11.8.10

Comentários no Jornal das 2, da Sociedade

Até as eleições, estarei participando do Jornal das 2, apresentado pelo Paulo José (PJ), na Rádio Sociedade de Feira de Santana, como gentilmente registrou o Reginaldo Tracajá ontem, no dia da estreia. É um quadro com um comentário gravado, pois na hora do programa estou no expediente do jornal A Tarde. Vou reproduzir aqui no blog o conteúdo desta participação no rádio.



Glauco Wanderley, Paulo José e a produtora Daise no estúdio da emissora (foto Reginaldo Pereira)


Segue abaixo o comentário da terça, sobre a participação de Dilma no Jornal Nacional, de Geddel na Associação Comercial, pesquisas e mudanças na campanha baiana de Serra:

A candidata Dilma Roussef foi quase um desastre no debate da Band, na quinta-feira. Mas compensou quando teve atuação quase perfeita na entrevista do Jornal Nacional. É bom lembrar que o Jornal Nacional tem muito mais audiência do que teve o debate na Band. Na Globo, a Dilma não gaguejou nem engasgou. Os apresentadores se atrapalharam mais do que ela. Não estou falando de conteúdo. Estou falando de comunicação, da impressão que o candidato passa, de simpatia, de segurança (apesar de ter se enganado ao falar em “Baixada Santista no Rio de Janeiro”, o que rendeu muita gozação dos críticos implacáveis, mas esses são os que detestam Dilma e o PT e não votariam nela de jeito nenhum).
A Dilma vem demonstrando que aprende depressa e deixando de lado a forte impressão de antipatia e arrogância que sempre transmitiu.

++++++++

Outro que se esforça muito e é bom de discurso, mas ainda não viu o resultado se traduzir em melhoria nas pesquisas é o candidato do PMDB ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima.
Veio segunda-feira na Associação comercial de Feira de Santana. A proposta era falar para empresários, mas quase só havia correligionários no salão da Associação Comercial. Uma pena, porque fica difícil Feira de Santana fazer cobrança de investimentos do governo, se na hora em que os principais candidatos vêm na cidade, a classe empresarial não comparece para apresentar as reivindicações. De qualquer modo, elas foram apresentadas, em um documento entregue pelos dirigentes. A linha dos pedidos é valorizar a cidade, como segunda maior da Bahia e sede de toda uma região do estado, que efetivamente não recebe os investimentos que merece, que precisa e que poderiam inclusive servir para aliviar problemas da capital. O estado é imenso e precisa que as grandes cidades se tornem pólos de desenvolvimento regional, para que as pessoas não migrem. E entre todas as cidades grandes da Bahia, nenhuma é maior do que Feira, como se sabe.

++++++++++++++++++

Esta semana saem as últimas pesquisas antes de começar o horário eleitoral, que é quando começa a eleição de verdade para os cargos do Executivo. Já está mais do que provado que o horário eleitoral gratuito é decisivo. É quando a gente vai saber mesmo quem sobe, quem desce e quem fica empacado.
É só guardar os números que vão sair no Vox Populi e Datafolha desta semana e comparar com as pesquisas que virão daqui a um mês.

+++++++++++++++++++

A campanha de Serra na Bahia mudou de comando. Saiu Antonio Imbassahy e entrou o ex-deputado estadual Murilo Leite. Imbassahy tem as preocupações dele como candidato a deputado federal e fica naturalmente dividido. O Murilo Leite tambem é tucano, porém com mais identificação com a campanha de Paulo Souto, porque foi secretário de Nilo Coelho, quando Nilo governou a Bahia. A campanha de Souto tem dificuldades porque de todos ele é o que está mais afastado do poder. Wagner é o governador e Geddel acumulou muito poder como ministro de lula, e tem uma reserva para ir gastando na campanha.
Souto ficou sem nada nesses quatros anos desde que perdeu a eleição e foi sendo abandonado por muitos aliados de 2006 em diante. Se ganhar, claro, a gente sabe que todo mundo volta e ele recebe de braços abertos, como velhos companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share