11.5.10

12 assassinatos no fim de semana em Feira. 22 em maio

Em apenas nove dias de maio, Feira de Santana chegou a 22 homicídios. A média superou duas mortes por dia após o sangrento fim de semana, quando foram registradas 12 mortes. Várias delas tiveram características de execução.

Em apenas um caso, de crime passional, o autor foi apontado por testemunhas. A vítima foi Jaqueline dos Santos Coutinho, 29 anos. Segundo o irmão José dos Santos, o ex-marido Jeferson Pinto Azevedo já entrou atirando, na casa onde ela estava abrigada com os seis filhos após se separar dele. Antes o casal morava na cidade vizinha, de Conceição do Jacuípe. A mulher tinha se mudado para Feira de Santana a convite de familiares, em busca de proteção, pois o homem não aceitava a separação.

Nos outros casos, corpos foram encontrados no local do crime, perfurados com tiros e um morto com uma pedra lançada sobre a cabeça. Quatro estavam sem identificação, mas até o final da tarde de ontem apenas um permanecia sem ser identificado.

Sabe-se que uma das vítimas tinha passagem pela polícia. Em outro caso, um homem foi morto na porta de casa por pessoas que chegaram em um carro, atirando.

POUCOS POLICIAIS

A quantidade de homicídios vai tornando gradativamente menos eficaz o trabalho de investigação da polícia. O ano de 2009 terminou com 366 homicídios. Foi o maior número já registrado na história da cidade. Mas a média de uma morte por dia está sendo superada em 2010, que já tem 156 assassinatos em 129 dias.

“O número de policiais civis é praticamente o mesmo de 20 anos atrás”, calcula o delegado Matheus Souza, titular da 1ª Delegacia. Ele diz que independente das dificuldades a equipe de investigação se desdobra para identificar os autores. “Neste momento todas as equipes de todas as delegacias estão nas ruas”, exemplificou.

A taxa de sucesso dos investigadores da Primeira Delegacia, segundo ele, estava em 60% dos crimes elucidados. “Agora com os crimes de hoje diminui um pouco”, reconhece.

PREVENÇÃO

Em 7 de abril, o governador Jaques Wagner esteve na cidade lançando o programa Ronda nos Bairros, uma espécie de policiamento comunitário. O programa inicialmente está limitado a 25% da área da cidade.

Diante da repercussão dos crimes do fim de semana, o coronel Helio Gondim, que há duas semanas assumiu o comando do policiamento regional da Polícia Militar, diz que vai intensificar o trabalho preventivo nos bairros com maiores índices de criminalidade. “Estaremos com um maior efetivo nos bairros fazendo um trabalho de abordagem, para tirar de circulação armas, drogas e eventualmente indivíduos envolvidos no mundo do crime”, anunciou.

Mas o comandante aposta também em outras estratégias, como a aproximação com a comunidade, por meio das lideranças de associações e um trabalho integrado com a polícia civil. Ele pede que as pessoas façam denúncias através do 190 e garante que o atendimento neste número, que sempre é alvo de muitas reclamações da comunidade, foi melhorado com o aumento no número de atendentes.

Outra estratégia é investir na prevenção. Pela primeira vez militares do município estão recebendo treinamento para oferecer nas escolas o chamado Programa de Educação contra Drogas para crianças entre 9 e 11 anos no sentido de evitar que elas experimentem drogas. De acordo com as autoridades da área no estado drogas motivam 80% dos homicídios.

Segundo o coronel Gondim, 200 mil estudantes baianos já receberam esta orientação. No entanto é a primeira vez que tal formação é oferecida aos soldados feirenses. “Trabalhando no campo da educação por certo teremos resultados muito positivos”, acredita.

INSEGURANÇA

Ainda no fim de semana, um dos episódios de maior repercussão na cidade foi uma tentativa de homicídio ocorrida dentro do shopping Boulevard. O homem que seria o alvo dos tiros disse que entrou em uma loja para tentar escapar da perseguição. Mesmo assim, o outro que o perseguia atirou (e fugiu em seguida). Ninguém ficou ferido, mas houve pânico no estabelecimento, lotado no sábado à noite para compras do Dia das Mães.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Um comentário:

  1. Anônimo11/5/10

    E a turma do PT diz que está tudo ótimo, deve ser para os ladress, traficantes, etc

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share