25.4.09

As coisas mudam

É mais barato contratar os artistas diretamente ou buscar a intermediação de uma empresa? Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta, gastou-se menos este ano na Micareta, porque a prefeitura dispensou os "atravessadores".

Mas no ano passado, o site FSOnline publicou matéria em que se dizia o contrário. A matéria mostrava que a empresa MP Produções Artísticas detinha sozinha mais de 30% do total de contratos da prefeitura na área cultural. E naquela época a justificativa era oposta. Dizia-se que era mais barato contratar a empresa especializada.

Acompanhe trecho da matéria publicada em 05 de março de 2008:

O diretor da MP Produções, Mauro Paim, disse ao PORTAL FS que todos os contratos são feitos através da empresa, mas diretamente com os artistas. Segundo ele, a prefeitura ganha com esta intermediação, pois assim consegue preços mais baixos. "Se o artista viesse tocar só em Feira, o preço seria mais alto, mas conseguimos fazer vários shows na região, o que deixa o valor mais baixo", disse.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Maurício Carvalho, informou que não vê problemas em uma empresa ter controle sobre um terço dos recursos públicos aplicados na contratação de artistas e que tudo é realizado conforme a lei. Segundo ele, a prefeitura faz avaliações de preço para pagar sempre o menor valor pelos artistas. "Nós observamos o que é pago no mercado, para verificar se não estamos pagando a mais", afirmou.

Como se nota, o então secretário Maurício Carvalho, profeticamente, tratou logo de dizer que a prefeitura não estava pagando mais caro. Ou seja, se fosse agora na Câmara se explicar, como pediu Getúlio Barbosa, teria que desdizer o que o prefeito Tarcízio disse, ou negar o que ele mesmo, Maurício, declarou há um ano para a reportagem.

Diante do cheiro de fumaça, tenho a impressão de que a bancada governista não aprovará sua convocação.

24.4.09

Para Negromonte e seus colegas

Um dos campeões em viagens, o deputado baiano Mário Negromonte também deu declarações tão desastrosas quanto o mau uso que faz das regalias que o cargo lhe permite. Graças a elas, levou um pito de proporções nacionais, publicado país afora e na internet, em jornais e sites que reproduzem a coluna da jornalista Dora Kramer, que na Bahia sai em A Tarde. Eis o trecho que trata do palpite infeliz:

O líder do PP na Câmara, Mário Negromonte, lançou uma questão ao debate: "É preciso saber que tipo de parlamentar a sociedade brasileira quer; um deputado bem remunerado para ser incorruptível ou um que ganhe pouco e vá ao Congresso defender o interesse dos grandes grupos."

Ou seja, para o deputado quem não é bem pago é - ou poderá vir a ser - corrupto.

Embora a excelência não tenha informado a que categoria pertence, cumpre lhe informar: se consultada a respeito, a "sociedade brasileira" não ficaria com nenhuma das alternativas por ele propostas.

Escolheria poder contar com parlamentares prestadores de bons serviços, cientes de seus deveres, zelosos do bem público. Merecedores de boa remuneração e, no limite da necessidade, de recursos adicionais para o melhor exercício do mandato.

Quem aumenta a passagem?

O prefeito diz que apenas seguiu a recomendação do Conselho de Transportes. O Conselho de Transportes diz que não aumenta, apenas recomenda.
Nenhum dos envolvidos nas discussões anda de ônibus e quem paga a conta é a população, mesmo tendo que suportar um serviço que o próprio prefeito reconhece como ruim, na edição desta sexta (24) da Tribuna Feirense.
O pior é uma das justificativas de Tarcízio Pimenta, dizendo que ao assinar o aumento, apenas repetiu o que acontece todo ano. “Se fizer uma cronologia dos últimos 10, 12 anos para cá, em todos houve aumento da passagem. Em nenhum ano deixou de ocorrer este aumento”, justificou na Tribuna.
Se fosse assim, se não se devesse mexer no que se fazia antes, a prefeitura também não deveria ter contratado diretamente os artistas da Micareta, eliminando intermediários. Medida acertada, é claro, da qual o prefeito se gabou durante e depois da festa, por ter permitido redução de gastos para o município, em relação aos anos anteriores.

Seja mais claro, deputado

Leio no blog de Adilson Simas sobre pronunciamento do deputado federal Colbert Martins que me faz pensar que, ou ele está atordoado com a revelação de que foi a Paris com mulher e filhos graças às passagens concedidas pela Câmara Federal, ou está querendo nos confundir.


Fez discurso relacionando despesas com passagens e diárias do Legislativo, do Executivo, do Judiciário, do TCU e do Ministério Público. É uma tentativa de demonstrar que se o Legislativo pecou, não pecou sozinho? O deputado defendeu que os números sejam também divulgados para a sociedade.

Mas quem foi que disse que as autoridades não têm que ter gastos com passagens, diárias e gasolina? Se o deputado quer entregar os outros poderes da República que o faça com revelações sobre uso indevido do dinheiro. Mostre que o pessoal do Executivo, do Ministério Público e do TCU anda levando família para Paris, para a Disneylândia, para o Hawaii ou qualquer outro uso indevido.

