5.3.10

João Carlos Cavalcante deixa a Saúde. Advogado assume o posto


É advogado e formado há menos de quatro anos o novo (e jovem) secretário de Saúde de Feira de Santana. O governo municipal anunciou na noite desta sexta-feira a nomeação do advogado Rafael Pinto Cordeiro, em substituição ao médico João Carlos Cavalcante, que pediu exoneração alegando motivos de ordem pessoal.

O novo secretário já faz parte do governo Tarcízio Pimenta desde o ano passado, quando assumiu a Diretoria de Contratos e Licitações. Rafael Cordeiro tem 27 anos de idade é formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, sendo orador da turma 2006.2.

Segundo o informe emitido pelo governo, o novo secretário se destacou na diretoria, conduzindo licitações das mais importantes, a exemplo da que escolheu as agências de publicidade que atendem a prefeitura, a do transporte escolar e a do sistema de mototaxistas, além do chamamento público para unidades de saúde particulares interessadas em realizar convênio com o SUS.

“Apesar do pouco tempo no governo, ele tem uma dedicação exclusiva e mostrou competência no desempenho da função, atuando num dos setores mais vitais da administração pública”, elogia o prefeito Tarcízio Pimenta.

Rafael Cordeiro já foi subprocurador fiscal do município e recebeu, em setembro do ano passado, uma comenda de honra ao mérito por serviços prestados à comunidade. O mais novo secretário de saúde é membro do Rotary Clube Feira Leste e filho e irmão de médicos. O pai dele e José Alberto Nunes Cordeiro e o irmão é Alberto Pinto Cordeiro.

Foi aluno de intercâmbio da Faculdade de Direito de Coimbra/Portugal, é especializado em Direito Administrativo pela PUC/SP, onde atuou como professor assistente; é Membro Participante da Comissão de Direito Criminal da OAB, sub-secção de São Paulo, na sub-área de "Crimes Contra a Administração Pública"; atuou em estágio obrigatório na Defensoria Pública do Estado da Bahia e foi consultor em prefeituras do Estado de São Paulo na área de direito administrativo.

Ao anunciar a mudança na pasta da Saúde, o prefeito agradece ao médico João Carlos Cavalcante, destacando que ele está deixando o governo por motivos pessoais. “Temos que respeitar os motivos e somente o ex-secretário pode revelar, se julgar necessário, já que se trata de uma questão particular e não administrativa”, salientou.

Posted via email from Glauco Wanderley

Um Fabinho vale muitos Sargentos Joel




Na reabertura dos trabalhos deste ano o Legislativo feirense recebeu de volta o vereador Alcione Cedraz, que desejava voltar à casa, deixando a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.


Bastaria nomear um substituto para o secretário Alcione e pronto. Mas o substituto de Alcione tinha que ser da Câmara, para que o suplente Sargento Joel não perdesse a vaga de vereador com o retorno de Alcione Cedraz, eleito em 2008 pela mesma coligação.


A escolha do prefeito Tarcízio Pimenta recaiu sobre seu então líder na Câmara, Justiniano França. Mas Justiniano é evangélico e não dava para substituir Alcione no comando da secretaria que tem entre suas principais atribuições organizar a Micareta. Desloca-se então o secretário de Desenvolvimento Econômico, Euclides Artur, para a pasta da Cultura e Justiniano assume o lugar de Euclides Artur.


“Por que toda essa manobra só para preservar a cadeira de Sargento Joel, um suplente, com atuação apagada no Legislativo?”, alguém me perguntou.


Não sei. Mas só como hipótese eu cogito o fato do irmão de Joel ser prefeito (reeleito) de Monte Santo. O apoio de Everaldo Joel de Araújo (filiado ao PT do B quando se elegeu em 2004 e reeleito pelo PSDB, coligado ao DEM, em 2008) vale voto, a moeda da política. Quer ver? Dois candidatos a deputado federal do PFL, ficaram com 42,89% dos votos para deputado federal em 2006. Felix Mendonça teve 14,35%. E o mais votado quem foi? Fernando de Fabinho, com 28,54% dos votos válidos. Só lá foram 7.325 votos para o mais novo aliado de Jaques Wagner.


Então se os votos que podem ser garimpados pelo irmão de Sargento Joel em Monte Santo têm peso na política, muito mais ainda têm os votos que podem ser extraídos pela perfuratriz de Fernando de Fabinho na Bahia toda. Ele teve 161.750 votos distribuídos em 332 municípios. Foi o sétimo mais votado, na frente de Jutahy, João Leão, José Carlos Aleluia e Zezéu Ribeiro. Perdeu só para os seguintes figurões: ACM Neto, Fábio Souto, Geddel, Walter Pinheiro, Lídice da Mata e Nelson Pelegrino.


