11.4.09

Duas pra cada um

Feira recebeu 6 das 153 novas viaturas da Polícia Civil e os vereadores de oposição ao governo do estado chiaram barbaridade na Câmara. Imagina o que devem estar dizendo os vereadores de Ilhéus e Irecê. Lá as coordenadorias receberam 2 (duas) viaturas. E os coordenadores ainda foram citados na notícia do Diário Oficial do estado (DO), dizendo-se satisfeitos.
"Com as duas viaturas que recebemos vamos poder apresentar um resultado positivo para a população", disse o titular da 7ª Coorpin, de Ilhéus, André Viana, cuja coordenadoria é responsável por 11 cidades.
A coordenadoria de Irecê tem 22 municípios. Na entrevista do DO o coordenador declarou que eram 17 carros até então. Ou seja, ainda não conseguiu ter um carro para cada cidade. Mas está satisfeito, segundo o DO.

DO é pra isso mesmo. Danoso é quando a imprensa se comporta como DO.

9.4.09

Aguenta firme, Carlito

Os vereadores estão pressionando o presidente da Câmara, Carlito do Peixe, para receber uma série de “direitos” que veem seus colegas deputados receber. Querem mais salários, auxílio para telefone, para gasolina, etc etc.
O presidente da Câmara, Carlito do Peixe, alega que o Tribunal de Contas dos Municípios não permite. E mais ainda, que se permitisse, não haveria dinheiro e para conceder mais benefícios teria que fazer cortes.

O pior é que os vereadores estão “aprendendo” que têm estes direitos nos famigerados congressos que ocorrem país afora, aos quais, mesmo com o vexame protagonizado no ano passado pela vereadora Cíntia Machado, os vereadores feirenses continuam comparecendo.

Não foi nada

Na Câmara, a Corregedoria decidiu que não há nada a ser feito no caso do vereador David Neto, que bateu no tio em praça pública. A justificativa do corregedor Roque Pereira é que o caso se deu fora do parlamento.
Então fica subentendido que só seria problema se o vereador tivesse batido em outro, dentro do plenário. Na rua pode bater à vontade, que ninguém é vereador.
Mas e a imagem da Câmara?
Ora, e eles estão lá preocupados com a imagem?
E a Câmara tem uma imagem para preservar?

O caso está sendo investigado na polícia, pelo delegado Madson Sampaio

8.4.09

Ler é poder

O ator Lázaro Ramos esteve em Brasília, em busca de apoio do Ministério da Cultura, para seu projeto Ler é poder, que organiza bibliotecas comunitárias em bairros carentes de Salvador. Existem até o momento cinco centros de leitura.

Em Feira de Santana, ao tentar doar uma coleção de revistas para projeto semelhante tive a tristeza de descobrir que a biblioteca não existe mais.
Era uma iniciativa de Amarildo Gomes, do PV, que também é professor. Ocorre que para manter o lugar funcionando, no Jardim Cruzeiro, tinha que pagar uma pessoa para ficar lá e chegava a passar um dia inteiro sem aparecer nenhum leitor. Uma pena!

Foi longe

A maior preocupação do governo municipal com a iniciativa do médico Eduardo Leite de pedir no Ministério Público adiamento da Micareta é o estrago à imagem da festa, fazendo com que muitas pessoas deixem de vir.
Em tempos de informação globalizada, ninguém controla onde pode chegar a notícia. Ontem mesmo o site do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, publicou a seguinte matéria, da qual reproduzo abaixo o título e o primeiro parágrafo:

Dengue ameaça a realização de micareta e festa de São João na Bahia

A epidemia de dengue ameaça duas festas tradicionais da Bahia. Em Feira de Santana, cidade a 117 quilômetros de Salvador, um grupo de médicos espalhou seis outdoors solicitando o adiamento da realização da micareta do município, marcada para acontecer em 10 dias. O ex-diretor do Hospital Clériston Andrade, o médico Eduardo Leite, entrou com uma representação no Ministério Público alegando que com os hospitais cheios de pacientes com Dengue, a cidade não tem recursos nem estrutura para fazer a micareta este ano. De acordo com a prefeitura de Feira de Santana, a administração pública ainda não recebeu nenhuma notificação do MP sobre o assunto.

