30.3.10

As crianças aprendem depressa. Os políticos não querem aprender

A orquestra da região sisaleira

</object>

Este vídeo mostra uma espécie de milagre. Não tem boa qualidade de áudio nem de imagem. Fiz com uma pequena máquina fotográfica, já que elas agora filmam também. Mas dá para perceber o principal.

Os garotos, a maioria meninas, que executam a obra de Luiz Gonzaga, fazem parte de uma orquestra. É algo incomum no Brasil, em qualquer lugar. No sertão baiano, deve ser inédito. Eles fazem parte do projeto Santo Antônio de Música, no bairro Alto da Colina, em Conceição do Coité. É um lugar pobre, onde a criadora da iniciativa, Maria Valdete, implantou há três anos a orquestra, regida por Josevaldo Silva.

Desnecessário dizer que não surgiu por iniciativa do poder público. Os instrumentos foram comprados por meio da arrecadação de dinheiro com a venda de feijoadas na paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Newark, Estados Unidos. O pároco de lá, Antônio Ferreira, é coiteense.

Há três anos a orquestra começou a ser formada e hoje eles já se apresentam em eventos, como este do vídeo, na assembléia anual do Sicoob-Coopere, cooperativa de crédito rural com sede em Valente, também na região sisaleira, como Coité.

Na apresentação, no dia 27, sábado, eles executaram várias músicas, a maioria eruditas. Mas o público se empolgou mesmo foi quando tocaram clássicos de outro tipo. Os da cultura nordestina, como Asa Branca, a música mostrada nesta gravação.

Que bom seria se os nossos governantes investissem em cultura e esporte. Quantas vidas seriam poupadas e que progresso rápido teria o nosso país! Mas eles não tem tempo nem dinheiro para isso, com tantos mensalões para administrar e com tantos parentes e amigos para amparar.

(Quem quiser contratar uma apresentação da orquestra coiteense pode falar com a Maria Valdete, no telefone 75-3262-3176)

Posted via email from Glauco Wanderley

3 comentários:

  1. Frei Cal30/3/10

    Realmente a apresentação é fantástica, os meninos e meninas são verdadeiros profissionais da boa música. Tive oportunidade de assistí-los quando da inauguração do Centro Comunitário da Fundação Senhor dos Passos nas Baraúnas.
    É lamentável que quando se trata de investimento nos deparamos com tanta dificuldade neste país.

    Frei Cal

    ResponderExcluir
  2. E MUITO LINDO MESMO INFELIZMENTE AS PESSOAS DAO POUCO VALOR!!

    LINDO DEMAIS EM PLENO SERTAO UMA ORQUESTRA PARABENS A TODOS

    HEIDER SANTOS COITE

    ResponderExcluir
  3. Sandra de Cassia4/4/10

    Parabens!!

    O que importa é a informação.
    E nos estávamos ai, valeu demais!!
    Bravo!!!

    Aos Valentes desta cidade grande abraço

    Sandra de Cássia / ACCRBA -
    Associação Cultural Clube do Rock da Bahia

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share