12.3.09

Má vontade ou vagareza?

Pega mal para o governo do estado, o fato de até hoje não ter saído a liberação para os servidores requisitados para cargos de confiança na prefeitura. Não adianta a demonstração de educação, cordialidade e simpatia do governador Wagner, feita sábado, quando insistiu com o prefeito Tarcízio Pimenta perguntando se ele queria discursar na visita de Dilma Roussef. Pareceu uma bela demonstração de civilidade, que deve sempre estar acima das diferenças políticas. Porém na hora de demonstrar concretamente boa vontade, o estado passa a ideia de que está pouco se importando com as necessidades locais e, que, se puder, atrapalha.
Três meses para liberar um servidor é tempo demais. Não dá para justificar.
Ainda no governo de Ronaldo foi mencionada em forma de boato nas rádios a possibilidade do governo estadual pedir o retorno de servidores que eram secretários, como Pinheiro e Joaquim Bahia. Felizmente, isso não passou do boato, pois seria uma medida extremamente antipática, que, se causaria prejuízos para a administração municipal, pegaria também muito mal para a imagem do governo.
Na situação atual ocorre o mesmo. Problema para a prefeitura sim, mas problema também para o estado, cuja demora é vista ou como mais uma demonstração de moleza ou como birra de menino malcriado.

Provincianismo

Por isto, o melhor para o vereador Roberto Tourinho seria não acusar a prefeitura de irregular porque os servidores estão comparecendo ao trabalho mesmo antes da autorização do estado. Pois o tiro ricocheteia e volta para o governo estadual.
Bem diferente, no entanto, é a situação também apontada pelo vereador, quando informa que a mulher do chefe de Gabinete, Milton Brito, instalou-se ao seu redor, participando da gestão.
Um dos avanços importantes do governo Ronaldo foi a profissionalização da administração municipal. Permitir que a esposa de um secretário se abolete informalmente no dia a dia da administração é de um amadorismo e provincianismo que depõe contra o governo. Passa a impressão de que a administração pública é uma ação entre amigos, tem o potencial de gerar um clima de conflito e desmotiva o servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share