Ficou nisso. Em seguida a matéria só trata da situação caótica de Itabuna

Tenda para hidratação do Clériston


A foto acima mostra um pequeno pedaço do que tem sido o dia a dia do hospital Clériston Andrade. É uma situação que pode ser, ainda que com certo exagero, comparada a um campo de refugiados de guerra, onde misturam-se doentes, feridos, cansados e famintos. Nesta imagem, feita pelo colega Reginaldo Pereira, mães apoiam as crianças para dormir, sentadas no jardim de inverno. Nos quartos e enfermarias o cenário é pior.
O jardim de inverno virou um lugar disputado, porque é melhor que o corredor abafado, sem luz natural e cheio de macas. Nas macas do corredor ou dos quartos, mais de uma pessoa divide o mesmo espaço. No corredor, alguns tomam soro em pé. Nem todos estão ali por causa da dengue, mas a doença serviu para agravar uma situação que já é normalmente caótica.
Note pelas folhas no chão que a área é aberta, ou seja, se chover o corredor vai ficar um pouco mais lotado.
Note pelo cobertor embaixo do banco que as pessoas estão usando o lugar como dormitório.
Num cenário desse, é de admirar que os problemas não sejam maiores. Que não haja mais mortes. Tenho visto e ouvido muita coisa grave sobre médicos. Mas no caso deste hospital, eles, os enfermeiros e os demais devem estar fazendo o melhor trabalho possível, porque aquilo não é ambiente adequado para tratar as pessoas e esperar bons resultados.
Por isso a tenda que será inaugurada hoje serve para reidratar os doentes, mas também para trazer um alívio para todo o hospital. Só que, com o déficit de décadas acumulado na saúde pública a tenda vai ter que virar lugar permanente.
Obs: no alto da foto, em pé, aparecem os diretores Vinícius Lomanto e Edilma Reis que convocaram a imprensa para falar do caso da criança de 7 anos que morreu de dengue e dos investimentos feitos no hospital. Mas também têm o mérito de não barrar o acesso da imprensa nem esconder as mazelas da superlotação.

7.4.09

Tarcízio de volta ao "bateu levou"

Aborrecido com a repercussão na imprensa estadual da tentativa do ex-diretor do HGCA, Eduardo Leite, de adiar a Micareta via Ministério Público, o prefeito Tarcízio Pimenta voltou a usar o estilo "bateu levou" que sempre o caracterizou e andava adormecido desde que assumiu o cargo de prefeito (no que fez muito bem, pois o exercício da função exige mesmo uma dose mais alta de serenidade).
Em declarações ao site Bahia Notícias, de Samuel Celestino, o prefeito pegou pesado. Além de reafirmar o que tem dito, que não há necessidade de adiamento da Micareta, Tarcízio tachou Leite de incompetente e o acusou de mentir sobre o apoio da classe médica a seu pleito.
"Trata-se de uma mentira de um só médico, Eduardo Leite, que, por incompetência, foi demitido pelo governador Jaques Wagner do hospital estadual Clériston Andrade. A sua motivação é de puro revanchismo contra a Secretaria de Saúde no Estado", resumiu o prefeito.

Leite admite que sua iniciativa junto ao Ministério Público foi individual "como cidadão". Já os seis out-doors foram pagos com a ajuda de mais três colegas. É muito pouco, de fato. O médico garante, no entanto, que os médicos que conhecem a situação dos hospitais, tanto públicos quanto particulares, concordam com ele, considerando que o adiamento da festa seria a medida mais sensata.

CONCLUSÃO

Não haverá adiamento de Micareta. O médico deu entrada em seu pedido no dia 31 de março. Mas a audiência na qual a secretaria de Saúde está convocada para prestar informações foi marcada somente para o dia 13. A três dias do início da festa é impossível acreditar que a promotora Ana Vitória Gouveia irá pedir o adiamento. E se pedisse, a prefeitura iria mover céu e terra para tentar na Justiça impedir a concessão de uma liminar.

O preço da Micareta

É justo pagar 130 mil a Daniela Mercury para se apresentar na Micareta de Feira, como revela o FS Online? E R$ 95 mil a Carlinhos Brown? Deve ser. Supõe-se que seja o preço de mercado. Nenhum artista já consagrado, que pode cobrar o que cobra, vai tocar em Feira só porque acha bonito ou porque nossa Micareta é pioneira.

