10.10.09

O que Geddel está fazendo, nessa pose de caubói?

(republicado por incorreção: a foto anterior estava errada)

Não, ele não está pronto para sacar a arma em direção a Wagner. Nem poderia, porque o governador estava em versão Paz e Amor e lhe fez elogios públicos (“o ministro que orgulha a Bahia”).

Geddel está escapando de cair, levantando-se antes que a cadeira desmontando o derrube.

Isso na cerimônia de assinatura do contrato de concessão das nossas BRs baianas saturadas, sexta, em Feira de Santana.

O pessoal que organiza esses eventos tem que entender que a turma do poder costuma ser corpulenta. Cadeira frágil não agüenta.

Melhor para o fotógrafo ACM, que registrou o quase vexame. Na outra foto, Colbert, solícito, passa outra cadeira para o ministro.

Posted via email from Glauco Wanderley

Origami sertanejo na UEFS


 

O estudante Ângelo Sampaio, do curso de Letras com Francês da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza, até 30 de novembro, a mostra Origami: o Sertão em Dobraduras de Papel. A mostra, explica Ângelo Sampaio, tem o objetivo de representar elementos do sertão nordestino, como animais domésticos, insetos, paisagens, dentre outros.

“Aos visitantes será apresentada a utilização destas esculturas em papel como possibilidades decorativas e de atividades pedagógicas, para disciplinas como Geometria, Matemática e Artes”, disse.

São 60 peças dobradas em papéis cartão, lustre, crepom, alumínio, seda e offset, expostas no Museu Casa do Sertão, no campus universitário.

Posted via email from Glauco Wanderley

Wagner concorda com aposentadoria para ex-governadores

Durante a visita de Dilma Roussef a Cipó na tarde desta sexta-feira, aproveitei quando todas as atenções se voltaram para Dilma e perguntei a Wagner se concordava com o presidente da Assembleia Legislativa, que defende projeto concedendo aposentadoria a ex-governadores.

Em matéria de Lília de Souza na edição de sexta-feira de A Tarde, Nilo, o governador tem dificuldade de conseguir outro emprego depois que acaba seu mandato. “Não tem lógica um ex-governador eleito ser secretário depois. Não pode trabalhar numa empresa que preste serviço ao estado, senão vão dizer que ele beneficiou, é antiético. Vai viver de quê? Para ele ter tranqüilidade tem que ter um mínimo de condições de sobreviver.

Já o governador, ao responder sobre o assunto, disse o seguinte:

“Não se trata de dificuldade de se empregar. Efetivamente um governador de estado, um presidente da república fica extremamente exposto ao longo do seu mandato. Não que ele não consiga trabalhar. Mas eu acho até que a gente deve preservar. Os Estados Unidos fazem isso com seus presidentes, preservar a figura de quem chegou ao cargo maior do estado. Eu por exemplo não tenho dificuldade de trabalhar, porque minha profissão eu tenho e não tenho medo de serviço. Mas acho que o espírito é muito mais de preservação, de alguém que cumpriu uma tarefa maior, que constrói inimigos, do que propriamente pela dificuldade de conseguir trabalho”.

É isso. Político brasileiro se acostuma tanto a privilégios que acha normal uma aposentadoria depois de dois anos de serviço. É. Dois anos. O projeto prevê que basta cumprir metade do mandato.

OBS: Não uso um gravador profissional porque não preciso do áudio para colocar no ar. Meu aparelho capta demais o ruído ao redor, por isso a qualidade é ruim. Mas se quiser ouvir a resposta da boca do próprio governador, clique no link abaixo:

http://twaud.io/qdq

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Governo dá uma pista do que pode ser a prevenção à violência

Recebi do secretário de Comunicação, Edson Borges, breve comentário sobre a nova secretaria, que se propõe a prevenir violência e cuja forma de atuação foi motivo de comentário recente neste blog. Não diz como será, mas informa que já há experiências semelhantes onde se espelhar. O governo também aceita sugestões.

Leia abaixo a mensagem do secretário:

Entender a missão da Secretaria de Prevenção à Violência e Direitos Humanos é vislumbrar toda a política que deve ser posta em prática para evitar a marginalidade. O município tem secretarias fundamentais nessa questão, a exemplo de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde.

O governo municipal entende que se pode colocar em prática ações coordenadas com estas secretarias e com as forças de segurança, de maneira a atacar as causas da violência urbana, que são por demais conhecidas. É evidente que as metas da nova secretaria serão mais delineadas a partir do momento em que ela estiver devidamente instalada. Isto não impede, entretanto, que a sociedade civil organizada, principalmente a imprensa, adiante sugestões que possam ser aproveitadas. 

