16.10.09

O feitiço virou contra o feiticeiro

Durante o mandato do inesquecível José Sarney como presidente (tristes tempos), já sentindo o prejuízo do crescimento dos evangélicos, a igreja católica conseguiu impingir ao país a criação do feriado da padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Uma clara afronta ao princípio do estado leigo, que a Constituição diz que somos.

Não me recordo com certeza, mas tenho a impressão de que a coincidência de data com o Dia das Crianças, 12 de outubro, serviu como atenuante, como uma insinuação de que o feriado teria também esta razão de ser.

Se foi ou não foi, não vem ao caso. O certo é que impôs-se o feriado, mas com a progressiva perda de interesse pelas coisas religiosas, o 12 de outubro como Dia da Padroeira perdeu força e tem muita gente mesmo que pensa que é feriado por causa do Dia das Crianças.

Prontamente, eis que se articula novo golpe: empurrar o Dia das Crianças para 15 de novembro. Dizem que ideia do valoroso J. Sobrinho, que desta vez não foi feliz. Ideia já entusiasticamente apoiada pelo arcebispo Dom Itamar Vian, que submeterá a sugestão ao escrutínio dos colegas de CNBB.

A decisão final, claro, cabe ao Congresso. Tomara que não passe.

Na Câmara de Feira de Santana, debateu-se o assunto. Roque Pereira não dá muita bola para o Dia das Crianças (criança não vota) e opinou que pode-se colocar o dia delas em um domingo qualquer de outubro, livrando a padroeira da má companhia do mundano comércio que cerca a festividade infantil.

O candidato à excomunhão, Getúlio Barbosa, protestou: “A Igreja Católica precisa entender que o Estado é laico. Não se pode beneficiar uma religião, atendendo aos seus pleitos, em detrimento de outras”.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Professores sem prestígio

 
 
DA COLUNA DILTON E FEITO DO www.acordacidade.com.br
Oito pessoas na galeria, doze no plenário (incluindo quatro vereadores) e cinco na mesa. Total: Vinte e cinco. Este foi o público que prestigiou a sessão especial comemorativa do Dia do Professor, na noite de ontem (15), na Câmara Municipal. A situação só não foi mais constrangedora porque o secretário municipal de Educação, professor José Raimundo Azevêdo, um dos palestrantes, levou seus assessores diretos. A propósito, José Raimundo esteve também representando o prefeito Tarcízio Pimenta.

Vereadores presentes

Na conta dos presentes à sessão do Dia do Professor vale destacar os vereadores Marialvo Barreto, que também é professor, Gerusa Sampaio, autora da proposta para realização do evento, Frei Cal e Roberto Tourinho. Mais o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde, que presidiu a sessão.

Posted via email from Glauco Wanderley

Pior que é verdade

 

Comentário do jornalista Paixão Barbosa sobre a proposta de aposentadoria para ex-governadores baianos, feito em seu blog no site do jornal A Tarde:

“Essas coisas são sempre assim. Quando propostas há um monte de reações contrárias e quem é a favor silencia. No fim, depois de aprovada, todos que têm direito passam a receber, mesmo docemente constrangidos.”

Posted via email from Glauco Wanderley

Roubam até carro plotado da prefeitura

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da prefeitura de Feira de Santana comunicou à Polícia Civil o roubo do Fiat Uno, placa JSH-7261, ocorrido na manhã desta sexta-feira (16), no bairro SIM.

O veículo que serve à Secretaria estava a serviço e com plotagem municipal. O roubo ocorreu por volta das 7:30 da manhã, na rua Alto do Paraná, quando o motorista Wilson Lima Sampaio, foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta, armados, que fugiram em seguida. Os marginais também roubaram os pertences do motorista.

O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Guimarães, afirma que todos os procedimentos já foram adotados, inclusive solicitando que a Divisão de Veículos providencie o bloqueio de qualquer acesso deste automóvel em repartições públicas municipais.

