13.1.10

Três irmãos mortos em chacina

foto: Reginaldo Pereira

Três irmãos foram mortos em uma chacina na zona rural de Feira de Santana (a 108 quilômetros de Salvador), na madrugada desta terça-feira. Eles foram levados a uma estrada de terra, no povoado de Santa Luzia, pertencente ao distrito de Bonfim de Feira, onde ocorreu a execução, com tiros no peito e na cabeça. As vítimas são Alef Mendes de Assis, 16 anos, Tiago Mendes de Assis, 18 e Felipe Barreto da Conceição, 17 anos (este tem sobrenome diferente porque foi criado e registrado pela avó). De acordo com informações de moradores próximos, os disparos ocorreram logo depois de uma da manhã, seguidos do ruído de um carro que fugiu em direção à BA 052, a Estrada do Feijão.

Na identidade de Tiago, o único encontrado com documentos na hora da perícia, constava apenas o nome da mãe, Ivoneide Mendes Assis. Ela chegou ao necrotério do Complexo Policial no final da manhã, desconfiada de que os corpos descobertos na estrada fossem dos seus filhos.

Ivoneide contou que os rapazes tinham ido passar o fim do ano com namoradas na cidade de Piritiba, a 200 quilômetros de Feira de Santana. "Eles ligaram dizendo que iam chegar segunda-feira. Esperei, esperei e nada", relatou.

As investigações da polícia apontaram que na cidade de Piritiba os irmãos se envolveram em uma briga e Tiago disparou um tiro que atingiu outra pessoa. Por causa da confusão, um amigo do grupo ficou preso. Mas a polícia ainda não tem certeza se a chacina foi de fato conseqüência desta briga. O delegado Mateus Souza, que apura o caso, irá nesta quarta-feira a Piritiba ouvir o jovem que ficou preso.

A mãe diz que os garotos não tinham envolvimento com práticas criminosas e a princípio não sabia apontar razões para o assassinato. Ontem o delegado ainda não sabia se eles possuem antecedentes criminais, porque a informação sobre crimes praticados por menores é restrita, devido às leis que protegem a infância e adolescência.

CRIMINALIDADE

Com esta chacina, Feira de Santana chegou ao décimo quinto assassinato nos doze primeiros dias do ano. A média superior a uma morte por dia já ultrapassa a de 2009, quando ocorreram 364 mortes entre homicídios, latrocínios e confrontos com a polícia. A média de um crime por dia tornou 2009 o ano mais violento na história do município.

Na localidade rural onde os corpos foram encontrados, os moradores se mostraram assustados e ninguém quis informar o nome à reportagem. Disseram que nunca tinham presenciado violência semelhante. Um morador que deixou o lugar aos 17 anos e vive há mais de 40 em São Paulo, afirmou que depois de ter visto os cadáveres dos jovens na estrada onde ele e os parentes tantas vezes passam a pé de madrugada, perdeu a vontade de visitar sua terra natal. “Nunca vi isso em São Paulo. A gente ouve falar dos crimes, mas não vê assim de perto”, lamentava.

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

  1. Anônimo13/1/10

    Eu nunca vi isso acontecer nessa localidades tenho parente bem proximo ao local ...fiquei pasmo em ver isso ..."costumo andar nessa estrada tarde da noite depois desses assasinatos fico assustado em andar "...
    (costumo ir sempre ...finais de semana )
    A violência ta chegando na zona rual isso é lamentavel ...

    Wolf...

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share