25.1.10

Conseguirá o Pronasci estancar a matança?

O dia amanheceu com a notícia no rádio AM: 7 assassinatos no fim de semana. Entre eles, um adolescente de 15 anos morto na porta de casa. Urge adotar providências para que 2010 não cumpra o destino que se configura, de ser o oitavo ano consecutivo do aumento do número de homicídios em Feira de Santana. O repórter Aldo Matos anunciou no Acorda Cidade que já são 30 homicídios até agora, em janeiro de 2010. Ano passado, foram 20 no mês inteiro.

O prefeito Tarcízio Pimenta viaja para Brasília-DF, na tarde desta segunda-feira (25). Ele assina com o ministro da Justiça, Tarso Genro, a inclusão de Feira de Santana no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), do Governo Federal. O ato de assinatura acontece na terça-feira (26), às 10 horas, na Sala de Retratos, localizada no 4º andar do edifício-sede do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios.

Tarcízio Pimenta viaja para a capital federal acompanhado do secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos Mizael Freitas de Santana, do diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa César Orrico, e do presidente da Associação da Guarda Municipal Marcos Vinícius Alves dos Santos. O retorno do prefeito e comitiva a Feira de Santana está previsto para o início da noite de terça-feira.

Conforme a agenda do prefeito, ainda na tarde desta segunda-feira, o prefeito Tarcízio Pimenta tem audiência com o diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Luís Fernando Correia. Na oportunidade, o prefeito vai solicitar a instalação de uma delegacia da PF em Feira de Santana, uma reivindicação antiga do Municipio.

Para garantir a participação de Feira de Santana Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos encaminhou para o Ministério da Justiça, no ano passado, um diagnóstico com os índices de vulnerabilidade juvenil e uma solicitação formal da inclusão do município no programa.

“O diagnóstico traz informações e instrumento de avaliação para decisão. Tenho certeza que a condição de enfrentamento a violência de Feira de Santana vai melhorar muito”, considerava, na época, o secretário da pasta, Mizael Freitas. Algumas das informações foram relacionadas às características gerais da cidade, aspectos econômicos e sociais, nível de educação, saúde, iluminação e transporte do município. Nível de trabalho, renda, criminalidade e qualidade de vida. Também foram incluídas vulnerabilidades urbana, juvenil e violência no trânsito.

O Pronasci contempla 94 ações que se estendem dentro do processo sócio-educativo, de formação e capacitação das instituições que estão constituídas para o enfrentamento a violência e a capacitação na base local das lideranças comunitárias. O programa prevê a instalação de três grandes projetos. Um deles é o “Território da Paz” nos bairros ou distritos onde o índice de violência é alto. O segundo é denominado “Mulheres da Paz”, envolvendo as mães, que serão dotadas de capacitação e de uma bolsa que pode ajudá-las na base familiar.

Por fim, o “Protejo”, que pretende retirar os jovens do território de vulnerabilidade e cooptação do tráfico de drogas e criminalidade, e trazê-los para um território da paz. O município foi incluso no programa federal no dia 8 de dezembro, após reunião do prefeito Tarcízio Pimenta com o ministro da Justiça, Tarso Genro.

(com informações da Secom)

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share