A Secretaria de Prevenção à  Violência, inclusive, é a primeira da Bahia, porém não  é a primeira do Brasil. Já existe no Espírito Santo. Logo, temos até referência da experiência que já está sendo posta em prática, claro que respeitando as peculiaridades de Feira de Santana e região.        

Posted via email from Glauco Wanderley

A campanha de Dilma no sertão baiano

Foram necessários quatro aviões para transportar a extensa comitiva de secretários e deputados que acompanharam o governador Jaques Wagner e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, na visita a Cipó, cidade do semi-árido onde inauguraram juntos uma estrada, um centro digital para acesso à internet e uma unidade de saúde da família.

Mesmo com a pressa em função do horário avançado (o avião do governador só aterrissou 15:40 e tinha que decolar antes de escurecer) a passagem de Dilma pelo semi-árido teve todas as características de uma campanha que não pode ser oficialmente declarada, com direito a carreata, fogos e comício.

A ministra foi alvo de intensa tietagem. Políticos e gente do povo aproveitavam qualquer chance de tirar uma foto ao lado de Dilma, que retribuía a atenção, cheia de sorrisos. No palanque montado na praça principal, enquanto todos fizeram pronunciamentos que às vezes duravam segundos, Dilma falou por 13 minutos. Com cuidado para não dar margem a acusações de campanha antecipada, ela buscou se identificar com Lula, exaltando a figura do presidente e listando realizações do governo federal.

Aproveitando que Cipó sediava ontem uma reunião de prefeitos que assumiram compromissos para lutar contra o trabalho infantil, a ministra relacionou o Bolsa Família, o ProUni e até o projeto de lei sobre o uso dos recursos do pré-sal, que ainda tramita no Congresso, com a ideia de dar uma vida melhor para as novas gerações.

Citou ainda a conquista do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, como demonstração de que o Brasil hoje é altivo e conquistou a soberania e o respeito internacional.

Dilma finalizou dizendo que é preciso avançar, dando qualidade de vida à população e acabando com a pobreza, para que as pessoas possam realizar sonhos de consumo, a exemplo da aquisição de celulares e computadores. Ao encerrar, discretamente convocou apoio. “Vamos juntos em frente, com fé no povo de Cipó, no povo baiano e no povo brasileiro”.

Ao discursar em seguida, Jaques Wagner completou o recado, afirmando que as pessoas vão “escolher o caminho que mantenha e reforce o trabalho do presidente Lula” e pedindo aplausos para a ministra.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

8.10.09

Tarcízio pressiona Ronaldo

Valdomiro entrevista Tarcízio (Foto Bernardo Bezerra)

Em entrevista hoje na página 2 do semanário Tribuna Feirense, o prefeito Tarcízio Pimenta queixa-se ao editor Valdomiro Silva da indefinição sobre o futuro político do ex-prefeito José Ronaldo.

O prefeito diz que a indefinição pode custar caro. “Tenho cobrado uma posição dele. Ele vai tentar ser vice-governador, senador, deputado federal? Isso gera um conflito dentro das nossas bases políticas e junto às nossas lideranças. Muitas querem encontrar o seu caminho e estão impossibilitadas por isso. Isso tem causado um certo frisson.", adverte.

CANDIDATURA GRAÇA

O prefeito dá a entender que a incerteza sobre Ronaldo pode levar pessoas do grupo, como os vereadores, a tomarem outros rumos. Mas ao que parece o “fator Ronaldo” também é determinante para fechar a “equação Graça Pimenta”.

Na mesma entrevista, o prefeito não confirma a candidatura da esposa mas já ensaia uma justificativa para lançá-la: as pessoas que deixaram o grupo “e resolveram seguir outra estrutura contrária à nossa. Isso tem suscitado outras discussões”. Saíram da esfera do DEM e coligados, os deputados Eliana Boaventura e Jairo Carneiro. Graça Pimenta preencheria uma destas "vagas de apoios".

Tarcízio garante que não há definição sobre a candidatura, mas admite que ela mesma vem discutindo o assunto inclusive com a família. Jura que os adesivos que circulam por aí promovendo o nome de Graça foram feitos “sem autorização de ninguém”.

Dúvida cruel

Por que estes fios atravessando este deserto de uma extremidade à outra, no detalhe da foto de Sílvio Tito?

É por que o costume do cachimbo faz a boca torta?

Ou por que a esperança é a última que morre?

Posted via email from Glauco Wanderley

6.10.09

Inscrição do vestibular da Uefs começa sábado

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve para o Vestibular 2010.1 a partir de sábado, 10 de outubro. A inscrição será feita até 8 e novembro, exclusivamente pela internet.

