26.9.09

53 famílias receberão lotes em Morrinhos

A comunidade de Morrinhos, distrito de Jaguara, recebe neste domingo 53 lotes de terra concedidos pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. A doação dos lotes será feita às famílias carentes às 10 horas da manhã, durante a programação da Festa do Vaqueiro, comemorada neste sábado (26) e domingo (27).

As famílias contempladas foram cadastradas através da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. “Analisamos a situação sócio-econômica de cada família, para que não houvesse privilégio”, ressaltou o secretário de Habitação, Antônio Carlos Borges Júnior.

Os lotes medem 7,5 metros de largura por 15 de comprimento. A área foi desapropriada dentro do perímetro urbano, possibilitando assim a expansão do povoado.

Posted via email from Glauco's posterous

Pesquisadores negros debatem preconceito na sala de aula

O professor deve trabalhar a construção da auto-estima da criança negra desde a pré-escola, para que ela perceba que ser negro é uma afirmação e não um aspecto negativo de sua identidade. O tema foi exposto pela professora doutora Roziane Aguiar dos Santos, nesta sexta-feira (25), no 2º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, que prossegue até este sábado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Na oficina apresentada por Roziane Santos, participaram professores das séries iniciais do ensino fundamental, que discutiram a prática do racismo em sala de aula. Conforme a pesquisadora, esta prática é uma realidade, presente nas escolas, mesmo de forma inconsciente. O trabalho apresentado por Roziane Santos é parte do projeto de conclusão do curso de especialização na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Em outra oficina, a professora Sandra Regina de Souza Marcelino, mestranda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- RJ), acusou os professores de reproduzirem a discriminação no tratamento diferenciado dado a crianças brancas e negras.

O 2º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros é promovido em parceria entre a Uefs e a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB).

Confira a programação do Congresso no portal www.uefs.br.

Saiba mais sobre a Associação Pesquisadores Negros no site www.apnb.org.br.

Posted via email from Glauco's posterous

25.9.09

Vacinação anti-rábica neste sábado

Cerca de 64 mil animais, entre cães e gatos, estão sendo esperados neste sábado (26) durante o Dia Nacional da Campanha de Vacinação Anti-rábica, em Feira de Santana. A meta da campanha é vacinar 52.964 cães e 10.592 gatos.

A vacina é obrigatória para os animais a partir de dois meses de vida. Os animais podem ser imunizados nos próprios bairros, em vários pontos de vacina espalhados pela cidade, a exemplo de postos de saúde, escolas e as associações de moradores.

A raiva animal tem 100% de letalidade. Por isso a necessidade de vacinar cães e gatos, principais transmissores da doença em via urbana.

A médica veterinária Mirza Carvalho, coordenadora do Centro Municipal de Controle de Zoonoses ressalta que, apesar do município não registrar casos da doença há alguns anos, é mantido atendimento específico no Centro Especializado Doutor Leone, que funciona na rua Geminiano Costa, Centro. O atendimento ocorre também aos sábados, domingos e feriados.

Posted via email from Glauco's posterous

Aula magna na Uefs com Muniz Sodré

O professor Muniz Sodré de Araújo Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Fundação Biblioteca Nacional profere, segunda-feira (28), a aula magna do semestre 2009.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A aula, que terá como tema Sociedade, Mídia e Violência, está prevista para às 8h30, no Anfiteatro da Uefs, Módulo 2.

Baiano de São Gonçalo dos Campos, criado em Feira de Santana, Muniz Sodré é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestre em Sociologia da Informação e Comunicação - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne), doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e livre-docente em Comunicação pela UFRJ. Possui cerca de 30 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura, entre eles, A Narração do Fato - Notas para uma teoria do acontecimento (2009), Sociedade, Mídia e Violência (2004) e O Bicho que chegou a Feira (1991).

 

Posted via email from Glauco's posterous

Data da Micareta 2010 será definida sexta-feira

O Conselho Municipal de Festejos Populares de Feira de Santana se reúne na próxima sexta-feira (02 de outubro) para discutir, entre outras coisas, a data da Micareta de 2010. A convocação dos membros do Conselho foi feita pelo presidente da entidade, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Alcione Cedraz.