Sim, o deputado federal também tem uma atuação apagada em Brasília do ponto de vista dos feirenses. Porém a área de influência do ex-DEM vai muito além de Feira. Fabinho teve 51.572 votos em Feira na eleição de 2006. Representa 20,88% dos votos válidos. Perdeu só para Colbert Filho (54.901 votos). Entretanto, proporcionalmente ele foi ainda mais bem votado em outras 22 cidades (42,49% dos votos válidos em Nordestina, 42,31% em Santa Bárbara, por exemplo).


Rompido com seus antigos aliados, não será candidato em outubro, já que mudará de partido e não pode concorrer. Mas tem um balaio cheio de votos para influenciar no resultado. Claro que não se sabe quanto ganha ou quanto perde com a mudança.


Quantos dos seus antigos aliados mudarão com ele? Quantos dos seus eleitores o deixarão? O número exato não importa. O que vale para Jaques Wagner é prosseguir em sua tática de esvaziar os inimigos. Como César Borges, Fabinho, ainda que bem votado em 2006, vale mais pelo que retira de Paulo Souto (e José Ronaldo) do que pelo que acrescenta ao governo.


A vontade do governador seria, se possível, ganhar a eleição por W/O.


Posted via email from Glauco Wanderley

Venda de "remédios" de porta em porta ainda é comum em Feira

A venda de remédios milagrosos de porta em porta, sem receita médica, ainda é uma prática em Feira de Santana. Ocorre inclusive no bairro Conceição, onde uma fábrica clandestina foi interditada pela Vigilância Sanitária na quarta-feira.

Entre os vizinhos da fábrica alguns se negam a falar do assunto e dizem que nem sabiam o que funcionava no local, que operava de portas fechadas. Quem fala, pede anonimato. Como uma jovem, cuja cunhada comprou um vidro grande de um xarope anunciado pelo vendedor como “remédio” para abrir o apetite. “Logo depois a criança teve uma infecção e nós achamos que foi por causa do remédio”, relata a moça, que chegou a pensar em comprar o produto, mas desistiu depois da experiência negativa.

Ela conta que uma Kombi passava vendendo, anunciando em alto-falante as misturas que “servem” para todo tipo de doença. Ela mesma recebeu convite para ser uma revendedora de porta em porta, mas não quis.

Outra senhora moradora do bairro Cidade Nova disse ter sido insistentemente assediada por um vendedor que queria indicar um remédio para o coração para o marido dela, cardiopata. Ela garante que se recusou a comprar, com medo de alguma consequência negativa. No entanto, ficou tentada, pois consultou a opinião da médica do esposo, que obviamente rechaçou a ideia. Não comprou o remédio para o coração do marido, mas comprou um para emagrecer, convencida por uma funcionária da Nature Life, a fábrica interditada. “Nem tomei até o fim, porque vi que não adiantava”, admite arrependida do desperdício de dinheiro.

Muitos destes remédios populares têm como foco principal o combate à impotência sexual masculina. Antônio Melo, 70 anos, disse que já recusou muitas ofertas do gênero, feitas por vendedores que passavam com uma pasta de porta em porta, no próprio bairro Conceição. “Nunca comprei nem esse nem qualquer outro tipo de remédio desses de garrafada. Só tomo o que o médico mandar”, afirma.

No centro da cidade, no comércio popular conhecido como Feiraguai, uma vendedora anuncia as potencialidades da fruta cajarana. “Essa aqui levanta até defunto”, apregoa, acompanhando a propaganda com um gesto indicando a finalidade sexual do vegetal.

 

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Governo anuncia licitação para recuperação do Aeroporto de Feira

 

Foi publicado na edição de hoje (4) do Diário Oficial do Estado, aviso de licitação para realização de obras de recuperação do Aeroporto Governador João Durval Carneiro. De acordo com a publicação, serão feitos reparos na pista de pouso (com 1.500 metros de extensão) e no pátio e construído muro.

O aviso é da Secretaria de Infra-Estrutura, por meio do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba). A licitação para contratação de empresa especializada será realizada no dia 6 de abril, às 10 horas, na Coordenação Executiva de Licitação (CEL).

