5.9.09

Feira melhorou 181 posições em ranking nacional

No texto sobre o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) de 29 de agosto mencionei que talvez fosse o último sobre o assunto. Mas sabia que ainda faltava um aspecto importante para abordar: a evolução de um ano para outro. O feriado me deu o tempo necessário para fazer a comparação.

Apesar da sofrível posição de 1.411ª do país em desenvolvimento, em 2006, sendo a 31ª em população, há um importante aspecto a considerar na nota de Feira de Santana. Houve um progresso significativo no ranking nacional em relação ao ano de 2005 (os dados são de três anos passados porque apenas retrocedendo assim é possível ter informação completa e oficial dos 5.564 municípios do Brasil).

O crescimento foi grande em relação ao país mas representou a melhoria de apenas uma posição na Bahia, já que localmente estamos entre os primeiros e não há muito espaço para crescer. Feira de Santana tinha o sétimo IFDM baiano em 2005 e em 2006 conquistou o 6º lugar, embora tenha havido muita movimentação na lista do estado (compare os 10 melhores de cada ano na tabela abaixo). Nota-se que alguns municípios tiveram salto maior.

O critério de Emprego & Renda foi responsável sozinho pela melhora da posição de Feira de Santana. Isso porque nos outros dois critérios (Educação e Saúde) o desempenho piorou ao invés de melhorar.

4.9.09

Isenção para Vestibular: só até segunda

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve até segunda-feira, 7 setembro de 2009, para isenção da taxa de inscrição do vestibular 2010.1. São oferecidas 2.500 isenções, 300 a mais que no último processo seletivo. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, no portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição no vestibular é direito de qualquer pessoa, desde que preencha os requisitos definidos em edital, dentre eles ter cursado o ensino médio em estabelecimento público de ensino.

Dúvidas podem ser esclarecidas na Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs, no prédio da Administração Central, campus universitário, ou pelos telefones (75) 3224-8224 e 3224-8030.

14 aprovados na 5ª chamada do vestibular

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convoca, em quinta chamada, 14 candidatos aprovados no vestibular 2009.1. A matrícula será realizada em 14 de novembro, no horário das 8h30 às 11h30. Os documentos necessários à matrícula podem ser consultados na internet, no portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo. Outras informações através dos telefones (75) 3224-8030 e 3224-8224, do setor de Seleção e Admissão.

Os convocados são: 

Márcio Gonçalves Costa (Economia) 

Bruno Moreira de Souza e Tatiane da Silva Glória (História)

Hércules Freitas Carneiro (Direito)

Camila Moreira Batatinha de Souza e Tarcisio Dias da Silva (Engenharia Civil)

Bianca Gonçalves de Brito, Juliete da Silva Santana e Rafaella Arruda de Oliveira (Biologia)

Tereza Cristina Peruna de Araújo (Educação Física)

Lyezide Roniere de Almeida Monteiro, Matheus Souza de Oliveira, Naiana Manuela Rocha dos Santos e Pablo Barbosa Monteiro (Medicina)

3.9.09

Mais 880 unidades do Minha Casa Minha vida

O programa habitacional do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, desenvolvido em Feira de Santana através de parceria entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, vai contemplar mais 880 famílias de baixa renda. A assinatura do novo contrato será nesta sexta-feira (4), às 15 horas, na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).

Os novos imóveis de apartamento serão construídos no bairro Mangabeira, uma das áreas definidas pelo Governo Municipal como Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Além de infra-estrutura e acessibilidade ao local, a Prefeitura também assegura incentivo fiscal, reduzindo os custos para os beneficiados com o programa.

Com o novo contrato, Feira de Santana já está sendo contemplado com um total de 1.500 imóveis. A meta é atingir, até o final do programa, um total de cerca de seis mil imóveis para famílias com renda entre zero até três salários mínimos.

Caravana para ver Aécio Neves


O prefeito Tarcízio Pimenta, o vice Paulo Aquino, o ex José Ronaldo, vereadores e o que a Secretaria de Comunicação chamou de “diversas lideranças políticas” estiveram em Salvador para a entrega do título de cidadão baiano ao governador de Minas Gerais e pretendente a presidente, Aécio Neves.

