2.6.09

O conflito de Rafael com Renato

Me cobram por email que fale do confronto Rafael Velame x Renato Ribeiro. É difícil ir além da lamentação sobre o fato. Porém omitir-se não é conveniente também, para não soar como covardia ou corporativismo, pois a briga é deveras condenável. Deram munição para alguns vereadores afirmarem cinicamente "tá vendo? Depois falam da gente!".

Entretanto, não sei como tudo isso começou. Vi sim, como leitor e ouvinte de ambos, ao longo de meses, provocações, respostas entre dentes e a formação de nuvens negras no horizonte que tendiam a desabar em forma de tempestade. Tiveram discussão pesada e algo mais ontem na Câmara, que não ficou muito claro pelo noticiário. O certo é que o embate requereu a entrada em cena da turma do deixa-disso.

Nada posso dizer sobre as razões de ambos. Nunca ouvi a versão de nenhum. Só sei do que publicamente foi falado e escrito. E é só sobre este ponto que considero que posso opinar. Acho condenável a postura de ambos, por levarem a público questões que não dizem respeito ao público. É difícil para todos nós jornalistas manter o foco sempre, mas é necessário. Jornalismo é um trabalho com função social. Diz respeito à comunidade e não a nossas questões pessoais. Não é papel de jornalista ou radialista usar os meios de comunicação para mandar recadinhos e indiretas, que o leitor ou ouvinte nem sequer entende.

Politicamente, perdeu o presidente da Câmara, Carlito do Peixe, ao convocar a Mesa para tomar decisão que poderia ter tomado sozinho. Se ele avaliou que Renato Ribeiro, como representante da instituição Poder Legislativo se comportou mal, poderia ele mesmo adotar as providências que achasse necessárias. Assim Carlito negou sua própria autoridade e diminuiu de tamanho diante dos seus pares e da comunidade.

5 comentários:

  1. Muito bem Wanderley, você foi direto, objetivo e esclareceu a função do jornalismo.
    Parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/6/09

    Depois do episódio do "cerco ao prefeito" que os meio de comunicação condenaram veementemente, estranho a forma que a agressão de Renato Ribeiro contra Rafael Velame tenha esse tratamento.
    Condenar os dois por que? Quem foi violentando foi o Velame. Primeiro ao ter um texto de sua autoria codiado e repassado pela ASCOM sem identificação da fonte e depois pelos tapas que tomou do destemperado chefe da ASCOM.

    João da Silva

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/6/09

    Ainda sinto falta de bom senso por parte do radialista. Qualquer forma de agressão é condenavel, porem agressões físicas deveriam ter sido abominadas pelos vereadores, que, neste caso, preferiram omitir-se em tomar providencias, assim como o presidente Carlito do Peixe que fechou os olhos com medo empurrando com a "barriga" para os vereadores uma decisão, indignando a sociedade feirense.É preciso que no minimo o presidente da camara seja pressionado a dar explicações sobre o porque de tanta covardia.

    ResponderExcluir
  4. Tiago2/6/09

    Rídicula situação as partes devem resolver suas diferenças através do diálogo e não das agressões física e do baixo nível.

    ResponderExcluir
  5. Helder Gomes2/6/09

    Caro Glauco, É muito difícil se posicionar sobre o fato. Sendo jornalista, então... Por mais esforço, não se consegue fugir ao invisível.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share