É justo privar o povo da festa em nome da economia do dinheiro público para outras prioridades? Que existem outras prioridades, não há dúvida. Mas não é correto desprezar a festa só porque é festa. O povo está acostumado e faz questão dela. Haverá festa neste ano e provavelmente sempre, a despeito dos perigos da dengue e da meningite de agora ou dos males que vierem no futuro (pois não há mal que sempre dure, mas todos têm um sucessor).

O ideal então seria que o município caminhasse para ser um regulador e não realizador da festa. Já que há tanto interesse privado e lucro envolvido, o bom é que a prefeitura procure meios no futuro de se desobrigar o máximo possível de investimentos pesados.

O pior é que ninguém, nem críticos nem defensores dos gastos, se debruça sobre o assunto.

Quanto custou a festa nos últimos dez anos?
Qual percentual deste gasto é bancado pelo município?
O custo está aumentando ou reduzindo?
Qual o retorno para os diferentes setores da economia?

Isso ninguém sabe.
Faltam dados, sobram palpites, incluindo os meus.

6.4.09

Abuso de poder

Existe a opção de não ter conta em banco? Claro que não, assim como não existe a opção de não ser cliente de uma dessas telefônicas que disputam com eles o título de piores prestadores de serviço.
Ontem fui à agência do Banco do Brasil da Getúlio Vargas tentar imprimir folhas de cheque nos caixas eletrônicos. Uma máquina inativa e duas sem formulários. Fui à agência do Iguatemi: sem formulários. Tentei a J.J. Seabra: sem formulários. De lá caminhei até a Conselheiro Franco, naquele mercado persa que é a entrada da agência, com dezenas de máquinas automáticas e uma multidão subindo e descendo as escadas.
Havia uma fileira de cinco caixas que emitiam cheques. Ou deveriam emitir, porque todos deram a mesma resposta: sem formulários. Isso entre 10 e 11 da manhã.
É descaso pelos clientes ou incompetência coletiva de cada agência?
Notem que ao usar estas máquinas estamos poupando dinheiro para o banco, fazendo nós mesmos os serviços de depósito, saque, pagamento, emissão de cheque, transferência, etc. O que permite aos bancos operar com poucos funcionários (embora eles tenham ainda menos do que deveriam, o que transforma as filas dos caixas humanos um tormento diário para quem precisa delas). Está certo que eles não nos paguem para fazer o serviço deles, mas precisava abusar tanto da nossa paciência?
Será que o Procon aceita queixa contra peregrinação ao Banco do Brasil em busca de folhas de cheque?

Só pra variar

"A imprensa deve agir com a mais irrestrita cautela". Isso é um conselho ou um aviso? Sei lá. Mas foi o que disse o vereador David Neto, o mesmo que não age com cautela e por volta do meio dia de sexta-feira surrou o tio em praça pública e depois deu várias entrevistas justificando o fato.
David Neto leu um discurso na sessão de hoje, em que a maior parte de sua fala foi dedicada a atacar a imprensa, só pra variar. Ele achou que o fato foi explorado de forma exagerada.
Que nada. Não precisou nada disso. Foi o próprio vereador quem amplificou a dimensão do caso, acrescentando à surra justificativas estapafúrdias e novas agressões, dessa vez verbais, contra a vítima, ao dar entrevistas a vários órgãos de imprensa.

Solidários, ma non troppo

Lembra de quando vários vereadores se manifestaram a favor da ex-secretária Anaci Paim semana passada, quando já era tarde e ela havia perdido o cargo? Pois hoje deram nova mostra de que a solidariedade era somente formal.
O vereador Lulinha apresentou moção de "solidariedade e reconhecimento aos serviços prestados pela professora Anaci Paim, em sua passagem pela Secretaria de Educação do Município". Não passou.
Segundo Lulinha nos três meses em que esteve no cargo Anaci reformou mais de 40 escolas e sua saída foi lamentada por professores e diretores. Até previu que ela pode retornar "ainda mais forte" para a secretaria, depois que o TCE reconsiderar sua decisão e aprovar as contas da ex-reitora, apesar de tudo.
Ninguém concordou com ele.
Tom disse que moção é para feito positivo e não é positivo ter contas rejeitadas.
Tourinho achou que não seria recomendável.
Marialvo disse que seria o primeiro a assinar. Mas só depois que o TCE a inocentar. Por hora, a moção de reconhecimento seria "uma afronta ao que está sendo apurado no TCE".
E os outros não disseram nada em favor de Anaci? Nada.

