18.3.10

Micareta: um erro de marca menor



Vamos fazer um teste?

Olhe o desenho abaixo e diga o que significa.


É, você deve ter acertado. Festival de verão. Tem só 10 anos e já tem uma marca conhecida. Nem precisa vir escrito FESTIVAL DE VERAO.

A Micareta de Feira lança uma “marca” todo ano. Por isso ela não tem uma marca, mesmo tendo mais de 70 anos de história.

Terça-feira foi lançada mais uma. Digamos que seja ótima, que seja a melhor de todos os tempos. Vai durar um mês e será esquecida para sempre. Digamos que em 2011 os publicitários sejam mais geniais do que já são e façam de novo a melhor marca de todos os tempos. Vai durar um mês e será esquecida para sempre.

Alguém aí por acaso se lembra da marca da micareta do ano de 2009? E de 2008?

Pois é. Marca é o que diz o nome. Uma marca que não é reconhecida não tem valor. Ela é essencial para tornar um produto conhecido de seu público. Mesmo o maior anunciante do mundo, a

, não pode abrir mão dela. Ao contrário, anúncio e marca se complementam. Quando você está no deserto do Saara em busca da última
, é a placa com a marca que vai lhe indicar o caminho. Nas areias escaldantes você não pode nem precisa ver o comercial.

O Festival de Verão, como a Micareta, dura só alguns dias. A campanha publicitária - embora bem mais longa que a da Micareta - não dura o ano todo. Mas a marca circula sem parar. – Olha ela ali no adesivo do carro ao lado!

A Micareta de Feira não é a mais conhecida do mundo, mas bem poderia ser, com tantos anos de estrada. Porém falta-lhe uma marca. E também um slogan. Há alguns anos houve um bom. Tão bom que marcou: “A primeira é a melhor”. Informação sobre o pioneirismo e o elogio do produto, que toda propaganda faz. Fez. Por um mês.

Posted via email from Glauco Wanderley

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