A reunião do Conselho será às 17 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado na rua Geminiano Costa, Centro. Consta na pauta de discussão a avaliação dos quatro últimos eventos realizados no município. São eles: Micareta, São João, São Pedro e Expofeira 2009.

“Esse momento vai servir para avaliarmos os últimos eventos promovidos na cidade, como também definir a data de nossa maior festa, a Micareta.  Deveremos apresentar, inclusive, algumas novidades para o circuito da festa”, antecipou o diretor do Departamento de Eventos Naron Vasconcelos.

Posted via email from Glauco's posterous

Josué só na educação, não na política, graças a Deus

Ironizando as derrotas eleitorais de Josué Melo e a própria declaração do ex-reitor da UEFS, de que graças a Deus perdeu e assim permanece educador, Adilson Simas detalhou em seu blog: “Em 1998, dois anos depois da derrota para prefeito em 1996, Josué foi candidato a deputado estadual pelo PDS mas graças a Deus continua na educação”. Leia em: http://porsimas.blogspot.com/2009/09/menos-pastor-josue-menos.html

 

Posted via email from Glauco's posterous

Fórum de educadores na segunda-feira

Download now or preview on posterous
fbei.doc (40 KB)

O Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) realiza o II Seminário de Interiorização do FBEI (Feira de Santana/Região), no dia 28 de setembro de 2009, às 8:00 horas, no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim em Feira de Santana.

Conforme os organizadores “o objetivo do seminário é a ampliação da inserção e da atuação do Fórum no interior do estado da Bahia, de forma que suas ações tenham também representatividade dos municípios baianos nas discussões e proposições de indicativos para o monitoramento de políticas públicas de financiamento da educação e da qualidade da Educação Infantil em nosso estado.  

Em anexo você pode baixar o documento com a programação do Seminário

Posted via email from Glauco's posterous

Neta de Lampião não participará do Encontro de Figuras Populares

Olá amigos.

Mais uma vez Bom Dia.

A coordenação do Encontro de Figuras Populares de Feira de Santana foi informada por volta das 10 da manhã desta sexta-feira (25), que a jornalista e escritora Vera Ferreira, neta do cangaçeiro Lampião, não poderá participar do evento por causa de problemas de ordem pessoal. Um membro da família de Vera Ferreira faleceu em Minas Gerais e ela não poderá se desclocar para nossa cidade no próximo domingo (27).

O foto jornalista Reginaldo Pereira lamentou o fato, mas, ao mesmo tempo destacou que o Encontro está confirmado com a homenagem ao centenário jornal Folha do Norte e com a presença dos artistas da Feira de Santana e região.

Agradeçemos a colaboração de todos na divulgação desta nota.

Grande abraço.

Elsimar Pondé - membro da organização

Neta de Lampião, o verdadeiro, no Encontro de Figuras Populares

Neste domingo (27), no prédio da Filarmônica Euterpe Feirense, na rua Conselheiro Franco, a partir das 11 horas, será realizada a oitava edição do Encontro de Figuras Populares, uma promoção das Organizações Tracajá e do foto jornalista Reginaldo Pereira (A Tarde e Jornal Folha do Norte). Este ano o evento vai receber a jornalista e escritora Vera Ferreira, neta de Lampião, além de artistas da cidade.

O 8ª Encontro de Figuras Populares vai destacar os 100 anos do jornal Folha do Norte e o legado de Lampião, uma das figuras mais populares e emblemáticas de toda historia do Nordeste. Para falar sobre o temido Rei do Cangaço, estará em Feira, a neta de Virgulino Ferreira da Silva, a jornalista e escritora Vera Ferreira.

Além disso, artistas da cidade vão se apresentar na Euterpe, como os cantores e cantadores Asa Filho, Cescé, Timbaúba, Djalma Ferreira, Dionorina, Dito Leopardo, Célia Zaiin e Dilma Ferreira, entre outros. Também estão previstas exposições fotográficas, de produtos artesanais e literatura de cordel.

 

Posted via email from Glauco's posterous

Wagner justifica relação amistosa com adversários

“Se eu não vier, reclamam. Se eu venho, dizem que eu roubo a cena”. Frase de Wagner referindo-se às queixas surgidas quando esteve no palanque na abertura da Expofeira, ao lado do prefeito Tarcízio Pimenta.