Estagiários X Professores

A edição mais recente do Boletim Informativo da prefeitura, de sexta-feira, traz informações que coincidem com preocupação externada aqui neste espaço, por ocasião da posse do novo secretário de Educação, José Raimundo Azevedo.
Entre outros itens supliquei ao secretário que "não permitisse o uso de estagiários, moeda política, para ocupar o lugar de professores que deveriam ser concursados".

Pois bem, segundo a prefeitura, não há mais professores concursados para nomear. "Em pouco mais de dois anos, a Prefeitura de Feira de Santana chamou 10 vezes mais professores do que o previsto no edital do concurso público realizado em setembro de 2006", informa o Boletim.
A previsão inicial era para apenas 35 vagas e foram convocados 358 profissionais, 100% dos que foram classificados no concurso.

Se todos os concursados foram chamados e as escolas têm estagiários em profusão, é tempo de organizar novo concurso.

Restrições para torres de celulares

Como é assunto que vez por outra vem à tona em Feira de Santana, reproduzo abaixo notícia do Correio Info, sobre a decisão dos deputados do parlamento europeu sobre a instalação de torres para transmissão de sinal de celular, divulgada na última sexta-feira. Na dúvida sobre o impacto maléfico da radiação, protege-se a saúde das pessoas:

O parlamento europeu votou em massa a favor de uma lei que criará distâncias mínimas entre antenas de celular e núcleos populacionais. A lei foi aprovada por larga maioria: 559 dos 589 deputados europeus votaram a favor. A ideia é que cientistas de universidades locais determinem qual a distância segura entre grupos de casas e apartamentos e antenas de celular.
As autoridades européias argumentam que enquanto não houver consenso sobre a segurança ou não da radiação emitida por estas estações, elas devem ficar longe de habitações humanas. O texto aprovado prevê proteção especial para lares de idosos e escolas que reúnam crianças com menos de dez anos. Regiões que concentram idosos e crianças pequenas devem ficar ainda mais distantes das antenas de celular.

5.4.09

Leitores condenam vereador

Pegou muito mal, como não poderia deixar de ser, para o vereador David Neto o episódio de sexta-feira, quando ele bateu no tio em praça pública, acompanhado de dois "amigos", como ele define (estes mesmos amigos foram definidos como seguranças armados por testemunhas ouvidas na praça Fróes da Mota pelo repórter Fábio Negrini, do programa Ronda Policial, que chegou logo depois do crime).
As testemunhas disseram que o tio de David, chamado Pedro, apanhou também dos seguranças. A vítima foi entrevistada antes de ser levada ao Clériston Andrade pelo SAMU, mas estava desorientado e não soube dar informações precisas.
Em comentários feitos aqui neste espaço e no site Bahia Agora os internautas condenaram David e alguns estenderam as críticas à Câmara. Houve quem sugerisse a cassação do vereador, mas ele encontrou também vários apoiadores.

Veja um resumo dos comentários:

Que vereador é inútil e caro já é notório, mas agora vereador que anda armado e cercado por capangas!!!

O vereador David Neto está correto, pois ninguém pode viver sob ameaças.

Não tenho conhecimento de que alguém tenha o direito de espancar outro porque está sendo ameaçado. O que o vereador praticou foi um crime, e poderá ser até cassado.

O vereador David Neto, está certo, pois ameaças têm que ser freadas, pode ser parente ou estranhos, o que nao pode é a pessoa viver aflito ou chantageado. Ainda mais um homem público.

Minha nossa... é preocupante, Glauco, ter vereadores como este "decidindo" a vida da comunidade feirense... Estamos perdidos? Cada povo tem o vereador que merece?

Este que quer resolver as coisas em trancos e barrancos e, ainda assim, dizendo-se representante do povo, merece ser punido com cassação

Todos sabem do caráter humanitário de David Neto, sabem que suas atitudes são sempre de paz e ajuda ao próximo. O fato dele ter perdido o controle deve ter sido por algo muito grave, afinal nós seres humanos somos passíveis de emoções e atitudes.

Se o irmão da mãe ele trata com soco e pontapé, como será que ele vai tratar o povo que o elegeu?

Acho um grande retrocesso para Feira e para os demais vereadores, ter que aguentar um vereador com esse comportamento. Cassação para ele.

Não podemos ser exigentes em relação aos nossos vereadores. Eles, os vereadores, representam muito bem o nível de quem os elegeu.

Espalhe

Bookmark and Share