O pagamento da taxa de inscrição pode ocorrer até 9 de novembro.

As provas serão de 7 a 9 fevereiro de 2010. São oferecidas 785 vagas em 19 cursos.

Os interessados devem acessar o portal www.uefs.br e clicar na seção Processo Seletivo. Quem preferir pode acessar diretamente o endereço http://prosel.uefs.br. É imprescindível a leitura do edital do processo seletivo, também disponível na internet. O documento contém informações como a relação dos cursos oferecidos, prazos e os procedimentos de inscrição.

A taxa de inscrição custa R$ 80, mas a Uefs isentou 1.664 candidatos, com preferência a egressos de escola pública. A relação dos contemplados está divulgada no portal da Uefs na internet e no hall do prédio da Administração Central, campus universitário.

Os candidatos isentos não estão automaticamente inscritos no vestibular, devendo acessar o portal www.uefs.br e clicar na opção “candidatos isentos”, dentro da seção Processo Seletivo.

Posted via email from Glauco Wanderley

Prevenção à violência é o que mesmo?

O prefeito Tarcízio Pimenta sanciona hoje o projeto de lei do Executivo aprovado pela Câmara, que criou a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos. O governo aproveitou para divulgar opinião de diferentes setores da comunidade em apoio à secretaria.

O tenente coronel Sérgio Baqueiro, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, diz que a Secretaria de Prevenção à Violência vai servir de instrumento articulador entre os órgãos de segurança pública. “Todo município deveria ter em sua estrutura uma secretaria com essa natureza. O Governo Municipal é aquele que está mais próximo da população e conhece os anseios da comunidade”, comenta.

O coordenador regional de Polícia Civil, delegado Fábio Lordello, acha que “esta Secretaria vai ajudar não apenas na articulação de ações de enfrentamento à violência, mas também na captação de recursos, ações mais integradas e o fortalecimento de políticas de segurança pública".

“A violência assusta a todos. Toda iniciativa de reduzi-la tem o apoio da população”, concorda Aurelino Ribeiro Silva, cidadão comum entrevistado para a matéria.

Ainda de acordo com a reportagem da secretaria de Comunicação da prefeitura, o autônomo Josevam Souza Gomes afirmou: “Até onde sei a nova secretaria vai articular as ações junto com outras autoridades. Isso já nos deixa mais confortados”.

Eu não sei como o Josevam sabe, porque para mim a secretaria até agora ainda é apenas uma declaração de intenções. Não se sabe na prática o que vai mesmo fazer. O prefeito tem enfatizado que não se trata de mais uma estrutura de repressão ao crime, como já são as polícias civil e militar. Concordo plenamente. Não faria sentido nem daria resultado. No entanto, dizer o que ela não é não explica o que ela será.

Aliás o próprio líder do governo, Justiniano França, parece que não sabe também. Disse na Câmara semana passada que “será uma importante contribuição da prefeitura aos órgãos de prevenção à violência na nossa cidade” e acrescentou que o prefeito cria a secretaria justamente por causa da falta de ações dos órgãos estaduais de segurança pública. O que dá a entender que a secretaria de alguma maneira iria suprir as deficiências das polícias, o que contraria as declarações anteriores do prefeito.

Enfim, provavelmente só haverá clareza quando afinal o prefeito indicar o secretário e este disser que plano de trabalho pretende adotar.

Posted via email from Glauco Wanderley

Horário especial no comércio para Dia das Crianças

 

O governo municipal autorizou, por meio de decreto, a extensão do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais de Feira de Santana no período que antecede às comemorações do Dia das Crianças. Segundo a prefeitura os sindicatos do Comércio (patrões) e dos Comerciários (empregados) pediram a extensão do horário.

HORÁRIO

05 a 09 de outubro (segunda à sexta): 08 às 19 horas.

10 de outubro (sábado): até 16 horas.

11 de outubro (domingo): 09 a 15 horas.

12 de outubro (segunda-feira): 10 a 16 horas.

O artigo 2º do Decreto nº 7.837 reafirma que a extensão do horário de funcionamento das lojas não impede o pagamento de horas extraordinárias, assim como o de qualquer outro adicional devido, consoante à legislação trabalhista ou acordo coletivo de trabalho.

Posted via email from Glauco Wanderley

Câmeras de vigilância e internet sem fio na praça do Estadual

A praça do Colégio Estadual de Feira de Santana será a primeira a ser equipada com câmeras de segurança. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (06) pelo prefeito Tarcízio Pimenta, durante assinatura do termo de execução da obra da praça.