O governador aproveitou o momento em que discursou em palanque na entrada do Clériston Andrade ontem para defender sua forma de tratar as pessoas, dizendo que não é para seduzir, mas é por formação. Acrescentou que as pessoas, é claro, preferem ser tratadas com carinho e educação do que com porrada.

Wagner fez a defesa de suas boas relações com prefeitos como Tarcízio Pimenta, do DEM, lembrando que em outros tempos, o governador ia a cidades que tinham prefeitos do PT e não os convidavam para nada. Mas reconheceu que mesmo aliados já questionaram a intimidade, o andar no mesmo carro com prefeitos oposicionistas. “Tenho que respeitar, porque quem colocou o prefeito no cargo foi o eleitor”, justificou.

Posted via email from Glauco's posterous

UEFS devolveu mesmo Amélio Amorim ao governo, que promete reformar “Jerimum”

A gestão administrativa do Centro de Cultura Amélio Amorim voltou para a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), após seis anos sob a responsabilidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O anúncio da mudança foi feita na tarde desta quinta-feira (24) pelo secretário de Cultura, Márcio Meirelles, e pelo reitor José Carlos Barreto, em coletiva à imprensa.

Márcio Meirelles disse que a Secult pretende estreitar os laços com os artistas dos municípios que integram a região de Feira de Santana. Com a gerência do Amélio Amorim, explicou, a Secretaria de Cultura vai manter prepostos no município, facilitando a intermediação e o diálogo. Por sua vez, o reitor José Carlos Barreto garantiu que a Uefs vai intensificar as parceiras com a Secult e a promoção da cultura na região, inclusive utilizando o espaço do Centro de Cultura Amélio Amorim. Ficou combinado que a mudança de gestão do Amorim não vai interferir na agenda programada pela Uefs com artistas e outros setores da comunidade.

JERIMUM

Para restaurar o "Jerimum" do Amélio Amorim, a Secult contratou os serviços do arquiteto feirense Luís Humberto Carvalho. O secretário Márcio Meirelles revelou que o projeto deverá ficar pronto até dezembro e no início de 2010, será publicada licitação para realização dos serviços.

Irma Amorim, viúva do arquiteto Amélio Amorim, criador do espaço, comentou que Luiz Humberto Carvalho era amigo e conhece "profundamente a obra e o estilo de Amélio".

Após a coletiva, Márcio Meirelles manteve reunião com artistas feirenses.

 

Posted via email from Glauco's posterous

Wagner se diz confiante na candidatura de Dilma

Baseado em sua própria eleição em 2006 e na reeleição de João Henrique na prefeitura de Salvador no ano passado, o governador Jaques Wagner considerou precipitado fazer previsões sobre a candidatura da ministra Dilma Roussef à presidência, mas disse ter certeza de que ela é uma candidata viável.

A avaliação foi feita durante entrevista coletiva na entrega de obras de reforma no hospital estadual Clériston Andrade, em Feira de Santana. “Fico impressionado como ainda tem gente querendo adivinhar a eleição de 2010. A mim foi dito ‘não jogue fora sua carreira política. Fique em Brasília, porque aqui você vai ser trucidado’. E estou sentado na cadeira de governador. Do prefeito João Henrique diziam que tinha 56% de avaliação negativa, que não tinha a menor chance, que para o segundo turno iriam ACM Neto e Imbassahy”, completou.

Para ele, erra ou tem segundas intenções quem duvida das chances de Dilma. “Ela tem o que há de mais importante para um candidato, que é consistência, projeto político, seriedade, competência e história absolutamente transparente. É tudo de bom para um candidato ser trabalhado. Pior é pegar alguém que tem jogo de cintura, bonitão e não tem nada por dentro. Porque esvazia na primeira curva”, comparou.

Wagner apontou os movimentos do presidente Lula para assegurar o apoio do PMDB como naturais da política, lembrando que Serra, apesar de liderar as pesquisas também busca novos aliados. “Todo mundo quer. Eu também estou bem na pesquisa. Eu vou relaxar? Não. Todo mundo que quiser chegar, estou trabalhando para chegar”, avisou. A conclusão do governador é que não há qualquer possibilidade da candidatura Dilma virar refém do PMDB. “Isso é ideia de quem torce contra e pega qualquer coisa para dizer que não vai dar certo”, comentou.