Prefeitura chama 117 agentes concursados

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Administração, está convocando 117 agentes de serviço gerais, considerando a ordem de classificação do último concurso público, realizado em 2006.

A relação com os nomes e a pontuação dos convocados será publicada nesta sexta-feira (04), através de edital. Os convocados terão até o dia 4 de outubro para se apresentar, trazendo sua documentação.

Eles deverão se apresentar na Secretaria de Administração, na avenida Sampaio, 344. Para os concursados que possuem outros vínculos com o serviço público, é necessário, além dos documentos, uma declaração dos órgãos de origem, informando a jornada de trabalho.

Caso o candidato não compareça no prazo estipulado ou não apresente a documentação exigida, perderá o direito à nomeação.

João Henrique: acabou a pinimba com Wagner

Parece que após muita zanga e cara feia, reina a harmonia entre o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique. Sentaram-se ontem para discutir a vinda da Fórmula Indy para Salvador, em março do próximo ano. E o prefeito falou todo satisfeito acerca das parcerias com o estado. A reunião teve a participação também do secretário de Turismo, Domingos Leonelli e do presidente da Indy Race League, Therry Angstad.

De acordo com a assessoria de Comunicação do governo do estado, o presidente avaliou que Salvador cumpre todas as exigências de segurança e infraestrutura para a realização da corrida marcada para o dia 14 de março.

As boas relações entre Wagner e João, que ocorrem desde que Geddel brigou com o governador e este começou a procurar novas amizades, permitiram que a Agecom, do governo do estado, gravasse e distribuísse entrevista com o prefeito da capital. Ele aproveitou para destacar a parceria com o estado, como você escuta no áudio abaixo.


Jhenrique by glaucoblog

Internet já transformou mídia feirense

Numa cidade em que jornais sempre sobreviveram a pão e água deve ser motivo de comemoração que haja hoje tantos espaços de comunicação escrita. A mágica da internet, que revoluciona o jornalismo no mundo todo já faz muita diferença também em Feira de Santana. Já é fonte de informação onde se encontra tudo que acontece, de imediato, sem precisar esperar pelo noticiário do dia seguinte. E com as diversas vantagens que o meio digital possui.

Fui um dos pioneiros nesta área, ainda na década de 90. Acho que o Info Cultural do Geraldo Lima foi o único que começou antes (eu depois fiz uma longa pausa na net). Mas este aspecto histórico tem uma importância mínima ou desprezível. O que vale é o que está ocorrendo agora.

O personalismo de sites e blogs é virtude e defeito da internet. No caso de Feira, no entanto, não há porque se queixar, pois nossos frágeis veículos de mídia impressa, por falta de musculatura econômica e profissional sempre foram também muito personalistas. Sempre foram “o jornal de fulano”, não apenas no sentido de que o dono deu e dá as cartas, mas também porque tinha que abraçar quase sozinho a tarefa de botar o produto na rua. Ainda hoje é assim com a Tribuna de Valdomiro e o Noite & Dia de Coió.

Portanto, sites e blogs, como este aqui, não precisam ficar devendo nada aos demais veículos existentes na cidade. Nenhum é completo, são todos complementares. O interessante é que lendo um e outros, o consumidor da notícia tem um arco mais amplo de informação e diferentes pontos de vista. Muitos mais ainda irão surgir e a comunidade só tem a ganhar com isso. Informação é e sempre será um dos pilares do progresso. E, lamento pelos que pensam o contrário, mas ninguém precisará de diploma de jornalista para publicar e conseguir audiência. O mundo mudou. Cabe-nos evoluir com ele ou sermos extintos.

Estudantes da UEFS fazem declaração de ITR de graça

Até o dia 30 de setembro, o Colegiado de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana faz a declaração gratuita do Imposto Territorial Rural, para pequenos produtores de Feira de Santana e região.

O trabalho é feito anualmente desde 2006, e já foram enviadas mais de 2 mil declarações do ITR à Receita Federal, além de cerca de 2.300 declarações do imposto de renda. O trabalho também proporciona, aos alunos, a prática da Contabilidade e a responsabilidade social.

