4.4.09

O exemplo vem da Casa

Apelidada de "Casa da Cidadania" a Câmara corre o risco de adquirir a fama de "Casa da Justiça". Da justiça com as próprias mãos. É que a agressão do vereador David Neto ao tio, na sexta-feira, foi precedida de um discurso do colega Ronny, na quarta, última sessão da semana, quando, falando sobre a morte de uma criança no Clériston Andrade, saiu-se com a seguinte pérola.

"Se fosse com um filho meu eu posso garantir, tenho certeza que o meu destino seria ou o presídio ou eu iria para debaixo de “sete palmos de terra”. É um filho que Deus me deu e um homem tirou".

E completou, amenizando um pouquinho o desastre verbal: - Com esse vereador seria dessa forma. No entanto, não estou querendo que ninguém siga o meu conselho.

O vereador precisa perceber que ele, na posição que ocupa, é exemplo, querendo ou não. Que um pai se desespere com a perda do filho é compreensível. Que o vereador analise o caso promovendo o uso da força, é totalmente descabido.

David Neto acredita que não deve satisfações

Tive ontem o desprazer de fazer para o jornal A Tarde a matéria que se segue, sobre o incrível caso do vereador que espanca o tio em praça pública, acha que é uma coisa natural e que a Câmara nada tem a ver com a vida particular dele. É o mesmo personagem que reivindica receber 13º, apesar dos vereadores terem apenas nove meses de trabalho por ano (sempre é bom ressaltar: isso significa que num mandato de quatro anos, um ano inteiro é de férias):

O vereador de Feira de Santana, David Neto (PMN), agrediu o próprio tio em praça pública por volta do meio dia de ontem. A vítima, Paulo Mendes, 48 anos, que é irmão da mãe do vereador, foi levado pelo SAMU para o Hospital Clériston Andrade, onde fez exames e tinha previsão de alta ontem mesmo.
O vereador admite que bateu no tio, mas diz que foi ameaçado primeiro, tanto por telefone quanto no momento em que se encontraram no local combinado, a praça Eduardo Fróes da Mota, no centro da cidade.
“Ele vive me ligando, me pedindo dinheiro, me ameaçando. É um cara problemático. Chega uma hora em que você não aguenta, tem que dar uns beliscões de orelha”, explicou.
Apesar de dizer que foi o tio quem partiu para agredi-lo, David Neto acha que o método que utilizou é eficaz para acabar com as pendências. “Dei uns murrinhos nele. O cara quebra no tapa e resolve”, garantindo no entanto, que fez o serviço sozinho. Segundo ele, os dois outros homens que o acompanhavam eram seus amigos e não seguranças e até ajudaram a apartar a briga.
O desentendimento entre ambos vem de longe, admite o vereador. São questões familiares, envolvendo terras e negócios que fizeram entre si. A reportagem não pôde ouvir a versão do tio, que estava internado.
Ao ser informado do caso, o presidente da Câmara, Antonio Carlos Ataíde, disse que vai convocar o corregedor do Legislativo municipal e se reunir com o vereador David Neto, que deve prestar esclarecimentos. “Embora o fato tenha acontecido fora do espaço da Câmara, o vereador deve manter a postura. Temos que analisar o que o Código de Ética diz sobre uma situação como essa”, pondera.
Para o vereador, pouco importa. Questionado sobre a possibilidade de receber alguma punição dos colegas, ele responde com outra pergunta: “O que a Câmara tem a ver com a minha vida pessoal?”

3.4.09

Feira reduto do DEM?

Feira de Santana já foi conhecida pelo fato do carlismo nunca vencer aqui. Agora que ACM morreu e a roda girou, com o PT no poder, a cidade parece que entrou na tendência contrária.
O Datafolha mostrou Wagner disparado em primeiro na preferência eleitoral na Bahia. A pesquisa da Economic para o Rotativo News mostrou Paulo Souto disparado na preferência do eleitorado feirense.
Aqui Geddel também aparece melhor do que na pesquisa do instituto paulista. Com a diferença que esta pesquisa local não incluiu nomes que apareceram no Datafolha, como Varela, ACM Neto e César Borges.



Wagner está melhor que Tarcízio*

Embora dentro da ampla margem de erro da pesquisa (4 pontos para cima e para baixo), a popularidade do governador Jaques Wagner em Feira de Santana supera a do prefeito Tarcízio Pimenta, que está prestes a completar conturbados 100 dias de mandato.
O primeiro gráfico abaixo mostra a soma dos índices de Bom e Ótimo, na pesquisa do Instituto Economic, encomendada pelo programa Rotativo News, de Joilton Freitas, na rádio Sociedade. 620 pessoas foram entrevistadas, entre 23 de março e 1 de abril, na sede e nos distritos maiores (Humildes e Maria Quitéria).
Também aparece no gráfico a avaliação do “político mais popular do mundo”, como diria Barack Obama. Continua nas nuvens, apesar da turbulência econômica ter lhe tirado pontos em relação a pesquisa da mesma empresa em Feira de Santana, ano passado. Mas Lula tem gordura para gastar e não é mais candidato a nada por enquanto.
Motivo de preocupação deve ter Tarcízio Pimenta, que está começando, mas deve botar as barbas de molho, pois não é confortável ficar no mesmo nível de Jaques Wagner, que por aqui não goza de grande prestígio.