O governador aproveitou para fazer um elogio genérico aos pré-candidatos a presidente que estão propostos até o momento, referindo-se à própria Dilma, ao tucano José Serra, à ex-petista Marina Silva e ao aliado Ciro Gomes. “Quatro candidatos da maior qualidade, como homens e mulheres que estão na vida pública. Então isso é bom para o Brasil, saber que a gente não tem susto. Devemos dar graças a Deus”, propôs.

 

COMERCIAIS DO DEM

Sobre os comerciais do DEM que criticavam o governo estadual, nas áreas de segurança pública e saúde e foram retirados do ar por meio de uma liminar pedida pelo PT, o governador garantiu que não tinha conhecimento, nem dos comerciais nem do pedido para sua retirada.

Mas defendeu a ação judicial caso ocorra infração de regras eleitorais. “Aceitamos a crítica com naturalidade. Acho que o debate público tem que acontecer. Agora tudo tem regra. Se estava ferindo a legislação, ou houve exagero, alguém deu entrada”, esquivou-se.

OBRAS

As obras inauguradas no Clériston Andrade representam, segundo o governo, investimentos de R$ 11 milhões. O número de vagas nas salas de cirurgia cresceu de cinco para dez e grande parte do hospital foi reformado, incluindo berçário, refeitório, emergência e recepção.

Antes de chegar ao hospital, o governador inaugurou o Museu de Ciência e Tecnologia no Observatório Astronômico Antares, que faz parte da estrutura da Universidade Estadual de Feira de Santana, visitou casas populares em construção e, ao lado do prefeito Tarcízio Pimenta, do DEM, inaugurou a Central de Regulação do SAMU, serviço mantido com recursos municipais, estaduais e federais.

 

 

Posted via email from Glauco's posterous

24.9.09

Terremoto financeiro em Serra Preta

Serra Preta viveu na terça-feira seu dia de centro financeiro. Sob o testemunho de cabras e bodes que pastavam em frente, a rua da prefeitura do vilarejo recebeu talvez pela primeira e última vez, um cortejo de carrões importados: Hilux, BMW, Corolla e até um que meu parco conhecimento da vida da alta burguesia não permitiu identificar.
Foto: Reginaldo Pereira
Que faziam no sertão esses carrões e seus donos? Tentavam salvar seu dinheiro enterrado numa quase falida cooperativa de crédito, que tem sua sede em Serra Preta mas fazia negócios mesmo era em Feira de Santana. A reunião era uma assembléia para decidir o que fazer diante de um prejuízo de R$ 13 milhões acumulado ao longo dos anos de existência da cooperativa, de acordo com relatório de auditoria que foi apresentado na ocasião.
Empréstimos sem garantias, com juros muito abaixo do mercado, concedidos ao próprio presidente ou a empresas dirigidas pela mulher e pela filha dele. Estas foram algumas das situações apontadas em uma representação criminal do Banco Central contra a administração da cooperativa de crédito do Vale do Subaé, que tem o nome de fantasia de Subaé Brasil. A cooperativa diz ter 3.200 filiados em três agências em Feira de Santana e mais cinco cidades vizinhas.
As agências pararam de atender o público, porque faltou dinheiro para os cooperados sacarem os valores que tinham depositado. Ao tomarem conhecimento da representação do BC, os cooperados destituíram o presidente Lourival Araújo. A nova direção encabeçada por Rubens Cerqueira, da Cimentex, deve elaborar um plano de recuperação.
A assembléia marcada inicialmente para as 13 horas, só foi começar por volta de 16. Os empresários feirenses, com grandes volumes de dinheiro depositados no banco se misturavam a agricultores e aposentados que sobrevivem, quando muito, com salário mínimo. Quase ninguém queria contar quanto tinha depositado. O jovem dono de uma padaria em Feira de Santana, Pedro Gonçalves, foi uma das exceções. Ele tinha conta corrente somente nesta instituição e admite que corre o risco de perder valores próximos de R$ 40 mil. “A gente tem medo de guardar dinheiro em casa, com medo do ladrão e acaba entregando na mão do ladrão”, lamentava-se.
A dona de casa Dionísia Correa protestava porque precisa do pouco dinheiro poupado mensalmente do pagamento da pensão que recebe, para bancar as despesas do dia a dia. “Nunca me vi num aperto desse”, lastimava.
Já o empresário João Borges, da Farmácia do Caroá, alegava que tem R$ 2,2 milhões retidos (mais R$ 200 mil da filha) e que pagamentos quitados por ele na cooperativa não foram repassados aos fornecedores, que agora lhe cobram. Ele contratou o advogado João Maia, o mesmo que defende os barraqueiros da orla de Salvador. Maia não deixou por menos. Pediu prisão preventiva, confisco dos bens, busca e apreensão de documentos e até o confisco do passaporte, para evitar uma eventual fuga do ex-presidente da cooperativa, Lourival Araújo.
Mas havia também várias pessoas que duvidavam da veracidade das afirmações de João e achavam que ele estava por ali principalmente para se defender do boato que se espalhou de que ele, ao sacar algo em torno de R$ 4 milhões, teria sido o responsável pela quebra do Subaé Brasil.
O QUE DIZ O BC
O relatório do Banco Central aponta que em um período de seis meses, entre o final de 2006 e início de 2007, a cooperativa concedeu ao seu próprio presidente, 11 empréstimos, que somam R$ 344 mil. Cinco deles com a baixíssima taxa de juros de 0,73%. Os empréstimos são freqüentes porque a prática era usar um novo para quitar o anterior. O Banco Central também aponta uma simulação de compra de créditos de dívidas não pagas, a fim de regularizar a contabilidade e esconder os prejuízos. Quem compra parte dos créditos podres é uma empresa que tem como representante legal a esposa de Lourival. E quem avaliza é outra, que tem como sócia gerente a filha do presidente destituído do Subaé Brasil.
Lourival alegou que a mulher é apenas funcionária da empresa. E que o fato de serem parentes não impede a concessão de empréstimos, já que são também cooperados. Ele não quis se estender sobre as acusações do Banco Central, alegando que há um processo ainda inconcluso e que ele está apresentando sua defesa. O caso está sendo investigado pela Procuradoria da República no estado.
 