Dizer que se gasta e mostrar quanto se gasta não resolve o problema, nem do deputado – pego na contramão com um gasto que não é ilegal mas é imoral – nem do país, que precisa fazer com que o dinheiro dos impostos sirva para o bem de todos e não para o bem da casta de agentes públicos que têm o poder de decidir sobre o uso de verbas bilionárias.

O deputado acertou, porém, quando no mesmo pronunciamento, defendeu que os gastos todos sejam postos na internet: “Vamos colocar na internet as informações, em todos os níveis. Estamos aqui para isso. Apoiamos o Presidente Michel Temer que já comece com as medidas necessárias tomadas neste momento, mas achamos que a transparência não é só aqui, não. Transparência tem que ser em todos os Poderes.”

22.4.09

Simpatia é quase amor

Simpatia é quase amor é o nome de um bloco carnavalesco dos mais famosos do Rio de Janeiro. Como o assunto aqui envolve a Micareta, o nome vem bem a calhar. Pois o deputado José Neto saiu em apaixonada defesa da folia feirense, protestando contra o destaque dado pela imprensa ao assassinato, que empanou o brilho da festa. Elogiou até o combate à dengue. Sua assessoria distribuiu nota publicada no site Bahia Notícias, que termina assim: "O deputado destacou ainda o ambiente político amistoso, com a presença de adversários históricos lado a lado, como o prefeito municipal Tarcízio Pimenta (DEM), ele e o secretário estadual de Comunicação Robinson Almeida, ambos do PT. Em junho, autoridades estaduais e municipais se reunirão para planejar o evento de 2010 e elaborar estratégias de valorização da festa."
E junto com a nota, a foto de Neto abraçado a Tarcízio.
Será que foi por isso que José Ronaldo foi embora da Micareta, para não ver o desabrochar desse relacionamento?
Neto diz que não é nada, que é apenas uma relação civilizada entre políticos que são adversários, não inimigos. Mas todo mundo tá achando que é algo mais.
O tempo dirá se é só um amor de Micareta.

A mistura da Micareta: Neto, Tarcízio e Robinson Almeida

Feira na Copa 2014

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Euclides Artur, está com a ideia na cabeça de colocar alguma seleção da Copa de 2014 para treinar em Feira de Santana, no Joia da Princesa. Isso partindo do princípio de que Salvador será uma das sedes do Mundial, claro, o que todos acreditamos que vai mesmo ocorrer.
Pelo raciocínio de Artur, Salvador dispõe apenas dos estádios Barradão e Pituaçu. A Fonte Nova, como vai sediar os jogos, não poderá ser usada como campo de treino fixo de nenhuma seleção do grupo que ficar em Salvador. Com isso o Joia da Princesa teria sua chance e Feira teria seus dias de fama internacional, pelo menos no país de origem da seleção que viesse para cá. Claro que junto com a seleção viriam repórteres e outros, demandando os serviços feirenses.
O pensamento do secretário faz sentido e obviamente seria uma interessante promoção para a cidade. Porém assim como Feira pode, outras cidades que recebem jogos do campeonato baiano, como Madre de Deus, também podem se candidatar. Além do que a tendência natural é ficar mesmo em Salvador, arranjando algum lugar como um clube, para treinar.
Por isso, para a ideia de Artur dar certo, é preciso que se comece a trabalhar desde já e que o projeto seja de Feira, suprapartidário. Pois ninguém sabe quem será o prefeito em 2014, se Tarcízio reeleito ou algum outro pretendente.
Entre as necessidades, fazer uma boa reforma no Joia da Princesa, incluindo o gramado. Nada de operação tapa-buraco. Muita gente reclama no rádio quando os adversários do Fluminense criticam o gramado do Joia, mas a verdade é que a bola não rola em algumas partes daquele gramado. Ela quica (o que até ajuda na defesa do Tássio, quando não conseguiu interceptar o cruzamento que levou ao primeiro gol do Bahia domingo passado).

Viajar é bom. De graça é muito melhor

A Câmara federal resolveu moralizar um pouquinho seus procedimentos e acabou hoje com o direito dos deputados rodarem o mundo, com o dinheiro público, na companhia de parentes e amigos. São tão bons e generosos nossos parlamentares que às vezes eles nem viajam, mas distribuem as passagens de sua cota. Seria impossível punir algum deles, a não ser que o Congresso decretasse sua auto-dissolução. Afinal, segundo o site Congresso em Foco, que trouxe à tona toda essa bandalheira, que não é ilegal mas é imoral, mais da metade dos nossos congressistas viajou para o exterior às nossas custas.
Tá todo mundo lá. Da Bahia, Mário Negromonte é um dos recordistas nacionais, mas a lista inclui também, sem preconceitos, gente de tudo quanto é tendência política. Marcelo Guimarães, Luís Bassuma, Fábio Souto, João Almeida, José Carlos Aleluia, Zezéu Ribeiro.
No nosso caso feirense, apareceram Colbert Martins, com uma excursão familiar a Paris e Fernando de Fabinho, na cota do qual foram compradas cinco passagens de ida e volta, utilizadas por pessoas que à primeira vista não se identifica como sendo familiares.
Abaixo, a lista completa das viagens da cota dos dois:

21.4.09

À espera de um milagre ou Missão impossível?