Posted via email from Glauco Wanderley

Este é o mundo em que se vive agora, ainda que não saibas ou não queiras saber

“...imagine o dever de casa de um grupo de estudantes do fundamental daqui a alguns anos: descobrir as fontes de dados geográficos, de população, de índices financeiros e econômicos variados e produzir um mapa bo brasil, interativo, sobre a inflação e crescimento, incluindo sua distribuição regional e per capita, para todo o país. no fundamental, e não como dissertação de mestrado. e, ao invés de pegar tal gráfico em algum lugar [hoje, ele não existe] descobrir como programá-lo. no fundamental.”

Trecho de importante artigo do professor Silvio Meira. Leia em http://smeira.blog.terra.com.br/2009/10/16/um-possvel-futuro-para-os-jornais-o-caso-do-guardian/

 

Posted via email from Glauco Wanderley

15.10.09

Eleição do PMDB municipal dia 25

O presidente da Comissão Provisória do PMDB, Adilson Simas, publicou edital, anunciando para o dia 25 de outubro, domingo, a convocação dos filiados para a eleição do Diretório Municipal do partido. A eleição segue recomendação de Lúcio Vieira Lima, presidente do Diretório Regional.

Apenas uma chapa deve se inscrever para o diretório, que terá como membros natos os dois parlamentares locais – Colbert Martins, deputado federal e Frei Cal, vereador, mais os ex-presidentes Celso Ribeiro Daltro e Adilson Simas.

Segundo Adilson Simas, os filiados devidamente registrados no cartório eleitoral vão eleger os 45 membros do diretório e seus 15 suplentes, mais os delegados e suplentes da convenção regional e os membros titulares e suplentes do Conselho de Ética.

Após a eleição do diretório que acontecerá durante todo o dia – das 8 às 15 horas na Rua Barão do Rio Branco, 1007, os membros eleitos se reunirão para eleger a Executiva Municipal do partido.

Posted via email from Glauco Wanderley

Prevenção à Violência é polícia sim

Começa a clarear um pouco o rumo da secretaria de Prevenção à Violência, à qual o prefeito Tarcízio Pimenta se referiu como “jóia do governo” pela manhã, ao anunciar o nome do inspetor Mizael Freitas de Santana como titular da pasta.

Ganhou mais dois carros. A “frota”, como chamou a divulgação oficial, passou de um para três carros. E prepara-se para incluir motos, cavalos e cães farejadores.

O meu medo é justamente dos cães farejadores em sentido figurado, ou seja, que a polícia dos prefeitos se torne uma polícia política. Mas o governo diz que está escudado nas diretrizes do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), que exige a tal Polícia Comunitária, que o prefeito criou por decreto, após a aprovação do vago projeto de criação da secretaria em si, votado a jato na Câmara.

Por outro lado, evidentemente temos um déficit de policiamento. A Guarda Municipal, cuja presença não se percebe no dia a dia da cidade, deve passar a suprir parte desta demanda. Pois andará armada também, informa o secretário Mizael, após receber o devido treinamento. “É assim nas grandes cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo”, alega. Ele acredita também que é necessário um aumento do contingente, embora ainda não saiba qual o quadro ideal (hoje são 204 guardas).

Porém Tarcízio dizia que a secretaria não era polícia. É. Vamos esperar agora que o restante, as tais ações sociais, aconteçam, para que a secretaria vá além do aparelho repressor, que tem se mostrado quase inócuo. 

Foi uma semana apropriada para apresentar medidas contra o crime: um ataque ao SAMU, seis mortos em 12 horas, quatro em uma chacina outro morto a pauladas e uma rebelião de menores, com um dos internos do Melo Matos morto.

Um quadro tétrico que deixa evidente a necessidade de resposta. Podemos sonhar com uma redução das mortes em 2010? Temos que sonhar.

Posted via email from Glauco Wanderley

Concursados da Civil agora apelam a Sérgio Carneiro

 

Um grupo de aprovados em concurso público para a Polícia Civil, realizado em 1997, esteve no escritório do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), na última sexta-feira (9/10), reivindicando a nomeação imediata por parte do Governo do Estado da Bahia. No mês passado, eles ocuparam o saguão da galeria dos ex-presidentes da Assembléia Legislativa na tentativa de solucionar o impasse.