A instalação do equipamento faz parte do projeto de urbanização, que também vai contar com a construção de quatro quiosques, projeto paisagístico, nova iluminação, além de Internet gratuita para os freqüentadores do espaço, que são principalmente os estudantes de três grandes escolas estaduais próximas. A obra deve ficar pronta em 60 dias.

Tarcízio Pimenta aproveitou a oportunidade para anunciar a implantação, também, de câmeras nas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas. “Em breve, as duas avenidas serão equipadas com câmeras para o controle de tráfego das avenidas”, explicou.

Posted via email from Glauco Wanderley

5.10.09

Reitor da UEFS palestra na Academia Brasileira de Letras

 

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, profere conferência sobre Euclides da Cunha, nesta terça-feira (6), na Academia Brasileira de Letras (ABL), Rio de Janeiro. A atividade integra o Ciclo de Conferências Euclides da Cunha – Centenário de Morte (1909-2009).

Barreto é autor da tese de doutorado A Contribuição das Ciências Naturais para o Consórcio da Ciência e da Arte em Euclides da Cunha, apresentada na USP em 1998. A conferência desta terça-feira, prevista para as 17h30 no Teatro R. Magalhães Jr,  é intitulada Fundamentos Científicos em Euclides da Cunha. O evento será transmitido ao vivo pelo Portal da ABL (www.academia.org.br).

O presidente da ABL, acadêmico Cícero Sandroni, informa que a Academia convocou 21 dos mais categorizados especialistas, “que buscarão trazer à atualidade o gênio de Euclides, mostrando como sua excepcional capacidade analítica mergulhou no cerne mesmo da visão do Brasil sobre si próprio, visão histórica, antropológica, sociológica e geográfica”.

Nas próximas conferências serão abordados assuntos como: "A medicina nos tempos de Euclides da Cunha", por Moacyr Scliar (13 de outubro); "Euclides da Cunha jornalista", por Cícero Sandroni (20 de outubro); e, finalizando o ciclo, "A recepção de Os Sertões", por Alberto Venancio Filho (27 de outubro).

Posted via email from Glauco Wanderley

"Semana" tenta motivar estudo da Física

Para despertar o interesse de jovens estudantes pela carreira científica, disseminar a Física e a contribuição dela para o mundo atual, o Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), promove, desde a manhã desta segunda-feira (5), a XII Semana de Física de Feira de Santana. O evento foi iniciado com a palestra Grandes Experimentos na Fronteira da Física, proferida pelo professor doutor Ademarlaudo Barbosa, membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Rio de Janeiro.

Para ele “a Semana de Física é uma oportunidade de levar informações para a comunidade acadêmica sobre pesquisas em desenvolvimento, além de desenvolver no estudante uma percepção do que é a pesquisa, e motivá-lo a continuar pesquisando”.

A Semana prossegue até sexta-feira (9), no auditório 1, módulo 1º, campus universitário.

Posted via email from Glauco Wanderley

Que tal uma consulta via Internet?

Profissionais de saúde conheceram na sexta passada em Feira de Santana um sistema para realização de consultas médicas a distância, via Internet. Serve também para capacitação e treinamento dos profissionais. Foi na Policlínica municipal do Feira X. Trata-se do Telesaúde, criado pela Teledoctor, uma empresa baiana do ramo de tecnologia.

De acordo com o sócio-diretor da Teledoctor, César Ferreira Leite, várias cidades do interior da Bahia já aderiram ao sistema, atendendo inclusive pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os médicos do interior e da Teledoctor, que tem sede em Salvador, podem interagir através de imagens durante a consulta e definição do diagnóstico e eventual tratamento. Os dados do pacientes são armazenados na Estação Teledoctor.

Com isso, acreditam os idealizadores do sistema, pode-se melhorar a qualidade e resolutividade dos serviços de saúde.

As equipes médicas da empresa atuam nas áreas de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, neurologia e radiologia. “Todos eles possuem certificação pelo Conselho Federal de Medicina e Sociedades Médicas”, garantiu César Leite, diretor da empresa.

Apesar do boletim da Secretaria de Comunicação ter divulgado que o serviço oferece “máxima segurança e confiabilidade”, o prefeito Tarcízio Pimenta, que tem se mostrado um entusiasmado adepto de novas tecnologias, não informou se vai adotar o sistema.

Talvez funcione.

