28.7.10

Professores de Santo Estêvão novamente em greve

Pela segunda vez em 2010 os professores da rede municipal de Santo Estêvão, com nove mil alunos da pré-escola à 8ª série, estão em greve por tempo indeterminado. No início do ano letivo, as aulas não começaram na data prevista, porque os professores exigiam um reajuste referente a 2009. Conseguiram 4,31%, mas, segundo Ana Cláudia Santana, tesoureira do sindicado dos professores (APLB), avisaram a prefeitura sobre a necessidade de negociar novo reajuste, desta vez referente a 2010.

Os professores agora fizeram a proposta de aumento de 10%. A greve foi decidida na sexta-feira (23) e segundo Ana Cláudia, mais de 90% das escolas estão fechadas. Ela afirma que apenas professores não concursados, mas contratados diretamente pela prefeitura, estão comparecendo. Os alunos, entretanto, avisados da greve, estariam ficando em casa. “Entregamos a nossa proposta em reunião no dia 11 de junho, mas não tivemos resposta”, diz a tesoureira da APLB.

A resposta foi dada, de acordo com Rosimeire Baraúna, assessora do secretário de Educação do município. “Informamos que a prefeitura está acima do limite prudencial de gasto com pessoal, estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Não pode ser dado reajuste agora. É preciso esperar fechar o quadrimestre, no final de agosto, para analisar como ficará a situação”, justifica.

Apesar do impasse, sindicato e prefeitura têm reunião marcada para a manhã desta quarta-feira (28).

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

  1. Anônimo30/7/10

    Venho prestar minha solidariedade e apoio à luta dos colegas de Santo Estevão. Aqui em Feira o descaso com a Educação permanece. Apesar de termos firmado com o Executivo a discussão do Plano de Carreira, a implantação do Piso e as melhorias reais na Educação, o que temos visto é a permanência da situação anterior à greve: reformas de meia tinta, biscoito com gordura hidrogenada para os alunos, ausência de discussão do Plano de Carreira (que hoje completa os primeiros 30 dias), falta de papel ofício, piloto e condições de higiene nos banheiros da escola... O diferencial de Santo Estevão tem sido uma representação sindical atuante, enquanto em Feira temos uma omissão de nossos representante legais...
    Estou nesta luta à 16 anos e ainda espero ver nossa realidade, seja em Santo Estevão ou em Feira, mudar para melhor!!!
    Pais! Mães! Este é o ano dos prefeitos elegerem "seus deputados" tenhamos consciência para não apoiar os representantes do descaso com seus filhos, nossos alunos, nosso futuro e presente: a criança, o jovem!
    Ana Alice

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share