3.9.10

O caso Verônica vai derrubar @dilmabr?

O sonho do PSDB é fazer da violação do sigilo de tucanos e especialmente da filha de José Serra algo que possa provocar mudanças na tendência do eleitor de dar a Dilma Roussef a vitória no primeiro turno.

Mas é difícil traduzir o assunto em linguagem popular. Sigilo fiscal, declaração de Imposto de Renda, são temas que não querem dizer nada para, digamos, 80% do eleitorado. Tanto é assim que os programas de ontem do PSDB fizeram um esforço para explicar o caso em palavras mais simples. “É como se roubassem a senha do seu banco ou vasculhassem suas gavetas”, disse mais ou menos o apresentador do programa.

Ainda que compreendida a gravidade do caso, suponho que será pouco para mudar a vontade do eleitor. É um episódio (ou alguns) isolado, contra uma experiência de vida.

A maioria dos eleitores são pobres, como são pobres a maioria dos brasileiros. Pobre sou eu. São paupérrimos. É gente que sempre recebeu Atenção Zero dos governantes e agora recebe ajuda todo mês, para sobreviver. “Quem dá é Lula”, raciocinam. E Lula é Dilma, já compreenderam.

“É uma esmola!”, bradam os adversários do PT. “Estão comprando o eleitor”, protestam. Sim, que grande moral têm para acusar! Toda a vida isso que se chama injustamente de direita no Brasil – injustamente porque não tem ideário nem filosofia alguma – se elegeu assim. Só que era por um favor momentâneo do dia da eleição. Lula pôs o pequeno benefício na rotina dos infelizes. Eles estão justificadamente gratos e menos infelizes.

É muita gente que não comia e hoje come.

Se estão se contentando com pouco, a culpa é menos de Lula do que dos seus antecessores, que confinaram o povo por séculos em currais cheios de miséria e ignorância.

A eleição não gira em torno de valores morais. Isso é muito sofisticado para quem passou fome e só quer evitar o risco de passar de novo. A direita precisa entender que carece de reciclagem para voltar a ganhar eleições. Ou terão que aderir ao governo, seguindo o caminho trilhado por Collor, Sarney e Jader Barbalho.

Posted via email from Glauco Wanderley

7 comentários:

  1. Anônimo3/9/10

    Oi Clauco,

    Serra está desesperado e atirando pra todo lado. Esse assunto é mais complexo para os dois lados, não apenas para os pobres e analfabetos que presume-se Dilma e Lula tirar proveito. Eu por exemplo, tenho esclarecimento suficiente para entender que essa é uma jogada do próprio partido (PSDB). O fato acontenceu quendo o partido enfrentava uma briga interna na disputa pela indicação do nome que concorreria as eleições. Não foram apresentadas nenhuma prova contra Dilma ou o PT. O que se vê, é uma tentetiva de golpe que o PSDB está armando, mas o TSE já deu a resposta.Você já foi mais imparcial.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/9/10

    ESSa esmola quem deu foi FHC e não LUla que se apropriou do que é dou outros pra fazer marketing!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/9/10

    Como dizer que foi o PSDB ou o PT ? Quem é que sabe, cadê as apurações? Tem aloprados dos dois lados, PSDB E PT.

    ResponderExcluir
  4. Pedro3/9/10

    Glauco

    O Brasil é um dos únicos paises do mundo que tem um programa de renda mínima, e não há a contrapartida, ou seja as pessoas teriam que prestar meio turno,2 hs de trabalho em creche, escolas,etc pois quem tá pagando isso é o consumidor, o aposentado, etc, Socialismo é isso?

    ResponderExcluir
  5. Pois é Glauco, e no esse grupo que "chamam" de direita no Brasil não se assume... não se identificam... não sabe o que são...

    As vezes, disfaçam saber o que esta acontecendo. Até trocam de nome, mas continuam sendo uma frente em prol do liberalismo. Em prol do estado minimo pra maioria e maximo para beneficiar a maioria.

    ResponderExcluir
  6. Mariela4/9/10

    Na verdade essa esmola todos querem se apropriar mesmo achando errado, porque é uma moeda eleitoral. A que ponto chegamos, o governo dos preguiçosos, dos perniciosos(em Feira tem bairros onde uma casa compra a droga e no vizinho usa, assim todo o bairro está envolvido com a droga 100% das casas) esse pessoal tá achando bom a falta de segurança pois está tendo mais uma opção (facil) de ganhar dinheiro, tá comendo mais, vestindo mais, etc. Só que os sacrificados são os mesmos: os aposentados, os trabalhadores honestos (continuam sem mudança,ganhando miseros salarios pois os sindicatos estão comprados, a prova é:a economia cresce 7% ao mês e os salarios não avançam, não falar do minimo (que é outra moeda eleitoral)Os salarios no goveno Lula não avançou em nada, embora seja do partido dos trabalhadores,e o programa do mínimo que ele está dizendo que melhorou, não foi ele (outra apropriação indebita) foi de governos anteriores, embora acho que é uma grande forma de discriminação (eles que falam tanto de preconceito) EX: Eu tenho uma empresa, todos trabalham igual, a um grupo eu dou 10% de aumento,aos demais dou 3%, È UMA GRANDE FORMA DE DISCRIMINAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/9/10

    Tem gente que não tem o minimo de noção no que diz. Quem chamou aposentado de "vagabundo" foi FHC. Os maiores indices de aumento do minimo foi no governo Lula. Emfim, não dá nem prá discutir.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share