9.8.10

A polícia com medo

“O armamento que usam agora é tudo pistola .40, .45”. A declaração é de um soldado da PM, que registrava a ocorrência de um tiroteio no domingo em Salvador, onde um policial militar ficou ferido.

Quarta-feira (04) estive em Sátiro Dias, onde uma quadrilha assaltou o Banco do Brasil. A ação foi mais violenta do que de costume, pois já chegaram metendo bala no carro dos policiais, ferindo um deles com gravidade. O outro foi mantido como refém e ameaçado de morte o tempo todo. Quando cheguei na cidade ele já estava livre e tentando relaxar mas ainda sem conseguir, a tensão estampada no rosto.

A cidade, como quase todas as pequenas cidades do interior, só tem dois policiais de serviço de cada vez. O terceiro é o comandante do pelotão, um tenente, que não conseguiu conter as lágrimas, quando mencionou a família, enquanto falava do risco que correm, com contingente pequeno e enfrentando bandidos com armamento pesado.

A fragilidade da segurança nessas cidades é um convite à ação dos marginais. O gerente do Banco do Brasil em Inhambupe, responsável pela agência de Sátiro Dias, é um “veterano” de assaltos. Em 2003 teve até os dois filhos pequenos, de 4 anos, seqüestrados por uma parte da gangue que assaltou o BB em São Félix. Depois que os ladrões concluíram o “serviço” na cidade do Recôncavo, os meninos foram soltos em Feira de Santana.

A insegurança que atinge até a polícia militar foi a causa da revolta do coronel PM Cláudio Brandão, quando revelou no próprio blog o caso dos contêineres com equipamentos que estão há anos guardados e sem uso pelo governo do estado. Escreveu sob o impacto da morte de um tenente baleado na cabeça, em Salvador, no final de julho. O coronel, que é diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT) da PM, afirma que o material encaixotado “traria um sucesso absoluto no combate à marginalidade”.

O texto que publiquei sobre o assunto até hoje foi um dos que teve maior repercussão de tudo que já escrevi. É possível que mais notícias sobre o caso sejam veiculadas. Internamente no governo algum movimento interno ocorreu. Mas solução que é bom, até hoje nada.

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

  1. Anônimo9/8/10

    Anônimo disse...
    O governo Wagner aposta na ignorancia do povo, que nada lê, nada cobra, nada faz, apenas se satisfaz com pouco, um tijolo, uma bolsa familia,etc e como moram já nas ruas altamente perigosas, devem estar achando bom o descaso com a segurança pois existem bairros em Feira onde uma casa vende a droga e na vizinha consome a droga, logo deve estar achando bom tudo isso pois estão comercializando mais a droga como meio de vida. Será que isso é democracia? Como diz o presidente do STF Democracia é o governo da maioria LICITA, Honesta, Trabalhadora e não oq ue está ái, o governo da maioria comprada, aliciada, enganada.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share