10.6.10

Petistas do Maranhão ameaçam até greve de fome para não ter que se juntar a Sarney

O Deputado Federal Domingos Dutra (PT-MA) iniciou, na tarde desta quinta-feira (10), vigília no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília, em solidariedade aos petistas maranhenses que também fazem vigília no Estado. A decisão tomada por Domingos Dutra, também representa estado de alerta às vésperas da reunião do Diretório Nacional do partido, que acontece amanhã (11) em Brasília, e que pode coligar o PT maranhense ao PMDB de Sarney no Maranhão.

A expectativa pela reunião de amanhã do Diretório Nacional é grande, pois apesar da maioria dos petistas maranhenses ter decidido, por dois votos de diferença (87X85), apoiar o Deputado Federal Flávio Dino (PCdoB-MA) nas próximas eleições, o Diretório Nacional pode interferir na decisão e formalizar apoio à candidatura da Governadora Roseana Sarney (PMDB-MA). “Já disse e repito que vencemos, no  encontro no Maranhão, não só pela maioria dos votos, mas também ao enfrentar a máquina do Governo Estadual, a mídia do Sarney e o deboche da oligarquia”, afirmou. Caso a decisão do Diretório seja desconsiderar a escolha democrática do PT-MA, o Deputado Domingos Dutra fará greve de fome no Plenário da Câmara a partir de amanhã, sexta-feira (11).

Para apoiar o Deputado Dutra e acompanhar a decisão nacional do PT, estão em Brasília os militantes Manoel da Conceição, líder camponês preso e torturado no regime militar; Terezinha Fernandes, fundadora do PT; e Raimundo Dutra, fundador do PT, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e membro da Direção Estadual.

 Vigílias 

Na sede do PT em São Luís, em Caxias e Imperatriz, os militantes do partido estão em vigília desde a manhã desta quinta-feira, esperando a decisão do Diretório Nacional. Também vigiam militantes de movimentos sociais, da juventude, e aliados de luta em defesa da legalidade o PT e da construção de um Maranhão livre da mais antiga oligarquia do País.

A vigília será marcada pelo simbolismo da corrente petista: Bandeiras pretas foram hasteadas no PT em São Luís, em sinal de luto pelos petistas que se curvaram ao sarneísmo; um prato vazio foi colocado sobre a mesa vermelha do PT simbolizando os que estão em greve de fome, como o Deputado Domingos Dutra; e velas coloridas foram acesas: amarelas em sinal de alerta à decisão do Diretório; brancas simbolizando que o PT quer paz e respeito à legalidade do estatuto; e verdes representando a esperança que não será vencida pelo medo e ódio de José Sarney.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share