Das 912 pessoas aprovadas na seleção, 140 deverão trabalhar em Feira de Santana. O grupo aguarda a convocação desde o mês de abril, após concluírem o curso de formação iniciado em novembro de 2008. “O governador fez, recentemente, um ato de nomeação de apenas 17 pessoas para o município. Mas, ao chegarmos a Salvador, nos pediram, mais uma vez, novos exames”, conta Greicelane Santos Maciel, uma das aprovadas no concurso.

O deputado Sérgio Carneiro explicou que o Estado sofreu, de janeiro a agosto, um impacto da crise financeira mundial. Com isso, houve queda na arrecadação tributária, comprometendo também a contratação de pessoal. “Sei que é difícil para eles enfrentarem este impasse com o Estado e a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois deixaram seus empregos para se qualificarem”, afirmou. De acordo com outro concursado, Gilmar da Silva Santos, momentos antes da reunião com o deputado o grupo tentou conversar com o governador Jaques Wagner durante a visita da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). “Precisamos da ajuda dele”, ressaltou Gilmar. O parlamentar garantiu ajudá-los conversando com o governador a respeito do assunto.

Em setembro deste ano, a Secretaria da Administração do Estado (SAEB) informou que o concurso tinha erros no edital, e que ainda existem pessoas a serem contratadas de acordo com as necessidades e o planejamento orçamentário. O órgão não divulgou quantas pessoas serão nomeadas.

Posted via email from Glauco Wanderley

Charge de hoje no Paraná Online

Posted via email from Glauco Wanderley

Show pelos animais sem dono




Amanhã (16) acontece a 2ª edição do Evento Beneficente Bicho Feliz, no teatro do CUCA. O objetivo é arrecadar fundos para ajudar na construção de uma sede própria para a Associação Protetora dos Animais, que atualmente abriga gatos e cães que foram vítimas de acidentes ou maus tratos.


São quase 200 animais alocados na atual sede que já está pequena para a quantidade de bichos. O evento contará com a participação dos artistas: Goreti Figueiredo, Tany Brasil, Mônica Vasconcelos, Hamilton Gonçalves, Elizama, Sandro Penelu, Itamara Figueiredo, Leno, Guilherme Guille, Janno, Marcelo Gamonal, Céliah Zaiin, Gabriela Morais, Arailton Públio, Casa da Fumaça e Flor, Maria Vai com os Outros, Evaristo Nazareh, Zé das Congas e Grupo de Percussão, com apoio cultural da UEFS e CUCA.


O ingresso será no valor de oito* reais, e os interessados podem doar um saco de ração. O show começa às 19:30


Informações: 75 3603.9141 3221.4796 9118.6534.

* a organização do evento informou o valor de R$ 5,00 do ingresso, que estava inclusive no cartaz, mas depois corrigiu a informação. O cartaz também foi atualizado

Posted via email from Glauco Wanderley

14.10.09

Lei quer obrigar empresas a contratar ex-presidiários

 

Empresas prestadoras de serviços contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana devem passar a contar, em seus quadros de funcionários, com ex-presidiários. É o que determina uma lei aprovada pela Câmara, em segunda e última votação, de iniciativa da vereadora Cíntia Machado.

Para entrar em vigor, a lei depende de sanção do prefeito Tarcízio Pimenta. A empresa que conta com quadro de pessoal entre 30 e 50 funcionários terá que empregar um ex-presidiário; entre 51 e 100 funcionários, dois ex-presidiários e a partir de 101 trabalhadores, quatro.

A lei necessitará  ser regulamentada pelo Poder Executivo, que terá prazo de 180 dias a contar da data de publicação. A regulamentação deverá  ser feita através da Secretaria Municipal de Administração.

Posted via email from Glauco Wanderley

Idosos e deficientes têm direito de morar no térreo

 

A Câmara Municipal aprovou, em segunda e última votação, projeto de lei que dispõe sobre a reserva de vagas para proprietários idosos e portadores de necessidades especiais, em apartamentos térreos de conjuntos habitacionais de interesse social.

