7.3.09

Sem medo da excomunhão

Nem o médico excomungado nem o político se impressionam mais com os ditames do Vaticano. Impressionante é ver como Lula não teve qualquer receio de dizer ontem que a medicina está certa e a igreja errada no caso da menina estuprada pelo padrasto, e grávida de gêmeos, aos 9 anos.
Por mais que a maioria das pessoas considere absurda a posição da igreja condenando o aborto provocado pelos médicos, espanta ver um político assumindo postura tão enfática contra o posicionamento do bispo que defendia a continuação da gravidez. Sinal dos tempos. Bom sinal de que a influência da igreja está hoje muito menor.

6.3.09

Um começo muito, muito modesto

Muito mais importante que as contas de Anaci é o que ela ou outro secretário fará pela Educação. A escola de tempo integral, que já com a campanha andando virou promessa de Tarcízio Pimenta começa a se concretizar nesta segunda-feira, quando o governo inaugura a Escola Municipal Professora Célida Soares Rocha, na Rua Nova, para 172 alunos.
Excelente iniciativa, mas o próprio governo se encarrega de frustrar as expectativas de quem aposta no ensino de tempo integral como solução tanto para problemas educacionais quanto sociais.
Pois no mesmo texto em que anuncia a inauguração desta escola, informa os planos para o futuro: "No próximo ano a Prefeitura pretende implantar mais uma escola em tempo integral em um bairro com grande número de moradores, observando características específicas como demanda e situação de vulnerabilidade social de risco para as crianças". É o que diz o boletim informativo da prefeitura.
Ora, neste ritmo, vamos atravessar vários mandatos até ver o sistema vigorar em toda a rede. Sei que vão dizer que é preciso ir devagar, para testar e planejar a ampliação. Mesmo que esta lógica esteja correta, o que parece é que novamente não há prioridade para o setor. Uma escola por ano é pouco demais.
Não custa lembrar que no primeiro ano de José Ronaldo o então secretário Josué Mello anunciou também a implantação de um projeto piloto de ensino em tempo integral em uma escola. E morreu ali. Não permaneceu nem na escola piloto.

As contas de Anaci

É impressionante como a rejeição de dois anos (2004 e 2005) das contas de Anaci Paim ganha um destaque enorme no noticiário local, manchete da Tribuna Feirense, manchete do Bahia Agora e ninguém diz afinal o que houve. Eu como leitor e você também, ficamos boiando. A notícia é simplesmente "ai meu deus, rejeitaram as contas de Anaci". Rejeitaram por quê? Não se sabe. Pelo menos não lendo nosso noticiário.

Espalhe

Bookmark and Share