1.8.09

Para boa entendedora, ¼ de tweet basta

A deputada Eliana Boaventura falava no Jornal das 2, programa de rádio de Paulo José, promovendo-se a respeito de um pedido por escrito ao governador Wagner para que o aeroporto João Durval volte a funcionar (aqueles requerimentos formais que vereador faz muito, às vezes sabendo que alguma providência está para ser adotada e então se “antecipa”, para passar a ideia de que tem prestígio).

O popular PJ aproveitou para perguntar se a deputada esperava o apoio de Tarcízio Pimenta para sua eleição em 2010. Ela disse que sim, porque não somente ela quanto outros possíveis candidatos a prefeito ou vice recuaram ano passado no momento da escolha do candidato do grupo liderado por José Ronaldo. A promessa de apoio estaria embutida na desistência.

Ela mesma teria desistido de ser candidata a prefeita, o que seria sua preferência. Vices, os candidatos a deputado também não poderiam ser. Isso porque, sendo eleito em 2010, este vice deixaria o cargo e a cidade ficaria sem vice.

"Eu acredito que ele vai cumprir com a palavra dele, com todos os partidos que o ajudaram a se eleger", arriscou Eliana, referindo-se ao prefeito eleito. Nem PJ nem Itamar Ribeiro, que estava com ele no programa, questionaram a condição da própria deputada, que deixou o grupo político de Ronaldo e Tarcízio e aderiu a Wagner.

Comentei a entrevista em duas postagens no Twitter e mais tarde o prefeito Tarcízio Pimenta, já um usuário ativo do microblog, postou a frase: “Eliana migrou para lado da oposição”. E mais não disse. Usou só 35 toques, quando o Tweeter dá direito a 140. Para escrever sobre o caso, eu gastei os 140 duas vezes. Em geral estes 140 caracteres são um limite muito estreito. Mas para Tarcízio bastou um quarto do espaço para responder a Eliana.

30.7.09

Prefeitura anuncia nova suspeita de dengue hemorrágica

A Prefeitura, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, está monitorando um caso suspeito de dengue hemorrágica registrado em Feira de Santana. Um homem, de 44 anos, que estava internado em um hospital particular da cidade, precisou ser transferido na tarde desta quarta-feira (30) para o Hospital Espanhol, em Salvador.

O paciente deu entrada no hospital na terça-feira (28), após apresentar sintomas típicos da doença. Conforme relatório médico, ele apresentava febre, dor de cabeça, diarréia, dor abdominal, entre outros.

Antes mesmo de transferir o paciente para Salvador, técnicos da Vigilância Epidemiológica fizeram a coleta laboratorial para análise. Apesar das suspeitas, o caso ainda não foi confirmado pelas autoridades de saúde.

“Este é um caso suspeito, o que chamamos de caso notificado. O paciente está recebendo todos os cuidados e família decidiu pela transferência dele para Salvador”, disse Janice Estrela, chefe da Vigilância Epidemiológica.

AÇÕES

Desde o início do ano a Prefeitura de Feira de Santana vem implementando uma série de ações e estratégias para controlar o aumento de casos de dengue clássica e as formas mais graves da doença. Dentre as ações estão: organização da assistência, fortalecimento das parcerias, capacitação dos profissionais de saúde, ações educativas, com divulgação e mobilização, além de planejamento, organização e avaliação das ações.

O Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) contempla medidas de caráter gerencial e outras de caráter técnico e operacional, especificamente nas áreas de controle do vetor, atenção ao doente, Vigilância Epidemiológica e informação, educação e comunicação, que tem permitido um melhor enfrentamento do problema à luz dos objetivos e metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).

“Desde o início do ano o prefeito Tarcízio Pimenta decidiu implementar ações do programa de Controle de Dengue no Município, com o objetivo de reduzir a infestação pelo aedes aegypti, como também reduzir a incidência da dengue, reduzir a letalidade por FHD, e reduzir a menos de 1% a infestação predial em todas as localidades.