O projeto da vereadora Gerusa Sampaio determina que os apartamentos térreos dos conjuntos habitacionais populares fiquem reservados aos idosos e aos portadores de necessidades especiais contemplados como beneficiários nos programas habitacionais de interesse social do Município. A reserva estende-se aos beneficiários dos programas cujos dependentes incluam pessoas nessas condições.  

A garantia da reserva dos andares térreos para idosos ou pessoas portadoras de deficiências vai se dar mediante algumas condições. Por exemplo que a deficiência seja considerada irreversível, que dificulte ou reduza a capacidade de locomoção do indivíduo ou crie nele dependência de seus familiares.

Posted via email from Glauco Wanderley

Moradores de bairros querem identificação de ruas

O vereador Roberto Tourinho (PSB) criticou a falta de placas de identificação nas ruas do município. Para ele “Feira de Santana, embora tenha um destaque nacional pela sua grandeza e importância sociopolítica-econômica e cultural, tem ainda algumas características, completamente injustificáveis, de cidade provinciana”.

Tourinho disse que um cidadão cujo nome é Osnir de Paula Passos enviou, no mês de setembro deste ano, um ofício ao secretário municipal de Planejamento Carlos Brito, contendo nome e CEP de todas as ruas dos Conjuntos Homero Figueiredo, Arco-íris, Alvorada e Loteamento Amaralina. Segundo o vereador, o documento objetivava a identificação desses logradouros.

Conforme Tourinho, a prefeitura não executou a identificação das vias públicas e nem autorizou a iniciativa privada, a qual Osnir também pediu o apoio para realizar o serviço. “Não podemos aceitar, visto que Feira de Santana tem um orçamento estimado para este ano, em mais de meio milhão de reais e mesmo assim não permite e nem coloca nome em logradouros públicos municipais. Isso é um sinônimo de atraso”, justificou.

Posted via email from Glauco Wanderley

Vale-refeição do município no valor de R$ 6,03

O prefeito Tarcízio Pimenta assinou contrato com a empresa Nutricash, na tarde desta quarta-feira (14), visando o fornecimento de ticket refeição para os funcionários da saúde pública municipal. Cada refeição tem o valor de R$ 6,03 enquanto a ceia, ou seja, o lanche noturno, está estipulado em R$ 3,00. O benefício começa a ser liberado dentro de aproximadamente uma semana.

O contrato foi firmado com Henrique Avelino dos Anjos, representante da Nutricash, empresa vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. Tem validade de um ano. O sistema de tickets substitui o anterior, em que os servidores que trabalham na secretaria de saúde recebiam quentinhas e que foi denunciado na Câmara pelo vereador Roberto Tourinho, que exibiu comunicações internas com queixas sobre o serviço.

A Nutricash possui 50 pontos para recebimento do ticket em Feira de Santana, mas o prefeito solicitou a inclusão de novos. A lista com os locais será informada pelo governo em breve.

A Nutricash é uma empresa baiana, do Grupo Beira Mar Participações e tem experiência no fornecimento de vale refeição para a Vega Engenharia Ambiental, a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Além de ticket refeição, a Nutricash também fornece vale combustível para a Assembléia Legislativa e algumas prefeituras baianas, a exemplo de Caetité, Caculé, Santo Amaro e São Francisco do Conde.

Posted via email from Glauco Wanderley

Aí já é avacalhação demais

 

Anúncio que circula no sistema de AdSense do Google. Será de alguma “falcudade”?:

Diploma Não é Necessário p/ Trabalhar como Jornalista. Faça um Curso Rápido, apenas R$ 40 www.Cursos24Horas.com.br

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Ladrões assaltam vereador para roubar prefeito

Um grupo de quatro ladrões, montados em duas motos, roubou o carro do vereador Zé Curuca, no distrito de Humildes, em Feira de Santana. O vereador não estava no carro e sim o irmão Joilson e o assessor Zé Nery, que estava no volante do Fiesta Sedan preto. Os bandidos ainda perguntaram pelo vereador e disseram que sabiam onde morava o assessor, antes de ir embora. O fato ocorreu por volta de 6:30 da noite de domingo e uma hora depois o bando, que então já era composto por oito pessoas, entrou na fazenda do prefeito de Terra Nova, Francisco Hélio de Souza (PMDB), a cerca de 80 quilômetros de distância.

Na fazenda agrediram o prefeito, mais conhecido como Jajá, com coronhadas no peito e na cabeça. Jajá foi internado às pressas sangrando e com pressão alta em um hospital particular de Salvador. Teve alta na manhã de segunda-feira.

Mesmo sem maiores sequelas físicas, a família ainda se encontrava assustada ontem e o prefeito evitou dar entrevistas. Jajá estava com a mulher, um filho e uma nora quando os assaltantes chegaram na fazenda onde vive, cinco quilômetros distante do centro da cidade.

De acordo com a delegada Andrea Barreto, de Terra Nova, os bandidos entraram na propriedade levando como reféns os vizinhos do prefeito. Seria uma estratégia para evitar que alguém chamasse a polícia por telefone.

Na fazenda, os ladrões exigiram dinheiro e jóias e ainda fizeram piada, dizendo que queriam compensação pelo voto. “A gente vota pra depois pegar o que é nosso de volta”, diziam, segundo o relato do filho de Jajá, Fábio Souza. Mesmo assim, a família descarta que o crime tenha motivação política. Para eles, trata-se de criminosos comuns.

Ao negar possuir muito dinheiro como os ladrões esperavam, o prefeito foi espancado. Um vizinho também apanhou dos assaltantes, que permaneceram no lugar durante uma hora e meia. Foram embora depois de recolher cerca de R$ 1.000 e saquear tudo que foi possível. Celulares, aparelhos eletrônicos e até roupas e o exaustor do fogão.

O bando trancou os reféns em um quarto, furou os pneus dos carros que estavam na propriedade e fugiu em uma Hilux da prefeitura, que abandonaram perto da cidade de Amélia Rodrigues.

A delegada Andrea recebeu reforço para a investigação e diz ter indícios sobre quem são os autores do crime, mas não pode adiantar qualquer informação para não atrapalhar a investigação.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

54 novos servidores municipais

Crise? Fora daqui. Enquanto outras prefeituras anunciam corte de servidores, a de Feira contrata mais. Deus benza!

Está convocando mais 52 agentes de serviços gerais, aprovados em Concurso Público. A lista completa dos nomeados, obedecendo a ordem de classificação, consta em Decreto Individual, publicado nesta quarta-feira (14), na Folha do Estado. O Concurso Público Municipal é o que teve seu resultado divulgado em 15 de novembro de 2006, sob José Ronaldo.

Os nomeados irão atuar nas secretarias Municipal de Educação, Transportes e Trânsito, Administração e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais. A posse deverá ocorrer na sexta-feira (16).

 De acordo com o Decreto os nomeados são: 