23.9.09

Vem aí o Shopping do Ratinho

 

O grupo paulista Dinâmica, que tem como parceiro o comunicador e empresário Carlos Massa, o Ratinho, do SBT, pretende fazer investimentos de R$ 6 milhões na construção de um shopping popular de atacado e aproximadamente 2,5 milhões de dólares com a reforma do Aeroporto João Durval Carneiro para operar com o transporte de cargas e pequenas aeronaves para passageiros.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (23), durante audiência do prefeito Tarcízio Pimenta e vice-prefeito Paulo Aquino com diretores do grupo empresarial. Ficou acertada a elaboração de um protocolo de intenções para a construção do Shopping do Ratinho, denominação do empreendimento.

À tarde, os diretores do grupo Dinâmica visitariam o governador da Bahia, Jaques Wagner, para tratar da concessão do aeroporto. De acordo com o empresário Alexandre Gasparini, presidente do grupo, o shopping popular de atacado a ser construído em Feira de Santana terá mil lojas, nos moldes do empreendimento em andamento na Marginal Tietê, em São Paulo. Quando atingir sua capacidade de funcionamento plena, o shopping deverá proporcionar mais três mil empregos entre diretos e indiretos.

Quanto à reforma do aeroporto, o empresário Alexandre Gasparini afirmou que faz parte do projeto de expansão do grupo, utilizando-o para o transporte de cargas. “O primeiro passo e o sinal já foram dados sobre o shopping, já que o prefeito Tarcízio Pimenta abraçou de pronto a idéia. Agora vamos conversar também com o governador Jaques Wagner vislumbrando a concessão do aeroporto”, disse Alexandre Gasparini.

O empresário disse que a escolha por Feira de Santana como cidade-pólo de distribuição e revenda em atacado foi devido a sua posição geográfica, levando-se em consideração que se trata de uma dos maiores entroncamentos rodoviários do Norte-Nordeste.

