13.5.10

Germano acusa @getuliobarbosa de ser mandante de agressão

“O vereador mandou lhe matar, o vereador mandou lhe matar, seu filho da puta”. Assim falava o agressor do presidente da APLB, Germano Barreto, enquanto dava socos e pontapés, depois de ter derrubado o professor com o primeiro soco no rosto. A agressão aconteceu quando ele saiu do prédio da Câmara de Feira de Santana para o anexo, na sessão de quarta-feira. O vereador mandante do crime, segundo Germano, é Getúlio Barbosa (PP), que momentos antes tinha ameaçado partir para cima do sindicalista, mas foi contido por colegas no plenário.

O nariz do professor foi fraturado e ele passou por cirurgia em clínica particular, onde ficou internado durante o dia e foi liberado à noite. Germano fez o relato do acontecimento na manhã de hoje no programa Acorda Cidade.

Ele disse que não sabe quem foi o agressor, mas contou que uma senhora que o socorreu se prontificou a ser testemunha no processo. Germano considera que a desconhecida foi sua salvação. “Ela começou a gritar ‘Deixe o homem pelo amor de Deus. Você vai matar o homem, você vai matar o homem!’ Ele aí saiu”.

Embora não conheça o agressor, Germano o associa ao vereador, com quem vinha tendo atritos há algumas semanas. “Todos dizem que foi pessoa ligada ao vereador Getúlio Barbosa. Eu acredito que foi. Ele não veio. Ele mandou uma pessoa fazer por detrás”, acusou. O agressor chamou pelo nome e quando Germano se virou para atender levou o primeiro soco.

Germano garante que não teve ontem qualquer discussão com Getúlio Barbosa, que começou a hostilizá-lo ainda quando o sindicalista estava entre os professores nas galerias. “Ele já veio fazendo gestos, apontando lá pra fora, como se dissesse que queria me pegar. Outros vereadores não deixaram que ele ultrapassasse a porta” [que separa o plenário das galerias]. Os professores, que estão em greve, queriam ocupar a tribuna para falar sobre o movimento, no qual pedem aumento de 15,93% (o município oferece 4,31%). Germano foi atacado quando saiu para redigir o ofício com a solicitação, no gabinete do vereador Marialvo Barreto (PT).

TELEFONEMA

Germano deu queixa na polícia na tarde de hoje, quando seu advogado disse que o agressor estava identificado e seria motorista de Getúlio Barbosa. O nome não foi revelado.

O vereador Marialvo testemunhou a favor de Germano, também apontando Getúlio como suspeito. Isso porque ouviu o colega dizer no telefone “pode meter a mão”. Entendeu que se referia a Germano e correu para avisar. Mas era tarde, porque o sindicalista já tinha deixado a galeria e sofrido a agressão do lado de fora.

O presidente da Câmara, Carlito do Peixe, como já virou tradição, não se manifestou sobre a conduta em plenário e procurou desvincular o Legislativo da agressão, dizendo em nota oficial que “ocorreu do lado de fora”.

A prefeitura, igualmente, não tomou conhecimento do caso. O prefeito não emitiu nenhuma nota de repúdio à violência nem solidariedade aos professores. Mas o episódio acabou tumultuando o processo de negociação. Um dos secretários envolvidos nas negociações me disse que a confusão dará pelo menos mais uma semana de fôlego à greve iniciada segunda-feira.

No plenário da Câmara, enquanto Getúlio Barbosa gritava atrás do vidro e ameaçava Germano de dedo em riste, os professores gritavam: “Estamos na rua, prefeito a culpa é sua!”.

A cena, ocorrida momentos antes do ataque a Germano, foi flagrada pela câmera do repórter Ordachson Gonçalves, da Tribuna Feirense. Resumi a parte mais significativa neste vídeo de 55 segundos abaixo:

</object>

Posted via email from Glauco Wanderley

2 comentários:

  1. Anônimo14/5/10

    Glauco,
    Como professora e cidadã feirense, presente na Câmara durante o ocorrido, sinto-me pessoalmente ofendida pelo comentário do secretário de "que a confusão dará pelo menos mais uma semana de fôlego à greve iniciada segunda-feira". Estamos em atos pacíficos, cobrando do Governo a execução da Lei do Piso e da Lei do Servidor. Gostaria muito de saber qual dos secretários foi capaz de associar tamanha agressão advinda de um representante público, executada por um funcionário provalvelmente pago com dinheiro público, a um cidadão que estava presente em um recinto público, representando os interesses de toda uma categoria. Esta falta de decoro do Vereador não ofendeu só a pessoa de Germano,nem os professores, mas a toda população feirense que o elegeu como representante e defensor de seus interesses. Ele como representante do legislativo deveria saber que questões pessoais, como alegou ser a causa da agressão, são resolvidas no judiciário.
    Toda a população pode conferir a ameaça ainda dentro da Câmara feita pelo Sr. Getulio Barbosa em um vídeo disponibilzado pelo blog do GEED.

    ResponderExcluir
  2. Glauco,

    Não sou professora, mas estive durante toda a manhã do dia 12/05 na Câmara de Vereadores e presenciei todo o fato ocorrido. De fato, até que a justiça conclua as investigações em busca do culpado ao ataque a Germano é complicado acusar alguem, mas todos que lá estava viram e ouviram o vereador, Getúlio Barbosa, agredir verbalmente, o sindicalista com adjetivos do tipo: “vagabundo”, “fanfarrão” e demagogo. E ainda, algumas vezes usou a expressão “Vou te pegar lá fora” fazendo gestos de soco/murro com as mãos. Ou seja, Getúlio Barbosa vai precisar rebolar direitinho para desconstruir sua imagem veicula pela net nos diversos videos, ou ele acha que aquelas cenas sao montagens. rsrsrsrsrs... Agora, ele que se explique.

    Rosa

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share