24.3.09

Quem vota em Wagner?

Wagner ganharia hoje a eleição para governador, em todos os cenários, com larga folga sobre seus adversários. O "perigoso e traiçoeiro" Geddel, para alguns um vampiro que suga o governo até o momento de pular fora do corpo inerte, está muito, muito longe, em quarto lugar nas intenções de voto.
Mas quem disse isso? Quem é o profeta louco ou fanático? Não é uma previsão, é uma certeza. Pelo menos momentânea certeza, de ninguém menos que o Datafolha, um instituto de pesquisa que não carrega em sua história os erros crassos do Ibope, nem tem fama de se vender. Enfim, o instituto de maior credibilidade no país.
A pesquisa saiu segunda-feira (23) na Folha de São Paulo. Mas como? Se a todo momento ouvimos falar tão mal de Wagner, vemos Feira de Santana desprestigiada, vemos Salvador sob um banho de sangue com altos índices de violência e um governo que parece inerte? Como, se o candidato de Wagner a prefeito de Salvador perdeu a eleição para o candidato de Geddel, um João Henrique que todos consideravam que nem para o segundo turno iria?
Por conta destas dúvidas é que fui ao Datafolha procurar: Quem são os eleitores de Wagner?
E lá está a explicação que nossa mídia estadual não deu: "De modo geral, Jaques Wagner obtém maiores percentuais de intenção de voto entre os moradores da Bahia que têm entre 18 e 24 anos, entre os que têm escolaridade superior, no segmento com renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos e entre os que moram em cidades localizadas no interior do Estado."
Pronto. Sacou?: os jovens, os instruídos, os bem de vida e os moradores do interior.
Convenhamos, não pode a nossa visão de Salvador e Feira, as duas grandes cidades baianas, ser tomada como a visão de todo o estado. A Bahia é grande demais e suas duas principais cidades somadas representam somente 25% da população. Portanto, um governador que priorize o interior - porque é no interior que se concentra a miséria que ele diz querer combater - terá sempre um enorme retorno eleitoral.
Segundo a propaganda oficial, o governo está levando água a toda parte, perfurando poços, doando cabras, etc. Eu não sei que não estou lá, mas pelo que diz o Datafolha, parece que o eleitor do interior aprova amplamente o governo. Os demais eu diria que são aqueles que não querem nem ouvir falar em retorno do carlismo, ainda que numa reencarnação mais suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share