As atividades são orientadas e acompanhadas pelo professor Cremildo Atanazio de Souza, coordenador do Colegiado de Contábeis. Ele considera o projeto “só mais uma forma da Universidade devolver à sociedade um pouco do que é investido nela”.

O serviço é prestado na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia – Feteag, na Rua Castro Alves, centro, em frente à Rádio Cultura. São atendidos também os municípios de Serra Preta (na sede do município e no distrito do Bravo), Ipirá e Santo Estevão, no qual o serviço será iniciado em 9 de setembro.

O atendimento acontece sempre das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Outras informações através do telefone (75) 3224-8052 (Colegiado de Contábeis) ou pelos e-mails colcon@uefs.br e colconuefs@yahoo.com.br

Passageiro reage e mata dois ladrões em ônibus na BR 324

Em assalto agora de manhã em ônibus da Santana para Salvador, um passageiro reagiu e matou dois ladrões. O veículo ficou parado no ponto da Brasilgás, onde a Polícia Rodoviária Federal retirou os corpos do veículo.

O relato foi feito por telefone, por um passageiro que telefonou para o programa Acorda Cidade, conduzido por Dilton Coutinho.

De acordo com este passageiro, os ladrões embarcaram em Simões Filho e logo adiante anunciaram o assalto. Imediatamente um passageiro, que suspeita-se ser um policial, reagiu atirando. Os ladrões também estavam armados. Uma cobradora levou um tiro de raspão e um passageiro foi baleado na perna.

Conforme o A Tarde Online publicou no final da manhã, um assaltante foi identificado como Luís Antônio Barbosa Barreto. Veja outras informações aqui: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1222281

Projeto limita número de alunos em sala

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, tendo o deputado Colbert Martins (PMDB-BA) como relator, aprovou nesta quarta-feira (02) a proposta que estabelece limite máximo de 25 alunos por professor, durante os cinco primeiros anos do ensino fundamental; e de 35, nos quatro anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96), que atualmente não especifica o número exato de alunos por professor em sala de aula. Ainda será necessária aprovação no Senado.

Por recomendação de Colbert, que deu parecer favorável pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, a proposta foi aprovada na forma do substitutivo da Comissão de Educação e Cultura aos projetos de lei 597/07, do deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), e 720/07, do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG).

O substitutivo estabelece que nas creches serão cinco crianças de até 1 ano por adulto; oito crianças de 1 a 2 anos por adulto e 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto.

Na pré-escola, serão 15 alunos de 3 a 4 anos por professor; e 25 alunos de 4 a 5 anos por professor.

Conforme o substitutivo, elaborado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP), as escolas terão prazo de três anos, após a aprovação da lei, para se adaptar a essa norma.

Fatos que valem um conto: O cartório de Lajedinho

“Quantos anos o senhor tem?”, pergunta o funcionário do cartório. “Não sei”, responde Manoel Lima. A aparência é de um idoso e a pretensão de Manoel, de regularizar a documentação para conseguir uma aposentadoria no INSS, confirma isso. Mas ele traz na mão uma Certidão de Nascimento dizendo que veio ao mundo em setembro de 1969. Ou seja, estaria fazendo agora 40 anos.

O documento foi emitido no cartório de Lajedinho, cidade da Chapada Diamantina a 365 quilômetros de Salvador. O complexo caso de Manoel está longe de ser isolado. O cartório é palco de uma confusão quase permanente. Em julho, por exemplo, foi feito o registro de seis nascimentos. As correções de certidões antigas foram 16.

A todo momento chegam pessoas com problemas semelhantes. Tanto na Certidão de Nascimento quanto em outros registros. Todos sem valor, porque não constam nos livros do cartório. Mesmo assim, as certidões foram usadas pelas pessoas para emitir outros documentos, como identidade e carteira de trabalho. Só quando precisam de uma segunda via da Certidão de Nascimento descobrem que ela não existe oficialmente.

A origem do caos remonta aos tempos em que a legislação concedia a particulares a propriedade dos cartórios. O de Lajedinho pertenceu durante trinta anos a Raimunda Góes de Oliveira, que se aposentou em 1992.