Os interessados podem obter informações e o edital e seus anexos na Coordenação, situada na avenida Luís Viana Filho, 445, 4ª avenida, 1º andar, Ala B, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O edital e seus anexos podem ser consultados através do site: http://www.derba.ba.gov.br/ - Portal de Licitações.

(Madalena de Jesus em www.acordacidade.com.br)

Posted via email from Glauco Wanderley

4.3.10

As porcarias que o povo engole

Uma das coisas mais bem feitas que a Anvisa pode fazer na vida é acabar com as fábricas de nojeira líquida que vendem ao povo em forma de xarope, garrafadas, etc, com a promessa de curar de resfriado a câncer.

As condições do que chamou-se de fábrica de remédios no bairro Conceição, descoberta ontem em Feira de Santana, são um deboche da cara do pobre coitado que compra aquele lixo pensando que pode ter algum benefício para a saúde.

Veja as imagens registradas pelo fotógrafo Valdenir Lima. O ambiente imundo, com o panelão imundo usado para fazer todos os “remédios” da linha da tal Nature Life. Um close do líquido que estava no fogo para ser depois engarrafado. O delegado federal Adilson Bezerra mostrando o filtro usado no processo, cheio de sujeira. E um vidro do tal Streng Life, um dos mais vendidos entre os produtos.

Fotografei alguns rótulos também. Em todos, a frase que poderia servir como advertência ao incauto que compra isso para beber. “A nossa fé está em Jesus”. Vai precisar de fé mesmo, porque o líquido escuro e sujo não pode beneficiar em nada a saúde. Mas pode prejudicar, claro. Não se pode nem usar a clássica desculpa de que “se não curar, mal não faz, porque é natural”. Não é natural coisa nenhuma. São porcarias, feitas de qualquer jeito, por qualquer pessoa, infelizmente largamente anunciadas em programas de rádio por todo o estado, por emissoras que não têm responsabilidade nem consciência da importância da comunicação social. Encabeçando a lista, a mais famosa e mais anunciada, Flor da Catingueira.

Prisões e apreensões por causa de remédios falsos

Uma indústria clandestina de produtos vendidos como remédios populares, fabricados sem os mínimos critérios de higiene e sem qualquer orientação técnica, foi fechada ontem em Feira de Santana, por uma blitz que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está realizando na Bahia.

 A operação também fiscalizou farmácias e encontrou uma série de irregularidades, como remédios vencidos e falsificados, falta de alvará e ausência de farmacêutico responsável. Em Salvador, na terça-feira, foram presos os donos da rede Estrela Galdino, por venderem sem receita remédios que têm a venda controlada. O crime é enquadrado como tráfico de drogas.

Em Feira de Santana os donos de três estabelecimentos foram presos, entre eles o presidente do Sindicato das Farmácias no município, Noésio Cunha. A Farmácia Cunha foi flagrada vendendo remédio contrabandeado, produzido em outro país e sem licença para venda no Brasil. Como o crime é federal, ele foi conduzido para Salvador por agentes da Polícia Federal que também participaram da operação. Em outras duas farmácias foram presos os empresários Ramon Lima Pamponet e José Pamponet Macedo. As três farmácias foram interditadas.

De acordo com João Roberto Castro, fiscal da Anvisa, duas delas, onde foi encontrado remédio falsificado terão a licença de funcionamento cassada. A investigação ainda vai tentar descobrir quem fornecia a medicação falsificada. Os empresários presos e seus advogados não quiseram falar com a imprensa.

FÁBRICA CLANDESTINA

Os fiscais da Anvisa, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal e membros da Vigilância Sanitária do município e do estado, localizaram na rua Belém, bairro Conceição, a fábrica Nature Life, que produzia remédios vendidos como milagrosos, contra derrame, impotência sexual, câncer, pressão alta e todo tipo de males.

Os produtos são divulgados abertamente em emissoras de rádio pelo interior. A distribuição alcança pontos de venda em Salvador, em outros estados e até outras regiões. Apreensões ocorridas ao longo dos últimos meses foram aos poucos revelando a origem dos falsos remédios, anunciados como naturais ou tônicos revigorantes. Entre eles, um dos mais conhecidos é a Flor da Catingueira, cuja fabricação e venda já havia sido proibida pela Anvisa.

A quantidade de material apreendido na fábrica foi estimada em uma tonelada pelo comandante da operação, delegado federal Adilson Bezerra, que é também chefe de segurança institucional da Anvisa, em Brasília.