RUIM+PÉSSIMO

O segundo gráfico mostra a soma da avaliação negativa. Nesta, Wagner “ganha” disparado. Um terço do eleitorado o considera Ruim ou Péssimo. Lula, é claro, não alcança nem 10% de insatisfeitos. Tarcízio tem 13% de avaliação negativa.
A única esperança que a pesquisa dá ao prefeito é o fato de que grande parte do eleitorado ainda está avaliando. Nada menos que 20% dos entrevistados disseram que não sabem ou não quiseram opinar sobre o governo municipal. Já os que não opinaram sobre Wagner nem chegaram a 3% do total.



TABELA COM TODOS OS RESULTADOS







* Fiz uma atualização da postagem para incluir a tabela e permitir que quem desejar verifique separadamente os dados. E também para corrigir o formato dos gráficos. A popularidade dos governantes das três instâncias não são parte de um todo e portanto não fazia sentido o formato de pizza que usei antes.

2.4.09

Falou bonito. Não quer dizer nada

“Investindo em educação trabalhamos para construir um mundo mais digno, justo e fraterno”. A bonita frase foi proferida pelo professor José Raimundo Azevedo, novo secretário de Educação, em sua posse.
Mas poderia ter sido pronunciada por qualquer um. Todo político têm em estoque essas frases prontas. Do jeito que eles falam maravilhas sobre a educação, era de se esperar que a educação fosse uma beleza. Porém, como sabemos, é uma tristeza. Feira de Santana está no fim da fila, quando se fala em notas do Ideb, o índice nacional que mede a qualidade de cada escola, município e estado.
Seria melhor se o secretário não falasse palavras bonitas, mas agisse no sentido de mostrar que realmente quer dar ao povo uma educação digna.
Que não permitisse o uso de estagiários, moeda política, para ocupar o lugar de professores que deveriam ser concursados.
Que colocasse coordenadores nas escolas.
Que pusesse toda a rede para funcionar em tempo integral.
Que transformasse os prédios escolares em lugares agradáveis, onde as crianças fizessem questão de estar.
Que fizesse as escolas funcionar, ou seja, que nelas os alunos aprendessem e não apenas comessem a merenda e passassem o tempo.
Há tempo. Vamos ver se o secretário caminhará nesta direção ou será apenas mais um igual aos que passaram. Aliás, entre os que passaram, inclui-se o próprio José Raimundo, que já foi vice, já foi prefeito e já foi secretário.
Que esta seja sua melhor passagem pelo Executivo.

Toma que o defunto é teu

"Suposta vítima morava em Angüera", proclama em sua manchete principal o Boletim Informativo de ontem da prefeitura de Feira de Santana, a fim de ressaltar que não foi por aqui que a criança Vitória Batista dos Santos, 7 anos, morta por dengue, pegou a doença.
A prefeitura quer enfatizar que suas medidas preventivas continuam a funcionar de forma eficaz. Feira teve somente uma morte por dengue.
Mas se o mal continuar a se expandir na região*, o risco aumenta aqui também, é o que admite o próprio secretário de Saúde, João Carlos Cavalcante.
Pois o homem é o hospedeiro do vírus.
Daí que vem a insistência do médico Eduardo Leite, em sua cruzada quixotesca para adiar a Micareta. Ele acha que com a aglomeração os vírus (incluído o da meningite, que está passando despercebido por conta da dengue) vão fazer a festa depois da Micareta. A dengue não passa de uma pessoa para outra. Porém, quanto mais doentes houver, mais "fornecedores" haverá para o mosquito picar e carregar o sangue contaminado para adiante.
Eduardo atribui grande parte da explosão de casos em Itabuna ao fato da cidade ter realizado o carnaval. O mesmo teria ocorrido em Eunápolis, por conta da vizinhança com Porto Seguro, que também fez festa.
O problema é que está muito difícil para Eduardo Leite conquistar adeptos. Quase ninguém quer ouvir falar em adiamento da Micareta a esta altura, a duas semanas da folia.
Espera-se que não haja consequências trágicas. Não obstante, sem dúvida que os surtos viróticos pós-micaretescos habituais serão piores este ano. Porque os hospitais já não estão suportando a demanda só por conta da dengue. Imagina quando se espalhar o remix local da gripe carnavalesca Dalila.

