23.4.10

Contrários ao aumento de passagem protestam antes do reajuste

Os manifestantes que costumam se colocar contra o aumento das passagens de ônibus em Feira de Santana resolveram desta vez antecipar os protestos antes que a ameaça se concretize.

Programam para a tarde de hoje manifestação. Antes, já conseguiram, semana passada, acabar com reunião do Conselho de Transportes, que trataria do espinhoso tema. Em resposta à ação, o governo divulgou dura nota criticando os participantes do movimento e dizendo que agiram com violência. Um dos líderes, Jader Dourado, estudante da UEFS, publicou em seu blog outra nota, dizendo que “violência é o aumento da tarifa”.

No ano passado, o aumento foi decidido no início da Micareta e quando os protestos foram começar, já era tarde. Mesmo assim duraram um mês, mas chegaram ao fim quando um grupo manteve o prefeito como refém dentro de seu próprio carro, na avenida Getúlio Vargas, ato que acabou condenado pela comunidade em peso.

LEIA ABAIXO A RESPOSTA DE JADER DOURADO À NOTA DA PREFEITURA:

Aumento da Tarifa é Violência!

No dia 14 de abril a população de Feira de Santana pôde respirar aliviada, pois a reunião do Conselho Municipal de Transportes, que aprovaria o aumento da passagem, foi suspensa, e o golpe foi impedido.

A Prefeitura apresentou uma proposta de reajuste para R$ 2,17 (8,5%), alegando para isso a inclusão de ônibus novos, aumento nos custos de manutenção e reajuste aos motoristas e cobradores.

Vamos aos fatos: 1ª A substituição de ônibus antigos por novos reduz os custos de manutenção do sistema; 2º O número de micro-ônibus, que consomem menos e não precisam de cobrador, aumentou e 3º O último reajuste dos rodoviários foi de cerca de 4%, bem inferior ao aumento da tarifa (8%).

Além do mais, um projeto de autoria do governo municipal, concedendo redução nos impostos às empresas de transporte coletivo, foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

Portanto, os motivos alegados pelo Prefeito justificam a redução, não o aumento da tarifa. É bom lembra que Feira de Santana tem a passagem mais cara do que cidades como Fortaleza (R$ 1,90) e Recife (1,85), ambas as cidades com mais de 2 milhões de habitantes.

A defesa intransigente e contumaz do aumento da tarifa pelo governo municipal demonstra uma disposição de beneficiar os empresários do SINCOL em prejuízo da população e do direito de ir e vir.

Não podemos aceitar a baderna no sistema de transporte coletivo, marcado pela falta de segurança e conforto, quebras e atrasos constantes.

Convocamos toda a população feirense para uma grande manifestação nesta sexta-feira. Não podemos esperar sentados enquanto um grupelho trama para aumentar a tarifa de ônibus e violentar o povo da cidade. “Quem espera nunca alcança!”

SEXTA-FEIRA, 23/04/10, concentração a partir das 14h

Jader Dourado, militante do Movimento de Luta nos Bairros, ex-presidente da Associação Municipal dos Estudantes e um dos organizadores da Ocupação Chico Pinto.

Movimento Levante – UEFS, Associação Municipal dos Estudantes (AMES), União da Juventude Rebelião (UJR), Grêmios e Comissões Pró-Grêmio, ABES, Movimento de Luta nos Bairros (MLB).

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share