19.6.09

Governo nos distritos x Governo para os distritos

Louvável a iniciativa do prefeito Tarcízio Pimenta de dedicar uma atenção especial aos distritos, transferindo o governo por alguns dias. Bom mesmo será se for a semente de uma política mais consistente de atenção a quem mora fora da sede. Historicamente essa população é mal atendida ou ignorada e acaba vindo para a cidade em busca de uma vida melhor, sem saber que se estão mal no campo, piores ainda ficarão na cidade.

Mas não tem jeito. O atrativo da cidade, alimentado diariamente pelas diversas mídias, e principalmente pela televisão, é forte demais. Para conter o fluxo migratório só uma ação forte de governo. Não bastam quebra-galhos isolados. Não se trata de resolver pequenos problemas, mas sim de implantar uma política que garantisse o sustento do trabalhador rural de maneira que ele soubesse que vir para a cidade traria prejuízo ao invés de benefício.

Não é à toa que diversos países europeus gastam muito dinheiro, subsidiam a produção e na prática pagam para a população rural permanecer rural. O inchaço das cidades traz problemas que acabam custando mais caro.

Na verdade Feira de Santana já foi vítima desse processo. Pelo Censo de 1991 do IBGE, 86% de nossa população era urbana. Em 2000 o Censo apontou urbanização de 89,77%. Mesmo assim, ainda vale a pena investir na população que ainda é rural, pois forma um contingente em torno de 50 mil pessoas.

Uma ação governamental eficaz na zona rural ajuda a cidade. Mas o contrário não. Quando só a cidade é beneficiada e a zona rural esquecida, mais gente vem de lá para cá e as melhorias efetuadas na zona urbana ficam comparáveis ao enxugamento de gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share