O que se tem visto muito ultimamente é o médico mal olhar no rosto do paciente e fazer uma consulta relâmpago. Via internet, talvez ele preste mais atenção. Claro que a grande vantagem de um sistema assim é poder contar com um profissional gabaritado em sua especialidade sem que ele tenha que se deslocar nas grandes distâncias da Bahia, estado enorme e com estradas ruins em grande parte do território.



Posted via email from Glauco Wanderley

4.10.09

O governo Tarcízio, um ano depois das eleições

O jornal A Tarde publica hoje, um ano depois da eleição, um balanço do cumprimento das promessas de campanha. Com a ênfase natural para o caso João Henrique-Salvador. Em meio às inevitáveis limitações do processo de edição em veículos impressos, o caso Tarcízio Pimenta-Feira de Santana ficou um tanto diluído, em meio a outras cidades do interior. Então segue abaixo um texto mais amplo, com a opinião de adversários:

Em Feira de Santana, o eleito Tarcízio Pimenta (DEM) fez uma campanha em cima da continuidade, afirmando que faria o terceiro mandato do então prefeito José Ronaldo, que governava desde 2001. Um de seus compromissos era terminar tudo que estava em andamento. Na avaliação do novo prefeito, 80% do que havia para concluir já foi realizado.

Entre as principais promessas que ainda não se concretizaram, a implantação de políticas públicas para a mulher e para prevenir a violência na cidade, que teve 238 homicídios até o final de setembro. As duas áreas teriam secretarias específicas, que não saíram do papel. No final do mês passado a criação da secretaria de Prevenção à Violência foi encaminhada à Câmara, que aprovou o projeto, a ser sancionado na  próxima terça-feira (06). O prefeito admite que a outra secretaria terá que ficar para depois. A crise financeira internacional, que reduziu a receita do município, é a justificativa para a demora na implantação. “Só agora está ocorrendo uma melhora na arrecadação”, relata.

Ele cita o asfaltamento das duas principais avenidas da cidade (Getúlio Vargas e Maria Quitéria) como destaques positivos dos primeiros meses do governo. A informatização do atendimento na rede pública de saúde é outra promessa de campanha que o prefeito avalia como bem encaminhada, já que três das seis policlínicas foram informatizadas e cinco de uma centena de unidades de saúde menores instaladas no município. Por meio do sistema, a identificação do paciente, bem como o prontuário e receitas passam a ser digitalizados e acessíveis em qualquer ponto da rede que já tenha recebido o programa de computador.

A internet gratuita foi implantada em alguns dos bairros mais populosos e a estimativa da prefeitura é que dentro de pouco mais de um ano o sinal sem fio cubra toda a cidade, incluindo a zona rural.

Na educação, a promessa de escola em tempo integral praticamente não avançou, pois está restrita a uma unidade inaugurada este ano. O prefeito atribui o ritmo mais lento à crise econômica, mas afirma que investirá em educação mais do que prometeu em campanha.

A educação é justamente uma das críticas feitas pelos adversários. Mesmo reconhecendo o impacto da crise, Colbert Martins (PMDB), segundo colocado na eleição, acha que melhorias pedagógicas poderiam ter sido intensificadas. “Poderia ter ocorrido um salto, com maior uso de tecnologia, de computadores”, critica.

Outro que esteve na disputa eleitoral (ficou em terceiro, atrás de Colbert) e se envolveu diretamente com o vencedor em um debate mais áspero em torno do Bolsa Família, foi o deputado federal Sérgio Carneiro (PT). Ele agora cobra o kit-moradia, uma espécie de cesta básica de material de construção, que não se concretizou. Mesmo assim acha que é cedo para julgar e prefere dar tempo para que o consenso vá se formando na comunidade em relação ao governo. Ressalva que tem ouvido com freqüência avaliações de que falta ao gestor a autonomia necessária, pois o ex, José Ronaldo, ainda estaria exercendo muito controle sobre a administração.

O deputado estadual petista José Neto, que vem adotando uma postura de aproximação com o prefeito, opina que a área de transporte coletivo é um dos principais problemas da cidade e conseqüentemente do governo. “A cidade tem se expandido muito horizontalmente e é preciso mais ação”. Ele critica o fato da prefeitura ter autorizado uma expansão do sistema de mototaxistas de 300 para 500, pois entende que o número ideal seria superior a mil.

Tarcízio Pimenta argumenta que seu governo já renovou 30% da frota de ônibus e ampliou o alcance de algumas linhas. O que não foi suficiente para reduzir as queixas. Segundo o radialista Elsimar Pondé, diariamente chegam na rádio em que trabalha queixas de usuários sobre a demora e a precariedade dos coletivos que rodam na cidade.

 


Posted via email from Glauco Wanderley

Espalhe

Bookmark and Share