2.6.10

Peixes morrem no superpoluído rio Subaé

Marivaldo e uma criança mostram peixes mortos e a espuma toma conta do rio, na altura do Limoeiro (FOTOS: REGINALDO PEREIRA)

 

A poluição do rio Subaé provocou a morte de peixes na localidade chamada Fazenda Dotô, parte do distrito de Humildes, em Feira de Santana. O rio começa no município, passa por dentro da área urbana e já entra na zona rural muito sujo e com mau cheiro.

Os peixes apareceram mortos domingo. Houve relatos de que alguns moradores levaram para comer exemplares de traíra tirados da água ainda vivos. Mas as pessoas entrevistadas pela reportagem negaram ou evitaram falar do assunto. Apenas um morador, sem se identificar, confirmou que um vizinho tinha levado peixes para casa, mas ninguém ouviu falar sobre qualquer problema de saúde.

O IMA (Instituto do Meio Ambiente), esteve no local segunda-feira e vai fazer nesta quarta-feira a coleta de água para verificar porque ocorreu a morte de peixes. O resultado sai em duas ou três semanas, segundo Anderson Carneiro, coordenador regional do órgão, pertencente à Secretaria de Meio Ambiente.

Entre as hipóteses, pode estar a contaminação por algum produto químico, a diminuição de oxigênio pela redução no fluxo de água por falta de chuva ou mesmo o acúmulo de matéria orgânica. O trecho do rio onde ocorreu a morte de peixes estava até abril encoberto por taboas, vegetação aquática típica de locais poluídos.

Em abril, vários dias de chuvas fortes fizeram o Subaé transbordar. Muitas áreas da cidade ficaram alagadas. Na zona rural, o rio ressurgiu, mas a poluição veio junto. A taboa foi empurrada para as margens.

“Tem dias que o rio está fedendo muito”, atesta o industriário Marivaldo Rocha, que testemunhou a morte dos peixes. Ele lembra que há cerca de 30 anos, a água era limpa ao ponto de se ver o fundo e todos utilizavam o Subaé como área de lazer, para pesca e natação. “Hoje ninguém pesca mais aqui nem entra na água”, afirma.

O rio é vizinho do Centro Industrial do Subaé, que começou a ser implantado na década de 70 do século passado. Atualmente, as residências avançaram sobre a área industrial, aumentando a poluição e prejudicando a vazão do rio, o que provoca enchentes quando chove forte.

Com a situação de emergência decretada após as chuvas, a prefeitura recebeu verba do Ministério da Integração para desobstruir a passagem do rio. Na tarde de ontem, um caminhão levou para as margens dez manilhas, que serão implantadas na altura do bairro Limoeiro. Neste mesmo ponto, via-se o leito coberto por espuma e um forte cheiro de esgoto se espalhava.

O coordenador do IMA disse que também iria verificar o local. O órgão deposita a esperança de despoluição no esgotamento sanitário que está sendo implantado pela Embasa em Feira de Santana, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. A estimativa do governo do estado é que após a obra, 80% da cidade possua tratamento de esgoto.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

2 comentários:

  1. MARIETE2/6/10

    Glauco

    Sem fAZER MEDIA COM OS PROFESSORES E JUSTIÇA E SEM TER MEDO, PRQUE A IMPRENSA NÃO DIZ QUE OS PROFESSORES E JUSTIÇA GANHA BEM? SE COMPARADO AO MERCADO DE TRABALHO SIM,TEM OFICIAL DE JUSTIÇA GANHANDO R$12.000 E FAZENDO GREVE,ATÉ ONDE VAI ISSO, vOCE gALUCO QUE SABE O QUE É LUTAR POR SALARIO, SABE QUE ESSE PESSOAL GANHA BEM, O SINDICATO É INFLUENTE E FAZ GREVE TODO DIA!!!mAIS INFELIZMENTE NÃOPODE FALAR, COLOCA EM RISCO A SUA PROFISSÃO O SEU GANHA PÃO QUE NÃO É FACIL IGUAL O DESSE POVO, QUE É SÓ APERTAR PARA O DINHEIRO VIR FÁCIL.alguem tem que parar com isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, Mariete, eu nao acho que os professores ganham bem não.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share