No pequeno galpão, espalhavam-se caixas, rótulos e embalagens. Os produtos eram feitos em um único panelão que estava cheio no momento da chegada da fiscalização. Havia um filtro imundo que retirava as impurezas mais visíveis do processo de fabricação. Depois de feita o registro na delegacia, tudo seria levado para incineração no aterro sanitário.

O dono da fábrica, Paulo César de Oliveira Cruz Filho, 32 anos, também não quis falar com os jornalistas. O crime praticado por ele contra a saúde pública é considerado hediondo. “A pena é de 10 a 15 anos de prisão”, especifica o delegado Bezerra. No entanto, Paulo César é reincidente. Já foi preso pelo mesmo motivo, pelo mesmo delegado, em outro endereço.

Desta vez Paulo César foi acusado ainda de desrespeitar direitos trabalhistas. Fiscais da delegacia do trabalho foram ao local para fazer o flagrante e tentar garantir a indenização dos funcionários. Uma funcionária que não quis se identificar contou que recebia uma diária de R$ 10,00. Se trabalhasse 30 dias ganhava pouco mais da metade de um salário mínimo. Ela contou que atualmente a fábrica estava com três funcionários, mas que já chegou a ter oito, alguns recebendo pagamentos ainda menores que o dela.

RISCOS PARA SAÚDE

O médico clínico e nefrologista Getúlio Barbosa destaca a possibilidade de contaminação como o maior problema na ingestão destes produtos. “Pode haver contaminação por alguma bactéria como salmonela e levar a uma doença grave”, avisa.

Ele já testemunhou também o agravamento do estado de saúde de pacientes com diabetes, que começam a tomar as “garrafadas” pensando em combater algum outro problema de saúde. “Esses xaropes sempre têm uma dose alta de açúcar”, constata.

Outra possibilidade, ainda que mais rara, é que uma erva usada na composição cause lesões no fígado. “Algumas passam quando a pessoa deixa de tomar, mas outras se tornam permanentes”, observa.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

3.3.10

Agricultores obtêm da prefeitura promessa de orçamento maior

 

O prefeito Tarcízio Pimenta decidiu aumentar em R$ 1 milhão o orçamento da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. O aumento de verbas ainda no orçamento deste ano era uma das reivindicações fundamentais do movimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, que acampou na porta da prefeitura de segunda-feira a quarta-feira e ameaçava voltar, caso as negociações não avançassem.

 

A verba adicional será obtida com o remanejamento de recursos de outras pastas, mas a prefeitura não divulgou como será este remanejamento.

 

O anúncio foi feito agora à tarde, na reunião entre o governo e o Sindicato, que apresentou uma lista com 16 reivindicações ao município, algumas delas com a necessidade da intervenção da Embasa e Cerb, que são órgãos estaduais.

 

O prefeito Tarcízio Pimenta também anunciou a construção de 200 casas, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, atendendo outra reivindicação dos ruralistas, que devem ser erguidas nos próximos dois anos. “100 casas em 2011 e mais 100 em 2012”, esclareceu Tarcízio Pimenta.

 

A comissão de trabalhadores também foi informada que já foi publicado o calendário de reuniões para a discussão e elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias, visando o planejamento do orçamento de 2011. A primeira está marcada para o dia 8 deste mês, no auditório da Secretaria de Saúde.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Feirense no desespero, BahiaFS ainda em busca da classificação

O Feirense vai a campo hoje contra o Bahia de Feira em situação de desespero, queimando os últimos cartuchos na tentativa de evitar o torneio da morte, que define o rebaixamento e será disputado entre os quatro piores times da primeira fase.

Há várias rodadas com a lanterna na mão, a equipe não depende mais somente dela mesma para evitar o quadrangular fatal. Tem que vencer seus jogos e torcer contra Itabuna e Ipitanga.

Para o jogo de hoje, o Feirense conta com a volta de Germínio, que estava suspenso. A esta altura, não haverá mais dispensas nem contratações. O presidente Dílson Gamela afirma que já fez o que podia fazer e “agora é com os jogadores e comissão técnica”.

Para agravar a situação, o adversário e conterrâneo Bahia de Feira não tem motivo nenhum para fazer corpo mole. Embora em terceiro lugar no grupo, ainda não tem a classificação assegurada. Jogadores e direção consideram o jogo desta quarta uma prioridade.

O Bahia de Feira joga desfalcado. O zagueiro Renato Tilão foi expulso domingo em Camaçari e deve ser substituído por Tiago Souza. Outros dois jogadores ficarão de fora, suspensos por terem tomado o terceiro cartão amarelo: Renato Simplício e Bruninho.