Texto produzido pela Secretaria de Comunicação

Você tem moto? Então abra o olho

As motos representaram quase 80% do total de veículos roubados no primeiro semestre em Feira de Santana, de acordo com a estatística da polícia civil. 335 motos e 95 carros são os números.

Entre estas, preferência pelas Honda, de cor cinza ou prata, que depois de tomadas do dono, serão utilizadas para prática de outros crimes. Portanto, se for roubado corra à delegacia para registrar, para que além de ter a perda do bem não vire suspeito de cumplicidade, por ser proprietário de um veículo utilizado na prática de crime.


Veículos roubados

O retorno da Tribuna Cultural

"Depois do carnaval de Maragogipe e do acarajé, o "gogó" deve ser o próximo elemento a ser tombado como patrimônio imemorial cultural do nosso povo, afinal este tem sido o agente mais efetivo de mudança na Bahia até o momento", diz o texto de abertura do Tribuna Cultural, assinado por César Oliveira, um dos sócios do jornal e entusiasta do suplemento, que foi lançado em 2002, suspenso por falta de verba e é agora retomado, na edição desta quinta-feira.

O tema principal do caderno é o aparentemente invencível abandono do Centro de Cultura Amélio Amorim.

Vida longa ao Suplemento e à Tribuna Feirense, sempre na defesa dos interesses da comunidade e sem medo de criticar governos municipais e estaduais.

Será que ele aprovou a nomeação?

"Delegado que não assumiu cargo em Humildes nomeado agora para a 2ª DP. Será que ele vai?", pergunta a Tribuna Feirense na primeira página de hoje.

Trata-se do delegado José Nelis, novo plantonista. Exonerado na terça-feira de Humildes, para onde foi nomeado em maio mas nunca assumiu, foi nomeado para a 2ª Delegacia na quarta-feira. Aguardemos.

29.7.09

Agente de Trânsito atropelado recebe alta

O agente de trânsito Alan Gama de Souza recebeu alta médica e está em casa. Ele foi atropelado pelo motorista, Luiz Alberto Cerqueira Santos, flagrado quando fazia o transporte clandestino de passageiros no centro da cidade, no dia 9 deste mês, na rua Intendente Freire. Sofreu traumatismo craniano e foi submetido a uma cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro.

Alan ficou hospitalizado durante 16 dias no hospital Emec. Ele recebeu alta no sábado (25).
De acordo com a irmã do agente, Glauce Gama, ele se encontra em fase de reabilitação. “Graças a Deus meu irmão vem se recuperando bem e não vai ficar com seqüelas”. Ela agradeceu as orações da comunidade.

Indiciado em inquérito policial por tentativa de homicídio, o motorista Luiz Alberto Cerqueira Santos, é hoje considerado foragido da Justiça, já que existe um mandado de prisão preventiva decretado pelo juiz Edvaldo Jatobá. O magistrado também determinou a busca e apreensão do veículo – um Monza, de placa HUF-5169 – envolvido no episódio.

A Polícia Civil de Feira de Santana tem informações dando conta de que o motorista, Luiz Alberto Cerqueira Santos, estaria escondido em Salvador, possivelmente em casa de parentes. O Serviço de Investigação (SI) da 2ª Delegacia, por onde foi instaurado inquérito para apurar o caso, conseguiu levantar que Luiz Alberto tem passagem pela polícia, detido pela participação em um pega em 10 de abril de 2008.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Empresa coreana de mídias pode gerar 700 empregos

Acontece nesta quinta-feira, dia 30 de julho, a assinatura do contrato para compra e venda de área no Centro Industrial do Subaé (CIS) destinada à instalação da Digitmedia, empresa coreana do ramo de mídias digitais, como CDs e DVDs. O evento acontece na sede do centro, no bairro do Tomba, a partir das 14h, com presença do diretor do CIS, Carlos Frederico, e de representantes
da empresa.

