28.6.10

Um lugar para quem busca tranquilidade

“Venho para Lençóis porque é mais tranquilo para as crianças”, resume o funcionário público Maurício Lima, de Salvador. Ao lado dos dois filhos do primeiro casamento, ele tira fotos com o trio de forró e a casa de taipa cenográfica ao fundo. Maurício já esteve várias vezes em Lençóis, de tal maneira que nem sabe precisar quantas.

Parece haver uma regra não escrita dizendo que quem experimenta a cidade histórica sempre volta. A namorada Rosadélia Furlanetto, que é do Paraná, justifica a preferência renovada ano após ano dizendo que além da festa em si, o lugar oferece os atrativos naturais, os passeios que podem ser feitos durante o dia, enquanto o forró não começa.

O ambiente amigável de cidade pequena também é propício para quem prefere esperar os shows dos artistas no palco fazendo seu show particular. Durante o dia, nos restaurantes que colocam as cadeiras na rua na praça Horácio de Matos, há sempre um grupo de turistas cantando, puxados por um violonista amador. Ou até mesmo um karaokê ao ar livre, ao som de um tecladista local que toca sozinho enquanto espera algum visitante mais desinibido se arriscar ao microfone, quando tudo vira uma animada brincadeira compartilhada por gente que nunca tinha se visto. Hoje, a alegria coletiva só não foi maior pela frustração do empate sem gols do Brasil contra Portugal.

Coronel e Rasga Tanga fizeram a alegria do público na noite de quinta-feira. A última banda no estilo de música de vaquejada e o primeiro mais fiel à tradição junina, entoando sucessos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e outros clássicos. Uma exigência de quem vai passar o São João em Lençóis, que espera encontrar o forró tradicional, ainda que os mais jovens, entre a população local, queiram ouvir algo mais identificado com a parada de sucessos.

A missão de agradar os tradicionalistas hoje está com Filhos de Seu Zé. E o típico São João encontra espaço também no Teatro de Arena, que abriga apresentação de quadrilhas e a encenação do sempre engraçado Casamento na roça.

“Transferimos o palco dos shows maiores para a avenida Senhor dos Passos, porque lá é uma área de 150 metros quadrados, enquanto no Teatro de Arena eram somente 32 metros”, justifica o secretário de Cultura e Turismo, Delmar de Araújo.

O município firmou convênio no valor de R$ 70 mil com a Bahiatursa, recurso que poderá ser utilizado livremente de acordo com o entendimento do governo municipal, organizador da festa.

O secretário defende a necessidade de planejamento conjunto para as cidades turísticas, para que a organização possa ser mais eficaz e trazer benefícios duradouros para a comunidade.

FOTOS: VALDENIR LIMA

Posted via email from Glauco Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espalhe

Bookmark and Share