30.5.09

Agente de Limpeza ou Gari?

Apesar da cruzada pela utilização do termo politicamente correto Agente de Limpeza de Rua, movida pelo secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, os garis continuam sendo garis até nos atos oficiais, como em uma portaria publicada hoje, concedendo licença-prêmio a um deles.

Essa mania de ficar alterando nomenclatura além de servir para confundir (você fica sem saber o que o politicamente correto quer mesmo dizer), na verdade tem mais cara de preconceito que de promoção.

Qual o problema de chamar um gari de gari? Quando se modifica a nomenclatura é que fica mesmo parecendo que o trabalho não tem valor. É como se dissesse “é tão vergonhoso ser gari que temos que dar um nome pomposo, para disfarçar”. Ser gari não é nada vergonhoso, é claro. E eles ficariam muito mais satisfeitos se pudessem ganhar mais, ao invés de serem chamados de Agente de Limpeza de Rua.

Um comentário:

  1. Monge1/6/09

    Nos eua, gari ta ganhando $40/hora. Housecleaner (faxineira) 25/hora, caregiven 30/hora, o preconceito do Brasil nao está na profissão honesta, mas sim no salário do trabalhador, não duvide que se um gari no Brasil ganhasse o mesmo de um "agente de limpeza pubica" americano seu status seria outro.

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share