Alesandra de Jesus Santos

Ana Maria Silva Lima

Antonio Erasmo Lima

 Averaldo Alves Bezerra Neto

 Chirlene dos Santos Silva

 Cidélia da Silva e Silva

 Conceição Santos Medeiros de Carvalho

 Cristiane Conceição dos Santos

 Diana Cerqueira

 Edileuza Costa Santos

 Edna Brito Menezes

Eliana Silva Paixão

 Elisandra Oliveira Campos

 Elizabete Pires de Oliveira

 Fabiola da Silva Gomes

 Geane Assunção de  Amorim

 Geane Soares Jorge

 Gildete Meireles de Matos

 Graciane Santana Oliveira

 Gutembergue Augusto Matos Torres

 Honora da Silva Vieira

 Iraildes dos Santos

 Iraildes Pereira de Jesus

 Jacicleide Gomes dos Santos

 Jacione de Jesus Araujo

 Jaqueline Ferreira dos Santos Cerqueira

 Jirlane Vieira Ferreira

 Joel de Oliveira Pires

 Juscelino Ribeiro Costa

 Karine Almeida da Cruz

 Luciana Souza dos Santos

 Lucileide Oliveira Lima

 Luiz Fernando de Jesus Araujo

 Marcio Pereira de Almeida

 Maria Auristela da Silva

 Maria Cristina de Almeida Santa Rosa

 Maria da Paz Oliveira

 Maria de Fátima de Jesus

 Maria de Fátima Ferreira dos Santos

 Maria Vanda Lucia Agostinho

 Maria Veraneide Nascimento Santos

 Marines Soares de Jesus

 Nilmara da Silva Borges

 Rejane Figueredo Lima

 Rita de Cássia Cordeiro da Silva

 Rita de Cássia Rodrigues Vaccarezza

 Roberto Ferreira dos Santos

 Rosangela da Conceição Silva

 Sandra Carla dos Santos Almeida

 Silvandira Costa de Oliveira

 Simara dos Santos Machado

Sonia Maria da Costa Santos.

 Vanderleia Silva de Oliveira 

Cuidado com a polícia caseira!!!

O prefeito Tarcízio Pimenta tem negado que a prevenção à violência por parte da prefeitura tenha um viés policialesco. Espero que não ceda à tentação. Polícia municipal é um risco. Jânio Rego fez um breve e preciso retrato da situação no texto abaixo:

Clailton Mascarenhas fazia questão de passar em revista. Olhava as botinas novas, engraxadas, elogiava a farda de botões reluzentes estufados nas barrigas salientes da nossa brava Guarda Municipal de Feira de Santana. Agora os destemidos sonham com o Poder de Polícia. Mais uma vez elevada à categoria de tropa de elite, não mais para deleite de um desequilibrado Prefeito de ocasião, mas munida de coletes à prova de bala e armas pesadas. Querem uma Polícia Municipal. Com delegados, sub delegados, chefetes e, claro, uma porção de X-9. Quem sabe até uma espécie de polícia política "moderna" como as milícias das zonas do tráfico carioca. Feira, eu te conheço, Feira!

Posted via email from Glauco Wanderley

13.10.09

Uefs concede mais isenções da taxa do vestibular

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) concedeu isenção total da taxa do vestibular 2010.1 para dependentes e servidores das universidades estaduais da Bahia e para alunos do Programa Universidade para Todos (UpT). Professores da rede pública de ensino são beneficiados com isenção parcial, que reduz a taxa de R$ 80 para R$ 30.

A inscrição deve ser feita até 29 de outubro. Os interessados devem ler o edital de isenção disponível no portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.

Para os demais candidatos, a inscrição no vestibular prossegue até 8 de novembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 80, mas a Uefs concedeu 1.664 isenções, todas para egressos de escola pública.

A relação dos contemplados está divulgada no portal da Uefs, na internet e no hall do prédio da Administração Central, campus universitário. Os isentos não estão automaticamente inscritos no vestibular, devendo acessar o portal www.uefs.br e clicar na opção “candidatos isentos”, dentro da seção Processo Seletivo.

Outras informações na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no campus universitário, ou através dos telefones (75) 3224-8224 e 3224-8030.

Feira de Santana, 13 de outubro de 2009.

Ascom/Uefs.

Aposentadoria para governador. ACM faz campanha contra. Souto e Borges* silenciam

No mesmo instante em que o ex-governador Paulo Souto exercitava no Twitter sua vocação de cronista e fazia reminiscências da vida em Caetité, o deputado federal ACM Neto convocava seus seguidores a se mobilizar contra o projeto de aposentadoria para ex-governadores.

“Vamos começar uma campanha contra esse projeto que dá aposentadoria a Wagner. Mandem suas mensagens. Vou colocar no meu site! Mandem mensagens também através do meu site. É só clicar no Contato em http://www.acmneto.com.br/. Essa proposta é vergonhosa!”, pregava o neto de ACM.

O deputado passou boa parte do dia abordando o tema expressando indignação e provocando outros tuiteiros. Publicou também um texto em seu site citando matéria de hoje no jornal A Tarde em que Wagner manifesta opinião favorável à aposentadoria para governadores que passam pelo menos dois anos no cargo (declaração dada a mim na visita de Dilma a Cipó, sexta-feira).