“É um município estratégico, que serve perfeitamente para abastecer o comércio da própria Feira de Santana, mas também das cidades da região”, justificou Alexandre Gasparini, que esteve em visita ao prefeito com outros diretores do grupo, Kleber Santos, Acácio Novaes, Renato Santos e Edmundo Prates.

“O nosso propósito é incentivar todos aqueles grupos empresariais que pretendem vir para somar, investir e gerar emprego e renda, contribuindo para com o crescimento sócio-econômico de Feira de Santana”, acentuou o prefeito Tarcízio Pimenta.

 

Posted via email from Glauco's posterous

Vereador cobra solução de homicídios

 

O vereador José Marques, o Zé Curuca (PSDB), em seu pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, cobrou dos órgãos de polícia, agilidade na investigação dos assassinatos ocorridos em Humildes no último dia 27, contra Nádia Suely Araújo Freitas, de 43 anos, que trabalhava na Secretaria de Desenvolvimento Social e sua filha Vitória Freitas Brandão, 12 anos. 

“Até agora ninguém sabe o que aconteceu. Peço a atenção da imprensa e de todos os colegas vereadores para que nos ajudem a criar um movimento contra a violência, solidário à família das vítimas. Estou aqui clamando por justiça, em nome da comunidade do distrito de Humildes e como representante desta cidade de Feira de Santana”, justificou Zé Curuca.

Posted via email from Glauco's posterous

Críticas ao abandono do aeroporto João Durval

A vereadora Gerusa Sampaio (PDT), hoje (23), em seu pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, criticou o descaso do governo estadual para com o Aeroporto de Feira de Santana Governador João Durval Carneiro, destacando uma matéria do jornal Feira Negócios, que tem como título: “Aeroporto interditado: e ninguém diz nada”.

De acordo com a matéria, “este ato significa que aeronaves transportando empresários, políticos, artistas e até cargas que antes pousavam em Feira, terão que realizar operações de pousos e decolagens em Salvador. Desconforto para os usuários e desprestígio para Feira que se apresenta como ‘uma terra de ninguém’”.

Na oportunidade, o líder da bancada governista municipal, vereador Justiniano França (DEM), afirmou que no governo de Waldir Pires, muitos equipamentos foram retirados do Aeroporto de Feira de Santana e transferidos para o Aeroporto de Vitória da Conquista. Em seguida ele acrescentou: “não temos visto nenhuma ação do governo Wagner para que o Aeroporto João Durval Carneiro seja ativado. O que vimos foi o seu fechamento”.

Na opinião do vereador Roque Pereira (PT do B), a falta de estrutura do Aeroporto João Durval Carneiro traz uma série de transtornos à cidade, sobretudo, com prejuízos à vida humana. “Com certeza, grandes empresários não irão fazer investimentos no município se aqui não tiver um aeroporto no mínimo para aeronaves de pequeno porte. Um dos receios dos empresários é quanto ao atendimento médico que necessite do transporte de avião”, analisou.

Posted via email from Glauco's posterous

Inauguração HGCA

Ué, foi a FAN quem pagou pela reforma da recepção do Clériston?
É o que diz o emai distribuído pela faculdade privada de Jodilton Oliveira.
Veja abaixo
 

De: Assessoria Comunicação Nobre [mailto:ascom@gruponobre.net]
Enviada em: quarta-feira, 23 de setembro de 2009 13:57
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: Inauguração HGCA

 

Boa tarde,

A FAN - Faculdade Nobre juntamente com o excelentíssimo Governador do Estado, Secretário de Saúde e demais autoridades da Bahia, Feira de Santana e região estarão entregando à comunidade a recepção reformada do Hospital Geral Clériston Andrade.
Trata-se de uma parceria entre a FAN e o HGCA onde a referida instituição de ensino doou a reforma completa da estrutura da recepção principal do hospital.

Contamos com a sua presença!

Data: 24/09/2009
Hora: 9h
Local: HGCA


ASCOM NOBRE
(75) 2102-9131

 

Posted via email from Glauco's posterous

Release - Governador inaugura obras de ampliação e reforma no HGCA

O email convidando para a inauguração não fala nada de "parceria público privada"

Feira de Santana 23 de setembro de 2009

 

 

Governador inaugura obras de ampliação e reforma no HGCA

 

As diretorias do Hospital Geral Clériston Andrade, juntamente com todos os servidores, convidam para a inauguração das reformas e ampliações realizadas no HGCA. O evento será realizado nesta quinta-feira (24), no estacionamento em frente à entrada principal da unidade, às 11 horas.

