25.7.09

O fim dos mimeógrafos

Foi com grande satisfação que li a notícia divulgada esta semana pela prefeitura, anunciando que as escolas da rede municipal receberão impressoras e máquinas de xerox, que vão substituir os ultra ultrapassados mimeógrafos que até então eram o único meio disponível de produzir textos, exercícios e provas na rede de escolas municipais.

O uso do mimeógrafo foi assunto de capa de uma das edições do caderno Contexto, que editei em 2008 na Tribuna Feirense. Obviamente este não era nem o único nem o mais grave problema da educação pública. Apenas elegi o mimeógrafo como um símbolo do pouco caso com que eram tratados os nossos estudantes e também os professores, obrigados a conviver com uma tecnologia do século XIX (como dizia o título da reportagem que você pode ler aqui). Coisa que qualquer escola particular que se preze já abandonou há muito. Na época, a então secretária Ana Rita Neves tentou minimizar a gravidade do caso, ao dizer que o importante é o professor (como se a gente pudesse mandar um astronauta para a lua sem foguete).

A melhoria na estrutura das escolas anunciada pela prefeitura em reunião dos secretários José Raimundo (Educação) e Wagner Gonçalves (Fazenda) comd diretores de escolas inclui também a troca de outro equipamento defasado, que são os quadros de giz. O secretário da Fazenda também informou que a mudança vem acompanhada de um estudo para que simultaneamente à instalação dos novos equipamentos seja feita de modo permanente a reposição e a recarga de cartuchos, que são outros pontos importantes para que as máquinas não fiquem só servindo de enfeite e propaganda enganosa. É de se esperar também por parte dos professores seu uso de modo consciente (nunca para objetivos particulares), de modo que jamais falte para os alunos, que precisam de estímulo para permanecer na escola e aprender.

Leia aqui a notícia divulgada pela prefeitura

24.7.09

Homens de bens?

Foi ironia de Varela, ignorância, ou erro de quem transcreveu a fala do radialista? O certo é que na primeira página de hoje do Bahia Notícias, de Samuel Celestino, aparece uma declaração curiosa destacada do programa que Raimundo Varela apresenta na Tudo FM:

“Eu não estou aqui para fazer política. O país precisa ser uma república constituída por homens de bens. Sou um soldado do PRB”.

Ora, os homens de bens sempre tomaram conta da nossa república. Por isso ela se parece mais uma monarquia que uma república. Somos no mínimo um conjunto de feudos, dominados por chefes locais, sendo Sarney o maior representante desta "nobreza" que nos assalta.

Ô Varela, ô Bahia Notícias, o que precisamos é de homens de bem. É isso que está faltando.

23.7.09

Embasa amplia abastecimento de água em Serrinha

Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, a falta de água no verão fará parte do passado dos 65 mil moradores do município de Serrinha. Amanhã, às 11h, o governador Jaques Wagner visita a cidade do Território do Sisal e inaugura juntamente com o prefeito Osni Cardoso, a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da cidade, que integra o Programa Água para Todos.

A obra aumenta em 25% a oferta de água e melhora a saúde da população local, que sofria períodos de desabastecimento, especialmente no verão. A ampliação custou somente 680 mil reais. Ainda serão perfurados três poços e implantada mais uma estação elevatória, uma adutora e mais dois reservatórios.

Executada pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), a intervenção vai regularizar o fornecimento de água de Serrinha. O governo prevê investir mais de R$ 42 milhões em obras para sanar o abastecimento de água da região, atendendo a uma população de cerca de 123 mil habitantes dos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Teofilândia, Biritinga e Retirolândia.

A Embasa em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb) também investiu R$ 203 mil em intervenções que vão levar água às torneiras de 650 moradores das comunidades de Mombaça, Boa Vista, Canto Alegre, Rural de Regalo II, Bom Jesus do Brejo, Loteamento Netinho Bacelar, Maroto, Santana I e II, e Sussuarana.

O sistema integrado de abastecimento de água de Serrinha/Conceição do Coité é composto por uma adutora de 262.465 metros, estações elevatória e de tratamento, reservatórios, e 379.214 metros de rede de distribuição. Para melhorar a oferta de água, a Embasa executou obra na estação elevatória de água tratada 2, substituindo os conjuntos de moto-bombas que agora têm potência de 300 cavalos, além de instalar dois reservatórios metálicos de 500 e 1.000 metros cúbicos.

20.7.09

Geddel reafirma candidatura em Ribeira do Pombal

“Vendo essa vontade estampada no rosto de cada um de vocês, hoje, ainda com mais certeza, digo que vou levar o PMDB ao governo da Bahia para fazer uma grande obra neste Estado”.

O discurso empolgado é do ministro Geddel Vieira Lima, desta vez em Ribeira do Pombal, renovando sua disposição de concorrer e vencer a disputa pelo governo do estado.

A matéria completa no site do partido.

19.7.09

Município e estado monitoram estudantes com suspeitas de gripe A

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana está monitorando o caso de 20 estudantes do Pará que estão apresentando suspeitas de contaminação pela gripe A. O próprio prefeito Tarcízio Pimenta acompanha a situação e já manteve contato sobre o problema com o governo do estado, por meio do deputado estadual José Neto.

Os cerca de 70 estudantes, que viajavam do Espírito Santo para o Pará, passavam por Feira de Santana no final da tarde deste domingo. Os que estão sob suspeita de contaminação foram atendidos no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

Os jovens são do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará. Eles pararam em Feira de Santana e conseguiram pernoitar no Centro Tecnológico Áureo Filho, no bairro Santa Mônica.

“O governo municipal está interagindo com o governo estadual, no sentido de acompanhar o problema, atender os estudantes e tomar providências para que todos fiquem em observação nas instalações do Ceteb. Em nenhum momento descuidamos da situação, que já chegou ao conhecimento do secretário estadual da Saúde em comunicado feito pelo deputado José Neto, com quem conversamos”, afirma o prefeito Tarcízio Pimenta.

Informação enviada pela Secretaria de Comunicação

Enquete para simpatizantes

No site da prefeitura de Salvador, uma enquete pergunta:

A obra do Imbuí representa:

( ) A realização de ações que há muito a população desejava
( ) Um processo contínuo de urbanização da cidade iniciado na gestão passada
( ) O enfrentamento de problemáticas antiga (sic) na cidade


Qualquer dia perguntam assim:

A administração de João Henrique é

( ) Boa
( ) Ótima
( ) Excelente

Espalhe

Bookmark and Share