5.10.09

Que tal uma consulta via Internet?

Profissionais de saúde conheceram na sexta passada em Feira de Santana um sistema para realização de consultas médicas a distância, via Internet. Serve também para capacitação e treinamento dos profissionais. Foi na Policlínica municipal do Feira X. Trata-se do Telesaúde, criado pela Teledoctor, uma empresa baiana do ramo de tecnologia.

De acordo com o sócio-diretor da Teledoctor, César Ferreira Leite, várias cidades do interior da Bahia já aderiram ao sistema, atendendo inclusive pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os médicos do interior e da Teledoctor, que tem sede em Salvador, podem interagir através de imagens durante a consulta e definição do diagnóstico e eventual tratamento. Os dados do pacientes são armazenados na Estação Teledoctor.

Com isso, acreditam os idealizadores do sistema, pode-se melhorar a qualidade e resolutividade dos serviços de saúde.

As equipes médicas da empresa atuam nas áreas de angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, neurologia e radiologia. “Todos eles possuem certificação pelo Conselho Federal de Medicina e Sociedades Médicas”, garantiu César Leite, diretor da empresa.

Apesar do boletim da Secretaria de Comunicação ter divulgado que o serviço oferece “máxima segurança e confiabilidade”, o prefeito Tarcízio Pimenta, que tem se mostrado um entusiasmado adepto de novas tecnologias, não informou se vai adotar o sistema.

Talvez funcione.

O que se tem visto muito ultimamente é o médico mal olhar no rosto do paciente e fazer uma consulta relâmpago. Via internet, talvez ele preste mais atenção. Claro que a grande vantagem de um sistema assim é poder contar com um profissional gabaritado em sua especialidade sem que ele tenha que se deslocar nas grandes distâncias da Bahia, estado enorme e com estradas ruins em grande parte do território.



Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share