Com investimento inicial de R$ 160 milhões, a Digitmedia deve trazer para o município 400 empregos diretos, número que deve subir para 700 ao final de 2010, quando a implantação da empresa deverá ser concluída. A empresa coreana será instalada no núcleo da BR 324, numa área de 72 mil metros quadrados.

Carlos Frederico ressalta que a instalação da Digitmedia reforça a diversificação do CIS. “Significa ampliação, geração de emprego e criação de novo segmento”, declara.

Com informações da Assessoria do Centro Industrial Súbaé

28.7.09

Humildes agora sem delegado oficialmente

Nomeado em 3 de maio e sem jamais tomar posse, foi exonerado da delegacia de Humildes, a pedido, José Nelis Araújo.

O policial foi coordenador de polícia em Teixeira de Freitas. A nomeação para delegacia de distrito de Feira soava como castigo.

Nelis foi nomeado para o distrito após muitas queixas da população sobre a insegurança, desde que o último delegado (Roberto Brito) foi embora para outra função, em 03 de novembro de 2008. Portanto, Humildes aproxima-se de um ano sem delegado.

Eis o decreto de hoje do Diário Oficial:

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

R E S O L V E

exonerar, a pedido, JOSÉ NELIS DE JESUS ARAÚJO JÚNIOR, Delegado de Polícia, Classe 2, matrícula nº 20.373.774-7, do cargo de Delegado Titular I, símbolo DAS-3, da 3ª Delegacia Circunscricional do Município de Feira de Santana, da 1ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 27 de julho de 2009.

JAQUES WAGNER
Governador

Centro de Convenções? Esqueçam

O deputado estadual José Neto deixou claro em entrevista que o governo do estado não vê com bons olhos a ideia de concluir o Centro de Convenções, iniciado no governo Paulo Souto.

“Será que se a prefeitura tivesse 19 milhões para uma obra daquela, recebesse essa tarefa, ela pegaria o dinheiro, botaria naquela obra, naquela estrutura, com aquele projeto? Não. Não colocaria”, opinou.

O argumento do deputado é o que já foi apresentado pelo governador, ou seja, que os Centros de Convenções são deficitários. O de Salvador servindo a formaturas, o de Porto Seguro com déficit anual de R$ 800 mil.

“Se fizesse o Centro de Convenções e ficasse parado vocês [a imprensa] estavam todo dia batendo”, apelou o deputado.

Só que Neto não apontou solução para o que fazer com o esqueleto que está lá assombrando as imediações.

Onde está o dinheiro?

O governador Jaques Wagner participa hoje de um evento em Brasília, onde apresenta supostas virtudes da gestão baiana. Ações do governo no combate ao desperdício de recursos já teriam economizado R$ 362 milhões. A perda de arrecadação anunciada pelo governo como consequência da crise econômica é de R$ 500 milhões.

Ou seja, somente o alegado sucesso do governo em suas ações de economia já quase anulam o efeito danoso da perda de arrecadação.

E como é que o estado não consegue nem cumprir seus compromissos com fornecedores e os serviços públicos já começam a ser prejudicados, devido à falta do repasse de verbas? Hoje colégios estaduais estão parados na capital porque quem trabalha não consegue receber.

Mesmo que não tivesse havido a economia de mais de R$ 300 milhões, o volume anunciado de perda de arrecadação corresponde a pouco mais de 2% do orçamento de R$ 22 bilhões do estado. Sinal de que a gestão não é tão eficiente assim. Ou existe algo de muito, muito errado por trás de tudo isso, que não veio (virá?) à tona.

27.7.09

Adiada inauguração do Museu Antares

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) adiou para 11 de agosto, às 9 horas, a inauguração do Museu de Ciência e Tecnologia do Observatório Astronômico Antares, inicialmente prevista para quarta-feira (29). O Museu, composto pelos projetos Parque Espacial e Parque dos Dinossauros, será entregue à comunidade em meio às comemorações pelos 40 anos em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, completados no final de julho.

O Parque Espacial possui por uma réplica de 11 metros do foguete Saturno 5, que realizou a viagem à Lua na Missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969. A réplica possui um exaustor de explosão de fumaça para simular a partida do grande foguete de 110 metros que fez a viagem há 40 anos para a Lua e uma caixa de som interna que produz o efeito sonoro da contagem regressiva e da partida do foguete.

Dois “gyrotecs” (ou “loconautas”) também fazem parte do Parque Espacial. O aparelho é utilizado na rotina de treinamento dos astronautas, pois simula o efeito da ausência de gravidade que seria encontrada no espaço.

O Parque Espacial possui, ainda, réplica de um observatório pré-histórico existente há 5 mil anos; de espaço com efeitos sonoros que simula a caminhada na Lua e que provoca a ilusão de estar pisando no satélite e de cair em crateras; de planetário onde são realizadas as projeções sobre a formação das estrelas, e de um módulo lunar e uma roupa de astronauta.

Os dinossauros também têm espaço no Observatório Antares, já que a teoria mais aceita para a extinção deles é que a catástrofe foi provocada pela queda de um grande meteoro que alterou as condições de vida na terra, levando os animais pré-históricos à morte.

O Parque dos Dinossauros é composto por 10 réplicas de espécies de dinossauros que viveram no Brasil. São duas réplicas de dinossauros herbívoros, seis réplicas de dinossauros carnívoros e mais duas réplicas de pterossauros, animais que voavam o céu do Brasil na pré-história.

As réplicas foram feitas com fibras de vidro pelo artista plástico Ivo Gato de Salvador e foram constituídas a partir de ossadas de animais encontradas no território brasileiro. Duas das réplicas têm altura de 12 metros; as demais, 5 metros.

Para a solenidade de inauguração, é esperada a presença do diretor do Departamento de Difusão e Popularização das Ciências do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ildeu Moreira, e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira. Também estarão presentes o reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, o vice-reitor, Washington Almeida Moura, representantes das comunidades interna e externa, além de alunos e professores de escolas das redes pública e privada.

O Observatório Astronômico Antares está aberto à comunidade. Visitas podem ser agendadas através do telefone (75) 3624-1921. A unidade está localizada na rua da Barra, 925, bairro Jardim Cruzeiro, Feira de Santana, BA. Para saber mais sobre o Antares, visite o site www.uefs.br/antares.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade

Declaração do ITR: prazo começa em 10 de agosto

A Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), referente ao exercício 2009, deverá ser entregue de 10 de agosto até 30 de setembro. O prazo foi estabelecido pela Instrução Normativa RFB nº 959, assinada pelo Secretário da Receita Federal do Brasil - Interino, Otacílio Dantas Cartaxo.

Para enviar a declaração o contribuinte poderá utilizar a internet baixando o Programa Gerador da Declaração (PGD) e enviando por meio do aplicativo Receitanet. Os dois programas já estão disponíveis no endereço eletrônico da RFB - www.receita.fazenda.gov.br

Caso o contribuinte não esteja enquadrado nas hipóteses de obrigatoriedade de envio através do PGD, poderá entregar a declaração em disquete, nas agências do Banco do Brasil S.A. ou da Caixa Econômica Federal, durante o expediente bancário; ou em formulário que deve ser entregue em 2 (duas) vias nas agências dos Correios, durante o seu horário de expediente, ao custo de R$ 4,00 (quatro reais). Quem perder o prazo ou fizer declaração retificadora, estará obrigado a apresentar a declaração pela internet.

A multa para quem perder o prazo é de 1% (um por cento) ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido - não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais), no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros. No caso de imóvel rural imune ou isento, quem não apresentar declaração no prazo terá mesmo assim que pegar a multa de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Está obrigado a apresentar a declaração a pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária do imóvel rural a ser declarado.

