1.5.09

A pesquisa do DEM para governador

É com atraso que trato do assunto, exatamente por considerá-lo muito menos importante do que o Enem, foco principal dos últimos posts. Mas como falamos aqui da pesquisa Datafolha que coloca o governador Jaques Wagner na frente das intenções de voto para 2010, não poderia ignorar totalmente a pesquisa de Antonio Lavareda, que mostrou números inversos, com Paulo Souto folgadamente à frente do governador petista.
Os dados do Datafolha me causaram surpresa, por entender que o governo Wagner não vai bem. Em Feira de Santana, logo depois a empresa local Economic divulgou pesquisa confirmando a impressão geral que temos na cidade, de uma avaliação negativa de Wagner. Mostra ainda a Economic uma preferência feirense por Paulo Souto.
Porém o instituto paulista, ligado ao jornal Folha de São Paulo, tem uma tradição de qualidade e independência. Sua pesquisa foi feita para uso do próprio jornal, não por encomenda, como a pesquisa do DEM. Foram pesquisadas as intenções de voto em vários estados brasileiros.
A pesquisa de Lavareda foi feita um mês antes e apareceu agora às vesperas do protesto contra Wagner. Os defensores dos números apresentados por Lavareda justificaram a discrepância em relação ao Datafolha com a desculpa de que a pesquisa do sociólogo ouviu 2 mil pessoas e foi feita em 88 municípios. Bobagem. Pesquisa bem feita não precisa percorrer o estado todo para prever resultado de eleição. As técnicas corretas de estatística garantem o acerto. Para Presidente da República se faz pesquisa boa ouvindo duas mil pessoas. Para governador da Bahia não é necessário tudo isso para uma previsão acertada.
Em entrevista veiculada esta semana no programa Carlos Geilson, o governador desdenhou dos adversários e ironizou, mandando recado para que tenham cuidado com pesquisas. Clique no botão de Play para ouvir uma versão editada de 37 segundos, que nosso tempo é curto e a paciência menor.


Um comentário:

  1. Ayrton3/5/09

    A respeito dos comentários de Paulo Souto num determinado programa de rádio, pela manhã, ouço às vezes, pois quando vou tomar café da manhã, minha funcionária sempre está com o rádio ligado, e aí ouço o Paulo Souto, e acho interessante, e lhe digo: ele é um belo comentarista, faz-me lembrar o saudoso e magistral Armando Oliveira, conhece-o bem quem é do ramo do futebol, ralmente não conheci igual, com vem fazendo falta... Pois bem, Paulo Souto é um belo comentarista, deveria voltar oficialmente, provavelmente ele seria quase um Armando Oliveira que, certamente como como jogador, foi no máximo um peladeiro.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share