21.5.09

Estudantes bons de briga

Já faz mais de um mês que a passagem de ônibus subiu. Mas um grupo de estudantes continua mobilizado contra o aumento. Seus protestos já obrigaram o Sincol a colocar anúncio em programas de rádio, alegando que o aumento é para melhorar a qualidade do serviço.

São poucos os estudantes que protestam, porém incomodam. E nunca incomodaram tanto quanto no final da tarde e início da noite de ontem, quando fizeram o prefeito Tarcízio Pimenta refém em seu próprio carro por cerca de uma hora, em plena avenida Getúlio Vargas em frente à Praça de Alimentação.

A polícia tentou por muito tempo amigavelmente fazer com que saíssem na base da conversa, mas eles não cederam. Para não ficarem totalmente sem razão os estudantes tiveram o bom senso de deixar uma pista livre para a passagem dos carros que não tinham nada com a história.

O movimento tenta anular o aumento da passagem. Exigiam a marcação de uma audiência com o prefeito. O assessor de Tarcízio, Azevedo Júnior, que estava com ele preso no carro também, participou da negociação, antes de entrarem no veículo para tentar ir embora. Diz Azevedo que era impossível marcar ali, sem agenda na mão, dia e hora do encontro. Deu-se então o impasse que só a ação da polícia foi capaz de encerrar.

Segundo Azevedo Júnior, houve danos ao veículo e por isso o prefeito rumou direto para a delegacia, onde foi prestar queixa, já com a assistência do procurador municipal Carlos Lucena. Queixa contra quem? Bom, os únicos nomes que o governo possui são os das entidades presentes ao protesto e seus representantes. Nomes que foram anotados quando manifestantes e governo ainda conversavam. A assessoria do prefeito pegou os números para ligar posteriormente marcando a audiência.

Agora poderão ser processados. O militar Silva Neto, que primeiro tentou negociar e depois comandou a tropa que liberou o carro disse que fará um relatório do caso, pois entende que houve infrações à lei.

Os ânimos se acirraram. Entretanto, se continuarem acirrados, será pior para os dois lados.

Veja abaixo flagrantes do tumulto, feitos pelo fotógrafo Reginaldo Pereira.

Faixa exibe a lista de exigências

Os estudantes encheram o carro de adesivos

A polícia retira os estudantes e carro vai embora

10 comentários:

  1. Anônimo21/5/09

    Isso são uns criminosos! Deveriam ter sido todos presos. Cadeia pra esses marginais! Essas pessoas envergonham toda a classe estudantil da cidade. Não digo que não se deve manifestar, mas agressão? Cercear o direito de ir e vir do prefeito? Isso sem contar que agressão ao prefeito é agressão à autoridade maior do município, é um atentado contra o próprio município.

    ResponderExcluir
  2. Antonio Melo22/5/09

    Na terça ou quarta feira se não me engano o Exmo Vereador Roberto Tourinho afirmou no momento da parte que pediu, que os estudantes reclamavam pouco e que tinham mais que ir pra rua, mais irem pra rua pra fazerem o que estão fazendo vereador não só eu como toda população consciente está sendo contra. Porque esse pessoal do movimento do PT de Wagner não reclaman do aumento da passagem do Ferry Boat que foi de quase 10% ? Porque esse pessoal não reclama do aumento da agua que o Governo do Estado autorizou ? E dentro de breve a Agerba deve está aumentando também o transporte Intermunicipal de passageiros então vamos ser pacificos e não desordeiros e vandalos é o que vocês do movimento que se dizem de esquerda fazem.

    ResponderExcluir
  3. Monge22/5/09

    O compnheiro anonimo acima está coberto de razâo. Mas passagem a 2 reais num sistema de transporte ineficiente, inexistente, fantasmagorico aprovado por Tarcizio é realmente uma grande falta de respeito e sensibilidade com a autal situação dos usuarios. Os estudantes por falta de criatividade partiram para atitudes extremas, porem conseguiram o q precisavam e queriam que era chamar a atençao, mesmo por esse lado negativo e condenavel.`É preciso que se respeite os estudantes e trabalhadores usarios do transporte coletivo para que o executivo seja respeitado tbm. Nota 0 para os estudantes e para o prefeito democrata comprometido com o sincol. Respeitar para ser respeitado!

    ResponderExcluir
  4. Quem é mais meliante? Estudantes que protestam contra acordos feitos na calada da noite entre empresários dos transportes e o prefeito covarde e conivente?Conivente $ó ?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22/5/09

    As imagens postadas neste blog apenas mostram estudantes sendo agredidos, não há imagens de danos no carro, então a queixa do prefeito é sobre o que?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo22/5/09

    As imagens mostram um sendo pego pelo pescoço e nada que pauladas e pedradas, é prciso questionar o poder de quem está com aparato publico em mãos, se de fato, ou se é possivel que estes estudantes e professores, pois o que está sendo pego pelo pescoço foi meu professor, organizam um grupo de monitoramento do prefeito. Tarziísio vai a rádios e posta no site da prefeitura uma postura de sequestrado e vítima. Se foi vítima e a policia estava desde o inicio do ato por que não prendeu ninguém? Sequestrado em via publica? Por que não aceitou a reivindicação? Estava no velorio ou na praça de alimentação onde foi encontrado? Vamos questionar, pois é ele que tem o poder de comunicação e de mobilização de forças repressoras. As imagens mostram grande contigente de guardas e policiais na sua segurança.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22/5/09

    Sou estudante e nao faço parte de grupo algum, poderem acomanhei desde o momento os estudantes que cercaram o carro oficial do Prefeito que tanto fez ligaduras de trompas pra ser eleito, que distribuia guias amarelinhas do sus na mão de Lorinho da Baraunas (Lorinho é medico do SUS?), não ocorreu pedradas nem pauladas no carro, o que ocorreu foi uma policia truculenta apontando armas contra estudantes, pra que fuzis e metralhadores, pistolas 380 ou ponto 40 para estudantes com tubos de pvc? Muito conivente o acerbispo Dom Itamar apoiar o prefeito com seu importante papel de controle de natalidade... o bispo deveria tomar vergonha na cara e se preocupar com os fieis que pagam o seu salário e pegam onibus diariamente. Foi justo e justificado a ação dos estudantes e a Asa Branca cuidado com o CARCARÁ, pega, mata e come, CARCARÁ!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22/5/09

    Estudantes bons de briga? Só vejo policiais batendo neles, e estes parecem não reagir a nada.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo22/5/09

    Ola meu caro anônimo, peço que olhe a nota Oficial do Movimento, não representamos partido politico algum e ti digo mais há militantes que são contra o sufragio universal por tanto a noticia propagandeada por uma imprensa calsa curta é falsa e visa formar opinião contraria aos meus companheiros estudantes; como já disse estava lá. Vejam os blogs: http://imprensalivrefsa.blogspot.com e www.coletivoquilombo.blogspot.com. desde já grato pela liberdade neste espaço.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share