Deve declarar ainda - entre outros casos - um dos condôminos quando, na data da efetiva apresentação da declaração, o imóvel rural pertencer simultaneamente a mais de uma pessoa física ou jurídica, em decorrência de contrato ou decisão judicial, ou a mais de um donatário, em função de doação recebida em comum.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social - Ascom

26.7.09

Cresce a importância política do interior

A investida de Jaques Wagner no rádio de Feira de Santana (dando entrevistas e almoços*), seguindo o rastro de Geddel Vieira Lima revela um importante aspecto que é importante ressaltar: a crescente importância do interior para os políticos do estado.

Deveria ser um movimento rotineiro, mas não era. A capital, tinha mais que preferência. Tinha quase exclusividade nos cuidados e na atenção concedida à imprensa.

O que não se justifica. Não apenas pelo tamanho imenso da Bahia (o estado é maior que a França, o maior país da Europa Ocidental), mas também pelo fato de que apenas cerca de 20% da população baiana reside na capital.

E por que agora tem sido diferente? Porque o mundo muda aceleradamente e um dos grandes fatores desta mudança é o acesso mais democrático à informação. Rádios comerciais, comunitárias e internet são um aspecto crucial dessa mudança. Jornais impressos e TV perdem audiência e influência.

Os políticos, que precisam ter o radar sempre ligado, já sentiram isso. Não é à toa que foi aqui em Feira, na entrevista a Dilson Barbosa, que Geddel deixou cristalina e inquestionável sua condição de candidato ao governo e fez pesadas críticas ao governo estadual. Entrevista que tanto repercutiu que gerou logo em seguida o discurso irritado de Wagner na entrega das ambulâncias, em Salvador. Discurso no qual Wagner mencionou as entrevistas que estavam sendo dadas pelo rádio Bahia afora.

O DEM escolheu Paulo Afonso para lançar seu genérico de Bolsa Família, levando para lá toda sua cúpula estadual e mesmo representantes nacionais.

Foi-se o tempo (e irá cada vez mais rápido) em que o eleitor no interior ficava alienado. Multiplicam-se os blogs, sites e outras fontes de informação on-line. Desmantelam-se os monopólios da mídia. Todos agora podem informar e opinar. Amplia-se o debate.

Alguns blogueiros fazem o jogo do governo, do prefeito, do governador? Tudo bem, há do outro lado os que trazem a informação da outra corrente política. Bem como os independentes, que agora podem se manifestar e ser lidos, sem o custo alto e alcance limitado da impressão em papel.

É um novo tempo, que já em 2010 vai provocar mudanças no cenário eleitoral e na forma como os políticos são avaliados.

E que vai requerer também uma atenção maior ao interior, não apenas na hora de dar entrevistas, mas de governar.

* O almoço com os radialistas

A estratégia de almoçar nesta segunda-feira com Dilton Coutinho, Dilson Barbosa e Carlos Geilson pode acabar gerando mais desgaste que benefício ao governador Jaques Wagner. Em uma cidade com dezenas de programas radiofônicos elegeram-se os três para o privilégio do encontro pessoal e íntimo com o governador.

Critério da audiência, correto. Mas desagradou a um contingente que, somado, pode manifestar doravante maior antipatia pelo governo.

Os convidados, por sua vez, ficarão sob a pressão de não parecer que foram cooptados. Wagner precisa torcer para que não se tornem ainda mais críticos ao governo.

Se Wagner quer dar satisfação à população de Feira, por que não reservou um espaço na agenda para vir até a cidade com a finalidade específica de dar uma coletiva mais longa e organizada, em um auditório, como o da CDL, por exemplo? Teria muito mais exposição na mídia local e nada do desgaste que sofreu com a idéia do almoço seletivo.

Espalhe

Bookmark and Share