6.3.09

Um começo muito, muito modesto

Muito mais importante que as contas de Anaci é o que ela ou outro secretário fará pela Educação. A escola de tempo integral, que já com a campanha andando virou promessa de Tarcízio Pimenta começa a se concretizar nesta segunda-feira, quando o governo inaugura a Escola Municipal Professora Célida Soares Rocha, na Rua Nova, para 172 alunos.
Excelente iniciativa, mas o próprio governo se encarrega de frustrar as expectativas de quem aposta no ensino de tempo integral como solução tanto para problemas educacionais quanto sociais.
Pois no mesmo texto em que anuncia a inauguração desta escola, informa os planos para o futuro: "No próximo ano a Prefeitura pretende implantar mais uma escola em tempo integral em um bairro com grande número de moradores, observando características específicas como demanda e situação de vulnerabilidade social de risco para as crianças". É o que diz o boletim informativo da prefeitura.
Ora, neste ritmo, vamos atravessar vários mandatos até ver o sistema vigorar em toda a rede. Sei que vão dizer que é preciso ir devagar, para testar e planejar a ampliação. Mesmo que esta lógica esteja correta, o que parece é que novamente não há prioridade para o setor. Uma escola por ano é pouco demais.
Não custa lembrar que no primeiro ano de José Ronaldo o então secretário Josué Mello anunciou também a implantação de um projeto piloto de ensino em tempo integral em uma escola. E morreu ali. Não permaneceu nem na escola piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share