Algumas certidões não constam nos livros oficiais. Outras possuem divergências entre a versão que está na mão do dono e a que está registrada no livro. Sem contar erros grosseiros constatados pela reportagem, como crianças que têm o nome do pai no registro, mas não o nome da mãe. Ou enormes saltos decrescentes na numeração dos registros nos livros (de 4.862 para 4.162, por exemplo).

Lajedinho tem população estimada pelo IBGE em 4.468 habitantes. O funcionário do cartório, José do Desterro Santos, não sabe precisar quantos vivem na situação irregular, mas acha que passam de mil. Desde que os casos começaram a ser descobertos, o juiz da comarca, que tem sede no município vizinho de Ruy Barbosa, passou a autorizar a correção mediante uma petição simples e padronizada, que permite lançar nos livros o documento que a pessoa tem em mãos. O caso de Manoel Lima, citado no início do texto, será um pouco mais complicado, já que evidentemente seu próprio documento original está errado e ele deve precisar de um advogado para abrir um processo judicial. Problema sério também enfrenta quem perde o original e não possui cópia. Aconteceu com o funcionário público Gabriel Novaes, que teve a sorte de achar uma cópia na escola onde estudou e assim conseguiu emitir sua carteira de trabalho.

Mais inusitada é a história de Gildete Rodrigues da Conceição. Só conseguiu casar três meses depois de ficar viúva. É que o casamento, realizado em 1963, também não estava registrado. A descoberta só aconteceu quando ela precisou providenciar a documentação para dar entrada no pedido de pensão, após a morte do marido. Pedro Araújo da Cruz faleceu em abril de 2009 e a certidão de casamento foi validada em julho.

Se fosse um divórcio seria até mais fácil. “Isso já ocorreu. Foi uma alegria, na hora do divórcio descobriram que nunca foram casados”, conta Rosália Marques, que presta serviço no cartório. Em compensação já houve também os divórcios que não foram oficializados, preservando um casamento que os cônjuges consideravam encerrado.

Carcereiro fazia os registros

Ao receber a reportagem em Itaberaba (a 87 quilômetros de Lajedinho), onde mora atualmente, a antiga dona do cartório a princípio disse que os registros não são encontrados nos livros por preguiça de quem assumiu a tarefa. “Quando eu vou lá, acho tudo”, alega Raimunda Góes de Oliveira.

Ela conta que a princípio fazia pessoalmente os registros, mas em seguida revela que passou a ter a ajuda do carcereiro da cidade. “Ele era bem preparado”, garante. Raimunda admite que muitos a culpam pelos problemas, mas assegura que desconhece os erros e garante que jamais fez nada de má-fé.


MUTIRÃO


Em função dos problemas acumulados, que fazem com que pessoas adultas na prática estejam sem registro, Lajedinho vai receber sexta e sábado um mutirão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Será uma experiência piloto do Programa de Erradicação do Sub-registro Civil, que o governo estadual vai implantar em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Com base em dados do IBGE, a secretaria calcula que 24,5% das crianças na Bahia não são registradas no ano do nascimento ou até o primeiro trimestre do ano seguinte. Com isso deixam de existir oficialmente e perdem o direito a qualquer benefício público. Sem a Certidão de Nascimento não será possível, por exemplo, matricular os filhos na escola e nem receber benefícios como Bolsa Família.

No mutirão em Lajedinho também vai comparecer o caminhão do SAC Móvel e serão emitidos CPFs, carteiras de Identidade e de Trabalho.

2.9.09

Governo planeja reforma geral nas escolas

Um diagnóstico das carências dos prédios escolares será realizado pelo governo municipal, visando a adoção de medidas para melhoria das estruturas. O levantamento dos serviços necessários para reforma será realizado em 102 escolas da rede municipal, tanto na zona será urbana quanto rural.

O levantamento de todos os serviços necessários para reforma das escolas municipais será realizado por empresa a ser contratada pela Prefeitura, através de licitação pública, na modalidade “Tomada de Preço”, no próximo dia 16 de setembro, às 14h30.

