25.5.10

Programa vai investir R$ 4 milhões em filarmônicas baianas

Com o objetivo de incentivar e valorizar uma das tradições musicais mais importantes da Bahia, o Governo do Estado fará o lançamento no próximo domingo (30), às 19h, no Teatro Castro Alves, do Programa de Apoio às Filarmônicas, que prevê investimentos de R$ 4 milhões.

A solenidade acontece na abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, e terá as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário Márcio Meirelles.

“É o primeiro programa com direcionamento específico para as filarmônicas”, salienta Meirelles, que completa: “O programa vai contribuir com a política de descentralização de recursos, dinamizando a cultura em toda a Bahia e fortalecendo a gestão dessas entidades”.

À frente do programa, a Fundação Cultural do Estado (Funceb) já cadastrou 183 filarmônicas, que mobilizam uma faixa de 4.500 músicos e oito mil alunos aproximadamente.

No Brasil, a história das filarmônicas começa com a chegada de Dom João VI, quando a banda da Armada Real de Portugal veio acompanhando a Corte. Na Bahia, a Sociedade Filarmónica Erato Nazarena é uma das mais antigas, tendo sido criada em 1863 na cidade de Nazaré das Farinhas.

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share