23.6.10

Clailton: único político feirense inelegível

O ex-prefeito Clailton Mascarenhas, que vez por outra ensaia aparições públicas e sobre quem eventualmente se insinua que pretende voltar a disputar eleições, é o único político feirense cujo nome consta na extensa lista de inelegíveis por rejeição de contas. A lista foi divulgada pelo Tribunal de Contas da União.

O nome de Clailton aparece quatro vezes. Mas não há detalhamento do processo. Apenas o número do acórdão e da ata da sessão do TCU em que o político teve suas contas rejeitadas. A lista tem nomes de gestores com contas rejeitadas desde 2002.

Clailton foi condenado em sessão de 03/07/2007 em função de convênio envolvendo recursos do Fundo Nacional de Assistência Social; em 26/02/2008 (ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome); em 29/04/2008 (Secretaria de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social) e em 08/12/2004, onde consta apenas o nome da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, sem informação sobre o órgão transferidor.

O deputado Fernando de Fabinho também aparece na lista, em função de problema com as contas do tempo em que foi prefeito em Santa Bárbara, quando um convênio com a Fundação Nacional de Saúde no valor de R$ 140 mil deixou de ser executado, embora o dinheiro tenha entrado na conta da prefeitura. Fabinho foi denunciado pelo Ministério Público e responde a processo no STF, mas a defesa do deputado diz que a obra foi executada, embora com atraso.

A Bahia tem 700 nomes na relação do TCU e é o segundo estado que mais tem inelegíveis por rejeição de contas, perdendo apenas para o Maranhão, que tem 728 nomes. Em alguns casos, os políticos podem recorrer, quando a rejeição de contas se deu em função de erros técnicos e não de improbidade administrativa. Ao todo 4.922 políticos de todo o Brasil estão potencialmente inelegíveis. A palavra final sobre a candidatura dos que pretendam concorrer em outubro caberá ao TSE.

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share