9.5.10

Recursos federais para educação subiram 137% de 2006 a 2009

Nos últimos quatro anos (2006 a 2009), o volume de recursos destinados pelo governo federal para a educação em Feira de Santana subiram 137%, de acordo com dados publicados na internet pelo Tesouro Nacional.

Até 2006 vigorava o Fundef. A partir do ano seguinte, entrou em vigor o Fundeb. Uma das diferenças do novo fundo é que prevê recursos também para Ensino Médio e creches.

Veja na tabela abaixo os valores anuais repassados a Feira desde 2006 (em milhões de Reais):

Fundef

2006

27.105.602,73

Fundeb

2007

38.455.784,72

Fundeb

2008

57.264.285,58

Fundeb

2009

64.070.880,70

 A consulta pode ser feita neste site: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/municipios.asp. É o mesmo em que me baseei no texto anterior, para demonstrar que em 2010 o município já recebeu R$ 4 milhões a mais do que nos quatro primeiros meses do ano passado.

Apesar do expressivo aumento, não se viu no governo passado, de José Ronaldo, investimento significativo em educação. Ao contrário, o prefeito atual anuncia seguidas reformas em escolas, por tê-las encontrado em estado precário.

Também no governo Tarcízio Pimenta foram anunciadas importantes novidades, como a substituição do pré-histórico mimeógrafo por copiadoras e impressoras. Houve o anúncio também da troca de quadros negros por quadros brancos, onde se escreve com canetas coloridas e não com giz. Mais importante foi a introdução da lousa eletrônica, equipamento moderno e atraente para a criançada, que nem escolas particulares usam, em sua grande maioria. E até os controvertidos condensadores, que prometem transformar a umidade em água, bastando ligar na tomada, ou seja, depende só da Coelba, não mais da Embasa. Os dois últimos são equipamentos caros e inclusive questionados às vezes por professores.

O que não se sabe é até que ponto estes investimentos fazem jus ao expressivo aumento de receita específica para a área.

Não há informação detalhada sobre os gastos municipais, nem nesta nem em outra área qualquer. Em Educação, deveria existir um Conselho Municipal (assim como em Saúde) mas ninguém nunca ouviu falar na atuação destes conselheiros. Por lei o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb tem que ter representantes da sociedade civil e do governo e deve se reunir mensalmente para tomar decisões e fiscalizar.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

2 comentários:

  1. Vânia10/5/10

    Glauco,

    Quero ver o que o executivo vai falar sobre estes dados. Será que Zé Raimundo vai continuar reproduzindo o discurso de que o FUNDEB caiu este ano? Esta conversa não cola mais entre os professores. Assim como não está colando as ameaças de corte de salário.

    Professores de Feira de Santana em GREVE!!

    Prof. Vânia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13/5/10

    Boa tarde Glauco, acho que os gastos em educação deveriam ser mais detalhados e apresentados à comunidade, as dúvidas surgem e, na prática, não vemos muitas mudanças. Do que adianta lousas digitais em escolas em situação precária, onde a rede elétrica está a ponto de parar?Ou quadros brancos sem pilotos? Pergunte ao secretário o que houve com os kits de pilotos. São muitos os exemplos de descaso, sem contar a briga pelo aumento de salário. Mas vamos continuar lutando, professores em greve!

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share