9.6.10

Governo endurece contra professores em greve

O governo municipal requereu ao poder Judiciário que considere ilegal e abusiva a greve dos professores.

E por meio de decreto baixado no final da tarde desta quarta-feira (9) pelo prefeito Tarcízio Pimenta, determina a contratação temporária de professores e suspensão de todos os benefícios e vantagens de carreira da categoria, a exemplo de licença-prêmio.

Paralelamente ao decreto, o governo lançou um edital para a contratação temporária de 150 professores.

As medidas adotadas vão desde a abertura de inquérito administrativo sobre abandono de trabalho até suspensão da licença-prêmio, aposentadorias, progressões horizontais ou verticais.

Além disso, as secretarias da Fazenda e da Administração deixarão de realizar os repasses de parcelas descontadas dos servidores da educação, em favor de entidades de classe, no caso, a APLB, sindicato dos professores, que promove a greve.

Segundo a nota oficial distribuída pela secretaria de Comunicação, a reação “foi ocasionada pelos prejuízos que a radicalização dos grevistas vem causando aos estudantes da rede pública municipal”, que estão sem aulas há 30 dias.

Baixe a íntegra do decreto e do edital sobre a contratação temporária de 150 professores clicando aqui.

Posted via email from Glauco Wanderley

10 comentários:

  1. Anônimo10/6/10

    Glauco,

    Você como um jornalista sério, deve está tão indignado quanto eu (professor da rede particular) fiquei com essa arbitrariedade imposta pelo governo da mordaça e do chicote. Estou à espera do Concurso Público mas, sinceramente, participar dessa vergonhosa seleção é negar pelos próximos cinco anos um novo concurso, além de ser um traidor dos meus colegas que estão lutando para que, inclusive, quando entrar, encontre as coisas em melhores situações.
    Pois bem: gostaria como sugestão, que você pudesse postar mais uma vez, ou colocar na sequência, algumas matéria que você aqui discutiu sobre os dados do FUNDEB e aquela de cntratação de estágiários e concurso público no município, e então iremos comparar quem é arbitrário nesse processo.

    Fico na espera dessa matéria e desde já, apoio a luta dos nossos colegas.

    Abraços,

    Thiago Novaes

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/6/10

    segunda-feira, 7 de junho de 2010
    VOCÊS TEM SORTE POR QUE É UMA DEMOCRACIA, SE FOSSE DITADURA VOCÊS ESTARIAM FORA, DISSE JOSÉ RAIMUNDO
    "Haja Violência . . . Haja Truculência . . . Haja Seres nos Poderes Podres . . . Haja Podres Poderes nos Seres . . . Haja Demagogia principalmente daquele que disse que já foi professor um dia. Haja Tortura . . . financiadas por aquele que hoje está nas cadeiras do poder com chicote na mão pensando que a violência, a truculência e a ditadura é a SOLUÇÃO". Derlan Queiroz


    A Greve dos professores da rede muncipal de Feira de Santana está sendo mais um dos atos importantes que deixara registrados em livros, contos e fatos da vida dos que estão vivendo o momento e dos que ainda estão por vir, pois a LUTA e a RESISTENCIA nesta greve, são um dos fatores que marcara a história da Luta Operaria de Feira de Santana , servindo como exemplo para outros companheiros de luta da Bahia, do Brasil e de outros Países.


    A Greve dos professores da rede municipal de Feira de Santana teve inicio do dia 10 de maio quando o Poder Executivo travou às negociações e sinalizou encerrar o dialogo. Com isso, em massa os professores deflagaram a greve que perdura até hoje, segunda - feira(07) de junho de 2010.
    Com a união da categoria, o Governo Municipal se sentiu fragilizado e começou a perder o controle e praticar todo tipo de violência.
    1 - Inicialmente, o Executivo Municipal com uma atitude antidemocrática tentou rasgar a CF(Constituição Federal) e anunciou cortar o ponto dos grevistas.
    2 - Depois o Presidente do Sindicato, professor Germano Barreto foi agredido com socos e pontá pés e , de acordo com os professores, o principal Suspeito foi o Vereador da Base aliada do Executivo.
    3 - Agora, depois da assembléia do dia 02 de junho a violência foi proferida pelo representante do Executivo. De acordo com o audio que está nos meio eletronicos, o Secretario Municipal de Educação, José Raimundo trouxe a tona o que os sindicalistas e os movimentos sociais já tinham enterrado há muito tempo. José Raimundo, sentiu saudades e chamou pela volta da DITADURA e ameaçou os professores dizendo: " Vocês tem sorte por que é uma democracia, se fosse ditadura vocês estariam fora".
    Postado por Derlan Queiroz às 16:33

    ResponderExcluir
  3. Nós, integrantes da comissão de mobilização, fomos tomados de surpresa por uma notícia veiculada no site da prefeitura nesta quarta-feira (09/06/2010). No final da tarde o governo do atual prefeito Tarcizio Pimenta, solicitou ao poder judiciário que considere a greve ilegal e abusiva. Além de determinar, através de um decreto, a contratação temporária de 150 professores para substituir os grevistas. Isso só comprova o descaso que o poder executivo vem apresentando em relação a categoria dos professores de Feira de Santana. Como se não bastassem as notas publicizadas na televisão, agora o mesmo expõe que a democracia fora suprimida pelo retorno à ditadura.