Glaydstone, que passou mais de um mês em tratamento de uma contusão no joelho, retorna no lugar de Renato. André Cabeça volta a ser titular, no lugar de Bruninho (que aproveita a suspensão para jogar pelos juniores na preliminar).

O técnico Arnaldo Lira cobra a vitória para deixar o time tranquilo para o último jogo da primeira fase. “Só a vitória nos interessa. A classificação depende de nós e temos o compromisso de colocar o time entre os quatro do Grupo 1”, avisa Lira.

 

FEIRENSE

Tigre, Edmar, Valdo, Sílvio e Sandro

Germínio, Fábio Santos, Tite e Davi

Fernando ou Ricardinho e Jamaica

Técnico: Paulo Sales

 

BAHIA DE FEIRA

Jair, Edson, Carlinhos, Tiago Souza e Deca

Vinícius, Glaydstone, Diones e André Cabeça

Wescley e João Neto.

Técnico: Arnaldo Lira

 

Posted via email from Glauco Wanderley

2.3.10

Oficina de serigrafia do Amélio Amorim

Oficinas do Amélio Amorim

O que querem os agricultores

 

Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os agricultores acampam até esta quarta-feira em frente à prefeitura. Estiveram nesta terça-feira na Câmara e aguardam que a prefeitura marque audiência pública e comece a atender suas reivindicações. Caso contrário, prometem voltar para acampar por tempo indeterminado.

E o que quer o movimento?

Eis abaixo a lista de reivindicações apresentadas ao prefeito, com cópia para vereadores e os órgãos estaduais Embasa e Cerb.

Quase tudo pode ser considerado coisa simples e básica. Direitos fundamentais, que a esta altura nem deveriam mais precisar ser cobrados. Mas como em geral os governos não dão a mínima para a zona rural, eterniza-se a situação de carência.

Confira as reivindicações:

 

1 – Construção de cisternas para o armazenamento de água: a demanda atual é de 5.834 cisternas, dotando cada família do seu equipamento, de forma gradativa, num período de seis anos. Solicitamos a construção, pela prefeitura, de 600 unidades/ano, a partir de 2010;

2 – Implantar um programa de limpeza, ampliação e escavação de pequenas aguadas (tanques, barreiros) dos agricultores, nos períodos de estiagem;

3 – Os solos do município passam por um processo de empobrecimento gradativo e perrmanente, carecendo de providências urgentes para evitar que o caos se estabeleça futuramente. A produtividade reduz a cada ano, por conta da baixa fertilidade dos solos. Solicitamos um programa voltado para a correção dos solos (fornecimento dos ingredientes necessários e assistência técnica), ficando a EBDA com a responsabilidade de providenciar a análise dos solos, além da assistência técnica;

4 – Os pequenos pomares, com plantas frutíferas, e os pequenos criatórios, são esseenciais para a sustentabilidade da agricultura familiar num município em que 70% das unidades de produção têm ate 5 hectares. Solicitamos um programa de dsitribuição de mudas de plantas frutíferas e forrageiras, com a distribuição de 30.000 mudas/ano;

5 – O feijão e o milho são culturas tradicionais indispensáveis à vida no campo. Solicitamos duas medidas: a) ampliar a quantidade de sementes a ser distribuída por família, sendo 10 quilos de feijão e dois de milho; b) iniciar um programa de armazenamento nas comunidades (banco de sementes) para no futuro, as comunidades se tornarem auto-suficientes e dispensar a distribuição de sementes pela prefeitura. Esses serviços devem beneficiar 3 mil familias já contempladas no programa de distribuição de sementes;

6 – Ampliar para 2 horas e meia o tempo de serviço dos tratores do município para cada família, adotando critérios impessoais e democráticos na prestação dos serviços;

7 – Viabilizar a construção, a cada ano, de 800 banheiros e sanitários, numa média de 100 por distrito;

8 – Fazer gestões junto à Embasa para ampliar a capacidade de fornecimento de água para as comunidades rurais;

9 – Fazer gestões junto à Cerb visando a instalação de poços já escavados e a escavação de outros para atender a comunidades mais distantes;

10 – Efetivar o compromisso assumido com o poder Judiciário de colocar à disposição um servidor do município para cada cartório dos distritos, visando a regularização dos serviços;

11 – Fazer gestões junto à Justiça Eleitoral para que as sessões de votação, há décadas instaladas em comunidades e povoados rurais e transferidas no último pleito, retornem aos locais onde sempre funcionaram;