Os investimentos feitos nas escolas incluem a implantação de laboratórios de informática com acesso à internet e substituição de antigos quadros de giz por lousas com pilotos e de mimeógrafos por impressoras e copiadoras;

Comissão vai apurar acidente com ônibus

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) instalou uma Comissão de Sindicância com a finalidade de apurar as causas do acidente que envolveu um ônibus clandestino que transportava pacientes da cidade de Araci para fazer exames e consultas médicas em Feira de Santana.

O acidente ocorreu na tarde de terça-feira (1), no cruzamento da rua Olímpio Vital e a avenida de Canal, trecho do Transbordo Central. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas.

A Portaria de número 019/2009, assinada pelo secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles Rosa de Oliveira, foi publicada nesta quarta-feira (2) com a composição da Comissão de Sindicância. A comissão é composta pelos servidores públicos José Carlos Cerqueira Bacellar (presidente), Marlene de M. Oliveira e Eduardo Silva Santos.

A Comissão de Sindicância tem um prazo de 30 dias – prorrogável por mais 30, se necessário - para apurar o caso. O presidente, José Carlos Cerqueira Bacellar, informou, na manhã desta quarta-feira, que o primeiro passo é no sentido de arrolar e ouvir testemunhas, especialmente os sobreviventes que ocupavam as duas motos arrastadas pelo ônibus e os próprios passageiros do coletivo.

Além disso, Bacellar informou que está na expectativa da realização e conclusão da perícia a ser feita no veículo. Bacellar observou que o ônibus está em estado de má conservação.

Da parte da prefeitura de Araci um secretário deu entrevista a Isaías Malhado no Bahia Meio Dia e disse na maior cara dura que o ônibus tinha sido vistoriado antes da viagem e que ele não entende como pode ter havido problema com freios e pneus.

Já o secretário feirense de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, reconhecia ontem que, embora a prefeitura esteja empenhada em combater a clandestinidade no transporte coletivo dentro da cidade, há condições de apertar mais a fiscalização também a estes que conduzem passageiros de e para as inúmeras cidades vizinhas que gravitam em torno de Feira de Santana. Convém, já que a Polícia Rodoviária Federal ignora solenemente o tráfego destas sucatas.

Faculdade em Campinas extingue curso de Jornalismo

A Facamp (Faculdades de Campinas), do interior de São Paulo, acabou com o curso de Jornalismo oferecido desde 2002 pela instituição. De acordo com a direção da faculdade, a decisão foi motivada pelo fim da exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão, medida aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês de junho.

“A recente abolição da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício dessa profissão impôs a reorientação dos cursos de jornalismo do Brasil”, afirma a nota distribuída aos alunos.

Turmas serão mantidas

A graduação em Jornalismo já foi retirada da página da instituição, que não abriu novas vagas para o vestibular 2010 na área. Apesar da decisão, as turmas atuais serão mantidas até a formação, em 2012.
No comunicado, a Facamp informou que pretende criar um curso pós-graduação em Jornalismo e ressaltou que continuará investindo na área. “A formação de jornalistas de alto nível comprometidos com o interesse público continua sendo um objetivo fundamental desta instituição de ensino”.
O curso oferecido pela faculdade chegou a obter o conceito cinco no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2006, o mais alto dado pelo Ministério da Educação. Dados divulgados pelo MEC ontem (31/08), apontam a Facamp como a 12º melhor instituição de ensino superior do Brasil.
A mensalidade da graduação em Jornalismo é de cerca de R$ 2 mil. Com o fim do curso, a faculdade continua oferecendo graduações em Administração, Design, Direito, Economia, Engenharia da Produção, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais.

(notícia extraída do site Comunique-se)

COMENTÁRIO: Está na hora de outras faculdades Brasil afora, incluindo Feira de Santana, colocarem a mão na consciência e pararem de oferecer essa enganação que se chama curso de Jornalismo

1.9.09

Ônibus sem freio mata dois na Av. de Canal

Duas pessoas morreram em acidente na rua Olímpio Vital no centro de Feira de Santana por volta de 16:30 da tarde de ontem. Um ônibus perdeu o freio e desceu a ladeira desgovernado atingindo um carro que estava parado no sinal vermelho e arrastando duas motos, com dois passageiros cada uma. O veículo atravessou uma avenida e só parou depois de arrancar uma árvore, na margem de um canal de macrodrenagem. O ônibus ficou com a parte da frente suspensa no ar sobre o canal, com as motos presas sob ele. O motorista fugiu.

