distrito de Maria Quitéria, que transmitirá o sinal para todos os oito distritos feirenses”, detalhou o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e coordenador do programa de Internet gratuita, César Orrico.

O Feira Cidade Digital já está em funcionamento no bairro Rua Nova, conjuntos Jomafa, Feira V, Feira VI, Feira X, parte do Muchila, Praça de Alimentação Gilson Pereira, praça do conjunto Luiz Eduardo Magalhães, Parque da Lagoa e a recém inaugurada praça de alimentação Professor Acioli Araújo, em frente ao Colégio Estadual.

Os rádios e antenas foram adquiridos da empresa Alvarion, de Israel, país que ocupa posição de destaque na tecnologia de ponta.

Posted via email from Glauco Wanderley

CIS espera dezenas de novas indústrias



O setor industrial de Feira de Santana aponta para perspectivas de crescimento recorde em 2010. Pelo menos 23 empresas já assinaram protocolo de intenção e já estão em fase de implantação no Centro Industrial do Subaé (CIS). Outras 57 já demonstraram interesse pelo aporte no parque fabril.

O presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), André Régis Andrade, observa que devem chegar ao pólo industrial feirense empresas pulverizadas em diversos segmentos industriais. “São empresas de até médio porte, algumas novas e outras vindas do Sul do país”, ressaltou.

“A localização é fundamental, mas a estrutura que a cidade está oferecendo também é muito atrativa, proporcionando um dinamismo muito grande. A cada ano a cidade está mais estruturada e isso é um ponto muito positivo”, avaliou André Regis.

Com informações da Secretaria de Comunicação da prefeitura

Pouca gente pagou para ver o fraco BahiaFS x Camaçari

Ainda não foi desta vez que o Bahia de Feira marcou seu primeiro gol no campeonato. Só que ontem, diferente das duas primeiras rodadas, o adversário marcou e o resultado foi a derrota dentro de casa, no Jóia da Princesa.

Além da incapacidade de marcar, o time demonstrou fragilidade atrás, porque o gol do Camaçari veio depois de uma tentativa do Bahia de sair jogando pela direita. Após tomar a bola do lateral, o adversário avançou para a linha de fundo e cruzou na área, onde Silvestre com um só toque matou na coxa e deslocou o zagueiro, ficando cara a cara com Jair, que não teve chance de defender o “tiro” à queima-roupa.

Este gol aos 35 do primeiro tempo foi também uma das poucas jogadas efetivas do Camaçari, que venceu mais pela fragilidade do adversário do que por seus próprios méritos. A maior parte do tempo o time jogou recuado apostando nos contraataques, que foram raros. O Bahia de Feira arriscou mais, porém mostrou-se ineficiente.

Os treinadores tentaram de todas as formas melhorar o desempenho das equipes. Todas as seis substituições possíveis foram feitas, mas em vão. O Bahia de Feira mudou ainda aos 30 minutos do primeiro tempo, com a troca de Janeudo por João Neto, no ataque, mas não se viu diferença em campo.

Nas arquibancadas, silêncio. Tanto pelo jogo de baixo nível técnico quanto pela ausência de torcida. Apenas 128 pessoas pagaram ingresso. 110 entraram sem pagar, a maioria a serviço. Entre eles, 50 policiais: um policial para cada dois torcedores e meio que pagaram ingresso. O único trabalho do policiamento foi após o apito final, quando na saída da tribuna de honra, os donos do Bahia de Feira (Jodilton Oliveira e o filho Tiago) tiveram um bate-boca e ensaiaram uma briga com torcedores do Camaçari.

BAHIA DE FEIRA: Jair, Neto, Osmar, Renato Tilão (Valdeir), Robson, Glaydstone, Diones, Wanderley, Wescley (Baiano), Bruninho e Janeudo (João Neto)

CAMAÇARI: Marcelo, Maicon, Klezio, Diogo, Joseilson, Totinga, Dos Santos, Murilo (Alex), Kleuber (Jarbas), Silvestre (Gel) e Eder

Posted via email from Glauco Wanderley

24.1.10

Os salários oficiais mais altos

 

As estatísticas do Caged, que subsidiam as postagens deste fim de semana no blog são dados oficiais informados pelas empresas ao Ministério do Trabalho ao admitir e demitir empregados. Ajudam também a desvendar o segredo dos salários. Considero que profissão deve ser escolhida pela vocação e não pelo salário, mas nem todos pensam assim. Como é assunto que a maioria esconde a sete chaves, é útil saber de fonte oficial quais empregos foram melhor remunerados em 2009 em Feira de Santana.

Listei na tabela abaixo apenas os salários mais altos, até R$ 3 mil. É importante lembrar que cada empresa tem benefícios adicionais, como gratificações, plano de saúde, vale-refeição e outros; são valores que também devem ser levados em conta quando se pensa em qual a remuneração real do profissional. Obviamente o Ministério do Trabalho não tem condições de calcular os valores destes acréscimos aos salários. Portanto, ficamos apenas com o valor oficial lançado na carteira de trabalho.

 

Agente fiscal de qualidade

6.500,

Inspetor de soldagem

5.300,

Médico do trabalho

5.000,

Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público)

5.000,

Engenheiro de segurança do trabalho

4.776,

Químico

4.500,

Engenheiro de controle de qualidade

4.257,

Engenheiro de produção

4.185,

Geólogo

4.000,

Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas

3.791,

Engenheiro civil

3.579,

Engenheiro eletricista

3.484,

Enfermeiro auditor

3.452,

Gerente de agência

3.350,

Professor de física no ensino médio

3.300,

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Espalhe

Bookmark and Share