12 – Que a prefeitura assuma o compromisso de efetuar o pagamento de 4% do valor da unidade habitacional, referente à contrapartida do trabalhador rural no programa Minha Casa Minha Vida, mais um salário mínimo por beneficiário, referente a taxa de filiação à Coperaf (Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares), num quantitativo de 1.000 unidades, sendo 250 unidades por ano;

13 – Que a prefeitura promova gestões junto ao Tribunal de Justiça do estado da Bahia, a fim de colocar em pleno funcionamento a recém instalada Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;

14 – Instalação da Policlínica no distrito de Maria Quitéria;

15 – Implantação da secretaria Municipal da Mulher;

16 – Encaminhamento à Câmara de Vereadores de emenda propondo a alteração do orçamento do município de Feira de Santana referente ao ano de 2010, a fim de alocar os recursos necessários à implementação de políticas públicas de atendimento às reivindicações.

Posted via email from Glauco Wanderley

Agricultores protestam contra falta de investimento no campo

Conceição Borges, liderando a manifestação (foto: Reginaldo Pereira)

Centenas de trabalhadores rurais dos oito distritos de Feira de Santana começaram nesta segunda-feira um acampamento em frente à prefeitura do município. Eles reivindicam uma série de medidas para melhorar as condições de vida e a produtividade na zona rural e querem que seja marcada uma audiência pública com várias esferas de governo, para discutir a situação do campo.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, o acampamento foi planejado para durar até quarta-feira, mas se a audiência pública não for marcada, eles ficarão por tempo indeterminado.

A preocupação do sindicato é com o início da época do plantio, que ocorre agora em março. “A nossa produtividade vem caindo a cada ano e a qualidade do produto também. Quem plantou feijão no ano passado não conseguiu vender, porque os grãos saíram pequenos e com coloração diferente”, descreve Conceição.

Os agricultores atribuem os problemas ao desgaste do solo, entre outros fatores. O Sindicato possui um estudo feito ano passado pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), que mostrou a necessidade de fazer a correção do solo.

Existe dificuldade também com o fornecimento de água, tanto para consumo humano quanto para uso em atividades econômicas. Antes de acampar na frente da prefeitura os manifestantes circularam pelas ruas da cidade, com uma parada no escritório central da Embasa, onde pediram a apresentação de um plano para que a zona rural seja abastecida. Os agricultores apontam ainda a necessidade de construir 5.834 cisternas no município, para captar água da chuva. Querem que a prefeitura se comprometa a construir 600 unidades por ano, a partir de 2010.

Outra reivindicação é  ampliar a distribuição de sementes para 10 quilos de feijão e 2 de milho, além de 30 mil mudas de árvores frutíferas e forrageiras. Atualmente o governo municipal distribui 2 quilos de feijão e 1 de milho, de acordo com a presidente do sindicato.

Pouco menos de 50 mil pessoas moravam na zona rural de Feira de Santana, no ano 2000, quando ocorreu o último censo do IBGE. 

REUNIÃO COM O GOVERNO 

No final da tarde uma comissão dos agricultores foi recebida pelo secretário de Agricultura, Ozeny Moraes e por Milton Brito, chefe do gabinete do prefeito. Segundo o secretário, a maioria das reivindicações já estão sendo objeto de ações do governo, inclusive o abastecimento de água. “Dois destes projetos irão levar água para mais de 3  mil famílias”, garantiu. O chefe de gabinete também comprometeu-se a encaminhar as reivindicações para o prefeito Tarcízio Pimenta.

Nesta terça-feira os agricultores irão para a Câmara de Vereadores apresentar suas propostas e pedir que se preciso, votem emendas no orçamento municipal, transferindo recursos para a agricultura. 

Posted via email from Glauco Wanderley

1.3.10

Carlinhos Brown confirmado na Micareta

Na tarde desta segunda-feira (01) foi confirmada pela prefeitura a presença de Carlinhos Brown, que se junta aos outros artistas confirmados sexta-feira na Micareta de Feira de Santana. Como contratado da prefeitura, Brown vai se apresentar para o folião pipoca.

Quanto às atrações locais, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, destaca que a festa comporta a contratação da grande maioria, sendo prevista para até a próxima semana a abertura das inscrições. “Queremos chegar ao dia 15 de março com a grade de atrações completa”, disse.

Além de Carlinhos Brown, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer já contratou para animar o folião pipoca as cantoras Margareth Menezes, Daniela Mercury e o cantor Ninha.