Os dois mortos estavam nas motos. Gislane Silva Moreira, de 25 anos, morreu no local. Luiz Leno de Jesus Almeida, 27 anos, morreu na emergência do hospital Clériston Andrade. Outras duas pessoas ficaram feridas, uma deles com gravidade.

Entre os passageiros do ônibus ninguém se machucou. Segundo Raimunda Santiago, que viajava no ônibus, eles estavam voltando para Araci, município que fica a 116 quilômetros de Feira de Santana. Quase todos eram mulheres, enviadas pela secretaria de Saúde, para fazer mamografias.

O secretário de Transportes de Feira de Santana, Flailton Frankles, avaliou que o veículo não estava em condições de transportar passageiros. “Não tem freios, os pneus estão lisos, sem condições de frear”, criticou. Ele afirma que a secretaria já vem combatendo o transporte clandestino de passageiros. Os registros da prefeitura mostram que mais de 600 veículos já foram apreendidos este ano na cidade.

VEJA NO SLIDE SHOW ABAIXO FOTOS DO ACIDENTE, FEITAS POR REGINALDO PEREIRA (você pode pausar, aumentar ou reduzir a velocidade. E clicando sobre a foto pode ver em tamanho maior)


31.8.09

Governo quer mesmo acabar com clandestinidade

A determinação do secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, é mesmo acabar com o transporte de passageiros praticado por clandestinos no perímetro urbano de Feira de Santana. Há uma semana, a prefeitura já registrava a apreensão somente em 2009 de 600 automóveis praticando a irregularidade.

Flailton observa que tal número é superior aos de uma capital que ele esteve visitando recentemente. Ele garante que não se trata apenas de uma onda de apreensão, que depois vai parar, depois recomeçar e permanecer tudo como sempre foi. Ao contrário, a ideia é fazer com que os clandestinos desistam. Segundo ele, isso já está acontecendo com alguns.

O secretário é capitão da Polícia Militar. Por um lado tem a disciplina como regra de conduta. Por outro, mais do que um civil, tem condições de confrontar colegas policiais que, segundo comenta-se no próprio meio dos clandestinos, são proprietários de vários veículos que praticam o transporte irregular. Flailton admite que com altas doses de clandestinidade as empresas de ônibus ficam prejudicadas e neste caso torna-se mais difícil exigir delas excelência na prestação do serviço para a população. E acrescenta que o combate à clandestinidade é diretriz do próprio prefeito Tarcízio Pimenta.

Vereadores feirenses defendem toque de recolher para adolescentes

A decisão do juiz da Comarca de Santo Estêvão, que determinou, a partir de junho um “toque de recolher” para menores de idade mereceu cumprimentos na Câmara de Feira de Santana, do vereador José de Arimatéia.

“Temos que parabenizar o juiz e também os ministros do Conselho Nacional de Justiça, que referendaram a decisão. Efetivamente, é uma medida que tem reduzido os índices de criminalidade envolvendo menores, naquele município”, registrou Arimatéia, em seu discurso. Ele acrescentou que a determinação deve ser acompanhada em outros municípios, inclusive em Feira de Santana, onde há grande número de menores de rua, muitos deles cometendo delitos de toda natureza.

O vereador Otávio Joel de Araújo apoiou o pronunciamento. “Essa medida para conter a violência causada por menores infratores é positiva e deve ser estimulada”, afirmou.
O líder do governo, Justiniano França afirmou que a maioria desses menores que circulam à noite são usados como “aviões”, em apoio ao tráfico de drogas. “A medida adotada em Santo Estêvão é uma forma de combater o problema”, analisou.

Apenas Marialvo Barreto fez ressalvas, afirmando que não se deve colocar a culpa da violência nos direitos humanos. “Os países que mais defendem os direitos humanos têm os menores índices de violência. O problema é que as instituições estão carcomidas, a principal delas o Judiciário”, afirmou.