* Segundo o exame do Lacen, Eliana de Santana Oliveira, paciente que veio mal de Valente, na região sisaleira, e morreu no Clériston Andrade, não estava com dengue

31.3.09

O primeiro é o pior...

...mas ficou na história.

O excomungado VT que pretendia fazer propaganda da Micareta e que na Câmara foi comparado a um funeral, depois de ser denunciado pelo enfant terrible Rafael Velame, foi tirado do ar rapidinho. Mas ganhou a vida eterna na internet. Está no You Tube.

Se você viu, não está com saudade, portanto basta não clicar no vídeo abaixo.

Se você não viu, não seja curioso.

Vai arriscar? Depois não diga que não avisei.



A peça substituta já está no ar. É melhor, mas não é a cara da já batizada Micareta da Dengue.

Solidariedade tardia

O boletim da Câmara de hoje traz a manifestação de nada menos que cinco vereadores governistas que se solidarizam com a ex-secretária Anaci Paim, agora que ela deixou o cargo. Quando ela ainda estava na corda bamba, ninguém abria a boca para defendê-la. A solidariedade veio quando não serve mais para nada.

Desabafos finais

Nas entrevistas dos programas matinais de rádio, a ex-secretária Anaci Paim atribuiu sua saída do cargo a uma campanha sórdida contra si. Recusou-se, no entanto, a apontar responsáveis.
Sobre as acusações graves lançadas contra ela pelo TCE e que são efetivamente a causa de sua demissão, explicações vagas e imprecisas. Quase nenhuma resposta, nenhuma pergunta direta sobre o que realmente importa. Anaci contou com a servilidade amistosa habitual da nossa imprensa.

30.3.09

Ironia do destino

Há vários dias este quadrado colorido abaixo, referente à Micareta, aparece na página principal do Bahia Agora, site do intrépido Rafael Velame.
Mas nunca combinou tanto com o noticiário quanto hoje.


Uma correção

Poderia fazer vários reparos e apontar outras inconsistências na carta aberta da professora Anaci Paim, que não admitindo os próprios erros nos procedimentos que a levaram a seguidas condenações no TCE, resolveu acusar a imprensa de julgá-la em rito sumário semelhante aos processos de ditaduras.

Porém vou me ater apenas a um ponto, no qual ela procura descaracterizar as acusações que pesaram contra ela.

Diz a ex-reitora, com uma ponta de ironia: "A terceira “conta” trata-se de relatório de atividades. Alguém já ouviu falar em desaprovação de relatório de atividades? Afinal, no relatório relatam-se atividades, não se prestam contas."

Bem, por aí se tira que ela e o Tribunal de fato não se entendem. Quem usa o termo CONTAS para definir o que ela chama de RELATÓRIO DE ATIVIDADES é o próprio TCE. Basta dar uma olhada na reprodução de um pedaço da página do processo, com o voto do relator conselheiro Pedro Lino, que insiro abaixo.




Anaci sai, atirando na imprensa

Ao anunciar sua renúncia ao cargo de secretária municipal de Educação, Anaci Paim distribuiu nota à imprensa, atacando a forma como as notícias sobre suas péssimas relações com o Tribunal de Contas do Estado foram divulgadas.
Invoca até a lembrança do "estado ditatorial", dizendo que as notícias não se dão conta de que ele já acabou. A secretária considera que "as manchetes agora impõem prévias condenações".
Veja abaixo na íntegra, sem cortes nem edições, o desabafo de Anaci:

Feira de Santana, 30 de março de 2009.