Após 25 anos de sua fundação, é a primeira vez que a unidade passa por um pacote de obras. Diversos setores do HGCA passaram por ampliação e reforma, a exemplo de: Centro Cirúrgico, passando de cinco para dez salas cirúrgicas, dobrando sua capacidade de atendimento; Refeitório; Cozinha; Central de Material e Esterilização; Emergência; Berçário de Alto Risco e Recepção.

Para Edilma dos Reis Silva, diretora geral do HGCA, as melhorias pelas quais o Clériston Andrade têm passado trarão beneficio direto para a população. “Recebemos o HGCA em estado precário de conservação, com sua estrutura física bastante depreciada. Hoje, com os investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, é perceptível a melhoria na qualidade da assistência que prestamos aos nossos usuários”, destacou.
 
ASCOM / HGCA

Posted via email from Glauco's posterous

22.9.09

Licença para matar

O agente de trânsito Alan Gama de Souza foi atropelado em 9 de julho e passou 16 dias no hospital Emec, parte deles na UTI, parte deles em coma. Não sei se ficou com alguma seqüela física, porque psicológica, sem dúvida terá.

O atropelador, Luiz Alberto Cerqueira Santos, fugiu mas foi preso em 26 de agosto. E solto ontem, 21 de setembro.

Em 10 de outubro do ano passado, foram mortos no bairro SIM os adolescentes Thiago Silva dos Santos, 13 anos, Jeferson de Jesus Silva e Melquisedeque Pugliese da Silva estes dois de 15 anos. 

Em 02 de fevereiro a polícia prendeu pelo crime Jucival Pinheiro da Silva, 36 anos, conhecido como Lampião, portando dois revólveres calibre 38. Na ocasião ele ainda confessou um outro duplo homicídio.

A polícia descreveu assim a ação do vigilante. “Ele tomou a arma que um dos menores estava usando, encostou os garotos em um muro e deflagrou os tiros todos a queima roupa”.

Lampião também foi solto ontem do Presídio Regional.

A sociedade não aguenta mais ser extorquida pelo estado

Analisando as contas de 2007 da Assembléia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado apontou como irregular o gasto de R$ 2,5 milhões com o pagamento de pessoal contratado por meio de Reda, sem que ao menos se apresentasse a relação das pessoas contratadas ou os atos oficiais por meio dos quais estas pessoas foram contratadas (quem sabe se existem mesmo essas pessoas?).

A resposta do presidente de Assembléia, Marcelo Nilo, à reportagem do jornal A Tarde desdenha, como costuma ocorrer, da inteligência dos idiotas, que sustentamos a farra dos poderes públicos. Diz ele que contratou Redas para economizar, porque a Casa não tem dinheiro:

“Um funcionário Reda ganha R$ 1,8 mil, vamos supor. Concursado ganha R$ 10 mil. Que é que eu vou fazer se não tenho dinheiro?”.

Agora você sabe quanto é o orçamento da Assembleia Legislativa para este ano? R$ 254 milhões.

Tem ideia se isso é muito? Se é pouco? Pois bem. A previsão de gastos da prefeitura de Feira de Santana, cidade de 600 mil habitantes, para este ano, é de R$ 447 milhões. A Assembleia tem 63 deputados.

21.9.09

Uefs convoca dez aprovados no vestibular

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou a sexta chamada do vestibular 2009.1. São convocados dez candidatos em seis cursos. A matrícula será realizada sexta-feira (25), das 8h30 às 11h30. A relação dos documentos necessários à matrícula está disponível no portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.

Os convocados são: Julyana de Oliveira Santos (Letras com Espanhol), Elismara Nascimento Dutra e Gilsoney Rios de Oliveira (História), Aline Macedo Alves de Oliveira e Taise Nurian Souza dos Santos (Engenharia Civil), Vinícius Magalhães Borges (Biologia), Elaine da Silva Lima (Enfermagem), Bruno Raone Leão de Oliveira, Igor Laursen de Oliveira Souza e Mônica Seixas Oliveira (Medicina).

