30.12.09

Cooperando com a boa música

A orquestra sob a regência de Josevaldo

O sonho de uma jovem foi despertado quando ela ganhou de seu namorado (hoje esposo) um disco de música clássica. Seria um simples presente se após duas décadas o gosto por este tipo de música não tivesse se transformado em um grande projeto que tem inserido jovens e crianças no mundo da música.

O sonho da senhora Maria Valdete, se tornou real com a implantação do Projeto Santo Antônio de Música, no Bairro Alto da Colina, em Conceição do Coité, Bahia. São mais de 100 crianças e jovens que tocam flauta doce, violinos, violoncelo, entre outros instrumentos.

Esta realidade só se tornou possível com o apoio do padre coiteense, Antônio Ferreira, pároco da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Newark, Estados Unidos. Lá ele conseguiu reunir os párocos realizando feijoadas. O dinheiro gerado com a venda das refeições foi usado para comprar instrumentos. O pontapé inicial de um projeto que tem atraído atenção de todo o Brasil. Afinal, uma orquestra executando música clássica em pleno sertão é algo inusitado.

Um terceiro personagem surgiu para reger as notas musicais e também a vida dessas pessoas. O maestro autodidata Josevaldo Silva acreditou e abandonou sua profissão de vendedor de roupas para seguir o sonho, dedicar-se à música, aprendendo e ensinando o que sabe. “Essas crianças não podem desperdiçar essa chance de estudar música em sua própria cidade. Lembro-me da dificuldade que passei para aprender tendo que viajar até Salvador”, comenta.

Manter um projeto com esta dimensão é um desafio. “São três anos de projeto, muitos apoios recebidos e muitas coisas a conquistar. Por exemplo, material de limpeza, material escolar para estudo de partituras e mais professores”, avalia a fundadora, Maria Valdete.

DOAÇÃO DE VIOLINOS

A noite de 29 de dezembro no bairro Alto da Colina foi de muita festa. Após uma missa celebrada pelo padre Antonio Ferreira, o presidente do Sicoob-Coopere, Ranúsio Cunha e a gerente da agência em Conceição do Coité, Miralva Boaventura fizeram a entrega de oito violinos para o Projeto Santo Antônio de Música. O Sicoob-Coopere é uma cooperativa de crédito do semi-árido com sede em Valente.

O sorriso no rosto das crianças mostrava o significado do gesto que permitirá formar mais músicos e educar seres humanos para a vida. “O nosso objetivo é contribuir para criar cidadãos para uma sociedade melhor. O Sicoob-Coopere nasceu de um projeto de comunidade e a intenção da cooperativa em dar esse apoio é semear boas sementes”, explica Ranúsio

"O projeto abre portas para sermos pessoas melhores. Meu sonho é ser uma grande flautista", diz Luana Silva, 12 anos. "Esse tipo de apoio é muito bom, pois nosso projeto vai crescer mais", comemora Letícia Rodrigues, 11 anos.

(reportagem de Ney Carlos Silva, do Sicoob-Coopere)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share