À IMPRENSA DE FEIRA DE SANTANA

Importante ressaltar que as notícias atualmente circuladas nos meios de comunicação local não expressam a realidade dos fatos.
Manchetes não mais cumprem sua função de destacar e divulgar o que é verdadeiro e justo, ao contrário, as manchetes agora impõem prévias condenações. Em verdade, circulam notícias injustas e condenatórias, sem se dar conta de que o estado ditatorial já acabou. Estamos em um país representado pelo regime democrático de direito, no qual todo cidadão é presumidamente inocente até que seja contra o mesmo movido o devido processo legal, pelo juízo competente, transitando a mesma em julgado, o que definiria a sentença inerente ao réu. “O TCE reprovou três relatórios de atividades, da Secretária Anaci Bispo Paim”, é o que dizem. Mas, esquecem de informar que dois dos três relatórios estão pendentes de recursos, sob o manto da ampla defesa e contraditório legais, conferidos pela própria Corte de Contas. A terceira “conta” trata-se de relatório de atividades. Alguém já ouviu falar em desaprovação de relatório de atividades? Afinal, no relatório relatam-se atividades, não se prestam contas.
Como Secretária, confiante na execução dos trabalhos que desenvolve no âmbito do Estado da Bahia, reafirma sua luta pela Educação, afinal, somente através dela podemos formar melhores cidadãos, comprometidos com a VERDADE e a JUSTIÇA, melhores representantes do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
Embora não seja o momento oportuno, faço questão de esclarecer que, sobre os questionamentos levantados por determinados blogs, relativo à desaprovação das contas de 2003 – Relatório de Atividade da Secretaria da Educação, esclareço que:
a) Os itens questionados nos blogs referem-se às contas da Unidade orçamentária COPE - Coordenação de Projetos Especiais, do ano de 2003.
b) As referidas contas foram julgadas em 16 de dezembro, com publicação de acórdão em 11 de fevereiro, considerando-se as mesmas, Aprovadas e Arquivadas sem baixa de responsabilidade.
c) Os itens questionados pelo TCE foram respondidos, sendo os mesmosaprovados pelo Banco Mundial, diante da obediência e cumprimento de todas as normas para licitação e aquisição de bens;
d) Em relação aos itens atinentes aos serviços e pagamentos a fornecedores, os mesmos foram todos executados pela SUCAB – Superintendência de Obras do Estado da Bahia, havendo a medição e confirmação do serviço prestado.
Em face das divulgações equivocadas e inaceitáveis, resta a convicção de que os fatos verdadeiros haverão de prevalecer e será constatado o quanto uma história de mais de três décadas de SERVIÇO SÉRIO, comprometido, íntegro e INQUESTIONAVELMENTE HONESTO em prol de uma educação de qualidade merece respeito e reconhecimento público.

ANACI BISPO PAIM

Sugestões para David

Sem conseguir controlar muito bem a irritação com pronunciamento do vereador David Neto, que se queixa de não receber 13º como qualquer "trabalhador", o radialista Dilton Coutinho deu uma ideia ao edil durante o programa Acorda Cidade:

- Se acha pouco os cerca de R$ 7,5 mil que recebe para ser vereador, pode renunciar e ir fazer outra atividade em que ganhe melhor sem ser tão exigido.

Achei a ideia boa, e aproveito para dar outra sugestão.

Ao invés de renunciar, o vereador poderia manter o mandato e pedir licença sem remuneração durante quatro anos (três anos, na verdade, porque com três meses de férias por ano, em um mandato de quatro anos os vereadores efetivamente são obrigados a comparecer à Câmara apenas durante três anos. Três vezes por semana, claro).

Neste período da licença, seu salário seria doado a uma instituição. Ou dividido por R$ 182,00. Este é o valor máximo do benefício do Bolsa Família. Como sabemos que muita gente precisa mas não consegue entrar no programa federal, porque há limites para o dinheiro, o salário do vereador, se formos considerar o valor líquido aproximado de R 7,5 mil, daria para 41 famílias.

Um bocado de gente teria o que comer, o vereador descansaria e o público seria poupado de ouvir pronunciamentos como o que ele fez.

A bola está com Tarcízio

A bola está com o prefeito como sempre esteve, pois é ele quem nomeia e quem "desnomeia". Mas é que agora ficou insustentável a situação da secretária Anaci Paim, com três contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, apontando graves irregularidades em sua passagem pela administração estadual.
O prefeito pode até bancar a secretária, pois ninguém irá obrigá-lo a afastá-la. Mas pagará um preço alto em desgaste político, que não se apagará com o passar dos dias. Ao contrário, vai virar até argumento de campanha nas próximas eleições.
Hoje pela manhã, comentando o caso em seu programa radiofônico Primeira Página, o jornalista Valdomiro Silva opinou pelo afastamento de Anaci. “A secretária não tem jeito. O prefeito não tem outra alternativa. Está com a corda no pescoço ou a faca na garganta.”
Já Adilson Simas, que é da tropa de choque de Colbert Martins, partiu para o deboche. Pelo menos eu só posso entender como deboche a manchete de seu blog: "Situação de Anaci Paim no TCE anima Clailton Mascarenhas a pleitear cargo no governo".
Mas Adilson jura que é notícia, não brincadeira, a possibilidade de Clailton assumir um cargo no governo.
Em todo caso, o nome de Anaci Paim, apontado no anúncio do secretariado em dezembro como "O Nome", já virou piada.
Na semana que passou o Legislativo aprovou por unanimidade requerimento de Marialvo Barreto (PT) pedindo explicações sobre problemas em duas escolas municipais. É bom lembrar que requerimentos que questionam problemas no governo costumam enfrentar uma barreira intransponível na Câmara. Atualmente, porém, ninguém parece mais disposto a comprar briga por Anaci.

Espalhe

Bookmark and Share