@acm_neto, como se denomina no Twitter, avalia que se a proposta for aprovada, “a imagem da Assembleia vai ser arranhada fatalmente”. Anuncia que se isso ocorrer vai entrar com ação no Supremo Tribunal Federal e ironiza “Claro que Wagner está por trás da PEC que garante a própria aposentadoria, pois já percebeu sua derrota em 2010. Quer garantir uma boquinha”.

A questão é que além de Wagner o projeto beneficia os aliados de ACM Neto, Paulo Souto e Cesar Borges. Este não é muito de tuitar, embora seja usuário do serviço. Aquele não se manifestou, nem no Twitter nem fora dele. Não por falta de oportunidade. Rafael Velame e eu perguntamos respectivamente "@Paulo_Souto: Vai aderir a campanha de @acm_neto contra a aposentadoria para ex-governador?" "@Paulo_Souto: Aposentadoria para ex-governadores. O que o senhor acha?"

Silêncio.

Então observei para o deputado ACM que sua campanha só será levada a sério se tiver adesão explícita dos também beneficiários Paulo Souto e Cesar Borges. Ele respondeu “Vamos marchar juntos, sim...”

E pararam ambos de tuitar (Souto e ACM). Vai ver passaram ao telefone. Oremos.

* Borges já se manifestou contra aposentadoria para ex-governadores http://url4.eu/cvam. Falta Paulo Souto.

Release: ADUFS debate saúde dos docentes

Uma dos resultados mais cruéis da exploração capitalista é o adoecimento do trabalhador, que se manifesta de diferentes formas no universo da precarização do trabalho. É papel dos sindicatos lutarem contra essa lógica, que se agrava nos períodos de crise econômica, como a da atualidade. Além do combate e denúncia, cabe às organizações sindicais o papel de conscientização e esclarecimento da classe trabalhadora. 

No caso específico dos educadores, estudos revelam que, nas duas últimas décadas, vários tipos de doenças tem se manifestado em função da intensificação do trabalho e das condições cada vez mais precarizadas, inclusive nas Universidades. “A lógica produtivista em curso, a imposição do modelo professor-empreendedor, a instauração da competitividade na captação de recursos e no robustecimento da Plataforma Lattes, são alguns dos fatores que têm contribuído para o adoecimento dos docentes”, destaca a Diretoria da ADUFS 

Umas das enfermidades mais comentadas ultimamente, em docentes de qualquer grau do ensino, é a Síndrome de Burnout, que leva o educador a perder o sentido de sua relação com o trabalho. A síndrome foi objeto de pesquisa na Universidade de Brasília (UNB), tendo sido considerada uma epidemia que, no fim da década de 1990, atingia 48% dos 52 mil professores investigados em 1.440 escolas espalhadas nos 27 estados brasileiros.  

Com o objetivo de ampliar esta discussão, a ADUFS promoverá nesta quinta-feira (15) um debate no Auditório III, às 15h30, com o tema “Capitalismo Organizacional e trabalho-saúde docente”. Como expositor, o professor pesquisador Dr. Francisco Antonio de Castro Lacaz, que é médico, estudioso da Medicina do Trabalho, Medicina Preventiva e Saúde Coletiva. Atualmente Lacaz é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para mais informações, entrar em contato pelos telefones:

Comercial: 3224-8072 ou 3224-3368 (ADUFS)

Celular: (75) 9199-1920 (Jucelho Dantas - Coordenação da ADUFS)

Celular: (75) 8851-7926 (Mariana Sousa - Assessoria de Comunicação)


Posted via email from Glauco Wanderley

12.10.09

Escolas terão lousa eletrônica

Diante da precariedade das escolas, da qual os professores tanto reclamam, é difícil imaginar. Mas o prefeito Tarcízio Pimenta me disse que está comprando um equipamento que nem a rede particular adotou ainda em Feira de Santana: a lousa eletrônica.

