10.6.10

Anvisa flagra toneladas de remédios vencidos na Farmácia do Caroá

50 toneladas de medicamento foram apreendidas na sede da rede de farmácias Caroá, em Feira de Santana. A fiscalização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), deu prazo de cinco dias para que o dono da empresa faça a incineração do produto. A maior parte estava vencida e os que ainda se encontram dentro do prazo de validade não podem mais ser utilizados, porque estavam misturados aos demais, amontoados em um ambiente sujo, que tinha até insetos.

O depósito funciona acima de uma unidade da rede de farmácias, em um prédio na avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. O lugar foi interditado e lacrado, mas o material não foi recolhido, porque a quantidade é grande demais e a operação da Anvisa, denominada Tarja Preta II, prosseguiu em busca de irregularidades em outras cidades.

A estimativa feita pela fiscalização, que teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, é que as caixas dariam para encher cinco carretas. Até remédios vencidos em 2005 foram encontrados.

Em suas propagandas, a farmácia se denomina como “do remédio barato”. Para justificar o flagrante, o proprietário João Borges, que também assume o papel de garoto propaganda nos comerciais da empresa, insinuou que a apreensão era uma retaliação pelo fato de ele vender por um preço mais baixo que outros comerciantes do ramo.

Ele disse que desde o ano passado contratou uma empresa para fazer a incineração, mas é necessário que a Secretaria Estadual da Fazenda. “É um processo demorado, no qual os produtos são queimados de acordo com a liberação do ICMS através de nota fiscal assinada pela Secretaria da Fazenda que é entregue à empresa que realiza a incineração”, destacou.

PRISÕES

A operação da Anvisa teve apoio também da Vigilância Sanitária de Feira de Santana e do estado. A blitz prosseguiu na noite de terça-feira na BR 116 Sul, com a fiscalização em farmácias que funcionam dentro de postos de combustíveis no município de Santo Estêvão. Cinco pessoas foram presas e indiciadas por tráfico de drogas, que é o crime previsto quando ocorre venda de remédio de uso controlado.

Segundo o chefe de Segurança Institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Adilson Bezerra, que comandou a operação, foram apreendidos e encontrados também remédios para disfunção erétil contrabandeados do Paraguai e remédios falsificados. As farmácias foram interditadas e os postos multados.

Os presos foram Edvando Souza de Oliveira, 46 anos, Elson de Jesus, 37, Edemário Santos Nascimento, 33, Elideval da Silva Campos, 26 e Glauber Santos Leal, 29.

Na manhã de ontem, a fiscalização retornou a Feira de Santana, onde foram interditadas outras quatro farmácias (Maíra, Costa, Feira IX e Ultramed).

(Glauco Wanderley e Alean Rodrigues)

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share