20.9.09

Desencontro

Já está virando praxe a entrega da tal comenda da "Ordem do Mérito" reunir políticos de diferentes tendências, que protagonizam um momento de distensão. Quando foi prefeito, por exemplo, José Ronaldo surpreendeu condecorando José Neto, que nunca lhe poupou críticas ácidas.

Este ano a mistura foi ainda maior, o que é bem condizente com os tempos Tribalistas atuais, onde ninguém é de ninguém e o prefeito Tarcízio é de todo mundo e todo mundo lhe quer bem. 

Mas parece que ainda falta um bocado para uma sintonia fina. Na imagem abaixo, do fotógrafo ACM, da Secom, (onde falta apenas um representante do poder estadual) a cena chega a ser engraçada: cada um olha para uma direção totalmente diferente do outro.


Internet: narcisismo e mais poder ao jornalista

A revista de Info, do grupo Abril, que trata de tecnologia, publicou interessante entrevista com um provocador do mundo online, ele mesmo um usuário ativo e até defensor da mídia digital, mas que não deixa de observar também seus problemas.

Trata-se do escritor inglês Andrew Keen. Destaquei duas questões abaixo. Uma sobre o que seria um defeito na Net e outra sobre sua virtude.  O link para o texto completo se encontra logo abaixo.

INFO: O que você quer dizer ao alegar que estamos vivendo uma espécie de “cultura do narcisismo” na internet?

ANDREW KEEN: Cultura do narcisismo é quando usamos esta mídia para celebrarmos nós mesmos. Inventamos essas ferramentas para permitir que qualquer um possa ser um emissor. E, agora, estamos usando essas ferramentas para celebrar nossas supostas habilidades, pontos de vista e opiniões. Isso se tornou um veículo de individualismo radical. Não sou tão puritano a ponto de dizer que nunca deveríamos escrever e pensar sobre nós mesmos. É uma posição muito rigorosa. Já existia a cultura do narcisismo desde a era pós-industrial, antes mesmo da internet. Chistopher Lasch escreveu sobre isso. A Escola de Frankfurt escreveu sobre isso. Então a internet veio à tona e provavelmente com a condição de produto do narcisismo. Hoje, temos uma plataforma do narcisismo pós-industrial, estamos obcecados por nós mesmos. Veja, como exemplo, a idéia de que no Twitter nós acreditamos que é importante anunciar o que estamos comendo no almoço, onde estamos indo... O que é interessante e controverso sobre a internet é que estamos cada vez menos sociais, mais e mais individuais. Toda ambição da mídia social está errada. A mídia social deveria tornar as pessoas mais sociais, mas elas estão ficando mais narcisistas. A culpa não é da tecnologia ou da internet, elas não têm mente, não têm cérebro. É uma causa e conseqüência do que somos, de como agimos na sociedade capitalista. Isso é muito preocupante, eu penso.

INFO:O que a mídia tradicional deve fazer para sobreviver? Pular nas novas mídias é o suficiente?

ANDREW KEEN: Acho que o que a velha mídia deve fazer é entender que estamos atravessando uma mudança fundamental no seu valor. Não são mais monopolistas. Os veículos impressos costumavam ser donos dos meios de distribuição, tinham uma posição monopolista do mercado. A mudança fundamental é que o real valor é transferido da instituição do jornal para o jornalista individual. Agora, um jornalista talentoso pode publicar por conta própria, sem o jornal. Pode estar nos blogs, pode estar no Twitter, pode dirigir seu veículo. O desafio para a velha mídia, então, está em se transformar de dentro para fora, construindo organizações e redes de jornalistas, que podem efetivamente distribuir e vender o produto, recolher uma ‘marca guarda-chuva’ como jornal. Penso que jornais como New York Times, por exemplo, tem que entender que, no mundo digital, uma marca como eles não tem qualquer valor, o que tem valor são os escritores do New York Times. Para o New York Times ter sucesso, tem que obedecer à nova realidade: em poder do escritor e da mudança da natureza da sua marca.

http://info.abril.com.br/noticias/internet/o-homem-que-duvida-da-web-2.0-16092009-41.shl?2

Espalhe

Bookmark and Share