Pode até ter uma escola ou outra particular com o recurso, mas no geral não é algo disseminado, pois é caro. A lousa eletrônica, até onde sei, é como um computador. Quer dizer, possui uma grande variedade de recursos, que vão muito além de escrever. Permite rodar vídeos, fotos, armazenar dados.

“Será a primeira cidade do Norte-Nordeste com lousas eletrônicas em escolas públicas”, arrisca Tarcízio. Provavelmente será mesmo. Nunca ouvi falar que haja o equipamento na rede pública. Nem sei se no Sudeste há. Salvo em escolas públicas federais ou ligadas a universidades.

Antes disso, no entanto, o governo precisa cumprir promessa anterior, bem mais modesta, porém muito importante: extinguir os mimeógrafos trocando-os por impressoras/copiadoras.

O prefeito diz que investirá em educação mais do que prometeu em campanha e mais do que preconiza a legislação como mínimo obrigatório.

Outros anúncios feitos pelo governo foram a reforma de todas as escolas da rede. E a adoção da escola em tempo integral, que Tarcízio reconhece que está aquém das expectativas. Apenas uma escola, inaugurada em 2009, teve o aumento da carga horária.

Bem, o ano letivo de 2009 está acabando e foi tumultuado pela mudança de secretário da pasta (saiu Anaci Paim, entrou José Raimundo). Até merenda escolar faltou e os estagiários se queixam até hoje de que seus salários passam meses retidos. 2010 terá que começar em outro ritmo, para que estas ótimas intenções se concretizem. Se assim ocorrer, Tarcízio candidata-se a entrar para a história como o prefeito que deu prioridade e mudou a educação municipal.

Posted via email from Glauco Wanderley

DEBATE SOBRE O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO

Na bronca tanto com o governo quanto com o próprio sindicato, um grupo de professores promove dia 14, quarta-feira, uma discussão com a categoria sobre o plano de carreira do magistério municipal. O convite é extensivo à comunidade em geral.

O email que convida para o evento ironiza o fato de que o executivo municipal e a APLB frequentemente divulgam na mídia a resolução de problemas do setor que na prática continuam insolúveis. Que problemas? “Precariedade física das escolas, falta de materiais didáticos e de limpeza, falta de merenda de qualidade e em quantidade suficiente, transparência sobre os recursos recebidos para a educação, inexistência de um Plano de Carreira”, relaciona o Grupo de Estudos do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, que assina a convocação.

“Para quem duvida, basta visitar algumas das nossas escolas”, desafiam.

Posted via email from Glauco Wanderley

Inscrições para Festival Vozes da Terra na terça

 
 
Foi publicado no final de semana, o edital da 9ª edição do festival Vozes da Terra. As inscrições começam no dia 13, terça-feira.

Os candidatos interessados em participar do Vozes da Terra terão o prazo de 13 de outubro a 13 de novembro para fazer a inscrição, no Centro de Cultura Maestro Miro, situado na rua Itacarambi, s/n, bairro Muchila I.

De acordo com o edital, as inscrições devem ser feitas nos horários de 9 às 11 horas; e das 14 às 16 horas, de segunda à sexta-feira, no Departamento de Atividades Culturais, no Maestro Miro.

Cópia do edital está disponível no site www.feiradesantana.ba.gov.br e no próprio Departamento de Atividades Culturais. O Vozes da Terra é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

Posted via email from Glauco Wanderley

11.10.09

Dilma se esbalda com eleitores no sertão

Sexta-feira em Cipó, a 250 quilômetros de Salvador, Dilma Roussef cumpriu o roteiro de candidata. Wagner foi inaugurar obras do governo do estado (centro de acesso a internet, estrada e posto de saúde) e levou a ministra para ver o sertão e o sertanejo, na pequena cidade com população em torno de 20 mil pessoas. Dilma espantou a fama de carrancuda. Mirou nas criancinhas, se abraçou com o povo, catou mãos para apertar e posou para incontáveis câmeras digitais e celulares, mesmo quando Wagner, bem ao lado, discursava no palanque. 

Veja abaixo na série de fotos de autoria de Reginaldo Pereira.

 

 


Posted via email from Glauco Wanderley

Espalhe

Bookmark and Share