Jairo (do PP) diz que é aliado de Tarcízio e interlocutor de Wagner

Dois aspectos foram evidentes na entrevista que Jairo Carneiro deu no fim de semana a Paulo José, exibida hoje no programa Acorda Cidade. Ele se coloca como importante e eficaz interlocutor junto ao governo do estado e faz questão de se dizer aliado do prefeito.

Jairo deixou o DEM, oposição a Wagner, e aderiu ao PP, aliado de Wagner. Mas tem cargos a preservar na prefeitura do DEM, com secretários indicados por ele, e, portanto, tenta manter-se como fiel aliado de Tarcízio. Deu a entender que sua postura é apoiada tanto pelo prefeito quanto pelos seus novos aliados.

“Eu estou aqui para servir a minha terra, para ajudar a administração deste que é meu prefeito, nosso prefeito. Tenho compromisso com ele e com seu projeto político. E isto foi dito aos meus companheiros do novo partido, e graças a Deus estou tendo a acolhida melhor e a maior receptividade em nome de Feira de Santana e pelo companheiro Tarcízio Pimenta”.

(clique aqui e ouça esta fala do deputado)

A fim de assegurar que seu apoio é muito importante, relatou a conversa com Walter Pinheiro, secretário de Planejamento, com vistas à manutenção da obra de prolongamento da avenida Nóide Cerqueira. Disse que Walter Pinheiro o procurou pessoalmente para falar em nome de Wagner e que o encarregou de repassar o recado ao prefeito de que a obra está garantida.

“Eu conversei com o prefeito, disse que estava ali empenhado nesta causa, que o governador disse que era para que eu estivesse à frente no campo político defendendo para que se concretize este apoio do governo do estado e do governo federal. O secretário Walter também falou com o prefeito, transmitindo a orientação do governador a respeito, em relação à minha pessoa, e na sexta-feira já recebia eu do secretário Walter Pinheiro a confirmação e autorização para comunicar ao prefeito que a obra está garantida e para anunciar ao povo de Feira de Santana esta conquista, fruto do nosso trabalho político em Brasília”.

Jairo diz que verba para Nóide está garantida

Foto de Reginaldo Pereira

De acordo com o deputado federal Jairo Carneiro, o dinheiro para fazer o prolongamento da avenida Nóide Cerqueira, que continua a Getúlio Vargas após o Contorno, está garantido. A informação lhe teria sido passada pelo secretário de Planejamento e deputado federal licenciado Walter Pinheiro, conforme declarou a Paulo José hoje no programa Acorda Cidade.

O jornal A Tarde, ao abordar o assunto na edição de quinta-feira passada, também listou a obra de Feira de Santana entre as que foram salvas após o corte de emendas de bancada do orçamento. A obra, segundo o jornal, será feita através do Ministério das Cidades.

Ao prefeito Tarcízio Pimenta, Walter Pinheiro também deu a mesma informação. Porém Tarcízio quer ter certeza e ainda não se sente seguro, conforme me disse na manhã de ontem. A obra, que era estimada na emenda de bancada no valor de R$ 36 milhões, é considerada pela prefeitura como essencial para os planos de expansão urbana, já que fará a ligação da Nóide com a BR 324, na altura do Parque de Exposições.

Tarcízio Pimenta considera que “Feira de Santana não pode prescindir deste investimento. O que pretendemos é que a cidade cresça naquela direção. Existem empreendimentos na iniciativa privada previstos naquela área e sem a avenida principal eles iriam por terra”. O prefeito quer audiência com o secretário de Planejamento do estado, Walter Pinheiro, para discutir o que fazer para que a obra saia do papel.

30.8.09

Antares prepara Museu contando história do Universo e do homem

O que dez réplicas de dinossauros fazem em um Observatório Astronômico? Simples: segundo a teoria mais aceita entre os cientistas, a queda de um meteoro gigantesco sobre a Terra causou alterações profundas na atmosfera. Uma imensa quantidade de resíduos levantada pelo impacto da batida encobriu a luz do sol e pôs fim a grande parte das formas de vida existentes, tanto animais quanto vegetais.

