16.7.09

Arranjem outra desculpa

R$ 500.000.000. Para quem se confundir com tantos zeros, a tradução: 500 milhões de reais.

Para um cidadão comum (exclui-se desta categoria Antonio Ermírio, Joseph Safra e Eike Batista, além de José Sarney, é claro), uma montanha de dinheiro quase incalculável.

É esse o montante que o estado da Bahia informa que deixou de arrecadar nos primeiros meses do ano, por conta da crise econômica. E a falta destes recursos é, segundo as desculpas oficiais, a causa de todos os males que ora se veem, incluindo atraso no pagamento de fornecedores e de pessoal, escolas sem professores, escolas sem material básico de consumo...

Mas este montante é mesmo uma montanha para o governo do estado?

Não.

Na entrevista bomba a Dilson Barbosa, em que detonou o governo Wagner e avisou que já pode ser chamado de candidato, Geddel Vieira Lima mencionou o orçamento do estado. Disse que são R$ 22 bilhões.

Ora, 500 milhões representam pouco mais de 2% de 22 bilhões. Um “abalo” de 2% não pode desestruturar um orçamento a ponto da administração do estado ficar toda comprometida como está.

Procurem outro motivo ou desculpa para o governo encalacrado.

PS1: 2% é uma perda tão pequena que poderá ser recuperada até o fim do ano, caso a economia confirme a recuperação que vem aparentando.

PS2: a perda percentual da prefeitura de Feira de Santana foi maior e o município continua a funcionar na maior normalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share