    Entramos em contato com os Vereadores Ângelo Almeida e Marialvo Barreto que se disponibilizaram em nos apoiar frente a mais esta ameaça e transcrevemos a seguir a fala do Profº Marialvo:

    “É uma atitude incoerente. Certamente a justiça vai se pronunciar favorável aos professores, pois as reivindicações dos docentes são justas uma vez que houve um aumento considerável dos repasses das verbas do FUNDEB de 2009 parra 2010. Isso só mostra a incapacidade do prefeito Tarcisio Pimenta e do Secretário José Raimundo em gerenciar crises. A convocação de um Edital simplificado para contratação de professores para assumirem o lugar dos professores efetivos em greve é o sepultamento político desse grupo. Este edital simplificado é uma excrescência e revela a falta de compromisso com a educação de Feira de Santana. Professores, mantenham-se na luta!” (Vereador. Marialvo Barreto – 09/06/2010).

    Amanhã (10.06), às 9:00 horas, estaremos na APLB para deliberar junto ao sindicato sobre as medidas legais a serem tomadas em relação a este decreto.

    Agora mais que do nunca precisamos nos tornar ainda mais fortes!!!!

    Vejam a matéria sobre o Decreto na íntegra no site da prefeitura:
    http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=4402

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/6/10

    Esse é um dos maiores motivos que contribuem para a destruição da educação no país, a falta de importância que o poder público dá à profissão de professor e olha que o prefeito Tarcízio já foi professor. Aumento de 1,89% sei lá, isso é uma vergonha. Gabriel Aziz.

    ResponderExcluir
  5. José10/6/10

    Muito bem Prefeito!!!!!Só o sr. mesmo pra enfrentar os abusos dessa APBL, que não é mais um Sindicato e sim uma organização perigosa!!!Eu quero saber até onde vai os abusos e arrogancia dos professores e APLB!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Mariá10/6/10

    Parabens para o prefeito Tarcisio Pimenta, alguem tem que enfrentar esses professores arrogantes que todo mundo tem medo!!E essa APLB!!

    ResponderExcluir
  7. Angela Carla10/6/10

    O descomprimisso com a educação por parte do nosso prefeito é tão evidente que não satisfeito em desconfigurar o quadro de professores com quase 50% de estagiários sem o devido acompanhamento para assumir regencia de classe, abre edital para uma seleção aligeirada de critérios pouco confiáveis para substituir professores efetivos , com experiencia no ensino público básico unicamente para retaliar o movimento legitimo dos professores e fugir da sua obrigação de realmente negociar a pauta.

    ResponderExcluir
  8. PInto10/6/10

    Ainda bem que o prefeito é lúcido!! parabens prefeito!! isso não é sindicato, essa APBL é uam ARROGANCIA TOTAL!!!!

    ResponderExcluir
  9. Thiago, acho que nao é preciso republicar. Está no arquivo. Os links são os seguintes:

    http://glaucowanderley.blogspot.com/2010/05/aumento-para-professor-governo-diz-que.html

    http://glaucowanderley.blogspot.com/2010/05/recursos-federais-para-educacao-subiram.html

    http://glaucowanderley.blogspot.com/2010/05/fundeb-r-4-milhoes-mais-em-quatro-meses.html

    http://glaucowanderley.blogspot.com/2010/05/centenas-de-estagiarios-assumem-turmas.html

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11/6/10

    Caros confrades feirenses!

    Se já não bastasse a vergonha imposta pelas atitudes do Executivo Municipal, ainda temos que nos envergonhar de pessoas que se prestam a postarem bajulações infundadas como as de José, Mariá e Pinto. Provavelmente, a mesma pessoa... Será que é um dos cargos comissionados? Deve estar com medo de perder a mamata.
    Companheiro (a), a responsabilidade de sua situação não é nossa. Na verdade esperamos que você, como outros cidadãos feirenses tenham a oportunidade de fazer concursos e viver com dignidade e ética.

    Parabéns sim, mas ao professores!
    Viva a democracia! Viva a liberdade!

    Profº Eliseu

    ResponderExcluir

Espalhe

Bookmark and Share