Posted via email from Glauco Wanderley

RECEITA FEDERAL divulga conteúdo especial sobre o IRPF/2010


Nova ferramenta traz ilustrações, leiautes e funcionalidades que poderão ser utilizados pelos contribuintes

A Receita Federal do Brasil disponibilizou hoje (01/03) um conteúdo especial para os mais de 20 milhões de declarantes do IRFP/2010. Os contribuintes terão à sua disposição a partir de agora no sítio da Receita Federal na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), diversas novidades para facilitar a obtenção de informações relacionadas à declaração do IRPF 2010.

A Receita preparou páginas especiais sobre a apresentação da declaração, o pagamento das quotas, a restituição e a situação da declaração. Esses quatro assuntos estão organizados conforme os tópicos abaixo:  

1 - Declaração: download de programas, obrigatoriedade, formas de elaboração, prazo de entrega, preenchimento, transmissão, retificação e multa por atraso na entrega;

2- Pagamento: emissão de Darf, débito automático, vencimento das quotas e pagamento em atraso;

3 - Situação da declaração: extrato da DIRPF, regularização de pendências e intimação e notificação;

4 - Restituição: consulta, datas dos lotes, aviso via celular e alteração de conta.

 
O novo conteúdo foi formatado para proporcionar uma navegação mais simples e intuitiva, facilitando assim a localização de informações por meio de um novo leiaute. Além disso, o conteúdo deixou de ser essencialmente textual, passando a ser composto também por tutoriais apresentando didaticamente como realizar tarefas como o download e instalação dos programas, importação de dados da declaração de 2009, gravação e transmissão da declaração, verificação de pendências, retificação da declaração e impressão do Darf.

Posted via email from Glauco Wanderley

28.2.10

Fluminense perde a 3ª, para o fraco Atlético

Foto: Reginaldo Pereira. A faixa diz: "Chega de humilhação. 40 anos sem baianão"


O Fluminense tomou a iniciativa do jogo no Jóia da Princesa. O Atlético de Alagoinhas veio para empatar e acabou levando três pontos. O Fluminense ficou só na vontade. Para usar uma expressão simples de torcedor, o time é feio. O jogo foi mais feio ainda*.

O Atlético não fez quase nada, mas fez um gol, por meio de Elsimar, logo depois da cobrança de escanteio de Wellington. Escanteio gerado por uma falta perigosa, na entrada da área, que o próprio Wellington bateu bem. Ia entrar logo abaixo do travessão, mas o goleiro Marcão se esticou todo para colocá-la para escanteio. Não adiantou. O gol de cabeça de Elsimar veio aos 16 minutos.

O Atlético juntou cera com retranca e o Fluminense permaneceu com a mesma incapacidade de construir jogadas que ao menos ameaçassem a meta de Vinicius.

Jogadores do Atlético passaram o jogo todo caindo, fingindo dores fortes que passavam logo que eram carregados pelos maqueiros para fora de campo, quando os atores já não podiam mais retardar o recomeço da partida.

Quando viu que o jogo se encaminhava para o pior, a torcida perdeu a paciência com o Fluminense. Gritou Olé quando o Atlético começou a trocar passes. O grupinho que se reúne em torno de Carlinhos do megafone ensaiou um coro de “timinho, timinho”. O grupo aumentou de tamanho. Pararam de ver o jogo por volta de 40 do segundo tempo (não perderam nada). Ficaram somente reclamando do técnico, dos jogadores e da própria diretoria.

Foi a terceira derrota seguida do Fluminense. Venceu o Colo-Colo quatro rodadas atrás. Depois perdeu em Salvador do Vitória por 3 a 1, mas isso o torcedor entende. Só não entende como tomou 4 a 0 do Conquista em seguida. Nem como pode jogar tão mal como hoje no Joia da Princesa e perder em casa por 1 a 0, para um time que demonstrou em campo ser ainda pior que o time da casa.

Por isso o protesto que começou no megafone de Carlinhos cresceu e tomou todo o estádio, que começou a cantar em coro uma versão para Sorte Grande (Poeira) sucesso na voz de Ivete Sangalo. “Sem vergonha, time sem vergonha”, diz a canção entoada pela torcida, que xingou a diretoria “aí só tem ladrão” e gritou “Fora Laelson”.

Uma faixa com os dizeres “Chega de humilhação, 40 anos sem baianão” atravessou o estádio e foi colocada de frente para a tribuna de honra, onde ficam os dirigentes de clube, autoridades e pseudo-autoridades (uma turma grande, que não paga ingresso).

