O tenente coronel Sérgio Baqueiro, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, diz que a Secretaria de Prevenção à Violência vai servir de instrumento articulador entre os órgãos de segurança pública. “Todo município deveria ter em sua estrutura uma secretaria com essa natureza. O Governo Municipal é aquele que está mais próximo da população e conhece os anseios da comunidade”, comenta.
O coordenador regional de Polícia Civil, delegado Fábio Lordello, acha que “esta Secretaria vai ajudar não apenas na articulação de ações de enfrentamento à violência, mas também na captação de recursos, ações mais integradas e o fortalecimento de políticas de segurança pública".
“A violência assusta a todos. Toda iniciativa de reduzi-la tem o apoio da população”, concorda Aurelino Ribeiro Silva, cidadão comum entrevistado para a matéria.
Ainda de acordo com a reportagem da secretaria de Comunicação da prefeitura, o autônomo Josevam Souza Gomes afirmou: “Até onde sei a nova secretaria vai articular as ações junto com outras autoridades. Isso já nos deixa mais confortados”.
Eu não sei como o Josevam sabe, porque para mim a secretaria até agora ainda é apenas uma declaração de intenções. Não se sabe na prática o que vai mesmo fazer. O prefeito tem enfatizado que não se trata de mais uma estrutura de repressão ao crime, como já são as polícias civil e militar. Concordo plenamente. Não faria sentido nem daria resultado. No entanto, dizer o que ela não é não explica o que ela será.
Aliás o próprio líder do governo, Justiniano França, parece que não sabe também. Disse na Câmara semana passada que “será uma importante contribuição da prefeitura aos órgãos de prevenção à violência na nossa cidade” e acrescentou que o prefeito cria a secretaria justamente por causa da falta de ações dos órgãos estaduais de segurança pública. O que dá a entender que a secretaria de alguma maneira iria suprir as deficiências das polícias, o que contraria as declarações anteriores do prefeito.
Enfim, provavelmente só haverá clareza quando afinal o prefeito indicar o secretário e este disser que plano de trabalho pretende adotar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário