18.7.10

O “segredo” de Boa Vista do Tupim

Boa Vista do Tupim é uma cidade com menos de 20 mil habitantes, perto de Itaberaba. Como já tinha ocorrido no Ideb de 2007, a cidade teve a maior nota da Bahia no Ideb de 2009, na faixa de 1ª a 4ª série. Há dois anos, a nota foi 4,8. Agora, subiu para 5,8 quase a meta proposta pelo MEC para o país em 2021. Boa Vista do Tupim tem pouco mais de 5 mil alunos na rede municipal.

Conversei com o secretário de Educação de Boa Vista do Tupim, Vespasiano Sá. O “segredo” do título deste texto está com aspas justamente porque não há segredo algum. Somente decisão de melhorar a educação e continuidade em um processo de implantação de medidas simples.

Nada mirabolante, nada que não seja acessível a qualquer cidade, nada que seja desconhecido de quem é do ramo ou se interessa por Educação.

O secretário está no cargo desde 2005, mas antes dele a política atual já estava em vigor. Os professores obrigatoriamente dedicam algumas horas semanais ao planejamento, a maioria em turno oposto ao que está em sala de aula. Mas as horas trabalhadas no planejamento são pagas.

Todas as escolas têm coordenação.

O município está preocupado em avaliar constantemente em que estágio se encontra o aprendizado. E por isso, independente do Ideb, faz quatro vezes por ano suas próprias avaliações, aplicando provas únicas para toda a rede (são 45 escolas, das quais 8 fizeram as provas do Ideb), por meio das quais identifica em que escolas e que alunos estão com dificuldades. Após a primeira avaliação do ano, aqueles que precisam, passam a receber aulas extras de reforço até alcançar o mesmo nível dos demais.

Contribuindo com o processo de formação continuada dos professores, a prefeitura mantém uma parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), uma ONG que atua na região e possui um trabalho de qualidade reconhecida, já premiado inclusive fora do Brasil.

Posted via email from Glauco Wanderley

4 comentários:

  1. Apolitica19/7/10

    Tarcisio não está fazendo nada, está muito claro isso, só tá preocupado em eleger a mulher, pois faz campanha dia noite, fora e dentro da prefeitura.Ele que se cuide, o povo não é tão burro assim!

    ResponderExcluir
  2. Se pintar escola é reforma, pra mim é manutenção, muita propaganda pra pouca coisa!! O povo não pode ser enrolado assim. Esse negocio de ficar em cima do muro, È bonito a mídia elogia, que o prefeito governa pra todos os partidos mais na pratica não funciona, o que está acontecendo é que ninguem tá fazendo nada pela cidade, nem o PT, nem o DEM, nem a situação, nem a oposição. Ele tem que ter FOCO, Dizer a que veio. Por enquanto só disse vir eleger a mulher, que não abre a boca, só o prefeito, mesmo contrariando a legislaçao. Em vez de colocar computador dentro do onibus para o povo brincar com internet (politica populista) deveria era colocar em todos os postos de saude, isso sim, pois a marcação de exame seria online.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19/7/10

    Cada dia mais me decepciono com politica, onde me lembra o coronelismo, TUDO EM TORNO DELES E PARA ELES! E olhe que Tracisio encontrou uam maquina 100% pronta! Não teve que ensinar nada a ninguem, porem adminsitrar não ficou pra todo mundo, não!

    ResponderExcluir
  4. Mariinha19/7/10

    Porque que não divulga a folha da prefeitura pra ver quem está na folha e não vai lá? Ex- vereador, filho de ex-vereador, jornalista, esposa de veredor e ex-vereador, etc.Por isso é que a maquina não anda, é pesada, é cara!Porque não faz esse recadastramento e seleciona alguem pra ir nos setores fazer o recadastarmento, não encontrando o funcionario, tira da folha de pagamento! Vai dez vezes se não encontrar, retira-se da folha de pgto!Porque a prefeitura não coloca o ponto automatico em todos os setores pra marcar com o dedo a presença?Ou faz o cadastramento na surdina sem ninguem saber e constata. Porque não coloca camara para identificar quem não tarbalha? Simplesmente não QUEREM FAZER NADA! TATÁ não tá nem aí pra nada, quer é eleger a mulher dele!

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share