A saga do Fluminense no campeonato baiano deve chegar ao fim nesta quarta-feira*, a não ser que o time vença o Bahia por dois gols de diferença, em Salvador. Levando em conta a pontuação do Touro contra a dupla BAVI na primeira fase do campeonato, dá pra sonhar com a classificação.
Confira. Foram 7 pontos ganhos em 12 possíveis (porém, nos dois jogos vencidos – contra o Vitória – a diferença foi de apenas um gol):




Mas para se classificar, será preciso que a gente não tenha que ouvir falar de novo em “bobeada de Tássio”, nem de qualquer outro jogador. Veja os gols de domingo, na matéria de Isaías Malhado para a TV Subaé:




* O jogo foi adiado para quinta-feira (23), por conta da chuva que cai em Salvador

Foto de ACM

Levei um puxão de orelhas on-line no blog do Dimas Oliveira, por dar como flagrante do blog de Jânio Rego a pichação no prédio da Prefeitura e por não creditar a foto a ACM, fotógrafo da SECOM. Eu não sabia nem quem era o autor da foto nem que a notícia já saíra em Dimas e dou aqui o braço a torcer.
De qualquer modo, para não ser o último a saber da próxima vez, de agora em diante instalei mecanismo que me avisa de todas as atualizações nos blogs que acompanho (com exceção daqueles blogs que não dispõem do recurso, mas que podem perfeitamente instalar qualquer dia desses).

20.4.09

O custo total das atrações

O valor pago para as atrações que se apresentaram na Mcareta de Feira de Santana contratadas pela Prefeitura foi de R$ 759.500,00*. É a soma dos cachês que constam nas inexibilidades de licitação, publicadas no Diário Oficial dos municípios e Diário Oficial do Estado, nas edições dos dias 31 de março e 17 de abril, respectivamente.

Na tabela abaixo organizei os valores do maior para o menor. Do artista mais caro (Daniela Mercury) aos mais baratos (os locais Dionorina e Trio da Cidade).
Clique na imagem para abrir a tabela em tamanho maior e mais visível.


* Esse valor foi retificado quase dois meses depois, em 11 de junho. Leia aqui

O custo dos atravessadores

A coluna Tempo Presente, de A Tarde, divulga na edição desta segunda os preços de atrações micaretescas que tocam em Feira de Santana e Alagoinhas, com base em dados fornecidos pelo Diário Oficial do Estado e Diário Oficial dos Municípios.

Os números dão a dimensão do quanto representa de economia a prefeitura contratar diretamente as atrações, como fez Feira de Santana, ao invés de terceirizar para empresas do ramo, os atravessadores. A micareta de Alagoinhas vai acontecer de 30 de abril a 3 de maio.

Para melhor compreensão, organizei os valores na tabela abaixo, colocando o custo por apresentação de cada artista.



OBS: Luiz Caldas e Adão Negro foram contratados para dois shows em Feira, portanto, o custo dobra

19.4.09

Mulheres não passam pelo detector de metais?

De acordo com a entrevista dada ao repórter Isaías Malhado no BATV da TV Subaé pelo homem que matou um desafeto em pleno circuito da Micareta, foi uma mulher quem lhe deu a arma do crime. Será que a polícia acredita que mulheres não precisam ser revistadas? Veja o que disse o autor dos tiros:

Fabinho demite assessor

Por conta do envolvimento do nome do deputado Fernando de Fabinho no escândalo das passagens aéreas em Brasília, um assessor foi demitido por telefone, de acordo com a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde deste domingo.
Uma passagem da cota de Fabinho apareceu em nome do ministro Eros Grau, do STF. Sendo que Eros Grau mostrou comprovante de que sua passagem foi paga pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), que o convidou para uma palestra. Sendo assim, o dinheiro da passagem da cota de Fabinho na verdade foi embolsado por alguém.

Reproduzo a nota da coluna de hoje de A Tarde, assinada por Levi Vasconcelos:

Abordado por jornalistas sobre como uma passagem da cota dele foi parar nas mãos do ministro Eros Grau, do STF, o deputado federal Fernando de Fabinho (DEM) ligou para o funcionário do gabinete de prenome Ronan, o autorizado a emitir passagens, pergutando se ele havia feito algo parecido. 'Não'. Anteontem à noite, o escândalo estourou na televisão. Ronan ligou para Fabinho, chorando: 'Deputado, me desculpe, eu...'
- Eu só posso lhe dizer é que você está demitido.

Pimenta pipoca

Já com Carlinhos Brown, no sábado, o prefeito resolveu se jogar. Parece que gosta de festa mais ainda do que Jaques Wagner.

Espalhe

Bookmark and Share