A relação entre dinossauros e astronomia fica assim claramente estabelecida. Mas não é somente por isso que as réplicas dos animais pré-históricos passaram a fazer parte das atrações do Observatório Astronômico Antares, em Feira de Santana. Se tudo der certo, em breve eles terão a companhia de muitos outros elementos que contarão toda a história da evolução, desde o Big-bang até os dias atuais, quando o homem vive cercado de tecnologias como computadores e celulares.

Com o museu a céu aberto e laboratórios para experimentos que demonstrarão na prática conhecimentos sobre Física, Química e Biologia, os estudantes que visitam o espaço vão aprender de forma mais ampla e descobrir as interligações entre as diversas áreas, explica o diretor Paulo Poppe.

A escolha dos dinossauros, por exemplo, não levou em conta os critérios de celebridade estabelecidos pelo cinema de Hollywood. Nada de Tyrannossaurus Rex. Todas as espécies representadas no parque viveram na região que hoje é o Brasil. Dois deles voadores (pterossauros) que de tão grandes quase fazem a harpia dos dias atuais parecer um periquito. Os monstros são feitos em fibra de vidro e com aparência bastante realista, que ficará ainda mais convincente quando a floresta em torno deles receber reproduções de plantas típicas de milhões de anos atrás.

A trajetória do homem sobre o planeta, que começou muito tempo depois, será contada em seus pontos principais. A moradia nas cavernas, a descoberta do fogo, o abandono do nomadismo com a adoção de técnicas de agricultura, a influência grega no desenvolvimento da ciência, os avanços da Astronomia que revolucionaram o mundo desde o final da Idade Média e lançaram as bases para a exploração espacial, cujo ponto mais alto ainda é a conquista da lua que teve o aniversário de 40 anos comemorado em julho.

A implantação do parque, porém, não segue a cronologia desta evolução. Segue o embaraçado cronograma das verbas públicas, que depende também do organograma da secretaria de Ciência e Tecnologia, sem cabeça desde a exoneração do secretário Ildes Ferreira. Ele saiu do governo junto com todo o PMDB no início de agosto.

A pendenga política, por sinal, vem desde julho retardando a inauguração oficial do Museu Antares de Ciência e Tecnologia. No entanto, as novas atrações já estão em funcionamento. O público aumentou, embora a direção do Observatório (que faz parte da estrutura da Universidade Estadual de Feira de Santana) ainda não tenha feito o balanço dos números neste primeiro mês. “Queremos ser uma referência não somente para as escolas na Bahia. Recebemos aqui nos últimos dias estudantes de Sergipe e Minas Gerais”, contabiliza Paulo Poppe.

Enquanto a verba para completar o Museu não vem (é preciso aproximadamente R$ 1 milhão de reais) os visitantes se contentam com os dinossauros, uma réplica das ruínas de Stonehenge (uma espécie de observatório primitivo, de 2.500 Antes de Cristo, que fica na Inglaterra) e o “módulo lunar”. Da viagem ao espaço os visitantes conhecem uma cópia de 11 metros do foguete que levou os astronautas (o original tem 111 metros, maior que todo o comprimento do Antares), a sensação de ausência de gravidade, experimentada com o estudante suspenso dentro de aros que giram descontroladamente sobre o próprio eixo e uma curiosa simulação de caminhada em solo lunar, feita em um túnel com aproximadamente 10 metros de extensão.

Durante a reportagem, estavam no Antares as crianças de 1º e 2º ano do Centro de Educação e Recreação Anjo da Guarda, do município de Amélia Rodrigues. Eles vieram concluir o estudo sobre “O Universo e seus mistérios”, que foi tema em sala de aula. “Vir até aqui e visualizar concretamente é muito mais significativo para eles. A aprendizagem fica muito melhor”, observa a coordenadora Alba Dias da Silva. “Trouxe outros alunos antes e eles voltam entusiasmados, contando para os pais”, relata a professora Cristiane de Jesus.

VEJA ABAIXO FOTOS DE REGINALDO PEREIRA, DO MUSEU EM CONSTRUÇÃO (clique na imagem para ver maior)


Três dos monstros aparecem nesta foto




Ao lado do funcionário, nota-se o tamanho do dinossaurro



Crianças de escola em visita ao Parque dos Dinossauros

O diretor Paulo Poppe, entre as ruínas de Stonehenge


Espalhe

Bookmark and Share