* Mais feio que o jogo, só a atitude de um grupinho de torcedores no intervalo entre a preliminar dos juniores e o jogo da primeira divisão. O ônibus com os garotos do Atlético, que deixavam o campo após uma derrota por 4 a 2, foi apedrejado por meia dúzia de vândalos. As pedras enormes quebraram quatro janelas, feriram sem gravidade três jogadores (atendidos no Clériston Andrade) e o caso foi parar na segunda delegacia.

Provavelmente vai chegar ao Tribunal de Justiça Desportiva, o que pode resultar em punições para o tricolor feirense, graças à selvageria de gente que nem os organizadores nem o estado conseguem afastar dos estádios.

Posted via email from Glauco Wanderley

Fluminense com problemas na defesa e no ataque

O Fluminense terá que improvisar para montar o time que enfrenta o Atlético no Jóia da Princesa. O volante Nildo joga de zagueiro no lugar do contundido Rodrigo. O treinador não quer mais escalar o substituto imediato Nilson, muito criticado pelo desempenho nos dois últimos jogos, quando o tricolor feirense perdeu e tomou sete gols.

Antes da decisão de improvisar Nildo, a diretoria anunciou a contratação de Murilo. Mas no dia seguinte, o jogador foi dispensado. Os exames médicos identificaram que o jogador sofre de hipertensão e o clube preferiu não arriscar. Outro possível substituto seria o boliviano Rolando. Porém este ainda não tem condições de estrear, por falta de documentação. Ele e o compatriota Fernando, além do colombiano Diego aguardam a chegada de um documento com o qual poderão tirar CPF no Brasil, para finalmente assinarem contrato e terem a situação regularizada junto à CBF. Portanto, o time continua em busca de um zagueiro.

No ataque também há problemas por conta do terceiro cartão tomado por Hermínio e o vermelho dado ao meia Sóstenes logo em seu jogo de estreia. O substituto Leandro está contundido. Outra opção seria Tiago, mas também está vetado pelo departamento médico. Uma chance inesperada para o reserva do reserva, Rael. Pelo menos Laelson Lopes poderá contar com a volta de Advaldo para a outra vaga. Advaldo estava suspenso por três amarelos.

Mesmo com os problemas, o Touro do Sertão pode garantir uma das quatro vagas do grupo para a próxima fase. Basta que ganhe o jogo e Feirense e Ipitanga não vençam seus jogos.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO:

Marcão, Ademir, Oliveira, Nildo e Nilton

Gil, Jó, Petrus e Advaldo

Rael e Deon

Posted via email from Glauco Wanderley

Bahia de Feira comemora estabilidade

O técnico Arnaldo Lira comemora a estabilidade do Bahia de Feira, que entra em campo contra o Camaçari hoje com a mesma formação que vem começando os jogos mais recentes. Motivo de comemoração especialmente para quem jogou com oito reservas uma das primeiras partidas (justamente aquela em que foi derrotado pelo Camaçari no Jóia da Princesa por 1 a 0).

“Nós estamos satisfeitos porque o time vem sendo mantido e ganhando entrosamento. Mas não estamos relaxados porque é um campeonato muito difícil. Qualquer vacilo e a vaga pode ser perdida”, adverte o treinador. Mesmo estando em terceiro no grupo, o clube ainda pode ser alcançado até pelo lanterna Colo-Colo nos três jogos que faltam para encerrar a fase de classificação.

O meia Glaydstone, que era considerado titular ainda está de fora, após quase um mês de contusão. Teoricamente ele se recuperou, mas por cautela Lira prefere mantê-lo fora da equipe titular e ainda avalia se vai colocar o jogador no banco para o jogo contra o Camaçari. “Espero voltar logo, porque o campeonato está chegando em sua fase decisiva e ninguém quer ficar de fora”, torce o atleta.

Além das condições favoráveis na tabela, o Bahia de Feira comemorou nesta semana o julgamento do zagueiro Osmar, pela expulsão na estreia do campeonato, contra o Fluminense. O Tribunal de Justiça Desportiva dispensou o jogador de nova punição alem da suspensão automática cumprida na partida seguinte.

 

ESCALAÇÃO

Jair, Edson, Carlinhos, Renato Tilão e Deca

Vinícius, Robson Simplício, Diones e Bruninho

Wescley e João Neto.

Posted via email from Glauco Wanderley

Espalhe

Bookmark and Share