24.2.10

Camponeses vão acampar na porta da prefeitura

"Considerando os orçamentos voltados para a agricultura nos últimos anos em Feira de Santana e a situação atual que o homem e a mulher do campo estão vivenciando, como a queda de produção devido à acidez do solo e a falta d'água em distritos como Jaíba e Humildes, nós vamos fazer o acampamento e nele encaminhar proposta e fazer abaixo-assinado. Porque do jeito que está não dá para continuar".

A declaração é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges, que anuncia o acampamento de protesto para os dias 1, 2 e 3 de março (segunda a quarta-feira).

Segundo a sindicalista, os governos não oferecem infra-estrutura nem têm políticas públicas para a zona rural. Os manifestantes esperam reunir cerca de 2.000 pessoas durante os três dias do protesto.

VÍDEO

O estudante de comunicação Gilberto Marques fez um vídeo que trata da baixa produtividade da agricultura familiar, que inseriu no You Tube. Gilberto não deu dados estatísticos globais e entrevistou sete pessoas. Mas se tivesse entrevistado 700 todas diriam mais ou menos a mesma coisa. A terra esgotada já não produz. A água é difícil de achar, mesmo nas cisternas e poços. O trabalhador rural é espécie em extinção em Feira de Santana. Nos dois últimos Censos do IBGE a população urbana passou de 86% (em 1991) para 89,77% (em 2000). Mesmo assim ainda eram 49.219 pessoas. Se fosse um município separado, esta população seria o 45º em população no estado que possui 417 municípios. É muita gente sem atenção, correndo risco de vir para a cidade engrossar estatísticas de desemprego e violência.

Assista o vídeo:

</object>

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share